Menu

Copa Airlines e Polícia Federal: complô para estressar viajantes em férias

Saindo de PoA, chegamos (ainda bem!) bem cedo no aeroporto,  e a viagem começou com um perrengue patrocinado pela Copa Airlines e pela Decolar, em união de esforços e conjunção de vontades para nos estressar: no balcão de check-in da Copa Airlines, no Salgado Filho, garantiram, às 10hs30min (o voo era às 12hs), que não poderíamos embarcar, porque havia um problema de "duplicidade" na nossa passagem!!!! 

Muito stress, telefonemas do aeroporto para a Decolar e correria depois, fomos os últimos a embarcar no voo para o Panamá, ok.

Detalhe: a Copa ainda insistiu que teríamos problema na emigração com a Polícia Federal, porque não levamos a carteira de identidade ou certidão de nascimento do Lipe - mas o policial federal, no final das contas, nem pediu tais documentos.




Para quem não sabe, os atuais passaportes, feitos pela própria PF, não têm a filiação por escrito, apenas em código de barras e, ao que parece, eles não têm, nos aeroportos, o leitor de código de barras - ou seja, eles não conseguem ler o documento que eles próprios emitem. Sistema inteligente...

Como ninguém sabe disso, porque a própria PF não divulga essa necessidade, ninguém leva prova de filiação dos filhos para o aeroporto, e aí surgem os problemas. 




Eu já sabia disso, e sempre levava RG e CPF do Lipe pro aeroporto, mas, como nas últimas 3 viagens não nos pediram, resolvi dispensar desta vez - quanto menos documentos para carregar, melhor, menos chances de perder, ser furtado, certo?...mas aí vem a Copa Airlines exigindo a prova de filiação!!!

Sinto muito dizer, mas isso é o fim do mundo! 


Documento de viagem é o passaporte e só! Sorry se a PF emite um documento incompleto, sem as informações necessárias/que ela mesma depois não consegue ler. O passageiro não tem NADA a ver com a incompetência das instituições. 

Ahhh, é por uma boa causa, para evitar o tráfico de crianças?!? Ok, a intenção é maravilhosa. Comprem os leitores de código de barras então, ou coloquem os nomes dos genitores no documento!


Não sei se o problema é com a Copa ou com a PF, mas por favor, parem de estressar os passageiros em férias! Resolvam os próprios problemas...

No mais, o voo foi ótimo: vinho tinto e branco, cognac e whisky Johnnie Walker em abundância, avião espaçoso e bem vazio, telas individuais com ótima programação de bordo (vi "Jobs", enquanto o Lipe via "Aviões"), entrada USB para carregar baterias, almoço bem bom, com talheres "de verdade", refeição especial para o Lipe com nuggets e Toddynho (pedimos na reserva), lanchinho de tarde e o filhote dormiu quase todo o voo - se melhorasse, estragava!






O fuso horário é de 3hs de diferença a menos na cidade do Panamá, e o voo dura cerca de 7hs. 

Achei os horários ótimos: a gente sai de PoA às 12hs e às 16hs tá na Cidade do Panamá, prontos para curtir o fim de tarde com um passeio pelo Casco Viejo!! 








Para quem está acostumado com eternas conexões em SP, ir direto de PoA para o destino final é um luxo!!!

E você, já viajou com a Copa Airlines? Gostou? Precisou apresentar prova de filiação do seu pequeno viajante? Conte para a gente como foi a sua experiência!

Veja mais fotografias desta viagem no Instagram @claudiarodriguespegoraro em #Lipenamotorhometrip ou em #felipeopequenoviajante. No Twitter, procure por @pequenoviajante. Não esqueça também de curtir a fan page do Felipe, o pequeno viajante no Facebook para acompanhar a nossa aventura!


Que ler mais posts sobre a nossa passagem pelo Panamá? Aqui

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

13 comentários:

  1. Desorganização Total !!!! Bjs e adoro sempre ler as dicas ...

    ResponderExcluir
  2. Viajei com minha filha de 5 anos pro exterior pela primeira vez em agosto passado. Fomos para NY. Em momento nenhum, alguém me disse que era necessário levar um documento dela que comprovasse a filiação. Ninguém mesmo! Por sorte, eu sempre ando com o RG dela na minha carteira, junto com os meus documentos, e na correria não tirei nenhum da bolsa antes da viagem. O documento dela foi exigido tanto no check in da AA quanto no guichê da PF do Galeão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma irresponsabilidade isso, né Carol? Se a AA vai exigir para o embarque, eles deviam avisar quando te vendem a passagem, porque para qualquer viajante no mundo o documento de viagem é o passaporte, e só!

      Excluir
  3. Já viajei várias vezes com a Copa e sempre gostei, especialmente quando é preciso fazer conexão no aeroporto do Panamá, muito simples!
    Pra mim sempre pediram o documento da minha filha, para comprovar a filiação. Perguntei na PF, na imigração do aeroporto, se era realmente necessário levar sempre documento de identidade das crianças e o que me responderam é que se o sistema está "no ar", eles conseguem ver a filiação. Caso contrário, é necessário o documento.
    De qualquer forma, o único meio de provar que a criança está acompanhada de seus pais, no check in, é a certidão de nascimento/CI, já que o passaporte não apresenta esta informação (o que até hoje não entendi o motivo...)
    Bjs e boa viagem!
    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justamente, Claudia, o que não dá para entender é o porquê de o passaporte não trazer esta informação!

      Excluir
  4. Ah... esqueci de mencionar que até o documento de identidade do meu marido já foi pedido, porque havia um homônimo com mandado de prisão. Ainda bem que a CNH vai sempre junto!

    ResponderExcluir
  5. Viajei uma unica vez com a Copa, tive problemas do começo até o fim ( com excessão dos aviões e serviço de bordo), e inclusive estou processando a empresa pelo péssimo atendimento!!

    ResponderExcluir
  6. Ola viajantes...muito show as trips de voces.
    Nos recem retornamos da nossa mais recente aventura...viemos com nosso motorhome da Florida-EUA ate o Rio Grande do Sul - Brasil. Simplesmente fantastico...uma escola...
    Agora estamos planejando a ida da Florida ate o Alaska com outro MH que temos ai em Kissimmee.
    Acompanhem nossas aventuras pelo site www.rvdreamtrip.com.
    Boas viajens...
    Daniel e Ingrid - Brasil/EUA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, e quanto tempo vcs levaram nessa viagem da Flórida ao RS? Que sonho! Voulá ver o site de vcs agora mesmo!
      bjo

      Excluir
  7. Nossa! Nunca levei o rg da minha filha pra viagens ao exterior! Ainda bem que passei por aqui, pois vou justamente viajar com a Copa!!

    ResponderExcluir
  8. Caramba! Eu adoro o blog de vcs! Parabéns!! Já viajei muitas vezes de Copa, ontem mesmo voei de Copa para o Rio sozinha com minha filha, sem o pai! Nunca tive que mostrar nenhuma comprovação de paternidade! Nunca tive nenhum problema com eles! Pelo contrário!! Eu acho excelente essa parada no Panamá quando o destino é EUA! Vc já para no meio do caminho.... Não deixa de fazer uma reclamação na ouvidoria deles!! Mais uma coisa, a PF tb nunca me pediu nada além do passaporte da minha filha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisa, o passaporte da tua filha já deve ser do modelo novo, que vem com os nomes do pai e da mãe escritos :)

      Excluir