Você sabe o que é o "batik"?
Batik é um tecido feito com uma técnica que usa a cera para criar estampas.
O batik mais tradicional é o feito na Ilha de Java, embora a técnica seja muito usada em toda a Indonésia (estas fotos foram feitas em Ubud, na Ilha de Bali), e também na África.
A cidade mais famosa pelos seus batiks, em Java, é Yogyakarta (perto de onde ficam também os maravilhosos templos de Prambanan!) - lá se pode comprar batik em qualquer esquina, ou mesmo acompanhar a sua fabricação.
É muito interessante quando a gente aprende a distinguir as estampas mais comuns, e que algumas delas são típicas de determinados clãs, ou só podem ser usadas por membros da nobreza.
Durante certas cerimônias religiosas, como uma cremação real que presenciamos em Bali, é possível saber quem é quem pelo tecido que a pessoa está usando.
Algumas estampas são específicas para noivas, e outras para funerais.
As estampas mais comuns são flores, animais, temas da natureza, do folclore ou pessoas, e os batiks são utilizados não apenas na confecção de roupas, mas também em enfeites, acabamentos, quadros, sofás, toalhas de mesa...
Dependendo da qualidade do trabalho artístico e do tecido, o batik pode custar desde alguns poucos dólares (como os que compramos!), até alguns milhares de dólares - os mais chiques, que têm ambos os lados do tecido ornamentados, podem levar vários meses para serem feitos (batik tulis halus).
O uso mais comum do batik, contudo, é na forma de sarong, amarrado ao redor do corpo, com 2,25m, como nós mesmos tivemos que usar várias vezes para entrar em templos - em lugares considerados sagrados, ele é obrigatório.
As crianças também são carregadas penduradas em slings feitos com batik pelas mães, e o tradicional tecido também é usado para fazer chapéus.
Em alguns rituais, o batik tem um papel central, como é o caso da cerimônia da "primeira gravidez" - a futura mamãe é enrolada em 7 camadas de batik, para trazer coisas boas à mãe e ao bebê.
Para saber mais:
Seria impossível visitar ou viver na Indonésia sem ser exposto a uma das formas de arte mais desenvolvidas do país, o batik.
Na sua 1ª visita a uma loja ou fábrica de batik, você, sem dúvida, experimentará uma avassaladora estimulação dos sentidos - devido às inúmeras cores, padrões e ao próprio aroma do batik.
Somente por meio de visitas repetidas e um pouco de estudo, os tipos de desenhos e suas origens se tornarão aparentes.
Acredita-se que a palavra batik seja derivada da palavra "ambatik", que, traduzida, significa "um tecido com pequenos pontos".
O sufixo "tik" significa pequeno ponto, gota, ponto ou fazer pontos.
O batik também pode ter origem na palavra javanesa "tritik", que descreve um processo de tingimento em que os padrões são aplicados aos tecidos por meio de áreas amarradas e costuradas antes do tingimento, semelhante às técnicas de tie-dye.
Outra frase javanesa para a experiência mística de fazer batik é "mbatik manah", que significa "desenhar um desenho de batik no coração".
Fonte: Expat.
Batique (ou batik) é uma técnica de tingimento em tecido artesanal. Esta técnica é originária da ilha de Java, na Indonésia.
No batique javanês, o efeito final é produzido por sucessivos tingimentos no tecido, protegido por máscaras de cera, onde somente as partes não vedadas pela cera são tingidas. As máscaras são aplicadas sobre a seda com pincel ou "tjanting", uma ferramenta de metal própria para dispensar pingos de cera derretida.
A Indonésia foi o berço do Batik, forma de expressão artística que consiste em desenhar com cera quente sobre o tecido e em seguida tingi-lo com cores variadas, que lhe conferem uma impressionante beleza. A técnica do Batik tem como característica singular o efeito da cera, que se parte em alguns lugares deixando um craquelê no desenho, o que acrescenta um toque especial no trabalho dos artistas.
Por se tratar de uma arte milenar, o Batik se mantém fiel, sem sofrer mudanças na forma de construir as telas, dentro de um processo que exige uma grande concentração e capacidade de imaginar na abstração do olhar a beleza que cada trabalho revela ao ser finalizado.
Nos tempos das colonizações, a técnica do Batik embarcou nos navios holandeses e viajou pelo mundo. Com o Batik, pode-se fazer quadros, cangas, lenços, enfim, tudo que tenha como suporte o tecido, e além dele, papel, couro e casca de ovo.
Comente este Post:
0 comentários: