Menu

de onde é este povo e qual a religião deles? (resposta à adivinhação)

Nossa última adivinhação foi esta: de onde é este povo e qual a religião deles?


A adivinhação, desta vez, não era tão difícil, e vários leitores acertaram, em e-mails, no Facebook e nos comentários no próprio blog, entre eles a leitora Caroline e minha amiga Mariana Marasco.  

A resposta: são hindus indianos, que estavam passeando em Bodh Gaya, um local de peregrinação budista, pois se trata da cidade em Bihar onde o Buda meditou embaixo de uma árvore até atingir o nirvana.

O hinduísmo é uma das religiões mais antigas do mundo, e tem aproximadamente 800 milhões de seguidores somente na Índia.

Não tem como visitar a Índia e não levar um choque cultural e, em grande parte, isso se deve justamente ao hinduísmo, porque a religião é a parte central da vida de todo indiano, que passa grande parte do seu tempo praticando rituais de adoração aos mais de 333 milhões de deuses e deusas hindus, entre eles Brahma, Vishnu e Shiva, cuja popularidade varia de região para região, de vila para vila, de família para família.


em Varanasi, uma das 7 cidades sagradas para o hinduísmo indiano



oferendas


Nos rituais, chamados de puja, são feitas oferendas de flores, comida e incensos, dependendo do gosto específico da divindade que se pretende agradar.  

É muito difícil de explicar ou definir o hinduísmo, já que essa religião, diferentemente da maioria das outras, não tem uma figura criadora, um texto central ou práticas formais, mas sim um caleidoscópio de costumes locais e regionais.


pujas em Varanasi, às margens do sagrado Rio Ganges




Em resumo, uma visita à Índia é um banho de imersão nos costumes do hinduísmo, e não há quem retorne de lá da mesma maneira que foi - ninguém parte do Subcontinente completamente intocado.

A Índia é uma verdadeira viagem, em todos os sentidos que se pode dar à palavra.




o pequeno viajante se preparando para um passeio de barco no Ganges



divindades hindus



cremações no Rio Ganges: garantia de moksha (liberação do ciclo de reincarnações)





Share

Marlon Sandri Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: