Menu

Como é a segurança para viajar pela Romênia

Como é a segurança para viajar pela Romênia

Como é a segurança para viajar pela Romênia

Como é a segurança para viajar pela Romênia

Durante a nossa viagem pela Romênia (em fevereiro de 2025), estava circulando no Instagram um vídeo, feito por umas brasileiras, com uma legenda tipo "Romênia nunca mais", alertando brasileiras para não viajarem pela Romênia, porque seria um país supostamente muito "perigoso" para mulheres. 

Muitas pessoas me encaminharam esse vídeo me dizendo "te cuida". 

E isso é o pior: as pessoas ACREDITAM em qualquer bobagem que vêm na internet 🤪

Acreditam em qualquer vídeo bobo feito justamente para polemizar e ganhar likes/audiência/cliques.

Olha, cada vez que eu vejo um brasileiro reclamando dos "perigos" de outros países, chega a me dar um formigamento, sério! Se essas jovens acharam a Romênia muito perigosa, para "nunca mais", elas vão viver ONDE no Brasil? 

Numa gaiola dourada, numa bolha de cristal??

Uma leitora me mandou essa mensagem, depois de ver meus stories de Bucareste:

"Impressionante. Uma capital onde o passeio pelo centro histórico pode ser feito sem medo. Com prédios lindos conservados. Aqui, um país infinitamente mais jovem, não podemos passear no centro do Rio. Violência e prédios degradados. São Paulo, São Luís, Salvador. Até o teto das igrejas cai na cabeça das pessoas. Muito desalentador."

E é exatamente assim. 

Em Bucareste, edifícios de 1400, quando o Brasil sequer havia sido "descoberto", estão em perfeitas condições de conservação. Muitos prédios decadentes sim, mas percebe-se o cuidado. Vimos muitas calçadas interditadas, por exemplo, em função dos riscos representados pela queda constante de enormes blocos de neve. Tudo muito antigo e, contudo, tudo bem conservado. O centro da cidade é USADO dia e noite pela população. Os museus romenos não pegam fogo. Os tetos das igrejas do século 15 não desabam sobre as cabeças das pessoas.

Como é a segurança para viajar pela Romênia
o centro da capital Bucareste é cheio de vida madrugada adentro

Como é a segurança para viajar pela Romênia
ruas interditadas em razão dos riscos representados pela queda constante de enormes blocos de neve

Como é a segurança para viajar pela Romênia
o maior perigo que passamos na Romênia foi que caísse um bloco de gelo nas nossas cabeças kkkk...

Como é a segurança para viajar pela Romênia
note que até mesmo essas "varandas" típicas das igrejas ortodoxas, que ficam praticamente ao ar livre, mantêm as pinturas de vários séculos bem conservadas

A sensação de segurança na Romênia é total. 

Muitos bares e restaurantes funcionando toda a madrugada na Old Town. 

Saímos às 5hs da manhã do nosso hotel na capital romena caminhando tranquilamente pelo centro com as nossas malas até encontrarmos uma rua que não fosse calçadão para chamarmos um Uber que nos levasse até o aeroporto - porque 90% do centro histórico é calçadão.
ONDE, no Brasil, você caminharia pelo centro de uma grande cidade no meio da madrugada - detalhe: de celular em punho, sempre filmando e fotografando tudo - sem nenhum problema? 
Cantadas, tentativas de aplicar pequenos golpes, isso existe no mundo inteiro, inclusive muito mais no Brasil do que em praticamente qualquer outro lugar...se isso fosse motivo para recomendar que alguém não visitasse um determinado país, não poderíamos sequer sair de casa em terra brasilis...

E, depois de escrever tudo isso lá no Instagram, recebi umas mensagens me perguntando se eu não pensaria diferente se fosse uma mulher viajando sozinha, e a verdade é que eu nem preciso refletir para responder. 

Eu não comecei a viajar ontem. Não comecei a viajar nessa era de Instagram. E não comecei a viajar acompanhada. 

Minha 1ª viagem internacional sozinha foi aos 17 anos. Aos 20 e poucos anos, passei 6 meses mochilando sozinha pela Europa. 

Antes de começar a viajar com o Peg, aos 26 anos, eu já tinha viajado sozinha por uns 20 países. Ou seja: eu já viajei muitooo sozinha. Sei muitooo bem como é a sensação. E pior, bemmm pior: numa época - a década de 90 - em que não se tinha um smartphone na mão pra resolver (quase) qualquer emergência, não existiam cartões internacionais de débito, não existia Google Maps e tantas outras modernidades que tornam a nossa vida muito mais fácil e mais segura. 

Para ligar pros meus pais e dar notícias da minha vida a cada 15 dias - imagine o sangue de barata que eles tinham, com uma filha completamente "perdida" de mochila na Europa, sem terem IDEIA sequer de qual PAÍS eu estava - eu tinha que encontrar um orelhão e ficar colocando moedas enquanto contava pra eles das minhas últimas aventuras.

Opinião polêmica, eu sei, mas a verdade é que, na minha experiência, viajar sozinha sendo mulher só me abriu portas! 
As pessoas me ajudavam, me cuidavam, me davam pouso, comida...

Como é a segurança para viajar pela Romênia
passeio noturno pelas ruas de Brasov - minha maior dificuldade quando saio a passear sozinha à noite pelas cidades, sem o Peg, é encontrar quem me tire fotos hehehehe...

Assim como viajar com filho pequeno também, eu nunca achei nenhum drama: viajar com o Lipe bebê só servia para nos abrir portas, para garantir sorrisos e ajudas inesperadas, me pediam as fotos que eu mesma queria tirar, furávamos muitas filas por estarmos com um bebê a tiracolo, e eu só via vantagens! 

Nunca achei que viajar sozinha como mulher ou viajar com um bebê fosse uma desvantagem, pelo contrário!!!! 

E vou além: acho que é muito mais perigoso para um homem viajar sozinho do que para uma mulher. Minha experiência. Mas isso já é assunto para um outro post. Acho que dava até uma dissertação de mestrado hehehehe...
Resumindo, fica a dica: não se vitimize, respeite os costumes locais e fique sempre ligada, como você ficaria se estivesse em qualquer grande cidade brasileira. 
Seguindo essas pequenas dicas, vai dar tudo certo na Romênia 💪

PS. O maior "risco" de uma viagem à Romênia no inverno, no meu sentir, é se estabacar no gelo - tome cuidado REAL para não se machucar!

Como é a segurança para viajar pela Romênia
a Romênia (e a Bulgária também) são países ainda conservadores, com uma religião ortodoxa bem conservadora, então respeite as regras locais

Como é a segurança para viajar pela Romênia
você se sentiria em risco passeando à noite pelo centro histórico super iuminado de Sinaia?


Todos os posts da Romênia
Todos os posts da Bulgária

E você, já visitou a Romênia? Se sentiu inseguro em algum momento?? Conta pra gente! Deixe as suas dicas nos comentários!

Para mais dicas das nossas viagens, procure por #FelipeoPequenoViajante nas redes sociais. 

Também tem várias pastas de destaques das nossas viagens lá nos stories do Instagram, dê uma espiada!


Não esqueça de curtir a nossa fan page no Facebook para acompanhar nossas aventuras!

Assista todos os nossos mini vídeos neste link do Facebook, e os vídeos completos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: