A gente sempre ouve falar o quão importante é a rotina para qualquer criança.
Embora tenhamos nos esforçado (ok, um pouquinho só), o Lipe NUNCA teve uma rotina fixa. Como acredito piamente que as crianças aprendem o que elas vivenciam, acho até que ele já se acostumou com a falta de rotina que é a nossa vida, e talvez nem se adaptasse mais a uma rotina muito rígida.
Claro que, sempre que estamos em casa, os dias dele são mais ou menos iguais, mas como pouco ficamos em casa...
Resultado disso é que, mesmo quando tentamos ter uma rotina levemente definida, ele acaba temperando o cotidiano com pequenas aventuras, só para não perder o costume...
se vamos à pracinha, o brinquedo preferido é a escalada
visitinha de rotina à dentista...
tem de ser seguida de uma escalada do escorregador!
até se a brincadeira é no pátio de casa...
o pequeno viajante acaba encontrando filhotinhos de passarinho para "ajudar" a aprender a voar!
a visitinha de rotina ao barbeiro Davi...
também acaba virando diversão!
E eu fico pensando: se a rotina é importante para que as crianças se sintam seguras, será que é possível criar uma criança segura sem rotina? Com muito carinho, com a certeza de que o papai e a mamãe vão estar sempre ali, explicando para ela tudo o que acontece...será que a ausência de rotina não pode ser compensada de outras formas?
O pequeno viajante, apesar de ser um pestinha, de todos os defeitos que ele possa ter, insegurança com certeza não é um deles!
Me atrevo até a cogitar que foi justamente a falta de rotina que acabou tornando o Lipe tão independente, sem contar o inestimável benefício dos anticorpos...
Comente este Post:
0 comentários: