A Luciana Misura, do blog Colagem, resolveu sair por aí perguntando pro pessoal (em especial a turma que participa do grupo Viagens em Família, moderado pela Sut-Mie Guibert, no Facebook) Por que viajar com crianças? E não é que inúmeras famílias destemidas encararam o desafio e contaram à Luciana porque viajam com seus filhotes?
O projeto rendeu uma série linda de entrevistas inspiradoras! E é claro que o pequeno viajante também participou - veja aqui!
jogando cartas para passar o tempo num trem transiberiano na Rússia
brincando com os inglesinhos em Londres no dia do casamento do príncipe!
Como a Lu frisava a cada postagem, se você ainda não tomou coragem, esperamos que estes posts da série sirvam de inspiração:
Por que viajar com crianças? Por Andreza Trivillin
Por que viajar com crianças? Por Luisa PintoPor que viajar com crianças? Por Andreza Trivillin
Por que viajar com crianças? Por Patricia Papp
Por que viajar com crianças? Por Karla Alves Leal
Por que viajar com crianças? Por Priscila Reis
Por que viajar com crianças? Por Valéria Beirouth
Por que viajar com crianças? Por Kika Azevedo
Por que viajar com crianças? Por Adélia Lundberg
Por que viajar com crianças? Por Letícia Daquer
Por que viajar com crianças? Por Mônica Paranhos
Por que viajar com crianças? Por Michely Lares
Por que viajar com crianças? Por Barbara Bueno
Por que viajar com crianças? Por Francine Agnoletto
Por que viajar com crianças? Por Patrícia Tabalipa
Por que viajar com crianças? Por Cynara Vianna
Por que viajar com crianças? Por Debora Segnini
Por que viajar com crianças? Por Cássia Virgens
Por que viajar com crianças? Por Adriana Pasello
Por que viajar com crianças? Por Ligia Cosmo Cantarelli
Por que viajar com crianças? Por Débora Galizia
Por que viajar com crianças? Por Luciano do Malas e Panelas
Por que viajar com crianças? Por Eliane Ceccon
Por que viajar com crianças? Por Susana Spotti
Por que viajar com crianças? Por Pri Hargreaves
Por que viajar com crianças? Por Livi Souza
Por que viajar com crianças? Por Aryele Herrera
Por que viajar com crianças? Por Claudia Müller Boemmels
Por que viajar com crianças? Por Michel Zylberberg
Por que viajar com crianças? Por Daniel Duclos
Por que viajar com crianças? Por Rita Medeiros
Por que viajar com crianças? Por Patricia Tayão
Por que viajar com crianças? Por Monique Reinheimer
Por que viajar com crianças? Por Flávia Peixoto
Por que viajar com crianças? Por Manu Tessinari
Por que viajar com crianças? Alexandra Aranovich
Por que viajar com crianças? Por Ana Calabresi
Por que viajar com crianças? Por Priscilla Perlatti
Por que viajar com crianças? Por Claudia Beatriz
Obrigada por participar e divulgar :-)
ResponderExcluirAchei o blog e o post muito legais, mas tem uma coisa que eu queria comentar. Acho muito legal que vocês sejam aventureiros assim, que tenham coragem de levar uma criança pequena pro outro lado do mundo (porque por mais que seja divertido, deve ser muito trabalhoso né), e acho que deve ser incrível acostumar seu filho desde pequenininho a viajar mundo afora e a saber lidar e gostar de conhecer diferentes pessoas de diferentes culturas, pensamentos, etc. Mas aí eu fico me perguntando: será que ele vai lembrar disso tudo depois? Claro que acredito que todas as experiências de uma pessoa vão ajudar a transformá-la no adulto que ela será, então não estou dizendo que essas viagens seriam como nulas, mas conheço algumas pessoas que viajaram pra lugares quando eram muito pequenas e hoje em dia falam 'É, eu já fui pra Alemanha, mas eu tinha 3 anos, nem lembro de nada'. Aí eu penso 'será que não seria mais legal esperar a criança ficar um pouco mais velha?' Porque aí ela teria todas essas experiências fantásticas, mas se lembraria delas.. Eu, por exemplo, fui pra Disney e pra NY com 6 anos, e acredito que eu deva ter aproveitado a viagem, mas sinceramente, acho que me lembro de 5% do que aconteceu lá. Tudo bem que depois tive a oportunidade de voltar nesses lugares já mais velha, mas voltar à Disney é mais fácil do que voltar a fazer uma viagem transiberiana..
ResponderExcluirPor favor, não entendam isso como uma crítica nem nada, é só algo em que eu estava pensando mesmo e queria saber a opinião de vocês. Parabéns pelo blog!
Julia, é muito trabalhoso sim! Depois que tu conhecer melhor o blog, vais ver que eu sempre comento que não é mole passear o dia todo e ainda chegar podre à noite no hotel para dar banho, comidinha, fazer dormir, lavar roupa na pia, etc, etc, etc!
ResponderExcluirQuanto a ele lembrar ou não, eu acredito que já há algum tempo ele lembra de coisas das nossas viagens sim, aliás, já fiz vários posts contando de lembranças que ele comenta, tipo as Torres Petronas, a Opera de Sydney ou os golfinhos de Noronha...e, se não lembrar, vai ter muitas filmagens e fotos para ver quando crescer!
Mas é que, para nós, na verdade, a questão nem é ele lembrar ou não: as viagens são para nós também. NÓS vamos lembrar dos momentos maravilhosos que vivemos com ele, entende? É claro que eu acredito que ele aprende muito com todas as viagens que faz conosco, mas o que eu quero frisar é que, mesmo que ele não lembrasse nada, isso não faria diferença para nós - a gente levaria ele da mesma forma. Porque NÓS precisamos viajar. Porque a gente ama viajar e não vive sem, é como uma droga. E como não podemos viajar sem ele (porque não teria a menor graça), só nos resta levá-lo, entendeu?
Tu pergunta "será que não seria legal esperar a criança ficar um pouco mais velha?" Claro que sim, Julia! Porque tu achas que a gente ainda não levou o Lipe à Disney? Estamos esperando ele ficar mais velho, ora! Uma viagem à Disney seria exclusivamente no interesse dele, então estamos esperando que ele cresça mais um pouquinho, que daí certamente aproveitará mais...entende? Mas e quanto às nossas viagens? Não podemos ficar 5/6 anos sem viajar, simplesmente esperando o Lipe crescer, e aí?
É mais ou menos por aí a nossa opinião! Já escrevi tantos posts sobre isso que acho que já gastei meu verbo, kkkkkk
Bjokas, volta sempre! Claudia@pequenoviajante