Menu

você sabe o que é a "thanaka"?

A thanaka, também chamada de thanakha (com 2 "h"), é uma pasta tipicamente produzida na antiga Birmânia, hoje Mianmar

Feita de madeira moída e misturada com água, a thanaka é utilizada em grande escala como produto cosmético, por mulheres e meninas, principalmente, mas também pelos homens e meninos.

Passeando em Burma, é impossível não notar todas aquelas pessoas com as bochechas amareladas.

Inicialmente, pensamos que se tratasse de um costume relativo à religião, pois nunca tínhamos visto nada parecido, mas acabei perguntando a uma moça em um mercado e ela logo quis que eu experimentasse. 

Elas afirmam que a thanaka é um ótimo produto de beleza (além de ser muito barato) - serve como protetor solar, amacia e clareia a pele, é refrescante e melhora a acne.





Utilizada em Mianmar há mais de 2000 anos, a thanaka continua com tudo!

Eles explicam que uma árvore precisa ter pelo menos 35 anos para dar madeira boa o suficiente para a thanaka, que é vendida tanto em pedaços de madeira (que elas mesmo moem), em pó ou já em pasta pronta.

Ela tem um cheirinho parecido com o de sândalo, e pode ser aplicada no corpo inteiro, e principalmente nos braços e no rosto, em diferentes desenhos, especialmente no formato de rodelas nas bochechas ou folhas.




Na nossa visita à Birmânia, em 2011, encontramos muita gente usando a thanaka, especialmente crianças - as mães adoram passar o creminho nos seus filhotes!

Experimente você também!!!





Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: