Menu

planejamento mínimo para uma viagem de um mês, com espaço para muita "serendipity"

No último post (aqui), contei do roteiro que planejamos para a nossa próxima viagem. O que eu NÃO contei, contudo, é que não temos praticamente NADA certo, para fazer aquele roteiro. É sobre isso que eu quero falar. 

Eu sei que a maioria das pessoas gosta de planejar as férias/viagens nos mínimos detalhes. Onde vão comer, dormir, passear. Compram entradas para as atrações pela internet e planejam cada passo do caminho. Depois as coisas não saem exatamente como planejado - com crianças a bordo as coisas NUNCA saem como planejado - e as pessoas acabam ficando frustradas. Mas, pior ainda do que a frustração de não conseguir fazer tudo exatamente como se planejou, é o medo de ficar maneada, presa às reservas, atada a um roteiro imutável.

Tenho uma amiga (olhaí eu lembrando de ti, Ingrid!) que planejou uma viagem de 5 meses pela Ásia!!!!!! Comprou todas as passagens aéreas, inclusive as que ela só planeja usar daqui a uns 4 meses!!!! Só de pensar nisso, fico toda arrepiada, com calafrios, estressada e nervosa por ela, hahahaha...

Claro que tem gente que, se não for assim, com tudo certinho, aí sim é que ficam nervosos. Pois eu gosto do que eu chamo de planejamento mínimo para viajar. Claro que, tendo alguma vantagem, como um bom desconto, nós também compramos as coisas com antecedência pela internet, mas, como regra, prefiro fazer como o Zeca Pagodinho, e deixar a vida me levar...

Para ilustrar, vou mostrar neste post qual é o planejamento que temos para a nossa viagem que começa amanhã, e que vai durar um mês:

* passagens aéreas de ida e volta Brasil - Panamá - Las Vegas - Panamá - Brasil com a Copa Airlines (uma foi comprada no site da Decolar e a outra foi comprada no próprio site da Copa)

* aluguel do motorhome por 25 dias com a Cruise America

* seguro de viagens - desta vez resolvemos testar os serviços do site da Real Seguro Viagem e da seguradora My Assistance, na volta eu conto como foi!

* reservas de hotel para Panama City (Lemon Inn) e para Las Vegas (Madi Gras Hotel &Casino), ambas feitas pelo Booking

* aluguel de carro em Las Vegas com a Dollar

* entradas para o Sea World, Legoland e Monterey Bay Aquarium

E era isso! 


Claro que nós já temos muita quilometragem na nossa bagagem, o que facilita muito (tempo de estrada é tudo para dar segurança e tranquilidade na hora de viajar - nada como muitos perrengues na mochila para saber o que NÃO fazer, hehehehe), e esse planejamento mínimo é fruto também um pouco da falta de tempo para inventar mais, mas eu realmente acredito que, com as passagens aéreas, um bom seguro de saúde e umas noites de hotel reservadas, a gente pode ir para qualquer lugar do mundo!

Quando nós partimos para a nossa viagem de 5 meses mundo afora, em 2011, não tínhamos muito mais do que isso na mochila, veja aqui

O mais importante de tudo, na minha opinião - mais do que propriamente ter as reservas na mão - é ter informação: saber qual é a temperatura do destino, estudar seu roteiro, saber que passeios você gostaria de fazer, aprender um pouco da língua local, pesquisar os costumes, levar roupas apropriadas, comprar um guia de viagens, preparar o seu kit de remédios, carregar uma bola para o seu filho brincar, um DVD portátil, o carrinho...nisso sim, vale a pena investir o seu tempo e esforço! 


Quanto ao resto, faça como o Zeca...férias são para relaxar e curtir o que o caminho trouxer de inesperado ou, como na minha expressão preferida em inglês, que é "intraduzível", aproveite os momentos serendipitous (um boteco no meio do nada onde você comeu a melhor comida da viagem, um urso no meio da estrada, uma curva no caminho, um pôr do sol, um arco-íris depois da chuvarada, um novo amiguinho chinês para o seu filho...) - eles certamente serão o que você vai lembrar da sua viagem daqui a 30 anos!

Para ler sobre o nosso planejamento mínimo para uma viagem econômica e independente à Disney (que é uma viagem que realmente demanda muito planejamento prévio), clique aqui.

Venha conosco nesta grande roadtrip que já começou - queremos que você viaje conosco e desfrute de todos os serendipitous moments que tivermos no nosso caminho!


Você pode ver todas as fotografias da nossa atual viagem nas redes sociais, em #Lipenamotorhometrip e em #felipeopequenoviajante

Assista todos os minifilmes da nossa aventura de motorhome pelos EUA no Facebook (aqui). Os filminhos maiores você assiste no YouTube (aqui).

Para ler mais, todas as nossas postagens sobre viagens de motorhome estão organizadas aqui

Você também nos encontra aqui:

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

6 comentários:

  1. Claudia realmente acredito que KM em viagens lhes deem essa segurança, eu não gosto de tudo amarrado (o primeiro dia vou fazer isso, o segundo aquilo), mais também não gosto de tudo tão solto (gosto de ter um pré-roteiro, gosto de pesquisar sobre os lugares antes de viajar),

    Vou acompanhar + está aventura de vcs.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desirée, é claro que com 3 meninas tudo tem que ser triplamente planejado, né??? kkkkk
      Bjos

      Excluir
  2. Também somos assim. Pesquisamos passeios, lugares, restaurantes... mas só no destino é que decidimos quando fazer o que. Vai que você programa um parque aquático em um roteiro engessado e chove no dia? Tô fora! rs Flexibilidade é tudo, principalmente com crianças!
    Boa viagem, queridos! Acompanharemos vocês! Feliz Natal na estrada! :)
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Vc precisou usar o seguro viagem My Assistance? Conhece alguém que ja utilizou? Estou pensando em comprálo e gostaria de saber de alguma experiência com ele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marisa, não precisamos usar não, ainda bem :-)
      Contei tudo aqui, ó: http://felipeopequenoviajante.blogspot.com/2014/01/real-seguro-viagem-o-booking-dos.html

      Excluir