Menu

Gruta do Lago Azul, o passeio mais famoso de Bonito

No dia em que havíamos planejado conhecer a Gruta do Lago Azul, na nossa viagem a Bonito MS, caiu uma chuvarada medonha e o passeio foi interditado. Aliás, como comentei no post anterior (aqui), é importante que você não deixe para marcar a sua visita à Gruta no seu último dia em Bonito, porque, se chover, você irá embora sem fazer o passeio mais famoso do Mato Grosso do SulÉ sério: como você tem que descer muitos degraus de pedra para ver o lendário lago azul que fica lá dentro da Gruta, quando chove eles fecham o local, pois os degraus ficam muito escorregadios e é perigosoOutro detalhe: é aconselhável visitar a Gruta no máximo até as 13hs - depois disso, como não há mais incidência dos raios de sol, o lago não fica com aquele tom azul que o tornou tão famoso!


A nossa visita estava agendada logo para a nossa segunda manhã em Bonito (na primeira fomos ao Aquário Natural, aqui e aqui), no mesmo dia em que iríamos à Estância Mimosa, de tarde. 

Como choveu e o passeio foi interditado, demos jeito de remarcá-lo para o dia seguinte, logo depois do Abismo Anhumas

Foi meio apertado para chegar lá a tempo, pois a flutuação + rapel no Abismo é um passeio bem longo, e dificilmente a pessoa consegue sair de lá antes das 13hs - nós só conseguimos pois fomos os primeiros a descer no Abismo naquela manhã e os primeiros a subir de lá!

Se você só tiver um dia em Bonito e quiser arriscar, faça como nós: seja o primeiro a descer e subir no Abismo e saia de lá correndo para a Gruta, que fica bem pertinho (na mesma estrada, a menos de 2Km de distância). 

Foi muito fácil chegar à Gruta do Lago Azul. A estrada, embora de terra na maior parte do caminho, e com toda a chuva que havia caído no dia anterior, estava muito boa, e é tudo muito bem sinalizado!






É só seguir a linha azul no mapa do Henrique (o mapa perfeito de Bonito que a H2O Ecoturismo nos forneceu), saindo da cidade na direção contrária à da praça. 

Quando você chegar no Km 9,2, dobre à esquerda e siga até o Km 14,8, quando você vai dobrar à direita e seguir até o Km 19, onde fica a Gruta. 




paradinha para fotos da paisagem no caminho

Esse é um dos passeios mais rápidos de Bonito (acho que não chegou a 1h30min!) e, apesar dos muitos degraus que tem que descer e subir para chegar ao Lago Azul, não achei tão cansativo, mesmo tendo ido lá logo após fazer a ascensão em cordas de 72 metros no Abismo Anhumas que, essa sim, me exauriu!

Na sede do atrativo tem banheiros ótimos e uma conexão de internet excelente - aliás, acho que foi dos únicos passeios em Bonito em que eu vi boa conexão de internet para o turista! Ponto para a Gruta - o pessoal já sai de lá postando fotos do local nas redes sociais!!!

Também há uma boa lancheria no local, com ótimos pastéis, e uma lojinha de souvenirs!



Logo na chegada, você entrega o seu voucher na recepção e aguarda a guia que vai levar você até a Gruta. É obrigatório o uso de capacete. A guia faz uma explicação inicial e nos leva para percorrer uma trilha até a entrada da Gruta - novas explicações e lá vamos nós escadaria abaixo.





Quando chegamos na beira do lago, temos um bom tempo para tirar várias fotos, mas ATENÇÃO: se você quiser tirar fotos excelentes, ou pelo menos boazinhas, como estas que nós tiramos, terá que ter um bom equipamento de fotografia!




Com aquelas máquinas fotográficas snapshot você vai ficar super frustrado, porque, mesmo com todas as configurações adequadas na máquina (eu havia acabado de fotografar a escuridão do Abismo com a minha!), as fotinhos saem péssimas :-(

olha que ruim ficou a foto tirada com a minha snapshot Sony

É muito escuro lá embaixo e não pode usar tripé, então fica difícil acertar. Nós usamos a nossa Nikon D5000 e apoiamos a máquina num poste do corrimão, e foi assim que conseguimos estas fotos que ilustram o post.

A guia tira fotos e vende depois - mas eu esqueci de perguntar quanto ela cobra por cada uma.

Nós tiramos fotos de outros turistas que estavam lá conosco e enviamos depois por e-mail - mas não dá pra confiar que haverão outros turistas lá com equipamento bom dispostos a bancar seu fotógrafo, né?!?

Recomendo que você pense nisso e tenha uma estratégia, porque vimos um pessoal sair de lá bem frustrado - é chato ir num lugar excepcionalmente lindo, de uma beleza impressionante, e não conseguir capturar nem uma imagenzinha dele para guardar de recordação!


Tiradas as fotografias e apreciada a beleza da Gruta e do lago, a gente começa a subir de volta a enorme escadaria que acabamos de descer, e assim termina o passeio.



Como já falei lá em cima, a Gruta do Lago Azul fica a 19Km da cidade. Faz sentido conciliar num mesmo dia esse passeio da Gruta (de manhã cedo) com o da Estância Mimosa (de tarde), que não fica muito longe. 


Se você já tiver ido à Estância Mimosa, pode preencher o resto do seu dia com um passeio super relaxante, proveitoso e barato ao Balneário Municipal, como eu expliquei aqui


Nós já visitamos várias grutas e cavernas mundo afora, dos mais variados tipos e tamanhos, e ficamos bem impressionados com esta - na verdade, foi a única que eu conheci com um imenso Lago Azul dentro kkkkkk - será que existem outras assim no mundo? Não sei, mas essa está aqui no Brasil, bem pertinho, e todo brasileiro deveria ter a oportunidade de conhecer as belezas do nosso país!


Infelizmente, não é um passeio para crianças pequenas: a idade mínima é 5 anos. Também não é um passeio para pessoas com problema de mobilidade, já que a única maneira de chegar lá é descendo uma bruta escadaria!


O que levar nesse passeio: tênis, repelente, protetor solar, dinheiro, máquina fotográfica, roupa leve...

Você conhece a Gruta do Lago Azul? Ficou tão impressionado quanto nós??? Conte pra gente a sua opinião!

* Visitamos a Gruta do Lago Azul em Bonito a convite da Gruta e da agência de viagens H2O, que foi nossa parceira nesta viagem. 

Se você se interessou por este passeio e quer saber mais detalhes, e o preço dele, clique aqui.

Como já expliquei em detalhes no primeiro post desta série sobre Bonito, os preços são tabelados e você só pode fazer os passeios através de uma agência de viagens, que emitirá o seu voucher digital. Nós recomendamos muito a H2O Ecoturismo, que apoiou a nossa viagem e nos prestou um ótimo serviço :-)



Veja aqui alguns vídeos de nossas aventuras por Bonito:
https://www.youtube.com/watch?v=DnJU4UZe5Q4
https://www.youtube.com/watch?v=cUqK_NLlYps



Confira as tarifas reserve sua estadia em Bonito:



Leia também:

* Estância Mimosa com almoço - passeio de trilha com cachoeiras


Para ler mais, todas as nossas postagens sobre Bonito estão organizadas aqui.


Veja as nossas fotografias desta viagem no Instagram @claudiarodriguespegoraro, nas hashtags #PVemBonito ou #felipeopequenoviajante.


Assista todos os minifilmes das nossas aventuras no Facebook. Os videoclipes você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal!

No Twitter, procure por @pequenoviajante. No Google+, você nos adiciona aqui. Não esqueça também de curtir a nossa fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Você também nos encontra aqui:


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

8 comentários:

  1. Eu conheci!!! Mas já faz mais de 10 anos e claro que a máquina fotográfica era uma porcaria e não tenho nenhuma foto com a lagoa azulzinha rs. Aliás, acho que ainda era daquelas máquinas de filme!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala, Fernanda! Fizemos uma viagem incrível pela Índia em 2004, só com máquina de filme de rolo :-(

      Excluir
  2. Interessante você comentar sobre a melhor hora pra ver e o melhor jeito de tirar foto. Um amigo do trabalho já foi duas vezes para Bonito e disse que o passeio que ele menos gostou foi esse, justamente porque não viu a tonalidade azul tão marcante. Dizendo ele que o guia explicou que tem a melhor época para ver a lagoa como aparece nas fotos da Internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ter uma época mais apropriada mesmo, assim como no Abismo Anhumas, quando o sol entra lá dentro, mas esse tom azul a gente vê o ano todo, só que tem que ser antes do meio-dia!

      Excluir
  3. Que lugar lindo!

    Vou colocá-lo nas minhas pretensões de viagens! =)

    ResponderExcluir
  4. Amei o seu blog. Entrei aqui pesquisando sobre Bonito.
    Eu e minha família pretendemos ir e achei dicas valiosas aqui. Amo viajar!! Obrigada 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem bom que tu encontrou o blog, Andréa! Tem um monte de dicas de Bonito por aqui, vários posts daquela viagem! Boa viagem!

      Excluir