Menu

dicas da serra & litoral do Rio de Janeiro das amigas viajadas e do pequeno Pedro

Esse mundo virtual é muito legal mesmo! Foi só contar que a gente está de viagem marcada para o Rio de Janeiro que as amigas virtuais super viajadas já me deram muitas dicas legais.

Veja aqui.

Então, para tentar organizar essas dicas preciosas, vou colocá-las aqui, com a autorização das queridas Thaíssa Chagastelles e Marisa Bertoldo, na seção das viagens dos amigos. As amigas Pri Hargreaves e Mariana Arantes Moreira também me prometeram dicas - assim que elas me repassarem eu compartilho com vocês!


Para início de conversa - e antes que me chamem de louca - preciso esclarecer que já conhecemos bem a cidade do Rio de Janeiro. Cresci indo para o Rio de ônibus nas férias de julho com a minha avó. A gente ficava em um apartamento alugado em Copacabana e eu amava! Lembro de passeios à Ilha de Paquetá e de barco (todo mundo vomitando, kkkkkk...) e, em especial, do parque de diversões Tivoli, que era a minha grande paixão e soube recentemente que foi desativado há muito tempo, snif! 



Voltamos ao Rio, eu e o Peg, em setembro de 2006, e essa foi a nossa última e deliciosa visita à cidade maravilhosa. Fomos ao Corcovado e ao Pão de Açúcar, passeamos no centro, na Lapa, na Barra da Tijuca e em Santa Teresa (de bondinho!). Vimos o Copacabana Palace e o pôr do sol no Arpoador. Pegamos praia em Ipanema, Leblon, Copacabana...comemos petiscos com chope em todos os botecos de Ipanema e tomamos sucos em todas as lancherias do Leblon. Vimos muitos artistas e gente famosa (eu vi mais que o Peg, mas ele me ganhou ao ver o "Beiçola"!), mas não pedimos nenhum autógrafo. Entramos em muitas livrarias, nos hospedamos num hostel em Ipanema que não aceitava hóspedes brasileiros, vimos um assalto e não fizemos nenhum "favela tour", embora a insistência. Fomos ao teatro morrer de rir com "Os Monólogos da Vagina" e fizemos toda a volta na Lagoa caminhando (que pernada!). Conhecemos Botafogo, quando visitamos minha amiga Alice, que hoje mora no Leme, que eu não conheci. Faltou o Jardim Botânico, que dizem ser lindo, e o Maracanã. Estouramos de comer na churrascaria Porcão. Enfim, foi uma viagem divertidíssima, já estávamos nos sentindo "locais" na zona sul. 





Então, agora, resolvemos voltar ao Estado do Rio, desta vez com o nosso pequeno viajante a tiracolo, mas não queremos ficar só na capital, queremos conhecer a serra e o litoral, a tal "região dos lagos", como eles chamam.

Lembro, das viagens da minha infância, do Museu Imperial, em Petrópolis, e de um passeio de escuna a Búzios. É lá que eu quero voltar, dentre outros lugares (Trindade, Ilha Grande, Rio das Ostras, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Niteroi - para ver o MAC, Teresópolis e Itaipava) - precisaria de um mês de férias para ver tudo o que eu quero!

O Peg já conhece Parati e Angra dos Reis, no litoral sul - vai ter que voltar comigo!

Assim que o nosso roteiro for se definindo, vou compartilhando por aqui, e aceitamos todo tipo de dicas!

desta vez, quero cruzar esta ponte, e conhecer o museu abaixo de perto!


Por enquanto, só compramos as passagens aéreas, com milhas - na verdade, toda a idéia da viagem surgiu justamente porque nós tínhamos milhas prescrevendo e queríamos gastá-las de qualquer jeito antes de perdê-las! Assim foi que "nos obrigamos" a esta viagem...

Ainda não traçamos um roteiro, não pesquisamos pousadas e nem alugamos carro. Dicas???

por enquanto, só os vôos estão garantidos...


Dicas da Marisa Bertoldo e do seu filhote Pedro, de 3 anos:

A Marisa tem um filhote da mesma idade do Felipe (4 anos em maio), o Pedro.

Seguem as dicas dela:

Oi Claudia, nós fizemos viagens separadas; uma para o litoral norte (Arraial do Cabo e Búzios) e outra para o litoral sul (Trindade, Paraty, Angra e Ilha Grande), nessas nem entramos no centro do Rio, saímos direto do Galeão.

Bom, nós fizemos o roteiro priorizando mergulho, então quando fomos para o Norte, saímos pela Rio-Niterói e ficamos em Arraial do Cabo, nos hospedamos na casa da pedra, são casas com cozinha, na encosta, (dá para fritar um peixe, comprado fresco no porto, olhando as tartarugas...e tem um pier que o barco pode te pegar para um passeio, só não tem areia...), agora com o Pedro nós gostamos de hospedagem com cozinha, mas tem uma pousada no Pontal do Atalaia (pôr do sol lindo), acho que o nome é Sentinelas do Mar, que eu achei bem localizada, mas não conheço os serviços. Adoramos Arraial, vimos até um submarino, a vida marinha é muito abundante, mas a água é gelada, tem que levar roupa de mergulho até para superfície. Seguimos para Búzios direto, Cabo Frio eu acho muito urbana e sem graça...

a família viajante, na Baía de Angra dos Reis

o pequeno viajante Pedro na piscininha natural do Cachadaço, em Trindade

Búzios é mais chique, tem a rua das pedras, algumas praias têm água mais quentinha, adoramos João Fernandes e João Fernandinho, tinha muitas estrelas do mar, ficamos na Pousada Amancay (comprei as diárias num site de compras coletivas e achei um bom custo-benefício), o carro é fundamental, tem uns mirantes no passeio que se faz para ir até a praia da ferradura que são lindos.

Na viagem para o litoral sul pegamos a avenida Brasil e fomos até Ilha Bela, SP, depois fomos voltando e parando, em Trindade tem a piscina natural do caixadaço que nós adoramos.

Paraty é linda e tem charretes para passear, porque nosso pequeno não é muito parceiro para horas de caminhada, a praia é poluída, mas tem passeios de barco pela baía.

A cidade de Angra é feia, só vale a pena se forem fazer passeios pelas ilhas, que eu recomendo, nós ficamos na Pousada Jamanta, pé na água...não tem areia, e fizemos um passeio de escuna e outro de lancha, que foi maravilhoso, o pessoal da pousada agenda, o Pedro até pilotou a lancha do Seu Carlão.
Nós ficamos 2 noites em Ilha Grande, fomos com o catamarã, deixamos o carro num estacionamento, não aproveitamos muito porque o Pedro era muito pequeno e lá tem trilhas longas...mas lá também os passeios de lancha são tudo de bom, aliás na baía de Angra eu queria era ter uma lanchinha...
  
calçamento de pedra irregular em Parati (já vi que não adianta levar carrinho!!!)

Pedrinho amou pilotar a lancha do Seu Carlão!


Dicas da Thaíssa Chagastelles:

A Thaíssa é uma carioca que, há pouco tempo, me pediu dicas de NYC. Na volta, eu, que não sou boba, pedi a ela dicas do Rio, que ela, orgulhosa de onde vive, logo nos deu:

Se vocês começarem por Niterói, o ideal seria seguir para a Região dos Lagos depois (que é caminho). Ou vocês podem sair do aeroporto e já subir para Petrópolis (o caminho da serra é muito perto do aeroporto!), depois ir para a Região dos Lagos, passar em Niterói e seguir em direção a Angra, Ilha Grande, Parati.

Vou falar um pouco das cidades. Algumas eu conheço mais, outras um pouco menos!

Região Serrana:

1- Petrópolis (em uma hora você vai do Rio até lá): é uma cidade super gostosa! Vocês precisam ir! A cidade é pequena, mas cheia de coisas para conhecer. Tem o Museu Imperial, Catedral, Casa de Santos Dumont, Palácio de Cristal, Quitandinha, Casa dos Sete Erros, Cervejaria Bohemia (ainda não fui...mas é estilo as que existem na Europa que você conhece o processo e degusta...parece ser bem legal!). Em um dia você conhece bastante coisa...mas acho essa cidade super gostosa para vocês dormirem! Para comer tem a Casa do Alemão e Pavelka, com croquetes e comidinhas alemãs.

2- Teresópolis (o caminho desde Petrópolis passando por Itaipava é lindo. Itaipava em si não tem muita coisa, só restaurantes): Teresópolis em si é mais para curtir natureza. Por isso, estando lá o ideal seria ir no Parque da Serra dos Órgãos e curtir algumas trilhas. Dormir lá é uma delícia...comidas gostosas e climinha frio gostoso (frio para nós cariocas, claro!rs).

3- Nova Friburgo: eu gosto muito da cidade...mas não é essencial passar por aqui. Tem natureza por perto (em Lumiar) e muitas e muitas lojas de roupas íntimas. A cidade é conhecida por isso.

Região dos Lagos:

1- Búzios: uma delícia de cidade...eu, todos os cariocas e argentinos amamos de paixão! Aqui uns 2 dias é o mínimo. Praias e mais praias existem. A mais badalada é Geribá, mas não é a mais bonita. Uma dica é andar até o lado direito de Geribá e ir à Praia da Ferradurinha (precisa fazer uma trilha pequena). Tem praia da Tartaruga, de João Fernandes, Azeda e Azedinha etc. À noite, tem que passear pela Rua das Pedras e Orla Bardot.

2- Cabo Frio: realmente não tem tantas coisas. Mas, no caminho, vcs podem dar uma passadinha de carro, visitar o centrinho histórico e as dunas.

3- Arraial do Cabo: a cidade tem os melhores pontos de mergulho do Rio e praias super bonitas. Eu não conheço direito, mas acredito que um dia tá bom.

Região Angra/Parati (essas cidades de agora ficam do outro lado, passando da cidade do Rio):

1- Angra: realmente a cidade não tem nada, a não ser que você tenha uma lancha. Porque as praias de Angra são ruins. Ou se você ficar num resort. Por isso o ideal é estacionar o carro em Mangaratiba ou Angra e partir para Ilha Grande de barco.

2- Ilha Grande: linda, linda, linda. Fiquem uns dois dias por aqui, no mínimo. O centrinho é Abraão. Tem muitos lugares para acampar em outras praias, mas em Abraão tem hotéis super tranquilos e uma infra de restaurantes. Visitar Lopes Mendes, uma das praias mais bonitas do Brasil. Vocês podem fazer um passeio de barco por algumas praias (qualquer agência vende) e fazer trilhas (existem várias, de diversos níveis para várias praias). Se por acaso vocês não tiverem muito tempo, existem alguns passeios de lancha que saem de Angra e visitam Ilha Grande (mas não é tão bom como ir até lá!).

trilha em Ilha Grande

3- Parati: fica logo depois de Angra. Imperdível também! Cidade tem cachoeiras, praias muito lindas (na cidade ao lado chamada Trindade) e um passeio de barco clássico que todo mundo faz. À noite passear pelo centrinho todo em pedra é demais! Ah, e a cidade é super famosa por suas cachaças!

do lado desta igrejinha de Parati saem os passeios de barco

 4- Visconde de Mauá: a cidade é super delícia. Tem um circuito de cachoeiras deliciosas e fica perto do parque de Itatiaia se quiser passar por lá. Ao lado fica Penedo...uma cidade pequena que tem a casa do Papai Noel (se vocês vierem com o pequeno!) e é uma delícia para comer à noite. Fondues, chocolate!

passeio de quadriciclo pelos morros e cachoeiras de Penedo


E você, tem alguma sugestão do que ver/fazer/comer/ficar na região serrana do Rio, ou nos lagos ou ainda no litoral sul?

Veja fotografias das nossas viagens no Instagram, em #felipeopequenoviajante.

Assista todos os minifilmes das nossas aventuras no Facebook. Os videoclipes você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal!

E não esqueça de curtir a nossa página no Facebook, para acompanhar as nossas aventuras "ao vivo"!

Você também nos encontra aqui:


Share

Marlon Sandri Pegoraro

Comente este Post:

6 comentários:

  1. Opa falou de serra + rio falou comigo.. Sou de Teresópolis! E adorei ver minha cidadezinha sendo falada nesse maravilhoso blog.
    Quando vier aqui me fale, que tal uma guia por um dia? rs
    Beijos
    Lilia

    ResponderExcluir
  2. Lilia, que legal! Se soubesse teria te pedido dicas também! Aliás, elas são sempre bem vindas!!! Se puder, deixe aqui embaixo as suas diquinhas!!! E tire a minha maior dúvida, que é justamente sobre Teresópolis: no Parque Nacional da Serra dos Órgãos existem trilhas curtinhas, light, que possam ser feitas por crianças de 3 anos? E é possível se hospedar lá dentro do parque mesmo, ou é melhor ficar do lado de fora? O que vc recomenda? obrigada, bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlon, desculpa só ter visto agora... Sobre as trilhas, existem sim umas light, mas mesmo assim acho que 3 anos ainda é muito novo. Espere mais um pouquinho, rsrs. Dentro do parque ainda não há hospedagem, tem outro hotel que eu recomendo e muito que é o Hotel Alpina.
      Qualquer coisa me fala.
      Beijos!

      Excluir
    2. Lilia,
      Acabamos fazendo várias trilhas curtinhas lá no PARNASO, tá tudo aqui, olha: http://felipeopequenoviajante.blogspot.com.br/2013/08/petropolis-e-teresopolis-com-criancas.html
      Bjos

      Excluir
  3. Pessoal, a Thaíssa, co-autora do post, respondeu algumas dúvidas minhas, com várias novas dicas - segue:

    - Teresópolis tem vários níveis de trilha dentro do parque Serra dos
    Órgãos. Não sei se vc já viu este site, mas aqui lista as trilhas e
    fala o nível de dificuldade
    (http://www.icmbio.gov.br/parnaserradosorgaos/guia-do-visitante.html).
    Além de trilhas, há outras opções de passeio. Eu ainda não sou mãe e
    não entendo tanto o pique de uma criança (rs), mas acho que nas
    trilhas leves com certeza o Felipe se sairá muito bem!!! Quanto à
    hospedagem, quando eu fui fiquei hospedada fora do parque mesmo, mas
    perto do centrinho e dos restaurantes. Mas acho que os dois devem ser
    bons. Só não sei se há muita hospedagem mais em conta dentro do
    parque.

    - Ilha Grande tem várias e várias trilhas. Na informação turística de
    Abrãao eles dão uma lista com a dificuldade e duração de cada uma das
    trilhas. Eu lembro que fiz uma que era mais puxadinha pq tinha subida
    e levou umas 2 hrs...mas que valeu muito a pena. Mas se não for para
    fazer trilha, tem vários passeios de barcos que levam às praias. Tem
    bastante criança por lá pelo que me lembro. Existem diferentes tipos
    de barcos que levam até Ilha Grande e o tempo de viagem depende de
    onde vc vai sair (Mangaratiba, Angra). O que eu costumo ir, de
    Mangaratiba, leva 1:15 hr +-.

    - O passeio de Parati sai do lado da Igreja. Visita umas 4 praias +-,
    bem bonitas. Existem vários barcos que fazem e o passeio é mais ou
    menos o mesmo trajeto e o preço tb. Qd eu fiz dei um pouco de azar pq
    choveu no meio, mas eu gostei bastante. É bom para conhecer algumas
    belezas de uma única vez.

    Quanto ao roteiro, acho ótimo. Escolheu só cidade boa! Visitar
    Niterói vai ser ótimo, afinal de lá vc tem uma das vistas mais lindas
    do Rio (sim, uma pequena rixinha entre Rio e Niterói é que nós dizemos
    que o melhor de Niterói é a vista do Rio).
    Ah, terminar em Búzios é o que há!! Minha avó tem casa lá, então
    cresci indo sempre para Geribá, João Fernandes, Tartaruga... Quando eu
    era criança adorava essas duas últimas que tem água calminha. Geribá
    tem ondas e é bem gelada, para criança não é tão gostosa assim!

    Eu não sei a data que vc vem, mas fica de olho para não coincidir com
    a FLIP em Parati (feira literária). Apesar de ser maravilhosa, a
    cidade fica lotada e super cara. Acho que é julho normalmente.

    ResponderExcluir