Menu

Roteiro de viagem de 12 dias pela Turquia

Turquia: roteiro de 12 dias de viagem
Capadócia roteiro de viagem Turquia
Capadócia, Turquia

Neste post, vou contar a vocês como foi o nosso roteiro de 12 dias de viagem pela Turquia, incluindo Istambul, Éfeso, Bodrum, Pamukkale, Capadócia e Ankara - uma viagem perfeita se você tem 2 semanas de férias.

No próximo post, explico como foram nossos roteiros pelo Egito Jordânia 😏

Veja aqui: Roteiro de viagem pela Jordânia e Egito

Em 2007 fizemos uma "Operação Oriente Médio", desbravando a Turquia, Jordânia e Egito, numa viagem que durou 42 dias no total, entre os meses de abril e junho, com paradinhas também na Grécia e Alemanha.

roteiro de viagem Turquia
lugares com mais de 2000 anos de história na Turquia não mudam em uma década

Nunca escrevi sobre esta incrível viagem porque ela aconteceu muito antes de o blog sonhar em existir, mas frequentemente as pessoas me pedem dicas de roteiros para viajar por estes países, e fico com muita pena de não compartilhar nosso roteiro, que foi perfeito. 

É claro que as dicas de restaurante, hotel e tals não se aplicam mais, 12 anos depois, mas roteiro é roteiro - o que há de mais importante para se ver e fazer em lugares com mais de 2000 anos de história não muda a cada 10 anos. 

Como disse meu pai uma vez, quando eu insistia que ele tinha que voltar a Roma, depois de mais de 30 anos que ele tinha estado lá, "o Coliseu não mudou, o Vaticano continua igual, a Fontana di Trevi está no mesmo lugar" - ou seja, tudo o que realmente é importante, está no nosso roteiro, e merece ser compartilhado. 

Aliás, se eu fosse fazer essa viagem de novo hoje em dia, não mudaria absolutamente nada neste roteiro ma-ra-vi-lho-so!

O único remorso que eu tenho é que não aproveitamos esta época para viajar também pela Síria e Líbano, em tempos de paz...depois começaram os conflitos na região e então se tornou impossível viajar por lá 'overland'. Só no ano passado (2018) fomos finalmente conhecer Israel e a Palestina, que também tinham ficado "perdidos" ali no meio deste roteiro. 

Começamos esta viagem voando para Frankfurt, a caminho de Istambul, na Turquia. Como tínhamos direito a um 'stopover' gratuito com a Lufthansa, aproveitamos 2 dias na Alemanha, antes de seguirmos viagem com a Turkish Airlines para o Oriente Médio.

Vídeo de viagem pela Turquia



Roteiro de 12 dias pela Turquia


Nosso roteiro pela Turquia, bem resumidamente, ficou assim:

Dia 1: Istambul - Aya Sofia/Cisterna Subterrânea/Mesquita Azul/Hipódromo


Dia 2: Istambul - Palácio Topkapi/Tram da estação Gulhane até Eminonu/Yeni Camii/Egyptian Spice Bazaar/Rustem Pasa Camii/Complexo Suleymaniye/Grande Bazaar e Hans (ateliês)/Nuruosmaniye Camii/Beyazit Camii/Universidade de Istambul/Torre Beyazit

Na nossa segunda viagem a Istambul, recentemente, ficamos hospedados no Side Hotel, que eu recomendo muito. Escrevi sobre ele aqui neste post sobre Istambul.

Viagem noturna 10h

Dia 3: Selçuk - Éfeso - Basílica de São João/Isa Bei Camii/Templo de Artemis/Casa da Virgem Maria/Castelo/Pamucak Beach - Kusadasi


Éfeso
Éfeso

Éfeso roteiro de viagem Turquia
Éfeso, Turquia

Dia 4: Selçuk - bate e volta até a Ilha de Samos, na Grécia

Dia 5: Viagem de 3hs até Bodrum - Marina/Castelo de São Peter/Ruínas de Halicarnasso/Teatro Antigo/Gümbet

Bodrum roteiro de viagem Turquia
Bodrum, Turquia

Dia 6: Bodrum - bate e volta até a Ilha de Kos, na Grécia

Dia 7: Viagem de 5hs até Pamukkale - Denizli/Fontes termais/Ruínas de Hierapolis

Viagem noturna 10h


pamukkale roteiro de viagem Turquia
Pamukkale

Pamukkale

Pamukkale

Dia 8: Göreme, na Capadócia - Panorama de Uchisar/cidades subterrâneas de Kaymakli e Derinkuyu/Ihlara Valley/Igreja de São Daniel/Belisirma/Yaprakhisar/Mosteiro de Selime/Pigeon Valley (tour guiado e caminhadas)

Dia 9: Göreme, na Capadócia - Museu Open Air/Çavusin/Zelve/Pasabagi/Avanos/Aktepe/Ürgüp: almoço e degustação de vinhos na Vinícola Turasan/Mustafapasa/Ortahisar/Uchisar/Vale das Pombas/Panorama de Göreme (alugamos moto)

Veja mais: Passeando de motoca pelo mundo

Capadócia roteiro de viagem Turquia
passeando de motoca pela Capadócia

Capadócia roteiro de viagem Turquia
Uchisar, na Capadócia

as paisagens surreais da Capadócia

Dia 10: Viagem de 5hs até Ankara - Mausoléu do Atatürk (Anit Kabir)/Ulus (centro histórico)/Cidadela de Hisar/Museu da Civilização da Anatólia/Haci Bayram Camii

Viagem noturna 7h

Dia 11: Istambul - Arasta Bazaar/Estação Ferroviária Sirkeci - Museu do Orient Express/Cruzeiro no Bósforo (33Km) até Anadolu Kavagi (ferry TDI) saída do pier 3 de Eminonu (2hs de ida/40min de volta de dolmus)/Ponte de Gálata/Torre de Gálata/calçadão de Istiklal Caddesi/Taksim (passeio de bonde antigo)/Apresentação dos dervixes rodopiantes

Dia 12: Istambul - Muralhas da cidade velha/Kariye Camii/Cagaloglu Hammami

Nesta mesma noite, pegamos outro voo da Turkish Airlines para Amã, capital da Jordânia, de onde continuaríamos viagem por terra e barco até o Egito

O voo entre Istambul (Turquia) e Amã (Jordânia) dura apenas 2hs, ou seja, é uma ótima dobradinha de roteiro!

No próximo post, nosso roteiro pela Jordânia e Egito 😏


roteiro de viagem Turquia
Istambul na primavera é um desbunde!

roteiro de viagem Turquia
espetáculo arrepiante dos dervixes rodopiantes em Istambul

roteiro de viagem Turquia
Aya Sofya, Istambul


Leia mais

Passeando de motoca pelo mundo

Você já esteve no Oriente Médio? Nós adoraríamos ter as suas contribuições aqui no blog! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor!

Fiz uma pasta de "destaques" da Turquia lá nos stories do Instagram - espia lá que tem muitas dicas úteis, e também na hashtag #LipenaTurquia.


Você também nos encontra aqui:


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: