Menu

visto para os Estados Unidos: afinal, qual é a novidade?

o Presidente Obama na Disney, ao fazer o anúncio da "novidade"

O Brasil inteiro ouviu/leu/viu na TV: Obama facilita a concessão de vistos americanos para os brasileiros (e chineses, quem diria?!?).

Eu vi a notícia na televisão, li alguns jonais, procurei mais informações na internet, e ainda não entendi: qual foi a grande novidade, noticiada por todos os maiores veículos de comunicação do país???


Quando fomos a São Paulo, fazer o visto que temos até hoje e que está expirando por agora, o atendente olhou para os nossos documentos e, com aquele cômico sotaque inglês, disse apenas "vistos concedidos!" e deu umas carimbadas aqui e ali.

Pois bem, se eu quiser renovar os nossos vistos agora, depois do discurso obâmico, qual será a diferença? Pelo que andei lendo, parece que vão dispensar a entrevista para quem não for de "grupo de risco". Eu nunca me enquadrei em nenhum "grupo de risco" - então, eu insisto, qual é a novidade?

Mês passado, bem empolgada, fui me informar o que seria necessário fazer para renovar os nossos vistos (antes da "grande notícia"), e então veio a péssima informação: quem só pretende renovar vistos válidos ou vencidos há menos de 1 ano tem que ir a São Paulo do mesmo jeito, só é dispensado da entrevista.

Ora, grande coisa! Qual é a vantagem de ser dispensado da entrevista? Da outra vez, eu estava louca para ser entrevistada, já tinha planejado tudo que eu queria contar ao funcionário da Embaixada, todos os meus planos de viagem, quem sabe até pedir umas dicas, mas ele nem bola me deu, como eu já disse...

Sendo assim, desisti de renovar os nossos vistos, afinal, a renovação não teria nenhuma vantagem para nós - quando nós quisermos ir de novo aos EUA é só fazer vistos novos que dá na mesmíssima!

Agora, com todo este estardalhaço que a mídia fez, de novo acreditei que houvesse, realmente, alguma mudança. Que nada! Uau, fomos dispensados da entrevista, hiphiphurra! E da ida a São Paulo também, por óbvio??? Ora, afinal de contas, para que irmos a São Paulo se não seremos entrevistados e eles já têm uns 15 exemplares das nossas impressões digitais arquivados nos seus computadores??? Necas de pitibiriba, ao que parece, teremos que ir a São Paulo de igual forma! Então, eu pergunto: qual é a novidade, afinal?  

o pequeno viajante em Times Square, NYC

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: