Arraial do Cabo - o paraíso tem prazo de validade

Arraial do Cabo - nossa visita às prainhas do Pontal do Atalaia, no Rio de Janeiro.
Arraial do Cabo
Hoje fomos conhecer as famosérrimas prainhas do Pontal do Atalaia em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, que figuram entre as mais bonitas do Brasil em várias listas por aí.

De Cabo Frio até lá são apenas uns poucos kms de boa estrada asfaltada sem qualquer pedágio, e não pegamos nada de trânsito.

Para pegar o acesso às prainhas, você atravessa Arraial do Cabo quase que inteira, e a cidade não é bonitinha, mas é bem tranquila, pelo menos numa manhã de domingo.

Chegando ao acesso, que fica passando a Praia Grande, paga uma taxa de R$ 20,00 cobrada pela Prefeitura para entrar de carro na estradinha (na verdade, está pagando para estacionar na beira da estrada, num estacionamento bem precário numa estradinha que estava cheia de barro).

As vistas no caminho são lindas, vê-se a Praia dos Anjos (o porto da cidade, de onde partem os barcos para os passeios) e há o Mirante do Pontal do Atalaia, de onde se tem o melhor pôr do sol da região.

Depois de estacionar o mais próximo possível da escadaria de madeira que desce para a praia (ficamos a uns 150m de distância), você desce uns 200 degraus até aquela areia que mais parece talco, e aquele mar azul-piscina, ou azul-Caribe, emoldurado por mato, cactus e com as montanhas da Ilha do Farol à sua frente - é difícil largar a máquina de fotos enquanto você desce essa escadinha, cuidado para não tropeçar.

prenúncio de paraíso

não tinha serpente, mas tinha macaquinho!

O lugar é paradisíaco!

Já havia bastante gente ali na área logo embaixo da escada quando chegamos, então seguimos para o lado esquerdo, que estava deserto e maravilhoso, apenas com alguns quiosques vendendo latão de cerveja a R$ 8,00.

Ali alugamos 2 cadeiras e um guarda-sol por R$ 20,00 e sentamos para curtir o paraíso, depois de um banho de mar naquela água cristalina como é raro de se encontrar (e mega gelada!!).

Entre 9h30min e 12hs, estivemos no paraíso.

curtindo o paraíso no Pontal do Atalaia

Mas aí o prazo de validade do Éden se esgotou - começaram a chegar dezenas (cheguei a contar 36 ao mesmo tempo!) de barcos, escunas, iates, botes infláveis, saveiros e todos os tipos de embarcações que você puder imaginar, a maioria delas competindo para ver qual tocava o funk mais trash, e todas atracaram exatamente no trecho de praia antes deserto que havíamos escolhido para chamar de nosso.

Destes barcos, desciam dezenas de pessoas empunhando paus de selfie (nadavam com cuidado para não molhar as câmeras que vinham espetadas nos paus de selfie dentro d'água, uma cena impressionante!).

Uma moça tirou conchinhas branquinhas lindas de um saco plástico que ela trazia consigo, colocou as conchinhas na areia e seguiu fotografando, como se aquela fosse uma cena autêntica. Sério, fiquei assustada.

Quando demos graças a Deus ao ouvir 'Despacito', como se aquilo fosse Elis Regina ou Zé Ramalho, depois de tanta lamba-aeróbica que já tínhamos ouvido ali, finalmente percebemos que, para nós, o paraíso tem prazo de validade: ele se esgota as 11h30min nos domingos das férias de julho.

Provavelmente num dia de semana fora das férias, o paraíso dure 24hs. Ou (muito) provavelmente você seja bemmm menos #chata do que eu, mas recomendo, com veemência, que você chegue antes das 8hs e curta muito esse paraíso que Deus criou, antes que os homens cheguem para estragar tudo.

demos adeus ao paraíso pouco depois das 12hs

E você, já esteve em Arraial do Cabo? Conheceu as prainhas do Pontal do Atalaia? Como foi?

Deixe a sua dica na nossa caixa de comentários! E acompanhe a nossa viagem pelo Estado do Rio nos próximos dias pela #LipenoRio - ainda vai ter Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio e muitas dicas lá no Instagram

Na nossa última viagem ao Rio de Janeiro, para participar do programa da Fátima Bernardes, ficamos no Hotel Midas Rio Convention Suites, e contei neste post como é se hospedar no hotel barato onde ficam os famosos da Rede Globo 😜

Em julho de 2013, fizemos uma viagem em família de carro de 12 dias, rodando exatos 1500kmque incluiu, como eu já contei neste post aquivárias cidades do Estado do Rio: PetrópolisTeresópolisParatyTrindadeAngra dos ReisIlha Grande (Vila do Abraão), Saquarema, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Búzios, Niterói e Rio de Janeiro.

Ficamos 1 noite em Petrópolis, 3 em Paraty, 3 na Ilha Grande (Abraão), 1 em São Pedro da Aldeia, 3 em Búzios e 1 no Rio de Janeiro - para ver os nossos hotéis em cada cidade, olhe este post aqui.

Nos links abaixo, os posts que escrevi sobre esta viagem:

Introdução e roteiro
Petrópolis e Teresópolis com crianças
Paraty e Trindade com crianças
Estrada Real com crianças
Ilha Grande e Angra dos Reis com crianças

Para te ajudar a planejar essa viagem, outros posts com muitas dicas:

Roteiro pelo litoral e serra fluminenses (compilação das melhores dicas)
Nossas pousadas em Petrópolis, Paraty, Ilha Grande e Búzios
Niterói, Rio das Ostras, Búzios e Petrópolis por Mariana Moreira
Dicas da serra e litoral do Rio de Janeiro das amigas e do pequeno Pedro

E, para ver muitas fotos da nossa viagem ao Estado do Rio, dê uma olhada na hashtag #LipenoRio

Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - tem sempre muitas dicas fresquinhas de viagem por lá!

Mais fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro.