Menu

Lista de desejos para 2015, 2016, 2017...o planejamento de uma família com um pequeno viajante em idade escolar

Terminei de escrever o post com a retrospectiva das nossas viagens de 2014 e já comecei imediatamente a pensar no futuro - negro - que nos espera pela frente...não que eu já não viesse pensando nisso há muito tempo, kkkkkk...

Antes de nós termos o Lipe na bagagem, a grande preocupação era "como seriam as nossas viagens daí pra frente, com um bebê". Agora, nós temos um gatinho de 5 anos que é nosso companheiraço e eu gostaria que o mundo parasse de girar - que ele ficasse eternamente com esta idade maravilhosa!

Tudo bem, todas as idades têm seus encantos, mas nunca foi tão bom como agora! O Lipe está super independente, se cuida, já tem noção do perigo e, ao mesmo tempo, ainda não tem muitas vontades, nos acompanha em qualquer programação, não fica rançando e querendo fazer as próprias escolhas. Além de estar numa fase fofa, querida, super amigão, amoroso que nem sei...

Infelizmente, o mundo não para de girar, e ele logo estará com 6 anos e, neste ano, começará o 1º ano de escola - esta a nossa grande preocupação atualmente, em matéria de viagens familiares. 

Ele já está na escolinha desde os 3 anos, mas lá nunca achamos que perder aulas fosse um problema - ele não perdia conteúdo, não tinha que recuperar matérias...agora, na escola, será tudo diferente, e as nossas longas viagens ficarão confinadas aos períodos de férias escolares, dos quais nós sempre fugimos assim como o diabo foge da cruz!

Não havendo remédio para o problema, começamos então a planejar como serão as nossas viagens daqui para a frente. 

Claro que tudo são apenas planos, e tudo pode mudar a qualquer momento como num passe de mágica, mesmo porque não temos nem ideia se esse planejamento dará certo - e só saberemos quando começarmos a viver, efetivamente, esta realidade de viajar nas férias escolares. 

Nós sempre priorizamos os meses de abril/maio ou setembro/outubro para as nossas andanças por 2 excelentes motivos: tudo é mais barato e menos superlotado em quase todos os lugares nessas épocas (de baixa temporada) e o clima sempre é bom - primavera e outono. 

Como não será mais possível pegar a estrada nos nossos meses preferidos, começamos a pesquisar quais viagens da nossa longa lista de desejos podem ser feitas entre dezembro/janeiro e julho. 

E qual a conclusão, para nossa surpresa??? Quase todas! 

O único problema que persiste é o dos custos, pois seria muito melhor irmos às Montanhas Rochosas no mês de setembro, ou à Escandinávia em junho, quando lá é baixa temporada e os preços são mais amigáveis e as multidões menores. 

Mas...não sendo mais viável, acabamos elaborando um cronograma que, rapidinho, já preencheu os próximos 5 anos - ou seja, essa é a nossa wishlist de 2015 até 2019!



Além disso, tentaremos encaixar, lá de vez em quando, uma viagenzinha aqui e ali daquelas de 7 a 10 dias, curtinhas, em abril ou outubro, só nós dois, sem o Lipe - algumas já estão até previstas no nosso cronograma :)

As férias em Punta del Este, em fevereiro, estão garantidas nos próximos anos e, ainda, teremos que dar um jeito de dar umas escapadinhas para a neve, afinal de contas, nossos equipamentos de esqui/snowboard, comprados na última viagem a Bariloche, já estão criando teias de aranha!

Isso tudo sem falar que sempre pode aparecer uma promoçãozinha imperdível no Melhores Destinos, né??? Nossas prioridades do momento, para gastar milhas e pegar promoções, são:

1. as cidades históricas de Minas Gerais + Inhotim e Belo Horizonte, pois o Felipe (e nós) morremos de vontade de visitar a prima Cecília, que mora lá; 

2. a Amazônia (sonhamos com uma viagem de barco!); e

3. o norte da Argentina (noroeste andino). 

Sei que pode parecer loucura para a maioria das pessoas, mas, para mim, foi muito bom colocar tudo isso no papel! Além de materializar um pouco os sonhos, tornando tudo mais concreto, também ajuda a clarear as ideias, planejar, organizar e, principalmente, aquietar um pouco o coração, que, para ser beeeeem honesta, estava apertadinho pensando que a nossa "vida viajante" estava se aproximando do seu fim - tanto quanto durante a gravidez, kkkkkk...

Viajar é o meu vício declarado, é uma compulsão, e pensar em ter que parar estava, de verdade, me angustiando. 

Mas, mais do que tudo, colocar as ideias no papel, ou melhor, aqui no blog, vai ajudar a nos organizarmos financeiramente para bancar viagens na alta temporada, pois essa será a nossa meta daqui para a frente! 

E porque trazer os nossos sonhos e planos aqui para o blog

Para poder contar com a ajuda de vocês! Espero pitacos, opiniões sobre viagens em férias escolares, dicas, links de outros blogs que já tenham viajado para os lugares dos nossos sonhos...enfim, qualquer comentário é muito bem vindo!

Em especial, espero contar com a ajuda de quem já foi para os nossos destinos de sonhos nestas específicas épocas do ano - nos contem como é, se realmente fica muito lotado e caro, se o clima é bom, se seria melhor trocar um determinado destino de julho para janeiro em função do clima ou de algum outro fator...aceitamos as mais variadas colaborações!

as férias de fevereiro em Punta del Este são sagradas

Nossa wishlist original está aqui

E os nossos sonhos de viagem em família estão todos aqui

Ai, ai, como eu sou prolixa! Essa introdução já ficou enorme! 

Vamos então ao planejamento???

2015

Para este ano, já temos uma viagem agendada para a Bahia (de Salvador a Trancoso),  em janeiro. Em fevereiro, vamos para Punta del Este e em março para Curaçao, Lima (no Peru) e Bogotá (na Colômbia). 

Tudo isso já está com o planejamento bem adiantado, mas links de posts sobre estes destinos em outros blogs e dicas em geral são super bem vindos!

Os grandes sonhos, para 2015, são:

Julho: uma longa viagem pela América do Norte, de motorhome, que inclui Seattle, em Washington State, e os parques nacionais Olympic, Mt Rainier e North Cascades. No Canadá, Vancouver Island, Vancouver, Whistler, Banff e Jasper National Parks. Depois, para fechar com chave de ouro, um tour também de motorhome pelo Alaska!

Já conheço mais de 40 estados norte-americanos, mas nunca estive em Washington e, no Canadá, conhecemos apenas a costa leste - está mais do que na hora de suprir essas lacunas!



Dezembro/janeiro: uma grande viagem pelo Japão, com uma esticadinha até Seul, na Coréia do Sul, e uma semana nas Filipinas, para arrematar. Se possível, com um stopover de alguns dias em Dubai/Abu Dhabi.  



Essas duas viagens são sonhos antigos, e eu já havia falado delas aqui. Se vocês torcem por nós, cruzem os dedos para tudo dar certo, ok?

2016

Julho: uma viagem de motorhome pela Escandinávia (Noruega, Suécia e Finlândia), e mais uma semana de motorhome também pela Islândia, para completar. 

Já estive na Dinamarca e na Suécia, há tanto tempo que parece até que foi em uma outra vida, kkkkk, e morro de vontade voltar para conhecer "o resto". 

Esta viagem também é sonho antigo, como eu já havia contado aqui

Dinamarca


Dezembro/janeiro: acho que só então, finalmente, conseguirei conhecer o México (Península de Yucatán) e Belize!

Outra viagem que está na nossa lista há muito tempo, e que quase saiu do papel em 2013, quando planejei esse roteiro lindo, nos mínimos detalhes!


Mais do que isso, algumas amigas me mandaram até as dicas delas, que acabaram virando posts aqui no blog, veja aqui e aqui.

2017

Julho: Marrocos + Espanha (Córdobra, Sevilha, Ronda, Granada e os pueblos blancos da Andalucía).

Já estive nos dois países, também há muito tempo, e ficou muito por conhecer em ambos, e o Peg não conhece nenhum dos dois e sonha com o Marrocos desde que era adolescente!

Dezembro/janeiro: Flórida de motorhome e um cruzeiro pelo Caribe, com uma esticadinha ainda de uns dias às Bahamas.

Queremos muito fazer um circuito completo na Flórida, até Key West, passando pelos Everglades e Miami, descendo pelo litoral leste e subindo de volta pelo oeste, indo até St. Augustine ao norte - também já tenho até o roteiro pronto! 

De lá, é possível ir de ferry às Bahamas, onde eu estive quando era pré-adolescente (numa viagem a Orlando/Miami), no túnel do tempo, e quero muito voltar! Outra ótima opção, saindo da Flórida, são os cruzeiros last minute pelo Caribe que você encontra no site Vacations to go - quero muito experimentar uma barbada destas!

2018

Julho: África (Malaui, Tanzânia e Quênia).

Estivemos no Egito, na África do Sul, na Suazilândia, e no Marrocos (só eu), mas nunca tivemos oportunidade de nos enfronhar África adentro e, da longa lista de lugares que eu quero muito conhecer naquele continente, esses países estão definitivamente no topo!

Dezembro/janeiro: Nepal, Tibet, Butão e Índia.


Já estivemos (e amamos!) no Nepal e na Índia, duas vezes, e acredito que, até 2018, já estaremos "desesperados" para voltar lá! Com relação ao Tibet, já contei sobre as nossas tentativas frustradas de visitar a região, e como fomos sumariamente barrados pelos oficiais chineses. 


2019/2020

Julho: Uzbequistão, Irã e Paquistão. 

Outro sonho antigo, sobre o qual falei aqui

Dezembro/janeiro: uma longa viagem de motorhome pelo interior dos seguintes países europeus (quero aproveitar para ver os mercados de Natal!): Holanda, Bélgica, Luxemburgo, França, Suíça e Liechtenstein.  

Já conheço Holanda, Bélgica, França e Suíça, mas queremos rodar muito de motorhome pelo interior, conhecendo alguns cantinhos de cada um deles que ainda não conhecemos e, de quebra, passar por Luxemburgo e Liechtenstein

E você, já fez o seu planejamento para 2015? Conte para gente quais são os seus sonhos de viagem para este ano que está começando!



Também queremos saber quais são os seus lugares preferidos no mundo!

Veja mais fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras! 

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebooke os vídeos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal!

Você também nos encontra aqui:



Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

24 comentários:

  1. Emprego de depois viajar para Malta,Chipre,repetir Croácia,Grécia,e claro muitos outros ares.

    ResponderExcluir
  2. Tchê, eu ainda não consegui planejar todo o 2015 e vcs já estão em 2020...Assim vcs me matam!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu não conseguiu pq tu anda viajando sem parar, Ximena!!!! Se tivesses ficado todo segundo semestre de 2014 parada, tu ias ver só! kkkkkkkkk

      Excluir
  3. Que legal !! Estávamos aguardando a chegada do Lipe nesta fase p saber como vcs fariam !! Mas não tem jeito, ou falta a escola, ou viaja na alta !! Aqui em casa a pequena perde um pouco das aulas no inicio ou atrasa a volta nas ferias de julho ..... !! Bj p Lipe !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Lipe vai acabar atrasando as voltas tb, Maria Inês, mas queremos sim aproveitar as férias dele para viajar, eu sei que não vou gostar dele perder muitas aulas para viajar durante o ano não :( mas emendar uma semaninha nas férias pode, né? kkkkkk

      Excluir
  4. Nossa voces sao demais kkkk
    eu ainda sou uma mame viajante de estado por enquanto vou desbravar o rio e brasil depois parto pros Estaites com minha princesa rs
    bjos
    http://tpmamoretc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Claudia, Parabens!!!

    Queria eu ter esse foco e organização. Acho que nunca chego lá, kkkkkkk

    Aqui em casa nossa antecedência é uns 30 ou 60 dias, kkkk. Tomara que para 2016 com o Dodo na escola eu consiga me organizar.

    Beijão para vcs!
    Fran @ViagensqueSonhamos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heheheheh Fran, eu tb nunca me organizava, tanto que ano passado nossa viagem ao México gorou pq eu, completamente desorganizada, deixei pra ver hotéis na última hora! Mas com o Lipe indo pra escola, o jeito foi colocar as idéias no papel pra me acalmar, né?!? Bjokas

      Excluir
  6. AMEI o post Claudia!! Também tenho viagens planejadas até julho 2020!!! O Raphael acha que eu sou a única "doida" no mundo com isso pronto!
    Posso da 1 pitaco? Pensaram em incluir Botswana? Nunca fui, mas quando cogitei ir para África, o safári lá me pareceu SURREAL, além de passar uns dias em Zanzibar (que eu vi que vc já incluiu!).
    AAaaaa, já tenho uma viagem para vcs em julho de 2020! Te conto inbox!
    Parabéns!
    E até fevererio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que eu não estou sozinha, Barbara, já estava me sentindo "a louca"!!!
      E agora, com outro pequeno viajante a caminho, vais ter que te organizar mais ainda!
      Botswana está nos planos sim, mas acho que aqueles safáris milionários que a gente vê nas revistas não vão rolar kkkkkkk
      Fiquei curiosa pra saber qual é a dica pra 2020!
      Bjos

      Excluir
  7. Sabe o que eu posso dizer? Que a cada dia que passa eu admiro ainda mais vocês. Sempre tivemos um problema de viajar assim pois a filha está no ensino médio (e faltar um dia de aula pode ser terrível), ano que vem ela termina o ensino médio e como é louca por viajar ela já declarou. Vou viajar em comemoração um dia depois de acabar as aulas (kkk, ainda não sabemos para onde, mas pode ter certeza que ela já planeja). Esse ano em Julho vamos para Campos do Jordão.
    Beijos!
    Lilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilia,
      Eu lembro que tb não gostava de faltar aulas qdo estava no colégio...uma trabalheira pra recuperar a matéria depois! Mas, no primeiro dia de férias, tem que sair correndo mesmo! Depois quero saber como foram as férias em Campo do Jordão, tenho vontade de conhecer!
      Bjokas

      Excluir
  8. Claudia!! Adoro seus posts, comentários e dicas de suas aventuras!!
    Serviram de inspiração para nossa última viagem pelo Arizona, Utah... Foi ma-ra-vi-lho-so!!!
    E quanto às viagens dos sonhos desse ano, de repente, podemos ajudar!! 😊
    Fizemos o Canadá e Japão justamente nesses meses!!! É lindooo!! Foi ótimo!!! 😍😄
    Beijos,
    Gisele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Gisele!!!!!
      Quero saber tudo! Todos os detalhes! Podes me mandar teu roteiro no Canadá e no Japão??? Como foram as viagens? Como estava o tempo/temperatura???
      De-ta-lhes, por favor!
      Bjos

      Excluir
  9. aqui em casa nó viajamos sempre janeiro, julho, as vezes em feriados. além disso sempre viajamos por uma semana semana em setembro e março, mesmo perdendo aula, não faz muita diferença pois se perder alguma prova a escola repete no final da etapa, acho que o aprendizado em uma viagem vale mais do que ficar preso em uma sala de aula. Adoro seu blog. Tambem iremos em Curaçao, só que em setembro, aproveitaremos bastante essa viagem, inclusive fazendo o flyboard na zapata flyboard. quais blogs|guias impressos está usando para planejar essa viagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela,
      Também queremos fazer o flyboard, mas o preço é tri salgado, né?
      Por enquanto não planejei muito, só li as dicas do Riq no Viaje na Viagem, que valem por um guia inteiro!

      Excluir
  10. Claudia, como é possível ser tão organizada!?!?! =)

    Invejo você, com certeza, rs... Eu não tô conseguindo priorizar pra 2015, pensa chegar até 2018! hahaha... mas os seus 3 desejos lá em cima são muito válidos: as cidades históricas são maravilhosas, o noroeste andino é incrível (eu me apaixonei por Tilcara e Purmamarca... e até tô devendo um post da ultima lá no OMMDA) e a Amazônia acho que vou esse ano, de barco até Letícia =)

    ResponderExcluir
  11. Prezada Cláudia, parabéns pelo Excelente Blog!
    Não tinha visto nada ainda tão detalhado e com informações tão precisas!
    Ah, e parabéns ao marido pelas excelentes fotos!
    Estou simplesmente a três dias lendo direto...rss...pq assim como vcs, também somos uma família com criança pequena (eu, minha esposa Carol e nosso filho Eduardo, de 3 anos), e é muito bomnsaber que vcs conseguem se divertir tanto , mesmo com criança viajando junto!

    Precisamos de uma dica de vcs!
    Meu sonho (no momento) é fazer uma viagem de motorhome pelos EUA. Sempre que vamos lá só ficamos em Orlando, por causa da Disney., e prometi pra mim mesmo que a próxima seria diferente.
    A nossa próxima viagem será em dezembro/janeiro 2016, com disponibilidade de 20 dias.

    Vc acha possível fazer o roteiro que vc citou (abaixo) neste intervalo de tempo?

    “Queremos muito fazer um circuito completo na Flórida, até Key West, passando pelos Everglades e Miami, descendo pelo litoral leste e subindo de volta pelo oeste, indo até St. Augustine ao norte - também já tenho até o roteiro pronto!

    De lá, é possível ir de ferry às Bahamas, onde eu estive quando era pré-adolescente (numa viagem a Orlando/Miami), no túnel do tempo, e quero muito voltar! Outra ótima opção, saindo da Flórida, são os cruzeiros last minute pelo Caribe que você encontra no site Vacations to go - quero muito experimentar uma barbada destas!”

    Adorei a ideia porque podíamos ir a Disney (o Dudu adora) e conhecer o restante da florida de motorhome, além de fazer o desejado cruzeiro (tb é um de nossos desejos.rss)
    Se sim, seria muito te pedir uma ideia de roteiro?
    Aguardo ansioso a reposta! Rss...
    A partir de agora, seremos seguidores assíduos de seu blog!
    Parabéns novamente, obrigado pela ajuda e que Deus abençoe sua família!
    Abraço.
    Raduan, Carol e Dudu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raduan, tem que sair de Orlando sim! Acho viável fazer este roteiro em 20 dias sim, mas terias que escolher entre o cruzeiro ou a viagem de ferry às Bahamas, já que tudo não dá em 20 dias, porque só o cruzeiro tomaria uns 4 ou 7 dias...
      Assim que tiver um tempinho vou fazer um post com o roteiro dos meus sonhos na Flórida, mas se quiseres me mandar um e-mail para claudionil@hotmail.com posso te passar meu rascunho por email!
      Abraços

      Excluir
  12. Olá, Cláudia. Poderia me mandar por e-mail o seu roteiro pela Flórida?
    sandramaresom@yahoo.com.br
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Nossa Claudia você já está em 2020? Comecei a viajar com filhos pequenos, adolescentes e agora a mais velha irá fazer 18 anos, o outro tem 15 anos. Passei por todas as fases e confesso que me adaptei a viajar em período de férias. Nunca passamos sufoco. Voltamos de uma viagem com 2 ou 3 com roteiros pronto e sempre compro passagens com 9 a 10 meses de antecedência, não pego passagens em pechincha mas quase sempre por conta da antecedência as passagens são bem em conta. Quanto ao tumulto, como somos do dia e acordamos bem cedo, chegamos nos pontos turísticos nos primeiros horários e nunca passamos aperto. Já imaginou ir no Busch Garden andar em todas as montanhas russas e às 10:30 repetir novamente? A dica preciosa você já tem, planejar com antecedência, no resto é relaxar e aproveitar cada fase, todas são muito gostosas. Agora por exemplo mergulho com meus filhos, etc, etc. Aproveite cada fase pq passa muito rápido. Beijos e sucesso no blog. Adoro!

    ResponderExcluir