Canadá de motorhome: roteiro de viagem de 13 dias em família, passando por Vancouver, Calgary, Banff, Lake Louise e Jasper, nas Montanhas Rochosas Canadenses
* Texto e fotos de Ana Cristina Dias Netto Alves
Somos Ana Cris e Samuel. Amamos viajar e nos inspiramos muito nas aventuras da Claudia e do Peg.
Fizemos nossa 1ª viagem de motorhome em 2019/2020 pela Califórnia com nosso filho Pedro, que, na época, tinha 16 anos.
Desta vez, pegamos uma promoção imperdível da Motorhome Trips para realizar um sonho - conhecer as Montanhas Rochosas do Canadá - dessa vez somente eu e Samuel, pois Pedro (hoje com 22 anos) não teria férias do estágio.
Pegaríamos o motorhome em Calgary, mas antes aproveitamos para conhecer Vancouver.
Leia mais aqui: Canadá
![]() |
| Canadá de motorhome |
![]() |
| Montanhas Rochosas Canadenses |
Roteiro de 13 dias no Canadá
Saímos de São Paulo dia 06/07/2025 à noite. e chegamos no meio da tarde do dia 07/07 em Vancouver.
Fomos de Uber para o nosso hotel super bem localizado em Vancouver: Barclay Hotel. Ele fica situado no centro da cidade, apenas a 1,5Km do Stanley Park.
Fizemos muitas coisas caminhando. A cidade é plana, com calçadas largas e limpas, super arborizadas - um convite para caminhadas!
Aproveitamos que anoitece após as 22hs no verão e fomos caminhar pelo bairro e jantar.
Vancouver é uma cidade moderna, cheia de jovens, gente bonita, alto astral. A maioria dos carros são elétricos, e mesmo na hora do rush não se ouve barulho de motor.
![]() |
| Vancouver |
No dia seguinte (08/07/2025), fomos caminhando até Coal Harbour, um tipo de baía onde pousam hidroaviões, próxima ao Stanley Park (que é imenso e foi nomeado o melhor parque do mundo em 2014).
Depois caminhamos até ao Canada Place, prédio lindo com telhado branco em formato de velas. Lá funcionam várias coisas: o terminal de cruzeiros para o Alasca, o Vancouver Convention Centre, o hotel Pan Pacific e a atração simuladora FlyOver Canada (tipo o Soarin da Disney). Jardins lindos, restaurantes e cafés transados, várias esculturas e obras de arte a céu aberto.
Me encantei com a diversidade de pessoas: indianos com turbantes e barbas, mulçumanas com véu, muitos asiáticos (as mulheres se protegendo do sol com roupas de mangas compridas, luvas, óculos escuros, chapéus e sombrinhas), bandos de jovens barulhentos e felizes (nitidamente estavam fazendo intercâmbio).
Caminhamos até o bairro Gastown, com prédios de tijolinhos com sacada super charmosos, restaurantes, lojinhas de souvenirs e passamos pela estação de trem Pacific Central Station - um prédio lindíssimo, pelo relógio a vapor (Water St. esquina com Cambie St.).
Almoçamos num restaurante com ótimo custo-benefício: Old Spaghetti Factory.
Nossa programação era ir para o Parque Capilano curtir o pôr do sol, mas começou a chover. Capa de chuva e bora andar pelo bairro. Voltamos ao Canada Place e fomos no simulador FlyOver - uma viagem por todas as regiões do Canadá. Valeu super!
A chuva passou e continuamos caminhando e nos perdendo pelas ruas de Gastown e nos arredores do nosso hotel.
Dia 09/07/2025 amanheceu chovendo, chovendo MUITO! Esperamos diminuir a chuva e fomos de Uber até Granville Island, que fica numa ilha ligada ao continente por uma ponte e por isso pode ser acessada de carro e também de barco.
Originalmente era uma área industrial de serrarias e fábricas, mas a ilha foi transformada em um ambiente cultural moderno e vibrante com muitos restaurantes de frutos do mar (almoçamos em um desses e comemos fish and chips), ateliês de costura, galerias de arte, lojas de artesanato e o Public Market (Mercado Público) enorme, repleto de produtos frescos - me encantei com as frutas!
Compramos morangos enormes e deliciosos. No mercado também há cafés, sorveterias, docerias e comidas de diversas nacionalidades. Compramos doces e comemos nas escadarias do mercado, na frente do mar, vendo as gaivotas, os barcos e a cidade na outra margem.
Em Granville há uma fábrica de cimentos onde a dupla brasileira de grafiteiros Os Gêmeos (Gustavo e Otávio Pandolfo) fizeram, em 6 silos industriais de 23m de altura, uma pintura denominada Giants: 6 personagens amarelos gigantes. Esta obra se tornou o cartão postal da ilha. Dá um orgulho em ser brasileira, né?
Na volta, pegamos o Aquabus - pequenos barcos coloridos que oferecem transporte rápido com a possibilidade de ver a cidade pela água.
Passamos por Yaletown, Olympic Village e Science World.
Paramos no Stanley Park e fizemos a Seawall - uma trilha pavimentada à beira-mar, ao redor de todo o parque, até o Totem Poles - local com vários totens da cultura indígena.
Durante a caminhada, há vistas panorâmicas da ponte Lions Gate e das montanhas, além de tropeçarmos em vários gansos canadenses, aqueles que fazem longas migrações.
Na volta pro hotel, paramos num restaurante coreano. Jovens animados comemoravam um aniversário.
No dia 10/07/2025 voamos para Calgary e, do aeroporto, pegamos um Uber até o local de retirada do motorhome na locadora Cruise Canada.
A retirada foi super tranquila. O motorhome estava em melhores condições do que o que pegamos em 2019 na Califórnia pela Cruise America.
Passamos num Walmart, abastecemos nossa casinha, almoçamos no Red Lobster no caminho e partiu montanhas.
O pacote que compramos na Motorhome Trips nos deu o roteiro pronto, e as estadias nos campings já estavam inclusas no valor. Seria uma viagem “Nutella”, diferente da que fizemos pela Califórnia, onde tínhamos que nos organizar para os pernoites em campings pagos ou free campings. Dessa vez seria tudo mais fácil!
A nossa 1ª parada foi em Banff. Antes de irmos para o camping, paramos na cidade. Uma belezinha! Super florida, cheia de turistas, lojinhas, restaurantes e hotéis para todos os bolsos.
Nosso 1º camping foi o Tunnel Mountain Trailer Court, com serviços de energia, água e esgoto.
No dia 11/07/2025, a maior surpresa da viagem: Pedro, nosso filho de 22 anos, conseguiu vir nos encontrar. De última hora, mudou de emprego e conseguiu uns dias para nos acompanhar!
Acordamos cedinho e voltamos para Calgary, para pegá-lo no aeroporto. Muito divertido entrar na fila de carros no desembarque com o motorhome...abrir a porta e gritar: "Filho, a mamãe chegou!!" 😂
Na volta, paramos no Lake Minnewanka, antes de chegarmos em Banff.
Na estrada entre Calgary e Banff, após entrarmos na região das montanhas, encontramos vários lagos de um verde azulado impressionante!
Em Banff fomos a uma cervejaria experimentar a cerveja Guinness e a famosa batata poutini.
![]() |
| família completa em Banff |
Dia 12/07/2025 fomos para Lake Louise pela estrada secundária, passando por dentro do Bow Valley.
Estrada cênica, cercada pela floresta, rodeada por lagos e montanhas. Nesse dia fizemos Lake Louise e Moraine Lake.
Pernoitamos no Campground Hardside, com serviço de energia e orientações expressas para não sair do veículo após escurecer, pois havia um urso nos arredores.
Camping ao lado da floresta densa e afastado da cidade.
Noite super escura, céu maravilhosamente estrelado!
Dia 13/07/2025 pegamos a estrada novamente, rumo a Jasper.
Paramos em Bowl Lake, Peyto Lake e Mt Patterson Snow. Muita expectativa na estrada para avistarmos ursos, já que, no verão, eles estão super ativos em busca de comida. Sabíamos que se víssemos carros parados no acostamento seria um sinal da presença de animais e...aconteceu!
ATENÇÃO!!! O QUE SERÁ RELATADO A SEGUIR É EXATAMENTE O QUE NÃO DEVE SER FEITO AO AVISTAR UM URSO!!
Ao passarmos devagar próximo aos carros parados no acostamento, já vi o urso preto bebê na floresta, muito próximo ao acostamento. Samuel parou o motorhome e eu e Pedro descemos correndo com o celular na mão para filmar. Quando nos aproximamos, os outros carros saíram e ficamos só nós 2 no acostamento vendo aquela coisa fofa cheirando o chão à procura de alimento. Tão lindo! Tão emocionante ver um animal tão selvagem em seu habitat...pedi ao Pedro para ir até o motorhome e revezar com o pai, para que ele também pudesse curtir o momento. De repente, percebo um movimento no mato ao meu lado, e instintivamente saí correndo e gritando para que Samuel voltasse ao carro. Era a mãe do bebê fofo!
Jasper também é uma graça de cidade, mais “selvagem” do que Banff.
Na rua principal, vários cartazes alertando sobre ursos e indicando qual atitude tomar ao encontrar essas fofuras = exatamente o oposto do que eu fiz!
Nosso camping em Jasper foi Whistlers Campground (com serviço de energia, água e esgoto), literalmente no meio da floresta, com acesso a vários animais.
O dia 14/07/2025 amanheceu chuvoso e, ao sairmos para ir até a cidade, vimos um lobo no nosso camping, próximo da pista de caminhada!
Fomos até o teleférico, mas, como o tempo estava muito encoberto, decidimos não gastar a grana que era o valor do ingresso.
Passeamos pelos arredores de Jasper, andamos pela cidade, almoçamos num restaurante na rua principal, compramos várias marcas de cerveja local e voltamos pro camping.
Na entrada, vimos alguns alces pastando ao lado das barracas.
Passamos a noite bebendo cerveja e comendo queijo e presunto cru na mesinha ao ar livre ao lado do motorhome.
Friozinho delícia, risadas, papos, vimos o céu escurecer e se pintar de estrelas. Esses são os melhores momentos da viagem!
Dia 15/07/2025 era o dia de voltar para Banff.
No caminho, paramos na cachoeira Sunwapta Falls, e depois fomos para Columbia Icefield, um dos maiores campos de gelo das Montanhas Rochosas Canadenses.
Compramos com antecedência pelo site a experiência, que dava direito a um passeio em veículos especiais de tração 6x6, chamados Ice Explorers, que levam os visitantes para caminhar diretamente sobre a Geleira Athabasca, e também acesso à Columbia Icefield Skywalk - uma plataforma de observação com piso de vidro suspensa a 280m de altura sobre o Vale Sunwapta, oferecendo vistas panorâmicas das montanhas e glaciares.
Nesse local também há um centro de visitantes, com lojas de souvenirs e restaurantes. Foi uma aventura caminhar sobre uma geleira que existe há milhares de anos.
Chegamos em Banff no final da tarde.
Jantamos na cidade. Comemos costela de bisão e estava bizarro de bom rsrsrsrs...
Pernoitamos no camping Tunnel Mountain Village 1 (sem serviços).
No roteiro que compramos, teríamos mais 1 noite nesse camping, mas Pedro queria curtir cidade...já não aguentava mais ficar “no meio da floresta e das montanhas”...coisa de jovem de 22 anos, né?
Então dia 16/07/2025 fomos para Calgary, deixamos o motorhome no estacionamento de um Walmart próximo ao centro e fomos de Uber até a Calgary Tower, prédio mais icônico para vistas panorâmicas em Calgary, com 191m de altura.
Você sobe de elevador e percorre um trajeto com várias placas indicando as atrações a cidade e região conforme a sua posição. Uma parte dela é de vidro no chão, então os mais corajosos podem pisar e olhar pra baixo!
Foi ótimo começarmos a conhecer a cidade por cima, pois escolhemos o que conhecer e já tivemos uma boa noção da geografia da cidade.
De lá, fomos caminhando até a Stephen Avenue, um calçadão histórico de pedestres, repleto de restaurantes, pubs, lojas e arquitetura charmosa - tudo o que Pedro queria!
À noite, voltamos para o Walmart de Uber, para pegar a nossa casinha e dormir no camping Calaway Park Campground (com serviço de energia, água e esgoto).
![]() |
| Calgary Tower |
Dia 17/07/2025 fizemos novamente o esquema de deixar o motorhome no Walmart, almoçamos num restaurante vietnamita e fomos de Uber para o centro.
Pedro, que adora música, descobriu o Canada House, um espaço que oferece showcases, networking e oportunidades de negócios para artistas e profissionais da música canadenses e também há um museu sobre músicos canadenses e instrumentos disponíveis para os visitantes tocarem. Passamos horas lá dentro, Pedro feliz da vida!
Depois fomos caminhar no Prince's Island Park, um oásis no centro, cortado por um rio e cheio de gansos canadenses.
Happy hour num barzinho na Stephen Avenue, pegar nossa casinha e curtir um super por do sol no camping.
Dia 18/07/2025 entregamos nossa casinha no período da manhã.
Fomos de Uber pro centro e fizemos check-in no Sandman Signature Calgary Downtown Hotel.
Passeamos ao redor do hotel, almoçamos no Cactus Club Café e jantamos no restaurante do hotel.
No dia 19/07/2025, voamos de volta para São Paulo.
Amamos o Canadá! Um país inclusivo, preocupado com o meio ambiente, que preserva as suas origens ao mesmo tempo em que se abre para o novo.
Em Calgary e Vancouver era comum ver, numa mesma mesa de restaurante, orientais, indianos e árabes.
Essa viagem foi para comemorar os nossos 25 anos de casados, e foi sensacional, pois, inesperadamente, Pedro pode juntar-se a nós!


.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Comente este Post:
0 comentários: