Menu

Torres del Paine até El Calafate de carro: tudo o que você precisa saber para ir por conta própria

Torres del Paine até El Calafate de carro: tudo o que você precisa saber para ir por conta própria
Dia 14

Hoje entramos novamente no parque nacional, na direção noroeste, acompanhando o curso do Río Grey até o Hotel Grey, que fica nas margens do Lago de mesmo nome (npost anterior  -  esse aqui - eu já contei sobre o nosso 1º dia no parque). 

         O hotel, assim como os outros 2 que nós já passamos, localizados dentro do parque (o Explora e o Pehoé), é super chique (e caro!), numa localização meggggga privilegiada, com vista para o Glaciar Grey.


Como ele ainda não abriu para a temporada, estava vazio (abre amanhã!), então fomos entrando na cara de pau, batendo papo com o cara que estava ali, que parecia até ser o proprietário, e pedimos para dar uma olhada nos mirantes - eles foram bem simpáticos (os chilenos em geral têm sido bem simpáticos!), e até nos ofereceram café: pelo que eu entendi, até os quartos mais simples têm vista e, dos mirantes do hotel e do bar, as vistas são espetaculares - dá para ver a praia de areia preta, o lago cheio de témpanos (icebergs) e, lá no fundo, o glaciar. Lindo!




Seguimos até o fim da estrada, de onde sai a trilha que vai até o Mirante Grey - é uma trilha fácil, que o Felipe nos acompanhou tranquilamente, apesar de todo o frio. Primeiro atravessa uma ponte 'colgante' e segue por um bosque, até chegar na beira da praia, de onde dá até para tocar nos icebergs azuis!!!



O truque para fazer trilha com crianças é ir brincando o tempo todo, cantando, contando os passos, fazendo pega-pega, comendo...enfim: não pode deixar a criança se dar conta de que está caminhando, senão ela vai querer colo/cacunda! E o principal é deixar a criança empolgada com o que ela poderá encontrar no caminho (o Sid da Era do Gelo, o Bambam, o Tarzan, a Pocahontas, e assim por diante...)...





A conclusão que eu cheguei é que é uma judiaria vir aqui nessas excursões bate e volta de Puerto Natales ou, pior ainda, de El Calafate - ou a pessoa vai embora equivocadamente achando que conheceu o parque nacional, sem ter visto nada direito, ou vai embora insatisfeita, pensando que deveria ter feito a coisa bem feita.



Embora as acomodações dentro do parque sejam absurdamente caras, tem várias opções em Villa Serrano que cabem nos bolsos de seres humanos normais - e Torres del Paine merece pelo menos uma noite da sua vida (nós ficamos duas! #apaixonados).




No mais, acho que um carro é fundamental, a menos que você esteja sozinho, porque daí fica meio caro. Eu vi diversos grupos de excursões (3 ontem e 3 hoje, mesmo sendo baixa temporada; imagino que lotação não deve ser isso aqui na alta!!!), e dava até pena das pessoas: chegavam no mirante e o motorista dizia - "10 minutos, 10 minutos!!!"; chegaram no estacionamento da Guardería Lago Grey e o guia apressava todo mundo, gritando que tinham uma hora para ir e voltar pro ônibus!!!

Em uma hora tu vai e volta correndo, nem pensar em parar para tirar fotos; com crianças, impossível. Não vou dizer que esse tipo de passeio não me serve, porque para mim, quando se trata de viajar, até injeção na testa, né?!? Mas, podendo escolher, eu só faria esse esquema de excursão bate e volta em ultimíssimo caso, se não tivesse outra escolha, e tenho certeza que ficaria extremamente frustrada, sem poder parar e descer para ver a paisagem a cada 2 minutos!!! 





Imagina se você estiver sentado do lado 'errado' do ônibus?!? É depressão profunda na certa! Se você curte beleza natural, faça um favor a si mesmo e fique uma noite (pelo menos!) em Torres del Paine - seus olhos agradecerão!





Outra coisa a salientar é que, durante a temporada, são oferecidos muitos passeios, de barco, a cavalo, a pé, ou seja lá como. Claro que tudo vale a pena se a alma não é pequena, como já dizia o poeta, mas não se obrigue a fazer estas excursões só pela empolgação do momento. Se você tiver um carro, pode rodar o parque inteiro e fazer várias trilhas curtas, de 1 ou 2 horas, em 2 longos dias, e isso será suficiente para sentir que realmente conheceu bem Torres del Paine - não se estresse muito em fazer essas excursões organizadas supostamente "obrigatórias", até porque são suuuuuper caras!




Depois da trilha, voltamos pelo mesmo caminho e subimos até quase o Hotel Explora de novo - por incrível que pareça, hoje o dia estava ainda mais sensacional que ontem, se é que isso é possível...o céu não estava tão azul, mas, talvez até por isso, a água dos lagos estava ainda mais verde, parecia que tinham despejado anelina! E não tinha um ventinho, a água do Río Paine estava totalmente paradinha, espelhando todas as montanhas nevadas ao redor - para onde quer que a gente olhasse, a paisagem estava dobrada, espelhada na água - beleza em dobro!!! 

Valeu São Pedro, ficamos devendo mais essa!






No post anterior, eu já falei sobre a Hostería Lago Tyndall: nessa época do ano o hotel está fechado e nós ficamos nas cabaninhas, que eles chamam "casas de férias". 

As cabanas são simples, com 2 quartos de 2 camas de solteiro, banheiro, sala com mesa de jantar e cozinha integrada (sem microondas) com fogão, pia, louça e frigobar. É tudo bem simples, para custar U$ 132 por noite, mas quando você olha pela janela ou sai na sacadinha e percebe onde você está, você pagaria o dobro, só pelo cenário - NÃO TEM PREÇO!!!














Nós reservamos pelo Booking (a caixa de reservas do Booking tá aí na barra lateral). E uma coisa inacreditável: a internet wifi funciona incrivelmente bem! A gente achou que não seria possível ter internet decente aqui (é o fim do fim do mundo, o meio do nada!!!), só que não! Funciona bem direitinho...



Dia 15

Vou fazer este post bem detalhado porque eu gostaria de ter tido essas informações antes de vir viajar e não as encontrei em lugar nenhum.

Como vínhamos no inverno, eu queria muito ter informações sobre as estradas entre El Calafate, Puerto Natales e dentro do PNTDP. Procurei tais informações no Mochileiros.com e em dezenas de blogs de gente que havia viajado pela região e encontrei quase nada - a maioria das pessoas vêm no verão e, mesmo esses, nada falam das estradas, e o pouco que falam é alarmante...então vou contar detalhadamente como foi a nossa experiência, sempre tendo em mente que no verão tudo é mais tranquilo e que fizemos toda a viagem num Gol 1.4 com pneus sem 'clavos' (mas tínhamos correntes para os pneus no porta-malas, em caso de necessidade).

Lembre-se que as condições das estradas podem mudar, mas vá pelo seu instinto e não dê ouvidos aos avisos alarmistas de chilenos e argentinos...entenda porquê no texto a seguir:

Pretendíamos fazer o trajeto de volta indo até o Hotel Las Torres, e depois subindo até a Cascada Paine e a Laguna Azul, mas hoje São Pedro estava muito ocupado com outros assuntos e esqueceu de nós 😑

Amanheceu tudo nublado e mal dava para ver as torres, e fizemos o trajeto de volta direto até Laguna Amarga abaixo de neve!

Já disse, mas não custa repetir: li muitos relatos de gente que veio aqui em excursões bate e volta de um dia e se deu por satisfeito, tipo "eu, que não tinha intenção de fazer trilhas, fiquei mais do que satisfeito com o passeio de van de 1 dia desde Puerto Natales/El Calafate".

Ocorre que essas pessoas certamente tiveram a sorte de pegar um dia de tempo bom, sem nuvens...se você vier aqui numa dessas excursões num dia como hoje, com certeza vai querer cortar os pulsos, pois terá jogado tempo e dinheiro no lixo.

No caminho de volta passamos por várias vans e ônibus chegando (hoje começa a temporada!), e dava para ver a cara de desespero e desolação dos turistas...dava até pena! Nos mirantes que nós paramos dezenas de vezes no dia em que chegamos, hoje os ônibus nem paravam, porque não dava para ver absolutamente nada, nem uma torrezinha sequer!!!

É claro que pode acontecer de você pegar 3 dias de tempo nublado direto: não existe garantia de tempo bom nunca - esse é um lugar do mundo onde o clima é totalmente imprevisível; mas o que eu reafirmo é que, quanto mais tempo você planejar ficar e quanto mais flexibilidade tiver, mais chances terá de ver as maravilhas que nós vimos...

Logo que saímos do parque nacional o tempo se ajeitou e o céu azul deu o ar da graça de novo - ao que parece, é muito comum as nuvens se concentrarem justamente ao redor do Maciço Paine.

Também já falei, e repito, porque vale a pena, que chegando em Cerro Castillo, de onde se segue para o 'paso de frontera' Río Don Guillermo, em Cancha Carrera, há a Cafeteria Ovejero, que merece uma visita - sabe aqueles lugares que parecem o velho oeste, onde motoqueiros colam seus adesivos? Pois é, deixei um adesivo do pequeno viajante grudado lá também kkkkk...


É bom parar aqui para trocar os pesos chilenos que restarem por pesos argentinos ou dólares, ir ao banheiro (é o último banheiro que você vai encontrar antes de El Calafate!) e comer ou beber algo antes de continuar viagem.

A pracinha de Cerro Castillo, vila rural minúscula, envergonha as praças de Jaguarão (e a imensa maioria das praças brasileiras)!!! Foi ótimo parar lá para o Lipe brincar um pouco e gastar as energias...


O posto de fronteira chileno, onde tem que parar para dar saída do Chile, é exatamente ao lado da Cafeteria. Depois se segue pela estrada até uma placa que diz "bienvenidos a República Argentina" - a partir daí a estrada piora consideravelmente kkkkk...e então surge o posto de fronteira argentino, onde tem que parar para carimbar a entrada no país e apresentar o permiso do carro.






Nós inicialmente pretendíamos voltar a Puerto Natales e dormir lá depois da nossa visita a TDP, mas com a história da estrada de Río Serrano estar fechada pelo desabamento, concluímos que ia aumentar muito a quilometragem e não valeria a pena - viu porque eu não gosto de fazer muitas reservas e planejar tudo antes? Se já tivéssemos tudo acertado com antecedência, não poderíamos mudar de ideia, ficaríamos amarrados e obrigados a fazer um trajeto que seria péssimo para nós...

A única questão que nos atormentava era a gasolina. Não tínhamos certeza se o que havíamos abastecido em Río Turbio seria suficiente para chegarmos a El Calafate indo direto pelo atalho de brita de Tapi Aike.

Tanta gente nos falou mal dos trechos Cerro Castillo - Cancha Carrera e do atalho de Tapi Aike, tanto argentinos quanto chilenos, dizendo que eram de rípio, intransitáveis, que, juntando com o problema do abastecimento, já estávamos pensando que realmente teríamos que fazer todo o caminho asfaltado e muito maior até La Esperanza.

Mas aí, chegando na localidade de Tapi Aike, vimos uma bomba de gasolina, no meio do nada (cena surreal), abastecemos e tomamos nossa decisão: voltamos pelo mesmo caminho curto - na vinda já tínhamos comprovado que era uma ótima estrada de terra, diferente do que afirmam argentinos e chilenos. 


Aliás, esse medo que o povo daqui demonstra das estradas de chão batido poderia ser objeto de um estudo antropológico - não deu para entender!!!

Em resumo: do jeito que a estrada está hoje, que dá para ir numa velocidade média de 90km/hora, é altamente recomendável o atalho de Tapi Aike ao invés de fazer toda a volta asfaltada de La Esperanza.

Litro de gasolina em Villa Serrano (no Parque Nacional TDP) - em caso de emergência tem um funcionário da Hostería Lago Tyndall que pode conseguir): 2.000 pesos chilenos (U$ 4)
Litro de gasolina em Tapi Aike: 6,25 pesos argentinos (menos de U$ 1)
Litro de gasolina em El Calafate: 5,97 pesos argentinos


Quer conhecer a praia de areia preta do Lago Grey, cheia de icebergs, em Torres del Paine

Veja este videoclipe, aqui ou no nosso canal no YouTubeaqui - não esqueça de selecionar a opção para assistir em HD, alta definição! 



Nos próximos posts, mais sobre a nossa viagem pela Patagônia - fique ligado!

Cotações (no momento da nossa viagem): 

R$ 1 = AR$ 3,47 / U$ 1 = R$ 2,42 / U$ 1 = AR$ 8,40 



Você também nos encontra aqui:



Veja mais fotografias desta viagem nas nossas redes sociais, em #operaçaofimdomundo2013. 

Assista todos os minifilmes da nossa aventura "patagônica" no Facebook ou os filminhos maiores no YouTube

Para ler mais, todas as nossas postagens sobre a Patagônia estão organizadas aqui


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

43 comentários:

  1. Claudia, fechei pacote voo e hotel pelo decolar.com e como não tenho idéia do que vou encontrar fiz contato com o hotel pra fazer os passeios. Lendo seu blog fiquei na dúvida se faço os passeios com o hotel e alugamos transfer El Calafate a Torres Del Paine ou se alugamos um carro em El Calafate e os passeios fazemos por conta própria. O meu hotel é o Rio Serrano, que fica dentro do parque. Ficaremos 4 dias em Torres. O que você me indica? Se importaria se eu te mandar o roteiro de passeio que planejo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Se fosse eu, alugaria um carro e faria 1000 vezes os passeios por conta própria! Se tu leu os posts, deves ter percebido que o melhor da viagem é justamente o caminho até lá! A gente quer parar 1000 vezes. E o transfer pára 2 ou 3 vezes. Tu vais querer matar o motorista!
      Os passeios feitos através de hotel sempre têm um "pedágio" que é a comissão do hotel. Estuda, pesquisa, lê todos os posts, te organiza e faz as coisas por conta própria! É tão mais divertido explorar do que ser levado pela mão...#myopinion
      Com 4 dias tu tens tempo suficiente para ver tudo! Fica à vontade para perguntar o que quiser!
      Abraço, Claudia

      Excluir
  2. Oi Claudia. Muito obrigada pelo retorno. Fico preocupada em fazer por conta própria porque alguns passeios, tipo os dos lagos, terei que fazer com o hotel mesmo. Eles me cobraram o mesmo valor que eu pagaria em um alguel de carro. Nos passeios eles oferecem alimentação. Como vocês fizeram com a alimentação durante os passeios? Minha volta será durante a madrugada, pois meu voo sai de El Calafate as 9 horas. Por isso ainda estou avaliando o que vale mais a pena... (meu nome é Giuliana e meu email giuvalle@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giuliana, nós levávamos lanches prontos nos passeios, empanadas, sanduíches, essas coisas...
      Bjos

      Excluir
  3. Bom dia, irei para Puerto natales/ Torres del Paine(PNTDP) em janeiro. Quero ficar hospedada um dia dentro do parque ou lugar bem próximo e do parque ir até el Calafate para conhecer o glaciar Perito Moreno. Quanto tempo leva de PNTDP a El Calafate. Vc tem algum post falando sobre como ir de Torres del Paine até El Calafate. Se tiver pode mandar para o e-mail eplf@terra.com.br ou postar aqui? Muito Obrigada. è fácil Alugar carro em Punta Arenas? Sabe de alguma locadora de carro que posso fazer reserva pela internet. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Você não deve ter lido o post acima, onde comentou...o nome é "Torres del Paine -> El Calafate de carro: tudo o que você precisa saber para ir por conta própria"...se você ler, vai ver que as respostas a todas as suas perguntas estão no texto ;-)

      Excluir
  4. Oi Claudia, tudo bem!
    Estava lendo teu post e fiquei com muita vontade de conhecer Torres Del Paine. Porém eu tenho 1 dia livre na minha programação em El Calafate. Pensei em fazer aquele passeio de 1 dia de El Calafate - Torres de Pine, mas depois de ler o seu, pensei se daria para eu fazer de carro, e se vc me recomendaria?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiane,
      Não recomendo ir de carro não! Para valer a pena ir de carro você teria que ter no mínimo 2 ou 3 dias, se não fica cansativo demais dirigir até lá num bate e volta! Se vc só tem um dia, faz o passeio organizado que é mais negócio!
      ;-) bjo

      Excluir
  5. Oi Claudia, tudo bem? Conheço El Calafate mas não fui até Torres del Paine. Gostei muito da ideia de ir de carro até lá. Minha dúvida é quanto à época do ano. Podes me informar se agora em maio o parque está fechado? Porque muitos hotéis fecham de abril até setembro. Como tenho ´média dificuldade de me locomover, conseguirei de carro aproveitar a viagem?
    Muito obrigada,
    Marilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O parque não fecha nunca, Marilia! Quando nós fomos, em agosto, a maioria dos hotéis tb estava fechada, mas ficamos num que estava aberto, e foi maravilhoso! De carro é o melhor jeito de ver o parque :)

      Excluir
  6. Não estou conseguindo acompanhar o blog :( Do terceiro dia de excursão vai pro dia 14 e eu me perco. Não conheco nada da Argentina e queria muito fazer uma viagem bacana de uma semana. Pensei em descer em Ushuaia e fazer todos trajetos de carro. Seria do dia 1 ao dia 7 de julho, compensa? Tem muita neve? Por favor me ajudem!!!
    Meu e-mail: consultoradevon@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, não dá pra fazer todos os trajetos de carro desde Ushuaia em uma semana, é pouco tempo :(

      Em julho já deve ter bastante neve sim, mas não é certeza...

      O índice de todos os posts está aqui neste link, tudo bem organizadinho pra ti conseguir acompanhar: http://felipeopequenoviajante.blogspot.com.br/2013/10/post-indice-da-patagonia.html#more

      Bjo

      Excluir
  7. Tenho acompanhado o blog e confesso que me dá uma inveja danada desse espírito aventureiro. Estive agora em abril 2014 em Ushuaia e El Calafate.Mas nesses locais contratei os passeios que quis. Foi bom demais dentro das limitações de excursões. Tivemos dias ótimos, com sol, sem o tal vento da região. Frio mas nada desagradável e perfeitamente suportável. Fiquei 4 dias e 1/2 em Ushuaia e o mesmo em El Calafate. Em Ushuaia recomendo também além do 4x4, da própria navegação, do trenzinho do fim do mundo, um passeio de 1/2 hora de helicóptero com pouso na montanha e as visitas do presídio e de outros museus interessantes. É muito bonito.Tudo tem o seu encanto. O aparthotel Cilene del Faro é excelente e recomendo sem medo de errar. Em El Calafate ficamos nos los Álamos também muito bom.Fizemos os dois passeios maiores dos Glaciares. O do Perito Moreno e depois o do Upsala, Spegazzini e braço norte do Perito Moreno. Andança pela cidade que é super simpática, o glaciarium que também merece uma visita e há transfer na subsecretaria de cultura grátis, vale a visita. È onde está o Bar de Gelo. Não tive tempo para conhecer a Lagoa Nimes. Um dia tirei para ir a El Chalten que é distante mas valeu. Fomos até o Lago do Deserto com subida ao Cerro Huemul e depois uma parada na Cascata que está no mesmo caminho, quase retornando ao centro de El Chalten. Adorei o lugar e acho que mereceria mais um dia por lá.A vegetação nessa época do ano está deslumbrante. Recomendo essa época de abril para esse passeio a não ser para quem queira estar durante o período de neve mesmo, que tb deve ser lindo.

    Penso agora em setembro ir para Torres del Paine e se alguém puder me dar uma informação sobre o hotel Singular em Porto Natales, agradeço. E tb gostaria de saber quanto tempo seria razoável para permanecer ali e conhecer bem o Parque Nacional até mesmo com a possibilidade de alugar um carro.

    Grande abraço e sorte a todos os viajantes que frequentam e desfrutam desse excelente ponto para troca de informações do pequeno viajante.

    ResponderExcluir
  8. Ouvi falar também do hotel Explora Patagonia e se alguém já esteve por lá gostaria que emitisse sua opinião. Me parece que fica dentro do Parque mesmo. Entre o Singular que me disseram ser muito bom e o Explora Patagonia a minha dúvida são as distâncias e o tempo que se pode economizar nos deslocamentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Heliete, obrigada por deixar as tuas dicas aqui!

      Eu li sobre os 2 hotéis, mas só vi o Explora por fora, lá no parque. Os 2 são incríveis, e bemmmm caros, muita gente reclama do preço das refeições lá. Nós ficamos na Hosteria Lago Tyndall, q é um nível bem abaixo kkkkk, mas maravilhosa tb, com uma vista de tirar o fôlego!

      O Singular só é bom para quem quer passar uma noite em P Natales mesmo...depois que vc segue para o parque nacional, não vale a pena voltar para pernoitar lá, é muito longe, daí seria melhor ficar no Explora mesmo, que é perfeita a localização, bem no centro do parque.

      Para conhecer o parque de carro, com pequenas trilhas, 2 dias são suficientes, foi o que fizemos. Se tu queres fazer trilhas mais longas, como a que vai até a base das torres, aí precisa mais tempo, um dia para cada trilha :)

      Excluir
  9. Cláudia, em qual mês vocês fizeram a viagem?Devo estar na região de El Calafate/Torres del Paine/Puerto Natales nos primeiros 10 dias dê setembro. Nãos sei se terá muita neve, e dificultará para fazer as trilhas. É possível conseguir grupos ou guias no parque Torres del Paine?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Douglas, estivemos lá na mesma época, na primeira senana de setembro. Em TDP não tinha neve, mas em Chaltén muitas trilhas ainda estavam fechadas. Acho muito difícil tu conseguires guia ou grupos, porque a temporada mal terá começado...só com muita sorte! Aproveita muito essa viagem incrível!

      Excluir
  10. Oi pessoal!
    Vocês não fazem idéia do quanto estou apaixonada! Pelo blog!
    Amamos viajar e também estamos adiando nosso pequeno. Alias, estávamos, vocês nos deram um incentivo que não fazem idéia. Muitíssimo obrigada por mostrar que é sim possível viajar e se divertir com os pequenos.
    Eu já acreditava nisso, mas todos que conheço e tem filhos dizem ao contrario. É um sonho ouvir, ler e ver tudo que vocês conseguem fazer com o Lipe.

    E agora a parte de explorar o conhecimento alheio. :)
    Vamos dia 3 de setembro e nosso roteiro mega curto e apertado tem um buraco não preenchido.
    Dia 1 chegada em El Calafate às 13 horas.
    Dia 2 ???
    Dia 3 ??? Voltar para Calafate no fim do dia ou à noite ( já temos hotel reservado para essa noite)
    Dia 4 Calafate ??? (Todos glaciares ou o outro passeio de barco que vocês fizeram, o que sugere?)
    Dia 5 mini trekking
    Dia 6 calafate ??? (Sugestão?) . Pegar vôo às 17 horas.

    Não consigo escolher entre TDP e Chaltén então montei uma estratégia insana que é a nossa cara
    Chegar as 13 horas pegar carro e ir para TDP. Dormir numa das pousadas do parque.
    No dia 2 aproveitar o parque até umas 14 horas e pegar a estrada para voltar. Ir até Chatén e dormir lá.
    No dia 3 fazer a trilha da Laguna de Los 3 e voltar para calafate.

    A outra opção seria ficar escolher ou TDP ou Chatén e ficar os dois dias.

    Vale considerar que já fizemos roadtrips insanas, do tipo 1000km de passeios num dia ( de Vegas ao Grand Canyon passando por Page).
    E também que somos 3 motoristas e ninguém se mixa de dirigir!

    Se puderes me dar esses pitados agradeço MUITO!

    E agora já me convenci por vocês, depois da viagem da Ásia em dezembro vem o herdeiro!! Hehehe

    Parabéns novamente, pelos relatos, pelas dicas, pela família linda e por incentivar o espirito aventureiro nessa delicia de criança!

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, desculpe não ter respondido antes! A estas alturas tu já foi e voltou :(
      Esse mês de setembro foi um caos na minha vida, morrendo de inveja de vcs que estavam curtindo na Patagônia!
      Mas tenho certeza que o roteiro de vocês deu super certo, porque dá bem pra fazer esses trechos que tu comentou!
      Que venha o novo pequeno viajante :)
      Bjokas

      Excluir
  11. Bom dia, primeiramente parabéns pelo ótimo blog, ta me ajudando muito, bom, se puderes me ajudar na seguinte questão:
    Ficaria 6 dias em El calafate: do dia 15/02 a 21/02, e pretendo fazer o seguinte:
    - dia 15 como nao sei exatamente a hora que chego vou alugar o carro, ir para o hotel, ficar por el calafate mesmo;
    - dia 16 bem cedo iria para Torres del paine, passaria a noite la (sem reservar hotel antes);
    - dia 17 ficaria até o almoço em torres del paine e voltaria a tarde para el calafate;
    - dia 18 bem cedo iria para El chalten, passaria a noite la (sem reservar hotel antes);
    - dia 19 ficaria até o almoço em em chalten e voltaria a tarde para el calafate;

    Tu achas que é muito pouco tempo em torre del paine e el chalten, eu da pra conhecer legal o lugar?

    Muito obrigado!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Ricardo, teu planejamento tá ótimo. Se tiveres sorte com o clima, o tempo é suficiente. Se estiver nublado, não vais ver nada. O jeito é fazer um pacto forte com São Pedro e ter liberdade pra mudar os planos de acordo com a previsão do tempo ;)

    ResponderExcluir
  13. Oi Claudia! Parabens pelo blog! Entao, estou indo sozinho passar praticamente um fds em El Calafate. Reservei 1 dia inteiro para Perito Moreno e o outro vou alugar um carro e fazer um bate volta para TDP. Pretendo sair de El Calafate de madrugada, e chegar logo cedo no Parque para aproveitar o dia inteiro no meu ritmo. Li sobre um atalho e pretendo faze-lo na ida e volta. A minha duvida eh a seguinte…Essa foto que vc postou da bomba de gasolina, eh logo saindo do Parque? pelo caminho curto? Meu medo eh rodar o dia inteiro dentro do parque e nao ter onde abastecer para voltar. Pretendo tambem encher o tanque toda vez que avistar um posto mas gostaria de saber qual a frequencia de postos no caminho Calafate/TDP. Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Leonardo, é exatamente como eu escrevi no post acima: essa bomba de gasolina é em Tapi Aike, que fica no meio do atalho por Cerro Castillo - Cancha Carrera. Ela fica sim no caminho curto, mas não é logo saindo do parque. O que tem logo saindo do parque é Cerro Castillo, mas lá não tinha gasolina, tem que seguir até Tapi Aike e torcer que este posto esteja aberto, mas isso tu podes confirmar na ida. Esse é o único posto de gasolina que existe no caminho entre Calafate - TDP pelo atalho. Tá tudo bem explicado neste e nos outros posts da região :)

      Excluir
  14. Olá! Parabéns pelo Blog! Conheci através de uns emails que troquei com uma menina que estava vendendo uma jaqueta de frio...Na ocasião ela tb estava planejando a sua viagem para patagônia e tentando vender sua jaqueta q tinha comprado pela net e tinha ficado grande.
    Mas vamos lá...
    Já estamos na reta final para conhecer a Patagônia...com "quase" tudo planejado e reservado hehehe, mas após ler seus relatos, talvez algumas modificações sejam necessárias para otimização, principalmente em TDP ;-) Gostaria muito da sua ajuda!
    Vamos sair de Porto Alegre no dia 03/01/15 com o seguinte roteiro:
    Detalhe: Vamos ir subindo de Ushuaia a El Calafate de Ônibus.
    03/01 POA - USHUAIA
    04/01 USHUAIA
    05/01 USHUAIA
    06/01 USHUAIA - PUNTA ARENAS
    07/01 PUNTA ARENAS - PUERTO NATALES
    08/01 TDP
    09/01 TDP
    10/01 PUERTO NATALES - EL CALAFATE
    11/01 EL CALAFATE
    12/01 EL CALAFATE
    13/01 EL CALAFATE - EL CHALTEN
    14/01 EL CHALTEN
    15/01 EL CHALTEN
    16/01 EL CHALTEN
    17/01 EL CHALTEN - EL CALAFATE
    18/01 EL CALAFATE - BUENOS AIRES
    19/01 BUENOS AIRES - PORTO ALEGRE

    O período que estou pensando em alterar é:
    07/01 PUNTA ARENAS - PUERTO NATALES
    08/01 TDP
    09/01 TDP
    10/01 PUERTO NATALES - EL CALAFATE
    pois estava pensando em ir de ônibus, mas já me convenceram a alugar um carro e fazer TDP de carro!!
    E também estou pensando em não descer até Puerto Natales depois de visitar TDP, o ideal seria se nós pudéssemos ir "subindo", ou seja, alugar o carro em Punta Arenas ou Puerto Natales subir até TDP, ficar por lá 3 dias...e devolver o carro em El Calafate, será que é possível? Agradeço muito se puderem avaliar e me dar sugestões! Abraços. Adriano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano, com certeza vocês deveriam tentar fazer esse trecho de carro alugado, por todas as razões que eu já enumerei em todos os posts que eu escrevi sobre a Patagônia! Mas realmente não sei se vocês vão conseguir alugar um carro no Chile e devolver na Argentina, não sei se o preço desse "one way" não será absurdo...dá uma pesquisada e tenta, pq vale muito a pena ter o teu próprio meio de transporte nessa região!
      Abraço

      Excluir
  15. Estive la agora Out2014 bem na abertura da temporada, pois o lugar é fantastico, e não compensa fazer passeio de um dia, o lugar é imenso, e o guia do passeio controla o grupo o tempo todo, e o tempo para as fotos e muito pouco, não vale apena. Programe 2 ou 3 dia livres dentro do parque é sera diversão garantida, vale apena.

    Cleber A.Silva

    ResponderExcluir
  16. Logo no primeiro dia fiz uma caminhada monstruosa pela trilha do parque de 5 horas, mais ou menos 18 km solo, precisava chegar ate o meu hotel Lord Paine Grande onde tinha uma reserva; Lugar belissimo, caminhada epica, mas compensadora; Depois do primeiro dia foram mais 3 dias o que me deixou bem a vontade na viagem.

    Cleber A.Silva (facebook)
    Para dicas: cleberalves23@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Tem algum horário limite para passar na aduana? Ela fecha à noite?

    Paola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Paola, essa vou ficar te devendo, porque realmente não lembro! Mas olha: eu não arriscaria viajar de noite por estas estradas, e nem vale a pena: a paisagem é o próprio passeio, e à noite tu não vais ver nada!
      Bjo

      Excluir
  18. Ola Claudia, parabens pelo blog... estou programando minha viagem baseada nos seus relatos, irei em setembro e minha maior duvida é qto a ida de el calafate p PNTDP. Sao qtas horas de viagem de carro? É possivel ir direto ou há nescessidade de pernoitar em Puerto Natales?? Parabens pelo blog e pelas fotos, AMEIIIIII tudo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eli, é possível ir direto sim, como eu explico neste post. Nós fomos por Puerto Natales e voltamos direto! Quanto às horas de viagem, difícil dizer, pq nós paramos tantas e tantas vezes no caminho para admirar as paisagens e tirar fotografias que o tempo ficou meio relativo heheheheh...melhor sair sem pressa, pq esta é umas das viagens mais bonitas que tu vais fazer na tua vida!
      Obrigada! Bjokas

      Excluir
  19. Oi Claudia, tudo bem? Parabéns pelo blog, estou adorando! O Felipinho está resolvendo minhas questões mais existenciais! :)
    Mas ainda tenho uma, espero que eu não tenha passado por cima de alguma leitura... Estou indo de Calafate de carro, direto para TDP. Vi vários blogs falando que lá a alimentação também é bem cara (ainda mais hj que estamos pagando o R$4 o dolar...). Eu pensava mesmo em levar umas coisas de Calafate, mas não pensei que fosse ter problemas na aduana...vocês fizeram compras em P. Natales, pelo que me lembro... No seu retorno, entendi que voltou direto, passando pelo Paso Don Guillermo, por onde vou entrar. Seria Cerro Castillo a primeira vilazinha chilena? Você acha que lá consigo me abastecer? Ou alguma outra sugestão dali até o parque? Imagino que no parque não tenha muita saída...
    Obrigada desde já! Abs, Patricia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, você sabe me dizer também se os restaurantes e hoteis em TdP aceitam dolares?? Obrigada, Patrícia

      Excluir
    2. Oi Patricia,
      Puxa aí complicou, porque não lembro de ter mercados em Cerro Castillo e muito menos depois de lá! E a aduana chilena é muito chata messssmo, eles tiram tudo! Não tenho idéia de como resolver teu problema!

      Sobre os restaurantes de TDP não sei se aceitam dólares, porque não fomos em nenhum...mas os hotéis certamente aceitam e devem até fazer câmbio - por uma cotação péssima, claro!

      Qualquer dúvida pergunta! Beijo e boa viagem

      Excluir
  20. Olá Claudia!!! Encontrei o teu blog e adorei!!
    Estamos programando de ir conhecer El Calafate, Torres del Paine e Punta Arenas.
    Estamos pesquisando ainda como realizar o trajeto de forma viável, e pensando seriamente na possibilidade de fazer através de um carro. Ainda mais depois de ter lido os teus relatos.
    Seguinte, na fronteira, que tipo de documentação é exigida? É muito complicada de conseguir ao alugar o carro? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Acho que escrevi sobre isso em algum post de El Calafate, pois foi lá que conseguimos alugar o carro. Tem que ser com uma certa antecedência porque eles precisam de uns dias para tirar a carta verde para você poder ingressar no Chile com o carro argentino, e eles não conseguem de uma hora pra outra. Mas é a própria locadora que providencia essa documentação. Além da documentação do carro, CNH e do seguro, só o que tu precisas levar é a tua carteira de identidade brasileira, a verde. Carteiras profissionais não servem :)
      Obrigada!

      Excluir
  21. Olá, estava procurando uma ajuda para saber se é possível ir do Ushuaia até El Calafate ida e volta de carro alugado com 8 dias inteiros, meu voo é ida e volta por Ushuaia e queria passar metade do tempo da vaigem para ver a Gelerira Perito Moreno e outros lugares se o tempo for possível. Voc~e indica alugar um carro para fazer esse trajeto, ou fazer um percurso menor? Agradeço a ajuda!!

    ResponderExcluir
  22. Amal, é possivel sim, mas atente para o que a claudia comentou sobre a documentação do carro, pois você cruzará a fronteira do chile. Outra maneira de ir é de onibus, foi como eu fiz, mas eu tinha 16 dias e aproveitei para conhecer el chalten partindo de Calafate.
    8 dias fica bem apertado...mas dá! Fique 1 ou 2 noites em Ushuaia, e parta para o parque Torres del Paine (trajeto de 840km). Fique também 1 ou 2 duas noites no parque (eu fiquei nas cabanas Tyndal e recomendo), depois parta para El calafate (Trajeto de 255km), fique uma ou duas noites lá e retorne. Ajuste a questão de uma ou duas noites de acordo com a sua preferencia entre cada atrativo, e lembre-se de somar os tempos de deslocamento. É possível, basta ajustar o cronograma. Abraço.

    ResponderExcluir
  23. Obrigada pela ajuda e dicas, ainda estou resseosa de fazer esse trajeto todo com os poucos dias que tenho, seria exagero ficar todo o tempo só no Ushuaia e alugar um carro para fazer os passeios na região e talvez outra cidade que não precisasse atravessar o Chile?

    ResponderExcluir
  24. Eu particularmente acho 8 dias muito para Ushuaia, mas vai de cada um. Os pontos altos da minha viagem foram Torres del Paine e El Chalten, então indicaria muito dividir ficar 3 dias em Ushuaia e ir ao menos Torres del Paine, nem que fosse de Onibus até Punta Arenas e depois alugasse um carro lá no chile para ir até Torres del Paine (Foi como eu fiz!). Teria que pesquisar os dias que saem onibus de Ushuaia e tentar comprar a passagem com antecedencia (ida e volta) para não ter imprevistos. O carro vc pode reservar pela Hertz em Punta Arenas...Em punta Arenas, vc pode se programar para encaixar o passeio até a Isla Magdalena que é bem legal.

    ResponderExcluir
  25. Adorei o post!!!várias dicas excelentes.
    Vcs alugaram o carro onde?
    Estou pensando em ir em dezembro de São Paulo a Punta Arenas e fazer de carro indo de Punta Arenas a Puerto Natales, Torres del Paine e finalizar em El Calafate.
    O que vc acha?
    Então podemos entrar no Parque de carro?

    ResponderExcluir