Menu

guia das principais atrações do Natal na Serra Gaúcha

Quando eu era criança (na década de 80, hehehe...), todo mundo queria ir à Serra Gaúcha no inverno, para conhecer o frio e, quiçá, ver neve!

Claro que muita gente continua querendo visitar Gramado e Canela em julho e agosto, mas, de uns 15, 20 anos prá cá, o final da primavera também se tornou altíssima temporada, em razão das atrações do Natal Luz em Gramado e do Sonho de Natal em Canela.

Já escrevemos muitos posts sobre diversas atrações que você pode curtir na Serra Gaúcha em qualquer época do ano, mas não posso deixar de contar um pouquinho mais sobre as principais atrações relativas ao Natal em Gramado e Canela, para ajudar você a montar o seu roteiro e escolher quais combinam mais com a sua família!

Vou fazer assim: 

Primeiro coloco a "descrição" da atração, e depois dou a nossa opinião pessoal sobre todas as que nós já vimos, tá bem? Algumas eu nunca vi, daí eu aviso, ok? 

Tentarei colocar na descrição de cada uma o máximo de informações possíveis, como lugares e horários em que ocorrem, quando possível. 

Vamos lá??



Natal Luz em Gramado

Data: de 30/10/14 a 11/01/2015


Para conferir a programação dia a dia, no período em que você estiver lá - para não perder nada!! - clique aqui

Como os preços variam muito de um ano para o outro, para o post não ficar desatualizado, gerando confusão, vou colocar o link para vocês conferirem os preços direto no site, onde os ingressos também podem ser comprados. 

Estudantes e idosos têm direito a pagar meio ingresso. Crianças com até 3 anos e sentadas no colo, o ingresso é gratuito. A partir de 4 anos, o ingresso tem o mesmo valor do adulto. 


Também é possível comprar os ingressos por telefone:

(51) 4062-0057 - Rio Grande do Sul

(11) 2626-2507 - São Paulo

(21) 4062-7060 - Rio de Janeiro

(27) 4062-9010 - Espírito Santo

(31) 4062-7100 - Minas Gerais

(41) 4062-1214 - Paraná

(48) 4052-9001 - Santa Catarina

(92) 3090-0121 - Manaus

Em Gramado, você encontra a bilheteria central do evento na Expogramado (bem ao lado da Feira de Natal), na Av. Borges de Medeiros, 4111, aberta das 10h às 21h, durante todo o período do Natal Luz. 


Além disso, nos locais das atrações existem bilheterias móveis, a partir das 19h em dias de espetáculo, sempre sujeito à disponibilidade.

Dica do pequeno viajante: uma coisa que me incomoda muito nas atrações do Natal Luz é que não existe lugar marcado em nenhum espetáculo

Na hora de comprar o ingresso, o máximo que se pode escolher é o setor. 

Os assentos são ocupados por ordem de chegada, de acordo com a disponibilidade, não sendo numerados. Isso faz com que você tenha que chegar sempre com, no mínimo, 45min de antecedência, para conseguir um lugar razoável. 

Ah, e sempre tem filas grandes

Leve um casaquinho, porque sempre esfria à noite na Serra Gaúcha, e use roupas e sapatos confortáveis :)


nós andávamos de casaco!

Decoração das ruas - gratuita

A decoração das ruas da cidade, que, ao fim e ao cabo, é o que realmente torna essa época tão especial em Gramado - porque, no fim das contas, nem todo mundo pode gastar rios de dinheiro nas entradas para os espetáculos pagos, né?!? - aumentou esse ano, e vai da Avenida Borges de Medeiros até a ExpoGramado, incluindo ainda as Ruas São Pedro e Garibaldi.

A árvore que fica no principal cruzamento da cidade tem um carrossel embaixo (o Lipe amou!), e a Árvore Encantada, que fica na frente da Igreja Matriz e é um símbolo do Natal em Gramado, foi totalmente esculpida em 3D e possui um dispositivo que simula a queda de neve no momento do acendimento das luzes da cidade. 






Acendimento das Luzes - gratuita

Todas as noites, às 21hs, entre a Avenida das Hortênsias e a Borges de Medeiros. Ótimo para os pequenos viajantes, que deliram com o acendimento simultâneo de todas as luzes da cidade! 





Nativitaten - ingresso

É uma ópera ao ar livre, às margens do Lago Joaquina Bier, que conta de maneira emocionante o nascimento de Jesus, com show de luzes, sons, água (chafarizes), fogos de artifício e muita emoção. O coral de 100 vozes, cantores líricos e uma seleção musical que inclui Bach e Handel, transformam esta atração em uma viagem pela história do Natal. A superestrutura montada especialmente para este show abriga 5.000 pessoas.

Os fogos de artifício podem assustar as crianças pequenas. 

Fomos sem o Lipe, e achamos maravilhoso, mas é um espetáculo mais adulto, que eu não acredito que vá maravilhar as crianças... 

Além disso, prepare-se para enfrentar multidões na entrada e na saída, e chegue bem cedo para pegar um bom lugar.  

Horário: 21h30

 
Grande Desfile de Natal ingresso

Ótimo para os pequenos viajantes, no melhor estilo paradas da Disney. O desfile noturno tem 11 carros alegóricos e quase 400 integrantes, entre acrobatas, bailarinos, atores e até patinadores, que contam como são as tradições natalinas ao redor do mundo, com muita música, cores e show de luzes. 

Costumava acontecer nas ruas do centro da cidade, e você podia espiar por trás das arquibancadas, mas, quando chovia, era um caos - aconteceu conosco, duas vezes!!! Então, agora, eles transferiram esse tradicional desfile para os pavilhões do ExpoGramado, que tem inclusive estacionamento. 

Foi construída uma cobertura com estrutura metálica e lona, com comprimento de 200 metros e 12 metros de altura. As arquibancadas, dos 2 lados, abrigam mais de 4.000 pessoas.

No final, as crianças deliram com a chegada do Papai Noel em seu trenó, puxado pelas renas! Recomendo muito!


foto de Cleiton Thiele


Espetáculo teatral musical estilo Broadway, com muita dança, que conta a história de 2 crianças que sonham conhecer o local onde são fabricados todos os brinquedos que o Papai Noel distribui. Todos os ícones do Natal estão lá: brinquedos, bonecos de madeira, bengalas, a bailarina da caixinha de música, o soldadinho de chumbo e muitos outros personagens. 

Ótimo para os pequenos viajantes, embora seja meio tarde. 

Horário: 21h30

Local: Carrière, junto ao Lago Negro (chegue cedo para estacionar)
Natalis ingresso

Um show que conta a história do nascimento de Cristo e a versão bíblica da criação do mundo, com a narração do Cid Moreira, através de gigantescas telas de água com dimensões de até 200mts² de área de projeção, reunindo efeitos sonoros, luzes, águas dançantes e fogos sincronizados. As apresentações acontecem no Lago Joaquina Bier, assim como o Nativitaten

Eu nunca assisti, até porque é um espetáculo novo, mas li que esse show tem um tom mais religioso, e que não é tão indicado para as crianças. Saiba mais aqui.  

Horário: 21h15min
As Aventuras de Noel em 4D ingresso

Cinema 3D em tela grande, que passa filme contando as aventuras do Papai Noel, com bonecos animatrônicos que interagem com ele. Tecnologia de última geração entre animações mecatrônicas (bonecos), video, sistema de iluminação, efeitos de cheiros, ventos, chuvas, neve e bolhas de sabão, além do som surrond. 

Ótimo para os pequenos viajantes. 


Local: Palácio dos Festivais (onde ocorre o Festival de Cinema de Gramado)

Horário: 11h / 14h / 16h / 18h



Árvore Cantante - gratuita

É um dos espetáculos mais tradicionais da programação do Natal Luz. Trata-se de um coro de dezenas de vozes, que se apresenta alternadamente com dançarinas de sapateado e jazz, na Rua Coberta, ponto de encontro no centro de Gramado. 

Os shows acontecem às 20 horas, conforme a programação, e são gratuitos. As bailarinas usam vestidos vermelhos que parecem a roupa do Papai Noel, e ainda tem solistas que cantam 'Noite Feliz' e 'Happy Day' no final do espetáculo, músicas que eu, pessoalmente, adoro! 

Também acontecem na Rua Coberta diversos outros espetáculos, sobre os quais vou falar a seguir. 

Local: Rua Coberta

Horário: 20h



Concertos de Natal - gratuita

Concertos especiais preparados pela Orquestra de Gramado, com as músicas mais lindas de Natal. 

Local: Rua Coberta

Horário: 20h



Orquestra de Violões de Gramado - gratuita

19 músicos gramadenses, com idades entre 10 e 20 anos, tocam diversos gêneros musicais, com temas natalinos, rock, música clássica, tradicionalista, de trilhas sonoras de filmes, etc. 

Local: Rua Coberta


Horário: 20h


Natal Tchê - gratuita

Espetáculo de danças tradicionalistas, declamação e músicas natalinas em ritmo gauchesco. 

O show dura mais ou menos 1 hora, e envolve 50 pessoas, dentre músicos e dançarinos, todos com roupas típicas. No repertório, "Querência Amada", "Canto Alegretense", "Céu, Sol, Sul, Terra e Cor", "Noite Feliz", etc.

Indicado para quem gosta de música gauchesca e também para quem vem de fora do RS - ótima oportunidade para conhecer um pouco mais da cultura gaúcha e tirar fotos, pois, depois do show, os artistas, super simpáticos, ficam um tempão na Rua Coberta tirando foto com todo mundo :)

Local: Rua Coberta

Horário: 20h



Concerto da OSPA e da Orquestra de Teutônia. 

Local: Rua Coberta

Horário: 20h

Datas: 30/11/14 e 06/12/14


tudo pronto para mais um show na Rua Coberta

Teatro Ambulante - gratuita

Músicos, atores, bailarinas e mágicos apresentam-se de surpresa pela cidade, em diversos locais, sem aviso prévio, interagindo com o público. Nunca vi, mas deve ser ótimo para os pequenos viajantes, se você der a sorte de ver - o Lipe simplesmente a-do-ra artistas de rua, estátuas vivas e tal, fica encantado!

Local: Avenida Borges de Medeiros

Horário: 12h e 20h

Cantatas na Igreja - gratuita

Missas cantadas na Igreja São Pedro, bem no centro de Gramado. Assistimos uma, e estava linda, emocionante, com músicas de Natal! A Igreja é toda de pedra, e tem uma acústica diferente :)

Local: Avenida Borges de Medeiros


Horário: 10h30 e 17h



presépio dentro da Igreja Matriz de Gramado


Parada de Natal - gratuita

Desfile super animado, que percorre as principais ruas da cidade, com bandinha, personagens natalinos e a presença do Papai Noel!

Ótimo para os pequenos viajantes. 

Local: Avenida Borges de Medeiros

Horário: 15h


No centro de Gramado, na Rua Pedro Benetti (ao lado da Igreja Matriz São Pedro), você encontrará 12 renas em tamanho natural, decoradas com o tema "Natal no Mundo". A exposição já é uma das atrações tradicionais do Natal Luz de Gramado, e cada ano está diferente! Você já viu a Cow Parade em algum lugar do mundo? É a mesma coisa! Ótimo para os pequenos viajantes, que vão gostar de tirar fotos com as renas decoradas!

Local: Rua Pedro Benetti


É a mesma coisa que a Exposição de Renas, mas os "quebra-nozes" são soldadinhos de chumbo decorados com 1,80m de altura, que ficam em frente às lojas! Ótimo para os pequenos viajantes. Infelizmente não os vimos, pois eles ainda não estavam em exposição quando fomos a Gramado este ano :(

Local: Avenida das Hortênsias, entre a Avenida Borges de Medeiros e a Rua São Pedro

Desafio do Noel - inscrição

Corrida e caminhada, em que os participantes usam peças da roupa de Papai Noel e percorrem as ruas da cidade, passando pelos pontos turísticos, com as cores vermelho e branco.  

O corredor da família (o Peg) já ficou louco para participar, pena que não tem como voltarmos a Gramado dia 21!

Data: 21 de dezembro de 2014 

Largada: ExpoGramado 

Chegada: Passarela do Desfile do Natal Luz 

Local para assistir: Avenida Borges de Medeiros

Horário: 9hs

Contato: Beto Bocalon - (54) 9922 - 2825

Link para você fazer a sua inscrição.

 Feira de Natal - gratuita

A Feira de Natal tem muitos expositores - artesãos locais - que vendem seus produtos de Natal, além de uma grande programação gratuita, com vários espetáculos. É um ótimo lugar para você comprar algumas "lembrancinhas" da viagem à Terra do Papai Noel, enquanto os pequenos se divertem com o papai :)


Estivemos lá no primeiro dia e, além da chuva, eles ainda não haviam terminado de montar tudo, então o Lipe e o Dodô tiveram que se contentar com o Papai Noel fake :(

Ótimo para os pequenos viajantes.





O que você encontra lá? (clique nos links abaixo para mais informações sobre cada atração e aqui para ver a programação)

Teatro de Bonecos


Local: ExpoGramado

Horário: De domingo a segunda, das 10hs às 21hs. Sábados, dias de Grande Desfile e feriados, das 10hs às 23hs. Dias 24 e 31 de dezembro, 10hs às 19hs. Dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, das 14hs às 21hs.


Outras atrações natalinas em Gramado 

Existem outras atrações natalinas em Gramado que ficam de fora da programação do Natal Luz, mas certamente merecem atenção:

Korvatunturi - ingresso

Fomos ver o espetáculo nesta última viagem a Gramado, e escrevi um post contando tudo em detalhes:

Korvatunturi, o espetáculo permanente de Gramado, fica ainda mais especial no Natal







Aldeia do Papai Noel - ingresso

A Aldeia do Papai Noel fica no Parque Knorr e é linda - quero muito voltar lá com o Lipe! Fui sem ele, há alguns anos. Você pode tirar foto com o velhinho, se fantasiar de Papai Noel, passear de trenzinho pelo parque, ver as renas, o Museu do Brinquedo, a Praça da Neve, a Casa do Papai Noel (que é o espaço mais legal) e a Fábrica de Brinquedos dele!

E o mais legal é que esse é um passeio que você pode fazer não só na época do Natal Luz, mas durante o ano inteiro, pois o Papai Noel MORA lá, entendeu? É a CASA dele, então ele está lá sempre!

Não deixe de curtir a vista do Vale do Quilombo - o melhor lugar para vê-la é justamente no Mirante que fica no Parque Knorr!

Eu nunca escrevi sobre a Aldeia do Papai Noel, mas a Francine, amiga do blog Viagens que Sonhamos, escreveu aqui.

Local: Rua Bela Vista, 353




Sonho de Natal em Canela


Data: de 08/11/14 a 11/01/2015

Para ver os preços e comprar ingressos, clique aqui


A programação completa você encontra no site oficial.

Crianças até 3 anos não pagam ingresso se estiverem no colo do responsável. Estudantes devidamente identificados têm desconto de 25% e idosos têm desconto de 50%. Em famílias de 4 pessoas ou +, as crianças e adolescentes de 4 a 15 anos ganham 10% de desconto.

Horários de funcionamento das bilheterias:

Segunda a Quarta-feira - Fechado
Quinta-feira a Domingo - das 14h às 20h
Em dias de Simplesmente Natal e Christmas in Concert: das 10h às 22h



Decoração das ruas - gratuita

Assim como em Gramado, o que eu mais gosto de fazer em Canela nesta época é de passear pelas ruas e ver a decoração natalina que, como eu já disse, em Canela é ainda mais bonita do que em Gramado! 




Trupe do Noel - Parada de Natal - gratuita

Desfile de carros alegóricos pelas principais ruas da cidade, com uma banda marcial tocando ao vivo músicas natalinas, artistas locais e a presença ilustre de Papai Noel. É gratuito! 

Simplesmente Natal - ingresso

Espetáculo emocionante de 90 minutos na Igreja Matriz, que termina com a chegada do Papai Noel descendo da igreja de rapel! Muita música (orquestra), projeções na Igreja, cantores, atores, bailarinos e pirotecnia, com incríveis efeitos especiais e acrobacias aéreas.

Nós adoramos, apesar da multidão! Fomos há alguns anos, sem o Lipe :( 

Mosaicos de Natal - gratuita

Outro espetáculo com projeções na fachada da Igreja Matriz de Canela, com a diferença que este é grátis (e, portanto, as multidões devem ser ainda maiores!). 

Nós não assistimos, mas parece ser muito lindo - do mesmo tipo de projeções que você vê na Disney, no Castelo da Cinderela, já viu? Só não sei se é recomendável ir com crianças pequenas, por causa do povaréu...

Se bem que, como é um show que acontece diariamente (só os horários variam, confira na programação), não deve ser tãoooooo concorrido...

"Com equipamentos de última geração e alto nível tecnológico, o espetáculo gratuito conta com projeções que atingem 65 metros de altura e 30 de largura, cobrindo totalmente a fachada da Igreja Matriz e transformando a sua arquitetura peculiar em um show inédito que encanta todas as idades." É o que diz no site do Sonho de Natal, parece bom, não é?!?

Christmas in Concert - ingresso

Nunca vi, e morro de vontade! 

É um show musical estilo big band, que dá um ar moderno às tradicionais músicas natalinas, flertando com o rock'n'roll. Eles dizem que o espetáculo lembra os shows de Frank Sinatra e Tony Bennett, então só tem que ser maravilhoso, né?!?

Auto de Natal - gratuita

É um espetáculo novo, que estreou em 2014, com uma abordagem religiosa do Natal. No palco, um musical que conta a história do nascimento do Menino Jesus, apresentada através de anjos, Reis Magos e outras figuras emblemáticas do Natal. Atores, bailarinas e cantores participam do espetáculo, que dura 30 minutos e tem entrada gratuita. 

Vila dos Sonhos - gratuito

É como a Feira de Natal de Gramado, onde fica a Casa do Papai Noel, ponto de encontro da cidade e local onde os artesãos locais expõem e comercializam seus trabalhos natalinos.   

Já visitou Gramado e Canela na época do Natal? Tem perrengues a evitar? Conte pra gente! Deixe as suas dicas nos comentários! 

Em dúvida sobre onde se hospedar? Veja a resenha da Pousada Volta ao Mundo, em Canela, onde nós ficamos!

No próximo post, mais sobre Gramado & Canela! Não perca!






Vai conhecer Gramado e Canela? 

Então veja algumas opções de hospedagem por lá:

      



Todos os nossos posts sobre  Gramado & Canela

Veja mais fotografias da nossa última viagem à Serra Gaúcha no Instagram @claudiarodriguespegoraro, nas hashtags #LipenaSerra ou #Felipeopequenoviajante

No Twitter, procure por @pequenoviajante. Nos adicione também no Google+.

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar todas as nossas aventuras! 

Assista todos os minifilmes das nossas viagens neste link do Facebook. Os nossos vídeos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal! 

Você também nos encontra aqui:



Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

1 comentários:

  1. Em janeiro vou a Gramado curtir o encerramento do Natal Luz, estava rodando atrás de informações e eis q entro no seu blog e encontro tudo que queria, perfeito, completo, parabéns vcs são ótimos.

    ResponderExcluir