Menu

Booking e a garantia de menor preço, como fica?

Booking e a garantia de menor preço
Booking e a garantia de menor preço
Uso o Booking há anos para as nossas reservas de hotel/pousada, no mundo inteiro, e nunca tive qualquer problema com eles.  

Pois não é que, no final de semana passado, tive uma grande decepção? (logo sanada)

Aconteceu o seguinte: fomos passar o feriado em Colônia do Sacramento, no Uruguai, e fizemos, pelo Booking, uma reserva na Posada El Viajero

Como a primeira coisa que eu sempre verifico é se o hotel cobra pela hospedagem de criança, fui direto ver isso, e eles informavam que crianças até 3 anos seriam acomodadas gratuitamente. 

Pois não é que, feita a reserva, e informados de que necessitaríamos uma caminha extra para o Felipe (ou até um colchonete), recebemos um e-mail informando que o único berço/cama extra infantil de que eles dispunham já estava reservado para outra criança naquela noite!?!

Mas como assim?

Se eles têm apenas uma caminha infantil, não deveriam informar no site do Booking que as crianças serão acomodadas gratuitamente!! E ainda nos ofereceram um quarto triplo, por um preço bem maior! 

Já achei um abuso...

Mas isso não foi o motivo da minha decepção. O que realmente me frustrou (e indignou, e enfureceu, pois odeio me sentir feita de boba) foi o seguinte:

Chegamos no hotel e, na recepção, a moça nos cobrou U$70, assim como cobrou tal valor de um outro casal que estava chegando junto conosco. Paguei feliz da vida, pois na reserva havia constado que o valor era U$85. Até aí, só aplausos. 


Ocorre que, minutos depois, eu já havia inclusive concluído o pagamento, vem a moça me "informar" que eu teria que pagar mais U$15, pois na nossa reserva, feita pelo Booking, havia constado o valor de U$85. 

Eu então perguntei, afinal, qual era o valor da diária, cobrado de todos os hóspedes, e ela me informou que o valor era U$70, mas nós teríamos que pagar U$85 pois havíamos feito a nossa reserva pelo Booking.   

Mas como assim!?!

Até onde eu soubesse, o Booking tinha a "garantia de menor preço"! Então quer dizer que, como fiz a minha reserva pelo site, teria que pagar 15 dólares a mais?!? 

E-xa-ta-men-te!

Ainda perguntei "e se eu tivesse chegado no balcão e pedido um quarto, quanto pagaria?" - resposta: U$70. 

"E se eu tivesse feito a reserva pelo Hostelworld?" Resposta: U$70. 

E aí, Booking, como fica a tal "garantia de menor preço"? Agora é garantia de "maior" preço??


UPDATE

Depois que reclamei, o Booking se ofereceu para devolver os 15 dólares de diferença (desde que eu apresentasse a nota, que eu obviamente não guardei!) - isso é o que eu chamo de bom SAC - voltei a confiar!

Taí um exemplo de bom atendimento ao cliente: ganharam a cliente de volta com uma medida tri simples e justa! E nem vão precisar pagar, porque eu não tenho a nota para mandar, mas me deixaram satisfeita!

E você, diga aí - como é que você costuma fazer as suas reservas de hotel?

Já teve alguma experiência desabonadora de algum destes sites de reservas? Conte tudo, queremos saber!!


Share

Marlon Sandri Pegoraro

Comente este Post:

9 comentários:

  1. Que situação chata!! Também nunca tive problemas com reservas online!
    Geralmente eu e marido fazemos comparações entre Booking.com, Hotwire (http://www.hotwire.com/) e Priceline (http://www.priceline.com/)
    os dois ultimos dão opções de reserva sem saber o nome do hotel (mas sabendo as estrelas do hotel, amenidades disponíveis e avaliação do tripadvisor pra vc ter uma ideia do que está reservando).. com um pouco de coragem e paciência para pesquisar, é possível fazer bons negócios assim =)

    ResponderExcluir
  2. Oi Claudia!
    De uns 6 meses pra cá, eu desisti do booking.com. Além dos preços (também tive algumas surpresas com as tarifas de balcão), notei que o Agoda e o Expedia oferecem mais opções de hotéis e algumas promoções. E o Agoda ainda tem um "programa de fidelidade", para obter descontos nas próximas reservas.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que revoltante.

    Eu costumo pesquisar no booking e no hoteis.com, até então não tive problemas. Eu costumo compará-los com o site do hotel tb.

    ResponderExcluir
  4. Olá. Eu pesquiso no e-booking, mas sempre ligo diretamente pro hotel e pra pousada pra verificar se há preço menor ou alguma promoção. Já deu certo. Agora com tua informação, mais um motivo pra continuar fazendo! :(

    ResponderExcluir
  5. Oi Cláudia! Queria deixar aqui dois relatos de problemas que tive com o booking, mas que fui surpreendida pelo atendimento que tive.

    Caso 1: fiz uma reserva em Campos do Jordão a um preço ótimo no feriado mais caro da cidade. O preço era bastante destoante dos demais hotéis e fiquei feliz da vida. No dia seguinte o hotel me ligou para dizer que o booking fez um erro e que na verdade o quarto não estava disponível. Me ofereceram ir em qualquer outra semana aquele preço. Fiquei chateada e mandei um e-mail pro booking. No mesmo dia eles entraram em contato com o hotel e me disseram que na verdade o erro foi do hotel que não pode deixar um quarto disponível no booking e reservá-lo por fora. Por isso o hotel seria obrigado a me dar o quarto na data do feriado ou oferecer outro hotel com o mesmo preço. Conclusão: o hotel quis dar uma de espertinho, reservando por fora pois com certeza conseguiu um preço maior. Mas no final deu tudo certo e meu feriado foi ótimo.

    Caso 2: reservei um hotel (Comfort Inn) sem pré-pagamento em NY pois estava escolhendo entre alguns. O hotel porém me cobrou no cartão de crédito USD 300. Lá fui eu reclamar com o booking que entrou em contato com o hotel e descobriu que houve um erro pois o hotel confundiu as datas e cobrou um no show. Ficaram de estornar. Esperei um mês e nada. O booking tentou diversas vezes junto ao hotel que não estornou. Por isso, o próprio booking depositou na minha conta o valor creditado, inclusive com o IOF.

    Fiquei muito contente com esse atendimento do booking pois mesmo com erros dos hotéis, eles resolveram os problemas. Por isso eu pesquiso em diversos sites hotéis, mas acabo sempre reservando pelo booking pois problemas sempre podem ocorrer, inclusive por culpa dos hotéis, e sei que o booking me atenderá muito bem em caso de problemas.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Pois é, pessoal, no nosso caso, ficou claro para mim desde o início que o erro foi do hotel, porque eles certamente repassaram para o Booking o preço maior e, com a suba do dólar, baixaram o preço de balcão, causando o nosso problema.
    Acho que eles deveriam ter ficado quietos e nos cobrado os mesmos U$70 que estavam cobrando dos outros clientes - mas não, reconheceram o erro mas insistiram que nós tínhamos que pagar a mais!
    Fiquei mais chateada pq nem me preocupava antes em pesquisar, confiava que no Booking eu teria sempre as melhores ofertas!
    Mas sabe que fiquei bem satisfeita com o atendimento do Booking, e lembrei que numa outra oportunidade, em Vientiane, no Laos, já tivemos um problema que tb foi resolvido satisfatoriamente por eles!
    Recentemente, tivemos que cancelar umas reservas em Búzios e eles tb fizeram o meio de campo com o hotel para que pudéssemos usar os valores já pagos como crédito em futuras hospedagens, o que achei bem bacana...enfim, acho que o erro do hotel não pode desabonar o Booking, né?
    Mas vale a pena ficar sempre de olhos abertos antes de fechar a reserva, conferir em outros sites, como Hostelworld, Expedia, Agoda (são esses os que nós mais usamos)!

    ResponderExcluir
  7. Eu já tive problema com o Booking, foi complicado...
    Nosso vôo de Barcelona para Porto foi cancelado, passamos o dia trancados no aeroporto até conseguir modificar a passagem para Santiago de Conpostela.
    Era tarde (passava das 22h), fiz a reserva de hotel rapido pelo Booking.
    Qdo chegamos no B&B, tudo fechado!!! Ninguém abria a porta. Consegui um telefone emprestado com alguém que passava na rua e soube que o check in era só até 21h!!!!!! Como eles confirnam uma reserva feita após 22h se o check in era até 21h?
    Era 1 da madrugada, chovia, estava frio e nós ali na rua com uma criança de 1,5 anos! Caminhando tentamos outros hoteis e nada.
    Mas foi aí que a solidariedade humana surpreendeu. Chamei um táxi usando o telefone de uma moça que namorava num carro. Logo chegaram vários taxistas, fizeram uma reunião e decidiram nos levar num hotel que estaria aberto e que não seria tão caro.
    Foi emocionante o carinho dessas pessoas. Deu tudo certo.
    Com o Booking? Recebi pedido de desculpas e oferecimento para cobrir custos no B&B, caso tivessemos tido.
    Enfim, no final deu tudo certo, mas foi com emoção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Gabriela, isso que eu gosto no Booking - não foi só uma vez que tivemos algum problema com hotel reservado, mas sempre que aconteceu através do Booking, eles resolveram pra gente, pediram desculpa, devolveram dinheiro...enfim, é raro hoje em dia encontrar uma empresa online que reconheça erros e tente resolver :)

      Excluir
  8. Uma coisa que já aconteceu comigo váaariassss vezes no Booking é eu fazer a reserva por um valor x, aí na pesquisa de algum hotel que eventualmente esteja faltando eu resolvo dar uma espiadinha no preço do hotel que eu já reservei e descubro que ele está mais barato. Aí eu entro na reserva, clico naquela opção de informar que encontrei preços mais baratos, informo os dados, mas o serviço de mensagem do booking é tão lento que quando eles vão analisar (4 ou 5 dias depois) o preço mais barato já saiu. Depois de perder alguns descontos umas três ou quatro vezes, o que eu faço agora é, na hora em que eu encontro o preço mais barato, eu ligo imediatamente pro call center do booking. E tem funcionado. Como eles precisam acessar o link do preço mais barato, não adianta printscreen nem nada. Então, fica a dica! Abç, Maria

    ResponderExcluir