Menu

5 melhores viagens em família do pequeno viajante (blogagem coletiva)

5 melhores viagens em família do pequeno viajante
Como vocês sabem, de tempos em tempos nós organizamos blogagens coletivas (quando vários blogs escrevem sobre um mesmo tema). 

O pequeno viajante já participou de várias blogagens coletivas, e você pode ler todas elas neste link!

Desta vez, o tema escolhido foram as 5 melhores viagens em família que nós já fizemos - e o difícil não é falar sobre 5 viagens que amamos fazer com o Lipe, mas sim escolher APENAS 5 de tantas viagens maravilhosas que a gente já fez! 

Pensamos, repensamos, olhamos muitas fotografias, vídeos, fizemos e refizemos a nossa lista, e finalmente chegamos a um consenso familiar sobre as viagens mais inesquecíveis dos últimos 5 anos:

1 - Volta ao mundo por 16 países em 5 meses

Essa foi, sem dúvida, a melhor viagem de todos os tempos, e acho que dificilmente será superada! 

Ter a oportunidade de largar tudo e passar 5 meses viajando por todos os lugares com os quais nós sonhamos há anos é uma coisa que não acontece muitas vezes ao longo da vida - e a gente certamente volta diferente de uma viagem assim. 

Se você parar para pensar, 5 meses é muito tempo, ainda mais viajando, quando a gente vive intensamente, do início ao fim, cada dia. 

Acabamos aprendendo, dentre 1000 outras coisas, que se pode viver com muito pouco - você consegue imaginar passar 5 meses com apenas 2 pares de sapato (havaianas ou tênis)?

Quando chega a hora de voltar para casa, depois de passar por 16 países e dar quase uma volta inteira no globo terrestre, chegamos a sentir uma certa apreensão! É beeem diferente de voltar de uma viagem comum de férias...

O Lipe tinha apenas 1 aninho quando partimos para Londres, na Inglaterra, onde acompanhamos toda a loucura que foi o casamento do príncipe com a princesa Kate!

Partimos apenas com uma passagem aérea ida e volta para Londres, um bom seguro de saúde, algumas reservas de albergues para os primeiros dias, e muitos planos e sonhos - não tínhamos nada mais organizado, pois, se o Lipe não estivesse curtindo a viagem conosco, poderíamos "abortar a missão" e voltar para casa a qualquer momento, sem stress

De lá, seguimos para a Escócia, Estônia, pegamos o trem transmongoliano e cruzamos Rússia, Mongólia e China

vendo a Sibéria passar pela janela do trem transmongoliano 

Depois, vieram os nossos maiores desafios, em matéria de viagens: Nepal e Índia, e todo o caos, sujeira e choque cultural que esses países impõem ao viajante, com uma criança que havia acabado de completar 2 anos (num trem russo, em plena Sibéria!)...

Sobrevivemos à Índia, e seguimos para o Sudeste Asiático, onde ficam alguns dos lugares mais incríveis que já conhecemos: Tailândia, Mianmar, Laos, Malásia, Cingapura e Indonésia

O Lipe teve oportunidade de conhecer as "pescoçudas" em Chiang Mai, brincar nos templos de Bagan, tomar banho de cachoeira e passear de elefante em Luang Prabang, tomar banho no mar mais cristalino do mundo em Pulau Perhentian, conhecer os Universal Studios de Cingapura e ver o funeral de uma rainha balinesa!

Na volta para casa, ainda tomamos "um banho de civilização" no continente europeu, passando uns dias entre Amsterdam e Lisboa, a linda capital portuguesa! 

O Lipe nunca mais esqueceu da "torre do Buzz Lightyear" (as Torres Petronas de Kuala Lumpur) ou das "cucas" (estátuas budistas) de Prambanan e Borobudur!

 Chiang Mai, Tailândia

 Kathmandu, Nepal

 dando abacaxis para o elefante em Luang Prabang, Laos

 "sobrevoando" Prambanan, Indonésia

tomando banho no mar cristalino de Pulau Perhentian, Malásia

Uma viagem que nos marcou para o resto da vida, e definiu a família viajante que seríamos daí pra frente! 

Poucas famílias têm a oportunidade de viver uma aventura assim durante as suas vidas - se for o seu caso, não desperdice esse presente!

Veja os videoclipes de todos os 16 países por onde andamos nesta viagem de volta ao mundo lá no nosso canal no YouTube

Eu adoro especialmente este vídeo que é um resuminho dos melhores momentos

* Leia mais sobre esta viagem nos links abaixo:

Roteiro da nossa volta ao mundo
Como organizar os vistos para uma viagem de volta ao mundo
Resumo dos melhores posts sobre o Sudeste da Ásia (Cingapura, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Tailândia, Vietnam e Camboja)
Lugares que a gente se despede e outros que não nos despedimos jamais
Como será voltar para casa?
Highlights da viagem 
Dia a dia na estrada com um bebê 
A volta para casa e seus efeitos colaterais
Ferrovia Transiberiana: o nosso roteiro
Seguro de saúde para viagem
Stonehenge, Inglaterra
Londres com crianças 
As monções nos pegaram em Agra
Sadhus: sagrados ou safados?
Datong, China
Tallinn, Estônia
Mongólia
Comida indiana
Taj Mahal
Madre Teresa de Calcutá
Muay thai, o boxe tailandês

 "escalando" a Grande Muralha da China

 Ninho de Pássaro, em Beijing

 Praça Vermelha, Moscou

 girando as rodas de oração do monastério de Ulan Bator

 Mongólia

 "onde tudo que reluz é ouro", Mianmar

 participando do almoço dos monges mirins de Mandalay, Birmânia

Luang Prabang, Laos

2 - Patagônias argentina e chilena

Embora esta fosse uma viagem há muito sonhada - foi a primeira viagem que eu e o Peg combinamos de fazer logo que nos conhecemos, e demorou muitos anos para sair do papel - eu não esperava tanto dela, e a Patagônia superou todas as nossas expectativas e sobrou!

Além da estupenda beleza natural - ainda não conheci outra região do mundo que tenha um conjunto tão grande de lugares tão incrivelmente bonitos - foi uma viagem muito bem planejada, em que nós fizemos uma coisa rara para nós: viajamos devagar

Nós sempre queremos aproveitar ao máximo as nossas viagens, e acabamos nunca conseguindo ver tudo o que queremos no tempo disponível para as férias. Na Patagônia foi diferente: tínhamos bastante tempo e deu e sobrou para fazermos todo o planejado, lentamente, curtindo cada instante!

Slow travel é uma delícia, ainda mais com crianças - recomendo muito! 

fim de tarde espetacular no Maciço Paine, Chile

No nosso roteiro, Ushuaia, El Calafate e El Chaltén, na Argentina, e ainda Puerto Natales e Torres del Paine, no Chile

Lá, nós fizemos alguns dos passeios mais inesquecíveis das nossas vidas: o Lipe começou a aprender a esquiar, nos afundamos na neve, passeamos num trenó puxado por cachorros, andamos de snowmobile, fizemos trilhas, caminhei sobre um glaciar, vimos uma cachoeira congelada, inúmeros animais e icebergs e nos maravilhamos com as impressionantes paisagens dos "cuernos del Paine" e dos Cerros Fitz Roy e Torre

É uma viagem tão "fácil", seja pela língua, pela proximidade ou pela moeda, que deveria ser "obrigatória" para todas as famílias viajantes brasileiras!!!

Para ler tudo bem organizadinho sobre a Patagônia, veja o nosso post-índice!

Algumas das fotografias mais bonitas que nós já tiramos foram nesta viagem, e estão lá no Instagram, na hashtag #operaçaofimdomundo2013

Veja o videoclipe do nosso passeio de trenó puxado por cachorros em Ushuaia, e também o resumo da nossa viagem pela Patagônia em 5 minutos. 

 atolado na neve em Ushuaia

 cachoeira congelada em El Chaltén

 "sobrevoando" os Cerros Fitz Roy e Torre

levando alegria ao mais imponente de todos os glaciares, Perito Moreno, El Calafate

3 - Viagem de campervan pela Nova Zelândia e esticadinha até Sydney, na Austrália

Eu sempre ouvi falar que a melhor maneira de viajar pela Nova Zelândia era de campervan, e foi por isso que resolvemos alugar uma - nunca imaginei que fôssemos nos apaixonar por este estilo de viagem de uma tal maneira que os motorhomes virariam um vício para nós, e inspirariam quase todas as nossas viagens dali para fente!

E, como iríamos cruzar meio planeta Terra para chegar à Nova Zelândia, achamos que também não custava nada aproveitar a oportunidade, já que o cavalo estava passando encilhado mesmo, e dar uma "chegadinha" na Austrália, e foi assim que passamos alguns dias incríveis em Sydney, entre coalas, cangurus, passeios de barco, e uma certa Opera House

Opera House de Sydney, Austrália

Para quem temia a longa viagem de avião com uma criança tão pequena, o Lipe me calou a boca: se comportou melhor naqueles voos do que a maioria dos adultos que estavam no avião, hehehehe...

Mesmo com a enorme diferença de fuso horário (15 horas!!!), nosso pequeno viajante já chegou a 1000 por hora, querendo subir na "outra torre do Buzz" (a Sky Tower de Auckland)!

Na Nova Zelândia, fizemos roteiros incríveis nas Ilhas Norte e Sul, passando por Auckland, Rotorua, Taupo, Napier, Wellington, Picton, Nelson, Kaikoura, Greymouth, Punakaiki, Franz Josef Glacier, Fox Glacier, Lake Wanaka, Queenstown, Te Anau, Milford Sound, Mt Cook Village, Lake Tekapo, Christchurch...e tantos outros lugares!    

O Lipe conheceu a neve em Queenstown, se encantou com os geisers do Te Puia em Rotorua, sobrevoou o Fox Glacier e o Mt Cook no seu primeiro voo de helicóptero e, mais do que tudo, delirou com a nossa "casinha com rodas", como ele apelidou a nossa campervan!

 nossa primeira campervan

o primeiro voo de helicóptero do pequeno viajante

Fizemos alguns dos passeios mais fantásticos das nossas vidas lá: o cruzeiro pelos fiordes de Milford Sound, um passeio de barco por uma caverna com milhares de vagalumes, uma incrível corrida de jetboat e a experiência única de aprender a haka :) 

A Nova Zelândia é super child friendly, um lugar fácil de viajar, de primeiro mundo, que eu recomendo para todas as famílias sem medo de errar. 

Aliás, se você me perguntar que lugar eu "mais" recomendo para uma viagem em família, de todos os citados neste post, a resposta é Nova Zelândia!

No final, riscamos a Nova Zelândia de um lado ao outro, especialmente a Ilha Sul, onde rodamos 3.669Km em 16 dias (na Ilha Norte foram 1.115Km em 07 dias), chegando sãos e salvos de volta a Auckland, 27 dias depois da nossa chegada!


E ainda tivemos um encontro inesperado com a Luísa e o Filipe, pais da Pikitim :)

Na Austrália, tivemos a sorte de chegar a Sydney exatamente na semana em que estava acontecendo o Vivid Sydney, um espetáculo incrível (e gratuito) de luzes e arte espalhado pelos pontos turísticos da cidade!

Para ver o roteiro da nossa viagem, que eu não mudaria em nada, clique aqui

Nossas impressões da Nova Zelândia, aqui

Aluguel de motorhome na Nova Zelândia, aqui

Os cartões postais da viagem à Nova Zelândia, aqui e à Austrália, aqui

Sobre o visto para a Austrália

Assista também os videoclipes das nossas viagens à Austrália e à Nova Zelândia

 Harbour Bridge, Sydney

 conhecendo a neve em Queenstown

 maravilhosa Nova Zelândia

alimentando girafas no Orana Wildlife, Christchurch

4 - Viagem de motorhome pelos Estados Unidos (Nevada, Utah, Arizona e Califórnia)

Como já contei aqui, esta foi uma viagem decidida de última hora, já que a nossa viagem pela América Central "gorou", e o roteiro foi "idealizado" em uma única madrugada insone. Mas isso não se deveu ao fato de que eu sou uma "gênia" no planejamento de roteiros de viagem (kkkkkkk), mas sim ao fato de que esta viagem já estava "incubada" dentro de mim há muito tempo!

Quando o Peg, já de saco cheio das dificuldades que estávamos encontrando para fazer reservas no México, me olhou e disse "vamos para outro lugar?", eu já sabia direitinho para onde poderíamos ir :)

E o fim desta história todo mundo que nos acompanha há um tempinho já conhece: acabamos fazendo uma incrível viagem de motorhome pelo lendário oeste americano e Califórnia que, pelo que tenho percebido, já inspirou muita gente por aí!

Não poderíamos ter feito escolha melhor!

"sobrevoando" Monument Valley

Depois de uma rápida passagem pelo Panamá, no roteiro da nossa #Lipenamotorhometrip, passamos por Nevada, Utah, Arizona e Califórnia, visitando algumas atrações imperdíveis, como Las Vegas, o Zion National Park, Antelope Canyon, Monument Valley, Grand Canyon, Sedona, Joshua Tree National Park, San Diego, Los Angeles, Big Sur, São Francisco, Yosemite e o Death Valley, dentre tantos outros lugares incríveis!

O Lipe adorou a Legoland e o Sea World em San Diego e também os parques da Disney em Anaheim, é claro!

De todas as viagens que nós já fizemos, esta é uma das mais "reprisadas" pelos nossos leitores - todo dia recebo um e-mail ou mensagem de alguém pedindo dicas sobre este roteiro ou sobre viagens de motorhome nos EUA e, de fato, é uma viagem super recomendada para as famílias brasileiras, já que ela "concentra" tudo o que os brasileiros mais amam em matéria de viagens: Estados Unidos, parques temáticos, compras e beleza natural! 

Para ver o roteiro completo desta viagem, clique aqui

Veja neste videoclipe um pedacinho da nossa viagem de motorhome pelos Estados Unidos. 

 Disneyland

 Grand Canyon

 "sobrevoando" a Golden Gate Bridge, São Francisco

 trilha em Yosemite


Horseshoe Bend, Arizona

5 - Viagem de motorhome pelos Bálcãs, com passagens por Portugal, Itália e Grécia

Maio e junho foram os melhores meses de 2014: realizei o sonho antigo de conhecer os Bálcãs, no leste europeu, e risquei mais de 10 países da minha wishlist

O roteiro originalmente sonhado incluía Croácia, Eslovênia, BósniaMontenegro, Albânia, MacedôniaKosovo Sérvia, e visitamos todos eles num motorhome alugado na Eslovênia!

E o melhor de tudo: tivemos a alegria de conhecer e viajar junto com uma família que, em poucos dias, se tornou uma das mais queridas que já conhecemos: Manu, Lalá e Fede!

Nossa viagem pela Eslovênia juntos foi uma das melhores coisas de 2014! E a Manu estreou o blog Lala on the road nesta blogagem coletiva, passa lá para conhecer! 

linda, linda Eslovênia

Ainda não terminei todos os posts sobre esta viagem, mas já tem muita coisa no blog (mais de 60 posts!), neste link e nos links abaixo e acima:




Veja fotografias desta viagem no Instagram na hashtag #FelipenosBalcas

Mas, além de conhecer todos os países com os quais eu sonhava há tanto tempo, ainda tivemos a oportunidade de passar pela AlemanhaPortugal, onde fomos conhecer o famoso Oceanário de Lisboa e o Parque das NaçõesItália (Trieste) e Grécia, numa escapada fantástica até Meteora e Tessalônica!

Mais fotografias destas viagens no Instagram nas hashtags #LipeemLisboa, #LipenaItalia e #FelipenaGrécia
  
De todas as nossas viagens, esta foi uma das que menos despertou o interesse dos nossos leitores, e morro de pena de os brasileiros subestimarem tanto esta região do mundo, tão cheia de belezas naturais, arquitetônicas, cultura e história!

 o incrível Lago de Bled

telhados de Dubrovnik, Croácia

O Lipe encarou um cavaleiro medieval no castelo de Ljubljana, fez corrida de carrinho com a Lalá ao redor do lago de Bled, achou linda a paisagem em Kranjska Gora, jogou bola com amiguinho esloveno em Bovec, ferveu na caverna de Postojna, ficou impressionado com o prisioneiro do castelo de Predjama e com as estátuas renascentistas em Trieste, na Itália ("todos de tetas e ticos de fora"), brincou de esconder em Rovinj e na Arena de Pula, colheu florzinhas para a mamãe no Cabo Kamenjak, tomou banho de chuva nos lagos de Plitvice, comeu nuggets na Old Town de Zadar, procurou cavaleiros medievais em Split e a Rapunzel na torre da Catedral de Trogir, brincou de pegar a sombra nas ruelas da ilha de Hvar, desbravou a fortaleza de Pocitelj na Bósnia, visitou Medugorje, brincou com os pombos em Sarajevo, atravessou a ponte de Mostar, comeu batatas-fritas em Trebinje, nadou em Dubrovnik, no Lago Skadar, no Lago Ohrid e em Petrovac, jogou bola na cidade velha de Kotor, ganhou brinquedo em Sukobin, brincou do Forte Rozafa em Shkodra, no norte da Albânia, escalou a pirâmide de Tirana, capital albanesa, encarou as escadarias dos monastérios de Meteora, na Grécia, e ficou muito impressionado com a casa do Esqueleto, inimigo do He-Man (a Torre de Crânios, em Nis, na Sérvia)! 

Tenho certeza que qualquer família do mundo adoraria viver todas estas experiências!

Não deixe de assistir os videoclipes de todas estas viagens lá no nosso canal no YouTube.

 de caiaque por Dubrovnik

 um dos lindos monastérios do Lago Ohrid

desbravando a capital da Macedônia, Skopje

um "pulinho" em Meteora, Grécia
___________________________________________________

Olha...foi incrível relembrar cada uma destas viagens maravilhosas! 

O meu desejo é que cada um de vocês, queridos leitores, tenha a oportunidade (e a coragem) de fazer algumas destas viagens com as famílias de vocês! 

Espero que este post sirva de inspiração, e eu garanto que vocês não vão se decepcionar com nenhuma destas grandes grandes aventuras que nós sugerimos!

Agora é a sua vez: quais foram as 5 melhores viagens que você já fez com a sua família? Queremos saber! Pode ir contando aí na nossa caixa de comentários!

Veja mais fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras! 

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebooke os vídeos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal!

Você também nos encontra aqui:


Leia também os posts sobre as 5 melhores viagens em família do pessoal que participou da blogagem coletiva:


1 - Felipe, o pequeno viajante - Claudia Rodrigues

2 - Bebê Piccolo - Kelly Resende

3 - Viagens que Sonhamos - Francine Agnoletto

4 - Mosaicos do Sul - Claudia Bins

5 - Viajando com Pimpolhos - Sut-Mie Guibert

6 - Vida de Turista - Thiago Busarello

7 - Gosto e Pronto - Debora Segnini

8 - Viajando com Palavras - Thyl Guerra

9 - Viajando em Família - Débora Galizia 

10 - Trilhas e Cantos - Liliane Inglez

11 - Pezinho na Estrada - Anna Karla Moura Ramos

12 - Mamãe Tagarela - As Melhores Viagens de Pititico 

13 - Brasileiros Mundo Afora - Família Bömmels


15 - Ir, ver e viver o mundo - Cláudia Cruz 

16 - Eu viajo com Meus Filhos - Patricia Papp

17 - It Babies - Valeria Beirouth

18 - Viagem Simplesmente - Susana Spotti

19 - Registros de uma Mãe Carioca - Claudia Cosentino

20 - Mala Inquieta - Renata Luppi 

21 - Baianos no Polo Norte - Livi Souza 

22 - Andreza Dica & Indica Disney - Andreza Trivillin

23 - Ases a Bordo - Ana Luiza Ogg Strauss & André Strauss

24 - Lala on the road - Manuela Andrade 

25 - Para a Disney e Além! - Carlos e Isabel Monteiro

26 - Rascunhos de Fotografia - Jamille Andrade

27 - Batendo perna pelo mundo - Amanda Lago

28 - Colagem - Luciana Misura

29 - Do RS para o Mundo - Andrea Almeida Barros

30 - Viajar hei - Patricia Longo Tayão

31 - Familia Viagem - Simone Hara & Mônica Souza

32 - Cantinho de Ná - Cynara Vianna

33 - Bora com a Gente - Andréa Lopes

34 - Os Caminhantes - Marcia Tanikawa

35 - A Próxima Parada - Aressa Baffi

36 - Viajando de Carro - Rosângela LVS

37 - Espelho de si - Trícia Ferreira

38 - Roteiro Renatours - Renata Ungier

39 - E aí, Férias! - Camila Faria 

40 - Guaciara Rhein - Guaciara Rhein

41 - Vou Viajar - Lu Aquino

42 - Viagem com Gêmeos - Erica Piros Kovacs

43 - Desempilhados - Tati Rosa Domingues

44 - Malas e Panelas - Andrea Martins 

45 - Inventando com a Mamãe - Chris Ferreira
Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

44 comentários:

  1. Que legal!!!! Como sempre, viagem com imagens cinematográficas que deixam todos morrendo de vontade de ir para os destinos!!!!! Gostei muito!!!! Parabéns. Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Bota inspiração nisso Claudia!!!! Nem preciso dizer que fiquei aqui "me coçando" para fazer todas essas viagens também, com minhas 2 pimpolhas à tiracolo, claro! Achei interessante seu comentário sobre a viagem aos Balcãs ter sido a que menos despertou interesse. Eu morro de vontade de conhecer! Parabéns pelo post espetacular!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá pena, Clau! Turista brasileiro é, em média, bem bitolado...ficam sempre entre EUA, Paris, Londres, Cancún...e o mundo é tão maior!

      Excluir
  3. Arrasou, como sempre! Cada imagem linda! E textos inspiradores! Todas as viagens maravilhosas, mas a que mais tenho vontade é esta que vocês fizeram pelos balcãs, e que tenho acompanhado desde sempre! Um beijo pra vcs!!!

    ResponderExcluir
  4. Posso querer "só" a Volta o Mundo? kkkkkk
    As fotos estão demais!!!!
    Vocês sempre nos inspirando…


    Beijão,

    Fran @ViagensqueSonhamos

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo relato!! Pelas viagens e pelo filho lindo!

    ResponderExcluir
  6. SACANAGEM!!!! No primeiro item já tem o mundo inteiro! kkkkkk Adorei! Só inspiração! Fotos lindas! Parabéns, beijos Pati

    ResponderExcluir
  7. Menina, fiquei babando nessa viagem "volta ao mundo" que vocês fizeram! Indonésia, Tailândia e Laos... sou louca para ir nesses 3 lugares. Vou tentar convencer o Papai Tagarela de irmos ano que vem (porque esse ano já está tudo fechado né).

    ResponderExcluir
  8. Uma volta ao mundo ou viajar por meses a fio é um sonho a ser realizado! Quero muito!
    Adorei, Bjs

    ResponderExcluir
  9. Ah, não vou dizer que arrasou porque já está repetitivo isso. kkk Mas que maravilhoso esse post. Não tem como não se inspirar, babar, viajar junto, sonhar... As fotos são perfeitas! Parabéns! Sempre tenho problemas ao ler seus relatos... só aumentam minha lista de desejos. Olha o que você faz, Cláudia! E obrigada por isso. :) Bjsss

    ResponderExcluir
  10. Estou apaixonada pelo blog de vcs.
    Que coisa linda!
    Fotos incríveis e relatos também.
    Espero um dia conhecer tantos lugares assim, estou no caminho!

    grande bjo
    www.stheontheroad.com.br

    ResponderExcluir
  11. Amei o Top 5. Parabéns por falar dos Bálcãs, encontramos pouquíssimos depoimentos. As viagens que fiz ficaram nessa ordem: 1- Patagônia Argentina/Chilena; 2 - Egito; 3 - Matchu Pitchu; 4- Laos/Camboja/Vietnã; 5- Dubai. A próxima viagem será final de maio e início de junho. Até fiz uma pergunta para vcs e agora não encontro o post. Vou com minha mãe, pacote fechado mesmo, temos que escolher entre: Sul da Alemanha+Eslovênia+Croácia ou Croácia+Montenegro+Macedônia+Albânia. Qual desses dois roteiros vcs acham mais incrível? Obrigada. Yara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yara! Da tua lista, não conheço Dubai, e quero muito! Eu faria Hallstatt na Áustria, Eslovênia, Croácia, Mostar na Bósnia e Kotor em Montenegro, the best!
      Beijo

      Excluir
    2. Para Dubai, 3 dias são suficientes. Programas imperdíveis: Chá da tarde no Burj Al Arab (antes de ir tem que fazer reserva pelo email baarestaurants@jumeirah.com senão nem deixam entrar no hotel, dá para ver as palmeiras lá de cima, vá com fome); Safari nas dunas com jantar Beduíno; Pista de esqui no Mall of Emirates; Aquário no Dubai Mall; Subir no Burj Al Khalifa; Mercado de ouro; Praia do Jumeirah Beach Park. Tem alguns lugares com interação de crianças com os golfinhos. Bj. Yara.

      Excluir
  12. Oi, Claudia. Como sempre desbravando e esmiuçando países, trazendo-nos desejos e inspirações. Lindas fotos, inesquecíveis postagens. Ter a companhia de filhos é sempre fazer a melhor viagem. Beijo grande.

    ResponderExcluir
  13. Claudia, seu post e seu blog são inspiradores! Sempre leio seu blog e fico babando tanto nas viagens quanto nas fotos. Seus top 5 são fantásticos! O que dizer dessa volta ao mundo em 5 meses? Um sonho! As viagens de Motorhome são maravilhosas, me deixa com água na boca, quero experimentar. Uma coisa que me deixa em duvida é com relação à comida, já que detesto cozinhar e não ia gostar de ter q fazer isso durante uma viagem. Patagonia eu conheci na era pré-casamento e simplesmente amei. Fiz uma trilha de 6 dias em Torres del Paine que me marcaram demais, adorei seu roteiro com criança.
    Quanto a Nuremberg, q vc comentou, realmente vale a pena. O Playmobil Fun Park é maravilhoso, na minha opinião melhor que qq outra parque, mas é bom que esteja com tempo bom, pq a maior parte das atividades é ao ar livre.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kelly, a gente acaba comendo muito no RV pela facilidade, para economizar mesmo, mas se quiser comer só em restaurante, é como qquer outra viagem!

      Excluir
  14. Como sempre, posts completíssimos e fotos lindas!!!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  15. Lindas fotos, lindos lugares. Lembrei muito de vcs, principalmente do Lipe, em Pranbanam, por causa da fotinho voadora dele. Fofo!!! Abraço.

    ResponderExcluir
  16. Suspiro! Cansei só de ler! O roteiro pelo oeste americano está integralmente no meu caderninho, tal e qual. Estou assistindo ao Game of Thrones e parte da série foi gravada em Belfast e Dubrovnik e a inspiração anda batendo... Ótimo post, como sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós vimos o trono da série em Belgrado na Sérvia, Andrea! Estava em exposição no parque da Cidadela, com filas quilométricas de gente esperando para tirar foto!

      Excluir
  17. Adorei o post e muito mais as viagens! Cada destino fantástico e fotos espetaculares!
    A viagem de volta ao mundo e uma road trip de motorhome estão na nossa bucket list!

    ResponderExcluir
  18. Foi ótimo relembrar todas essas viagens maravilhosas de vocês !

    ResponderExcluir
  19. Adorei o post... nossa viagem para a Patagônia está tomando forma... passagens compradas para final de Agosto. É muito bom saber que o destino está no top 5... não sei quantas vezes já li e reli tudo o que você escreveu sobre a patagônia... está ajudando muito na organização da viagem.

    ResponderExcluir
  20. Loucos! Acho que é o comentário mais frequente sobre seus relatos... Mas eu penso: eles sabem viver...E imagino o futuro maravilhoso desta criança com um presente tão fantástico! Família abençoada!!! Inspirador mesmo...

    ResponderExcluir
  21. Uau!!!! De tirar o fôlego as tuas escolhas pro top 5!!!! Adorei. Adoro o blog, inspirador!

    ResponderExcluir
  22. Top, top, top! LIndos lugares, fantásticas fotos. Tudo maravilhoso. E não estou exagerando :o) Beijos de Berlim, Claudia

    ResponderExcluir
  23. Eu também vou ser simples igual a Francine! Quero só a volta ao mundo... desde q esteja incluido os 5 continentes e todos os lugares ai em cima!!!

    <3 <3 <3 Sempre inspirador!

    ResponderExcluir
  24. Não tem como não se apaixonar pelo Felipe e pelas viagens de vocês. Adorei todos os destinos da lista...beijos

    ResponderExcluir
  25. Amei a Volta ao Mundo em 5 meses!!! Que delicia deve ser poder largar tudo e viajar!!!

    ResponderExcluir
  26. Oi Cláudia!
    E já te citei na outra blogagem coletiva, mas os Bálcans povoam os nossos sonhos também!
    E a volta ao mundo (ou quase), é uma coisa que eu e o Ogro pensamos, mas só quando a gente se aposentar. Se bem que o sonho da gente é conseguir tirar um ano (ou que seja um semestre) sabático, aí daria certinho.
    Você inspiradora, como sempre!!!
    Bjs!
    Marcia

    ResponderExcluir
  27. Viajei nas suas viagens Lipe! E nas fotos principalmente, que lindas!!!
    Tati

    ResponderExcluir
  28. Então...... olha, vou te falar... Covardia o seu post ser uns dos primeiros que leio desta blogagem, e o primeiro na lista geral. Tudo vai ficar monótono depois disso!!! :) E olha que ainda teve direito a uma Disneyland, ali, quem sabe, no meio do post... rsrsrs Sério agora, esse é o post supremo de viagens com crianças. Parabéns por tantos relatos e fotos maravilhosas e, sim, a inspiração para qualquer família que vale muito a pena encarar desafios e vencer a coragem de sair do nosso "mundinho". Vida longa às viagens de família de vocês! :))

    ResponderExcluir
  29. Volta ao Mundo é hors-concours né! Pena que nunca convenci o meu marido a fazer uma...tentei! Quem sabe um dia...as suas top 5 estão todas na minha bucket list!

    ResponderExcluir
  30. Que lindas fotos Claudia, os destinos dispensam comentários :). Lipe como sempre com um sorriso pra lá de encantador. Bjs

    ResponderExcluir
  31. Já tinha lido o post, mas hoje tirei o dia (e a folga da nenê dormindo, rs) para reler e comentar os posts da blogagem coletiva. Um destino mais maravilhoso que o outro, fotos sensacionais, adorei! Realmente a volta ao mundo foi imbatível, mas fiquei com muita vontade de conhecer a Nova Zelândia também! Curti muito, parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  32. Muito bom!! Sigo vcs no YouTube e acho fantástico! Tenho 3 pequenos viajantes e adoraria ter mais tempo e condições para viajar!! Daqui a pouco vamos para o Chile nós 5 e sempre é muito bom!! ❤️ Sempre leio as dicas de suas e tenho muita vontade de fazer uma viagem de motorhome. Nosso blog www.bebeviajante.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anita!

      Nem imagino como seja viajar com 3 pequenos! Tem que economizar mesmo! 5 passagens aéreas, que facada!

      Beijocas

      Excluir
  33. Tem algum post com referencia de valores? Seria interessante, gostaria de ter uma ideia dos custos de viagens! Obgda☺️����

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa,
      Embora eu não goste de postar sobre nossos orçamentos de viagem, porque sei que cada família tem gastos completamente diferentes das outras, tenho vários posts em que falo sobre valores, aí depende de qual viagem tu estarias interessada para eu te dar um link mais específico.
      Olha estes, por exemplo:

      http://www.felipeopequenoviajante.com/2014/01/quanto-custa-viajar-de-motorhome-pelos.html

      http://www.felipeopequenoviajante.com/2017/06/quanto-custa-viajar-para-o-japao-e-as.html

      http://www.felipeopequenoviajante.com/2014/06/quanto-custa-viajar-de-motorhome-pelo-leste-europeu.html


      E, de qualquer forma, eu sempre procuro colocar nos posts os preços das coisas, sejam passeios, museus, transportes, etc.
      Um beijo

      Excluir
  34. Que post incrível! estou lendo o blog todo mas tive que comentar aqui pelo fato de ter encontrado o blog pois estava procurando informações sobre o Leste Europeu e Balcãs com crianças e fiquei apaixonada pelo viagem de motorhome! achei curiosa vc ter dito que não havia despertado tão interesse, enfim... parabéns pelo blog, informações preciosas, fotos lindas e vcs são uma família pra lá de inspiradora!

    ResponderExcluir
  35. Nossa quanta paisagem lindas muito bom viajar

    ResponderExcluir