Já escrevi aqui no blog sobre o Castelo de Ljubljana e, no último post, contei tudo sobre a nossa hospedagem no Camping Bled, uma estadia 5 estrelas num cenário de contos de fadas.
Agora, continuando com os posts sobre Bled, na série sobre a Eslovênia, um dos lugares mais bonitos que eu já conheci no mundo, vou contar (e mostrar, com muiiiitas fotografias!!!) como foi a nossa visita a um outro Castelo, o Castelo de Bled, onde vimos paisagens dignas de colocar de papel de parede no computador ;)
Antes, para saber qual é a melhor maneira de chegar até Bled, leia este post aqui, onde explicamos como ir de Ljubljana até lá, passeando por Skofja Loca e Radovljica no caminho!
Em Bled, a principal atração, sem dúvida, é uma subida até o Castelo da cidade, para vistas impressionantes do lago inteiro.
O Castelo é lindo visto de qualquer ângulo, a qualquer hora do dia ou da noite, mas a vista lá de cima é de tirar o fôlego!
Como chegar e estacionar
Como o Castelo foi construído sobre um penhasco de 130 metros de altura, de rocha lisa e vertical, para chegar lá em cima existem 2 opções: você pode subir a pé, por uma trilha, ou com seu próprio veículo, deixando-o no estacionamento gratuito que fica lá em cima, no pátio do Castelo.
Não precisa se preocupar: o estacionamento é bem grande, e deu tranquilamente para deixar até o nosso motorhome lá!
Nós optamos pela estradinha, que é linda, cercada de bosques. Para chegar lá, é só seguir as placas que indicam Grad (= castelo em esloveno).
A chegada é por uma ponte levadiça, como seria mesmo de se esperar de um autêntico forte medieval, que fica nos "fundos" do Castelo, no lado oposto ao do lago, já que o lado que dá para o lago, como eu disse, é de rocha lisa e vertical, tornando o Castelo uma fortaleza inexpugnável.
A visita
O dia estava maravilhoso, e enquanto nós fizemos uma caminhada pelas margens do lago, o céu estava tão azul que chegava a doer nos olhos mas, infelizmente, exatamente no momento em que chegamos lá em cima, nublou tudo :(
As vistas são espetaculares igual - mesmo com tempo nublado - mas as fotografias não ficam tão bonitas...dos terraços panorâmicos, pode-se avistar toda a região Gorenjska, entre Caravanche e os Alpes Julianos.
Felizmente, assim que descemos o dia se "endireitou" de novo e, logo que pegamos o caminho para Bohinj, o céu já estava azul anil de novo!
Além das vistas lá de cima, que sem dúvida são a principal atração e o motivo que leva milhares de pessoas até lá todo ano, o Castelo de Bled, que foi construído no começo do século XI, também abriga um museu bem interessante.
As vistas de lá são tão espetaculares, alcançando muitos quilômetros de distância, e os turistas ficam tão enlouquecidos tirando fotografias, que muitos simplesmente "esquecem" de dar uma olhadinha no museu, que tem várias salas, com exposições bem legais sobre armas e armaduras.
A intenção é mostrar a evolução histórica da região do Lago de Bled desde a Idade do Bronze até hoje.
Além do museu, o prédio do Castelo também abriga uma forja, adega de vinhos, tipografia, capela, lojinha de recordações com galeria de ervas e um restaurante.
Ah, e o Castelo todo é wifi zone :)
Só uma recomendação: não tire os olhos do seu pequeno viajante! Como eu disse, o lado do Castelo que dá para o lago é um penhasco de rocha vertical de 130 metros de altura!
Informações úteis
Preço: € 9 por adulto. Crianças até 4 anos entram de graça.
Horários de funcionamento: das 8 às 18hs no inverno (novembro a março) e das 8 às 20hs no verão (abril a outubro).
Endereço: Grajska cesta, 25.
Para saber mais detalhes, entre no site do Blejski Grad, aqui.
* Nossa visita ao Bled Castle foi uma cortesia para o blog Felipe, o pequeno viajante.
Você já esteve no Castelo de Bled? Mande uma foto para publicarmos nas nossas redes sociais!!
O videoclipe da nossa viagem pela Eslovênia você assiste aqui.
Para saber como é e quanto custa viajar de motorhome pelo Leste Europeu, clique aqui.
Nosso "manual" de perguntas e respostas sobre aluguel de motorhome na Eslovênia/Croácia está aqui.
Nosso "manual" de perguntas e respostas sobre aluguel de motorhome na Eslovênia/Croácia está aqui.
Dicas para planejar uma viagem pelos Bálcãs, aqui.
As postagens sobre os Bálcãs estão aqui.
Veja mais fotografias desta viagem no Instagram @claudiarodriguespegoraro, nas hashtags #FelipenosBalcas ou #Felipeopequenoviajante.
Não esqueça também de curtir a fan page do Felipe, o pequeno viajante no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!
Assista todos os minifilmes desta viagem de motorhome pelos Bálcãs no Facebook. Os nossos vídeos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal!
Você também nos encontra aqui:
As imagens dessa viagem são de tirar o fôlego! Lindas Parabéns
ResponderExcluirObrigada, Helena!!! :)
Excluir