Menu

Roteiro de 15 dias de motorhome pela Califórnia

Roteiro de 15 dias de motorhome pela Califórnia: 3 motorhomes e 13 amigos numa viagem inesquecível
Roteiro de 15 dias de motorhome pela Califórnia

* Por Erika Rabelo, um roteiro de 15 dias de motorhome pela Califórnia

Há poucos dias, publiquei um post escrito pela Ianê Silveira sobre o roteiro de 10 dias pela Califórnia que ela fez, visitando muitos parques temáticos - um post muito legal porque ela somou todos os custos da viagem.

Logo depois, recebi um relato da Erika Rabelo, com o roteiro de 15 dias de motorhome pela Califórnia que ela fez com a família e amigos: eram 3 motorhomes e 13 pessoas, imagine só!

Isso, pra mim, prova 2 coisas: 

1. que os brasileiros continuam amando a Califórnia e viajando muito para lá - o que justifica a publicação de muitos relatos de viagens pela Califórnia aqui no blog, que ajudam muita gente; 

2. que a família da Erika não bate bem da cabeça! 😜

Roteiro de 15 dias de motorhome pela Califórnia
Roteiro de 15 dias de motorhome pela Califórnia

3 motorhomes e 13 amigos num roteiro de 15 dias pela Califórnia

Hahahahah, sério: quando me escrevem dizendo que querem viajar 5 ou 6 pessoas, de famílias diferentes, num único motorhome, eu já fico de cabelo em pé! 

No motorhome, a gente praticamente não tem nenhuma privacidade, então para viajar de motorhome com outras pessoas, tem que ter o cuidado de que sejam pessoas que tenham muita intimidade entre elas - pessoas que possam se ver peladas, sentir cheiros estranhos, etc...entendeu? 

Além disso, alugar um motorhome enorme na sua primeira vez também não é muito recomendado, já que eles são, por razões óbvias, os mais difíceis de dirigir, além de ser muito mais difícil encontrar vagas para estacionar. 

Colocar muitas pessoas num motorhome também complica pelo fato de ser tudo apertadinho, muitas pessoas viajando 24hs/dia num espaço confinado, além de que os tanques de água/esgoto vão esvaziar/encher muito rápido, você precisará fazer esgotamento sanitário com mais frequência...isso sem falar que não terá tomadas suficientes para carregar tantos celulares, tablets e gadgets em geral...

Ou seja: não consigo nem cogitar viajar num mesmo motorhome com outras pessoas além do Peg e do Lipe - mas muita gente faz isso, e eu fico encantada com a paciência e desprendimento dessa gente hehehehe...

Então, quando a Erika me disse que ia viajar com uma turma de 13 amigos e familiares em 3 motorhomes diferentes, eu já fiquei muito curiosa para saber se eles sairiam todos vivos do "experimento", se ninguém ia matar ninguém e tals...e já fui pedindo que ela escrevesse um relato pro blog sobre essa viagem incrível. 

Aqui está o relato e a prova de que os chatos somos nós: a Erika e família provaram que é perfeitamente possível viver uma grande aventura de motorhome com uma grande turma de amigos, bastando um pouquinho de jogo de cintura 😀

Veja também: 


Roteiro de 15 dias de motorhome pela Califórnia

 

Roteiro de 15 dias de motorhome pela Califórnia

Já me estiquei demais nessa introdução - com a palavra, a Erika, para contar a vocês como foi o roteiro de 15 dias de motorhome pela Califórnia que ela fez com essa turma toda:

Em março de 2019, decidimos que iríamos para a Califórnia, e desta vez experimentar uma viagem de motorhome. Comentamos com amigos e o time foi crescendo.

Em janeiro de 2020 partimos para Los Angeles para realizar o sonho de um roteiro de 15 dias de motorhome pela Califórnia.

Alugamos os motorhomes com o pessoal da agência brasileira Motorhome Trips porque acreditamos que ter um contato no Brasil poderia fazer diferença, e fez.

Roteiro de 15 dias de motorhome pela Califórnia

15 dias de motorhome pela Califórnia

DIA 01 - LOS ANGELES

Chegamos em Los Angeles dia 8 de janeiro de 2020, 4 famílias, 13 pessoas no total, em voos diferentes.

Nos encontramos no hotel e visitamos, no dia seguinte, o letreiro de Hollywood e o parque Universal Studios Hollywood.

Veja também: Los Angeles: roteiro de 1 dia

DIA 02 - DIA DE PEGAR O MOTORHOME

Passeamos pela região da Calçada da Fama e Beverly Hills, e em seguida seguimos para Carson para pegar os motorhomes que alugamos.

Assistimos novamente o vídeo explicativo (que já havíamos visto em casa) e contratamos um seguro no valor de 120 dólares para cobrir a franquia de eventuais danos, que estava estabelecida em 1.500 dólares.

Depois o atendente nos levou até o RV e fez uma demonstração rápida do funcionamento.

Saímos da Cruise America às 17hs, aproximadamente, e seguimos diretamente para o posto de gasolina, já que o motorhome não veio com o tanque cheio, e a obrigatoriedade era devolver abastecido no nível recebido.

Um dos motorhomes estava com o tanque na reserva, os demais estavam com meio tanque mais ou menos. Após o abastecimento, combinamos dirigir até Bakersfield, onde existe um Walmart que permite o pernoite, já que precisávamos comprar roupas de cama e banho, além de alimentos para o período da viagem.

A viagem foi cansativa porque já havia anoitecido e o trânsito nos arredores de Los Angeles é muito intenso. Demoramos quase 4 horas até nosso primeiro ponto de parada.

No Walmart compramos o que necessitávamos e dormimos.

O frio castigou e ficamos com medo de usar o aquecimento por mais de 2hs, já que não estávamos conectados à energia elétrica e existia essa limitação na orientação no vídeo e por escrito no comando do aquecedor.


DIA 03 - RUMO A YOSEMITE

No dia seguinte de manhã, entrei em contato com o SOS da Motorhome Trips e fui orientada no sentido de que poderíamos usar o aquecimento durante várias horas, contando que observássemos o nível de bateria e eventualmente ligássemos o motor para recarregar.

Sanada a dúvida, tudo pronto para o segundo ponto de parada, Yosemite National Park, para 2 noites dentro do parque nacional.

Saímos 3hs mais tarde que o previsto, por volta do meio dia, já que meu marido amanheceu com febre e, enquanto aguardávamos sua melhora, uma parte do grupo retornou ao Walmart.

Achei importantíssimo estarmos todos com chip de internet, já que usamos os mapas do celular para o percurso em razão de não ter contratado o serviço de GPS da Cruise America.

Paramos em Fresno, na Dollar Tree, para a compra de uns itens necessários à limpeza do RV que não compensava comprar no Walmart.

Quando pegamos o motorhome, este não estava bem limpinho, então tivemos que dar uma boa varrida, passar um pano no chão e nas bancadas.

Seguimos para Yosemite, onde chegamos por volta das 19hs.

A viagem foi concluída à noite, com pontos de nevoeiro. Uma pena, porque ter percorrido aquela estrada de dia teria sido maravilhoso.

DIA 04 - YOSEMITE

O camping Upper Pines Campground, indicado pela Motorhome Trips, fica no coração de Yosemite. Um lugar sensacional, absolutamente imerso naquele cenário rochoso e arborizado.

Não havia energia elétrica e nem conexões de água e esgoto, mas existia uma estação de esgoto na entrada do camping, e posicionamos os RVs no dia seguinte, cedo, para abastecer de água limpa e retirar a suja.

O custo deste camping foi de 26 dólares por noite e as reservas foram feitas em setembro de 2019. Quando chegamos, não havia ninguém na portaria, mas havia um quadro indicando o número das vagas de cada RV. Também recebemos esse número por ocasião da reserva, através de e-mail.

O banheiro é precário, usamos o do RV durante a estadia. Na entrada do camping existe um ponto do ônibus que transita pelo parque levando os passageiros gratuitamente durante todo o dia e em intervalos de aproximadamente 20 minutos.

Fomos ao Centro de Visitantes, cachoeiras, caminhamos pelo entorno do camping e o local é fantástico.

Compramos lenha em um pequeno mercado ao lado do camping e fizemos uma fogueira à noite com marshmellows e linguiças (não encontramos carne). O camping tem churrasqueiras para isso e mesas de piquenique.

O pessoal que nunca tinha visto a neve se divertiu em um grande campo aberto perto do camping.

A temperatura estava na casa de -5 graus e a fogueira ajudou a reunir o pessoal, já que não cabiam todos juntos em um RV.

A noite terminou com uma visita de um coiote, o que apressou o fim da festa. 😟

parte da turma em Yosemite







DIA 05 - SAÍDA DE YOSEMITE E CHEGADA A SÃO FRANCISCO

No dia seguinte ainda passeamos na parte da manhã, fizemos o esgotamento sanitário e deixamos Yosemite na hora do almoço em direção à Mercedes, onde faríamos outra visita ao Walmart, já que teríamos 4 noites sem visitas programadas a supermercado.

De lá seguimos para São Francisco, onde ficamos no Candlestick RV Park por 4 noites.

No inverno esse camping faz uma promoção de 4 noites pelo preço de 3, e é o camping mais próximo da cidade que encontramos, cerca de 20 dólares de uber para a região da Union Square.

O custo da proximidade com a cidade é alto, pagamos (cada motorhome) 367 dólares pelo período de 4 noites, mas tínhamos todas as conexões.

O lugar onde é situado o Candlestick RV Park não é muito bonito, parece que no local moram muitas pessoas em motorhomes, fica o tempo todo aberto, e não tivemos nenhum problema.

Ficamos estacionados lado a lado, éramos todos amigos, mas, caso não fôssemos, a proximidade entre um motorhome e outro poderia ter incomodado.

DIAS 06, 07 e 08 - SÃO FRANCISCO

No primeiro dia, pela manhã, pegamos um uber até a Union Square e subimos de Cable Car até a Lombard Street.

De lá, descemos até a Ghirardelli Square, tomamos um café, as crianças um sorvete e seguimos para a Fisherman’s Wharf, onde tomamos a sopa de mariscos na Boudin (delícia). Passamos ainda pelo Pier 39 e pelo Ferry Bulding.

No segundo dia, fomos à Ponte Golden Gate.

Pegamos um uber até o Centro de Visitantes, carimbamos o passaporte e atravessamos a ponte à pé até o Vista Point. De lá, pegamos um uber até Sausalito, onde passamos a tarde.

Terminamos a noite na Ross de Sausalito, porque ninguém é de ferro. No mesmo complexo, tinha uma Target.

No terceiro dia, fomos à Alcatraz pela manhã - a reserva foi feita com uns 20 dias de antecedência. Chovia, mas não comprometeu o passeio. O barco é coberto e, dentro do presídio, pudemos fazer a visita normalmente.

O áudio guia em português é muito bom, entendemos todo o funcionamento do presídio e as histórias de lá.

Na hora do almoço, seguimos para a região de downtown para ver umas lojinhas e almoçar no Cheesecake Factory, que fica no edifício da Macy's.

Depois do almoço, ainda andamos pelo centro de São Francisco. Que cidade encantadora! Mar, história e modernidade convivendo em harmonia.

Veja também: 


posando com a Golden Gate Bridge ao fundo, em São Francisco





DIA 09 - SÃO FRANCISCO - SANTA CRUZ - MONTEREY

Saímos de São Francisco bem cedo e seguimos para o Pier de Santa Cruz, um lugar bem bonito, que estava ensolarado e vazio. Vimos leões marinhos e ficamos um tempo por lá. Em seguida partimos para Monterey, onde chegamos por volta das 13hs.

O plano era passar ainda por Carmel e iniciar a descida pela Big Sur. Maaaassss era muita gente, tínhamos que almoçar e a maioria queria visitar o Aquário de Monterey - resultado: anoiteceu e ainda estávamos em Monterey.


Fomos a um supermercado, compramos algumas coisas e pedimos para pernoitar, o que não foi permitido, considerando que eram 3 motorhomes enormes em um estacionamento relativamente pequeno.

Olhamos no aplicativo e encontramos um camping nas proximidades - seguimos para lá, mas estava muito escuro, era no meio de uma mata e não conseguimos encontrar a entrada, apesar de o GPS indicar que havíamos chegado ao destino.

Continuamos e, mais à frente, vimos um pequeno estacionamento público, sem advertência de proibição de pernoite. Um pub funcionava nas redondezas e resolvemos perguntar se poderíamos ficar por ali.

A atendente disse que não via problema e que, caso houvesse algum, seríamos convidados a nos retirar, mas isso não aconteceu, ainda bem!

Ligamos nosso aquecedor e fizemos uma comida bem gostosa para acabar o dia.

Aquário de Monterey

DIA 10 - A FANTÁSTICA BIG SUR ATÉ MALIBU

Acordamos cedo e, às 7hs, já estávamos a caminho de Carmel.

Como era muito cedo, todas as lojinhas estavam fechadas. Paramos o motorhome perto da praia e descemos para dar uma olhada. O lugar é um charme só. Minha filha desceu de pijama e chinelo para molhar os pés no Oceano Pacífico.

Seguimos por vários mirantes na Big Sur. Tomamos café no Hurricane Point com uma vista maravilhosa do mar. Tomamos nosso chocolate quente e comemos nosso pãozinho de frente para aquela pintura.

Paramos na Julia Pfeiffer Falls, que é uma linda cachoeira que cai na areia do mar. Visual fantástico. Por lá ficamos um tempo, atravessamos a pista à pé e caminhamos até onde era permitido, o que nos garantiu fotos incríveis do lugar.

Com dificuldade, paramos na praia dos elefantes-marinhos, onde dezenas de fêmeas e filhotes descansavam na areia.

Três motorhomes de 7 lugares não estacionam em vagas comuns. O lugar estava cheio de carros e resolvemos parar no meio do estacionamento, depois de nos certificar que ambas as fileiras de carros não seriam impedidas de entrar e sair.

Uma voluntária se aproximou e nos deu muitas explicações sobre os animais, mostrou fotos e contou curiosidades sobre a espécie.

Seguimos fazendo paradas esporádicas e apreciando aquele visual incrível.

Leia ainda:

Pacific Coast Highway: de Monterey até Carmel pela 17 Mile Drive
Chegamos à Santa Bárbara próximo ao horário do pôr do sol.

Resolvemos ficar por lá e apreciar esse momento fantástico. As fotos parecem figura de quadro. A temperatura estava agradável e a maioria de nós foi banhar o pezinho no Pacífico. Show.

Já havia anoitecido quando chegamos ao nosso camping em Malibu.

O Malibu Beach RV Park fica bem em frente à praia e, dos motorhomes, podíamos ver o mar. Uma lindeza. A temperatura subia ainda mais, o que permitiu lanches ao ar livre e conversa boa naquela vista maravilhosa.

O camping é bem estruturado, bons banheiros e lavanderia. Limpo e bem localizado - mas não é permitido fazer fogueira: tínhamos levado lenha e marshmellows, mas não rolou.

Veja mais: Malibu Beach: um banho de praia gelado em Los Angeles



DIA 11 - MALIBU - SANTA MONICA - VENICE BEACH 

Pegamos um uber para o Pier de Santa Monica, passeamos por lá e seguimos para Venice Beach. Andamos muito. Era domingo, estava quente e agradável. Retornamos para o camping à tardinha.

Nos reunimos em volta dos motorhomes para consumir duas dezenas de picolés e sorvete que compramos e não tomamos durante a viagem, já que, no dia seguinte, entregaríamos os motorhomes.

Hora de fazer as malas e organizar tudo para a devolução das casas sobre rodas.

Combinamos um café comunitário para o dia seguinte, em que cada família colocaria na mesa tudo o que tivesse para o café da manhã, de forma a desperdiçar o mínimo de comida possível.


DIA 12 - DEVOLVENDO O MOTORHOME E SEGUINDO PARA ANAHEIM

Abastecemos o gás propano no motorhome ainda no camping, bem cedo, e seguimos para Carson.

A entrega dos motorhomes deve ser feita até às 11hs da manhã.

Há um posto de gasolina bem perto do local de devolução, mas o combustível lá é mais caro do que em outros postos que abastecemos. De qualquer forma, completamos o tanque até o nível que recebemos originalmente, e a devolução foi prática e rápida.

A mangueira de descarte de água do nosso motorhome quebrou durante o passeio em Yosemite. Compramos outra no Walmart a caminho de São Francisco e guardamos a nota fiscal. Na devolução, entregamos à funcionária, que computou o valor a ser lançado no cartão de crédito em nosso favor. Gastos de até 75 dólares são reembolsados pela Cruise America. A mangueira custou 23 dólares.

Juntamos aquele mundo de malas e pessoas e seguimos para Anaheim, última parte da nossa aventura.

Aproveitamos a tarde livre para ir ao outlet em Anaheim.


DIA 13 - DISNEY CALIFORNIA ADVENTURE

Chegamos cedo no parque porque somos desses. ADORAMOS parques. Ficamos por lá até o final. Compramos MaxPass, tiramos muitas fotos e nos divertimos a valer.

Terminamos a noite em Downtown Disney, uma delícia.

Leia também:



DIA 14 - DISNEYLAND PARK

Chegamos na hora da abertura, entramos na fila virtual da recém inaugurada atração Star Wars, mas não fomos chamados - era preciso ter chegado pelo menos uma hora antes para que tivéssemos sucesso, mas foi um dia divertidíssimo.

Gostamos bastante dos parques Disney na Califórnia. São menores e mais vazios que os parques de Orlando.

Veja mais: Disneyland: nosso roteiro e as melhores atrações do parque da Califórnia

DIA 15 - PARTIDA

Hora de nos despedir dessa trip maravilhosa. O grupo se dividiu e cada um seguiu seu rumo. Voltamos para o Brasil com a Califórnia gravada no coração.

Obrigada Claudia, ouvir seus relatos no Podcast Despachados foi o pontapé inicial dessa viagem. Tudo começou ali. Culpa sua, agora queremos planejar outras aventuras!
________________________________________________________

Nós que agradecemos pelo teu relato, Erika! Adoramos carregar essa "culpa" hahahah...e que venham novas aventuras, e novos relatos aqui no pequeno viajante! Agora que essa turma já é de casa, voltem sempre!




Roteiro de 15 dias de motorhome pela Califórnia
Roteiro de 15 dias de motorhome pela Califórnia

Sobre viagens de motorhome pela Califórnia, leia

Roteiro de viagem pelo oeste americano: 28 dias entre Nevada, Utah, Arizona e Califórnia

Sobre a Califórnia, veja também

Há alguns anos, nós fizemos um roteiro de 18 dias pela Califórnia, veja nossos posts aqui:

Joshua Tree National Park até San Diego: chegando na Califórnia
San Diego: roteiro do primeiro dia e as primeiras impressões
Sea World San Diego e muito mais: roteiro do segundo dia
Sea World San Diego: vídeo
San Diego Zoo e as praias da cidade: roteiro do terceiro dia
San Diego Zoo: vídeo
La Jolla, Legoland California e Sea Life Aquarium: uma combinação perfeita
Parede de escalada da Legoland California e o pequeno escalador: vídeo
Legoland California: vídeo
Disneyland e Disney California Adventure: como visitar os parques da Disney na Califórnia
Disneyland: nosso roteiro e as melhores atrações do parque da Califórnia
Disney California Adventure: nosso roteiro e as melhores atrações do parque menos conhecido da Disney
Disneyland e California Adventure: vídeo
Downtown Disney California: passeio bom, bonito e barato
Los Angeles: roteiro de 1 dia
Malibu Beach: um banho de praia gelado em Los Angeles
Pacific Coast Highway, de Santa Barbara até San Luis Obispo e Big Sur: roteiro, dicas e passeios
Hearst Castle
Pacific Coast Highway: de Monterey até Carmel pela 17 Mile Drive
Monterey Bay Aquarium
São Francisco: vídeo
São Francisco: fotografias
São Francisco: roteiro de 5 dias perfeitos (1ª parte)
São Francisco: roteiro de 5 dias perfeitos (continuação)
Yosemite National Park e as sequoias gigantes
Death Valley: guia completo para uma aventura no Vale da Morte

Roteiro de 15 dias de motorhome pela Califórnia
Roteiro de 15 dias de motorhome pela Califórnia



Não esqueça de curtir a nossa fan page no Facebook e de nos seguir no Instagram para acompanhar nossas aventuras!

Assista todos os nossos mini vídeos neste link do Facebook, e os vídeos completos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:


Share

Marlon Sandri Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: