Menu

Roteiro da nossa viagem de motorhome pelo Leste Europeu #FelipenosBalcas

Já contei como foi que nós planejamos a nossa viagem de motorhome pelo Leste Europeu, região dos Bálcãs, aqui.

Agora, quero contar a vocês o roteiro que nós planejamos fazer por lá, que acabou de ficar pronto neste exato minuto, porque estamos prestes a embarcar (se tivesse mais uma semana até a viagem, eu mudaria várias coisas ainda, com certeza kkkkkk...). 

E é bom avisar que este é apenas um rascunho, o roteiro que nós PLANEJAMOS, o que não significa, de jeito nenhum, que será este o roteiro final! Na volta, conto direitinho o roteiro que efetivamente fizemos, com todas as dicas, certo? (provavelmente será bem diferente deste kkkkkk)

Aviso aos viajantes: há que se considerar que esse roteiro é especialmente pensado para uma viagem de motorhome, ou de carro, ou seja, uma viagem em que você tenha o seu próprio meio de transporte - nem pense em fazer isso com transporte público!

Leia sobre o aluguel do nosso motorhome na Europa aqui

Para saber mais sobre as nossas viagens de motorhome, clique aqui

Também é bom frisar que as distâncias são grandes, e isso não nos assusta porque, de motorhome, a ideia é justamente passar o dia todo na estrada, passeando, parando 1.000 vezes pelo caminho para passeios ou simplesmente para puxar uma cadeira de praia e curtir a paisagem, assistindo o sol nascer ou se pôr - essa é justamente a definição de uma roadtrip, no meu entender :)

Na Nova Zelândia, foram 4.784Km em 23 dias de campervan (veja aqui). 

Nos Estados Unidos, foram 25 dias de RV alugado, e percorremos 5.427Km (veja aqui, aqui e aqui). 

Desta vez, serão 30 (!!!) dias de motorhome, e certamente passaremos dos 5.000Km de novo, eu imagino!

as camisetas, feitas especialmente para esta "operação", já estão na mochila!!!

Mas então, vamos ao que interessa, após todas estas preliminares???

Roteiro da operação #FelipenosBalcas

Chegada em Zagreb, Croácia (táxi até o Brit Hostel)

Transfer de Zagreb para Novo Mesto, Eslovênia 9:30AM - pegar motorhome - seguir para Ljubljana 70Km (Castle Area, Old Town, Center, Metelkova) 


Ljubljana – Skofja Loca – Radovljica (7km de Bled) – Bled

Bled (Castle e 4Km noroeste Vintgar Gorge) – bate e volta até Bohinj 23Km – seguir de Bled 40km noroeste até Kranjska Gora


Kranjska Gora – Vrsic Pass – Triglav National Parl – Kobarid – Most na Soci – Predjama Castle 170Km   

Postojna Caves - Skocjan Caves - Lipica Stud Farm - Itália - Piran (Tartinijev Trg – praça oval) 92Km

Piran – Rovinj (Old Town), Croácia, e seguir 45min até Pula (Anfiteatro Romano e Rt Kamenjak) 100Km


Pula – Opatija – Volosko – Lovran – Plitvice Lakes National Park 300Km

1Plitvice Lakes National Park – seguir 3hs até Zadar (Sun Salutation e Sea Organ) 145Km

Zadar – Sibenik – Trogir (Old Town) – Split (Palácio de Diocleciano) – de Zadar até Trogir são 130km e de Trogir até Split são 28km – ou seja, de Zadar até Split são 160km e leva 3hs)

Split – Omis – Brela – Drvenik (total 94Km/1h30min) – Hvar (Hvar Town e Stari Grad)

Hvar – Kravice Waterfalls – (Bósnia) Pocitelj – Medugorje (45min) Blagaj – Mostar


Mostar (126Km/2h30min) Sarajevo

Sarajevo (Old Sarajevo, Vratnik, Novo Sarajevo, Ilidza)

Sarajevo – Sutjeska National Park – Trebinje (226Km/5hs)

Trebinje (28Km/45min) Dubrovnik, Croácia (Old Town, cable car) – dormir em Lapad


Daytrip Mljet Island

Dubrovnik – Herceg Novi, Montenegro (Old Town) (30km) Perast (13Km) Kotor

Kotor – Prcanj – Stoviv – Lastva – Tivat – Kotor – Mt Lovcen – Centinje - Budva

Budva (5Km) Sveti Stefan – Petrovac (20min) Virpazar – Murici (Lake Skadar)

Murici – Sukobin (fronteira) Shkodra, Albânia (Old Town) – Kruja (144Km/3hs)


Kruja (32Km/30min) Dajti Express cable car – Tirana

Tirana (123Km/2hs) Berat

Berat – Pogradec (6Km) Tushemishti (fronteira), Macedônia – Sveti Naum – Trpejca – Ohrid (de Berat a Ohrid 3hs/de Sveti Naum a Ohrid 29Km)


Ohrid

Ohrid – Debar (Bigorski Monastery) – Galicnik – Tetovo (107Km) Prizren, Kosovo

Prizren, Kosovo (98Km) Skopje, Macedônia


Skopje

Skopje – Tabanovce (fronteira) – Nis, Sérvia – Belgrado (total 443Km/6hs)


Belgrado (6Km noroeste) Zemun

Zemun – Novo Mesto, Eslovênia (total 466Km/5hs)


Devolver motorhome 9AM Novo Mesto – transfer Zagreb, Croácia (Brit Hostel)

Zagreb (Brit Hostel) Lower Town e Upper Town

Ônibus para o aeroporto - Voo para Lisboa (Oceanário)

Voo de volta

Atenção: todas as informações sobre quilometragens/distâncias e tempo de percurso foram tiradas ou do Google Maps ou do guia Lonely Planet Eastern Europe, onde me baseei para fazer o nosso roteiro e de onde vieram os mapas que ilustram o post


Como comentei no post anterior, foi com muita dor no coração que deixamos a Bulgária e a Romênia para uma outra viagem, e incluímos o Kosovo e a Sérvia, por onde voltaremos para a Croácia. Será um bom motivo para voltarmos logo à região, já que Sofia, o Monastério Rila e Veliko Tarnovo seguem na nossa lista búlgara, enquanto que, na Romênia, eu vou continuar sonhando com Bucareste, Brasov, Sibiu e Sighisoara 😑

Infelizmente, para incluirmos a Bulgária e a Romênia, precisaríamos de muito mais tempo, ou a viagem seria uma correria só, e teríamos que nos limitar às atrações supra sumo - não poderíamos ir curtindo cada cidadezinha atraente do caminho, que é o que queremos!

Como vocês viram, serão 35 dias viajando por 8 paísesEslovênia, Croácia, Bósnia & Herzegovina, Montenegro, Albânia, Macedônia, Kosovo e Sérvia. 

Se você visualizar no mapa, faremos um círculo, começando e terminando em Zagreb, capital da Croácia. 

Também tivemos que deixar de fora alguns lugares incríveis, que certamente nos farão voltar logo à região 😁

Se tivéssemos mais uma semana, eu incluiria no roteiro:

* pelo menos mais 1 dia na Eslovênia, que promete ser linda de morrer, para fazer tudo com mais calma;  

* mais 1 dia na ilha de Mljet, na Croácia; 

* outra ilha croata, talvez Krk; e

* a viagem de ferry pelo Lago Koman até Fierze.

Você já esteve nos Bálcãs? Deixe aqui a sua recomendação, ainda dá tempo de incluirmos a sua dica especial no nosso roteiro!

Então...bora??? Venha conosco nesta grande roadtrip, queremos muito ter a sua companhia nesta aventura! E queremos também contar com a torcida de vocês para que tudo dê certo - na volta a gente conta tudo aqui no blog!

Até breve!

Update

Aqui você encontra o post que eu fiz quando voltamos da viagem, com o roteiro que efetivamente fizemosRoadtrip pelo Leste Europeu: nosso roteiro de 34 dias pelos Bálcãs.

Se você quer saber como é viajar pela Europa de motorhome, leia este postAdria Holidays: alugando um motorhome na Europa - perguntas e respostas.



Veja fotografias desta viagem no Instagram @claudiarodriguespegoraro em  #FelipenosBalcas ou em #Felipeopequenoviajante.

No Twitter, procure por @pequenoviajante.

Não esqueça também de curtir a fan page do Felipe, o pequeno viajante no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os minifilmes desta nossa viagem de motorhome pelos Bálcãs no Facebook. Os videoclipes você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal!

Para ler mais, todas as nossas postagens sobre viagens de motorhome estão organizadas aqui

As postagens sobre os Bálcãs estão organizadas aqui

Você também nos encontra aqui:
Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

7 comentários:

  1. Que delícia de viagem será! Nós conhecemos um pedaço (pequeno) do roteiro (basicamente a Eslovênia e Zagreb) e vai dando uma saudade... Ljubljana é mesmo linda, além de tranquila e aconchegante. Na primeira vez que fomos lá, lembro que ficamos em um apartamento de um prédio super moderno, numa avenida bem movimentada, e um dia meu marido propôs que déssemos a volta no prédio, e o que vimos nos fundos deste foi surpreendente: uma verdadeira roça! Um campo enorme de plantação, com um tiozinho pilotando um pequeno trator. Ljubljana é assim, urbana e rural ao mesmo tempo, pequenina, mas moderna e bem movimentada. Ah, e não deixa de comprar um dragão de Ljubljana de pelúcia para o Lipe! Minha filha adora o dela, e já trouxemos para sobrinhos, afilhados, amigos rsrsrs Zagreb também é uma delícia. Se você gosta de igreja e museu como eu, vai gostar. Na primavera fica linda, cheia de arranjos de flores nos postes. Sem dúvida uma cidade perfeita para bater perna e se perder rsrs A parte alta me lembrou o Pelourinho - muito mais organizado, claro. Outra coisa que gostei, em todos os lugares, foi ver as referências ao comunismo e a antiga Iuguslávia. Legal que resolveram ir a Postojna Cave e Predjama Castle - não vão se arrepender. Mas, creio, o olho vai brilhar mesmo é em Bled. Enfim, boas lembranças...
    bjs e ótima viagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirtes, tive exatamente a mesma impressão que tu: fiquei impressionada como o país todo é rural, tu mal saiu da capital e parece que tá no interiorzão!!! Ma-ra-vi-lho-so, a Eslovênia com certeza é um dos lugares mais bonitos que eu já conheci!

      Excluir
  2. Ah, não sei se você gosta, mas tenho uma dicazinha no Parque das Nações em Lisboa: perto de onde para o teleférico (no outro extremo do Oceanário) fica uma livraria apenas para crianças, a Cabeçudos. É muito fofa, por dentro e por fora. Eu sou alucinada por livros infantis, e sempre trago alguns dos lugares por onde passo. Na época, a filha estava começando a se alfabetizar, e achei ótimo comprar livros diferentes para ela em português. Sei que pouca gente se interessa, mas, sei lá, vai que tem mais gente maluca como eu kkk. Ah (não paro de lembrar coisas), saindo de lá e voltando para a entrada do parque, do lado esquerdo que é o do Tejo, tem um parquinho musical que é muuuuuito interessante. Xilofone gigante para pisar, tambores, tudo interativo e musical - maravilhoso (essa provavelmente é uma dica mais interessante kkkk).
    bjs e ótima viagem de novo,
    Mirtes Aquino (do grupo Viagem em Família)

    ResponderExcluir
  3. Que legal! Lud e eu estamos começando segunda que vem a rota no sentido contrário. E teremos Bulgária e Romênia tb. Será que a gente consegue se esbarra pelo caminho? Vou mandar para vcs nosso roteiro dia a dia. A gente ia adorar conhecer vcs e, principalmente, o pequeno viajante. Ele serviu demais de inspiração para a gente largar tudo e cair no mundo.
    Boa viagem,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô Leo, não recebi teu roteiro! Que pena, poderíamos ter nos encontrado mesmo! Onde vcs andam agora? Que tal a Bulgária e a Romênia???

      Excluir
  4. que coincidência, tb fiz uma viagem de 35 dias passando quase exatamente por esses mesmos lugares! Mas uma cidade que nao poderia faltar é Villach, na Áustria, ao norte de Bled (poderiam ter ido entre Bled e Kranjska Gora). Lá se faz uma trilha até o topo de uma montanha onde se tem uma vista perfeita dos Alpes! E também a caverna Krizna Jama, perto de Cerknica, onde se faz um passeio de barco pelo rio subterrâneo de água verde (e la, ao contrário de Postojna e Scocjan, é possível tirar fotos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe, nem me fala, morro de pena que não esticamos até a Áustria :(
      Em Postojna tiramos muiiiiiitas fotos! Quer mandar teu relato de viagem pra gente publicar?

      Excluir