Menu

Panamá: informações úteis para o viajante de primeira viagem

Panamá: informações úteis para o viajante de primeira viagem
A moeda usada no Panamá é o U$ dólar americano. Só vimos o tal "Balboa" em moedas.

A língua é o espanhol, mas muita gente fala inglês também.

Tem ATMs (máquinas de sacar $$$$ com o cartão) em muitos lugares, e os cartões de crédito também são aceitos em muitos locais.

Brasileiros que vão ficar até 90 dias não precisam de visto, mas o passaporte tem que estar válido pelos próximos 90 dias (ou seja, não pode vencer dentro de 90 dias contados do embarque).






O fuso horário é de 3hs a menos que no Brasil.

Seguro gratuito: o governo fornece seguro de saúde gratuito para o turista, nos primeiros 30 dias no Panamá. Se você tiver uma emergência médica, basta ir a um hospital e apresentar o seu passaporte. 

Táxi

Preço do táxi (uma van) do aeroporto para o hotel: U$ 30 (depois de pechinchar).


Pegamos o táxi do Luis Atencio na ida e na volta para o aeroporto. Ele também é guia turístico, bom para grupos ou para quem tem muita bagagem, porque o veículo dele é uma van, dá para umas 9 pessoas. E-mail: tomas.14@hotmail.com. Telefone: 290-3768 ou 6564-0114.



Preço do táxi do hotel para o Casco Antiguo e do Casco para o hotel: U$ 7 cada trecho (deveria ser 3, mas ninguém faz por menos de 7!). 

Os outros táxis são bem baratos - o problema é quando a corrida é de/para o Casco Antiguo, que daí eles abusam do turista.

Uma coisa engraçada no Panamá é dividir táxi. Nos aconteceu de estar num táxi e, quando vimos, o motorista parou e pegou outro passageiro. Também aconteceu de pararmos um táxi com passageiro lá dentro e nós embarcarmos. Isso é muito comum por lá.

Fiquei com pena de não termos andado nesses ônibus da foto abaixo - são o meio de transporte clássico dos locais, mas estavam sempre lotados, e fazia muito calor, então achamos melhor evitar ;)



Comidas

Comidas típicas para experimentar: tortilla de maiz, sancocho, octoe, ropa vieja, pastel de 3 leches, resbaladera,  patacones, ceviche, pulpo al carbon (polvo grelhado), pipa (água de coco)...

Não esqueça de provar uma Balboa, a cerveza local!



Restaurantes

Na primeira noite, fomos jantar no "Diablicos", um autêntico pega-turista no Casco Viejo, comi um "guacho de mariscos" com limonada e o Peg comeu um espaguete com "bolas" (almôndegas) por U$ 46





No segundo dia, almoçamos num bandejão beeeem popular no centro histórico, quase ao lado da Iglesia Nuestra Señora de La Merced, e pagamos U$ 4,60 - tinha até arroz com feijão (o Lipe fez a festa!).  





Outra noite fomos jantar no Cafe Boulevard Balboa, que fica super bem localizado, na Cinta Costeira, e pagamos U$ 27

Conclusão: em Panama City, você pode pagar U$ 46 para comer no restaurante "turístico" ou U$ 4,60 para comer no bandejão onde comem os locais...vai do freguês!!!




Hotéis (ficamos em 3 hotéis diferentes)

Nosso primeiro hotel: Lemon Inn - escolhemos pelo preço (U$ 55 por noite), localização (perto de uma das paradas do ônibus vermelho hop on hop off, no Shopping Multicentro), wifi rápida e café da manhã (bem bonzinho) gratuitos e não cobram extra pelo Felipe. 


É bonitinho, o quarto é espaçoso, com uma cama de casal e uma de solteiro, o atendimento é simpático, e o banho é ótimo. 

A única coisa que achei ruim foram as toalhas e os lençóis, muito velhos e manchados, e olha que eu nem sou chata para essas coisas. O que compensou foi o leitinho morno que eles conseguiram pro Felipe nas 2 noites que ficamos lá! 

Veja mais informações e faça sua reserva aqui










Nosso segundo hotel: Roma Plaza - escolhemos pela piscina (U$ 78 por noite), localização boa, bem pertinho da Cinta Costeira, tanto que fomos passear lá a pé, wifi rápida e café da manhã (bem bom!) incluídos. Não cobram extra pelo Felipe. 

Achei que não valeu muito a pena na relação custo-benefício. Tanto que, no dia seguinte, fomos convidados na nos hospedar no Hotel Continental para conhecer e aí sim, descobrimos um hotel que vale a pena pagar um pouco mais pelo conforto que oferece. 

Veja a nossa resenha completa sobre o Hotel Continental aqui.   

Já o Roma, embora preencha os requisitos mínimos, ao meu ver não vale os U$ 78, porque é um hotel que "se vende" como bacanudo, mas na verdade é bem velhinho e decadente...

Veja mais informações e faça sua reserva aqui











Tempo ideal


Tempo ideal para conhecer as principais atrações da cidade com calma e ainda fazer umas comprinhas: 3 dias (mas se você não tiver interesse em compras, 2 dias são suficientes!).

Principais passeios e atrações


As fotografias mais bonitas dos nossos passeios pela Cidade do Panamá e o videoclipe da viagem estão neste post aqui, não deixe de dar uma espiada para se empolgar! 

1) Casco Viejo

É o centro histórico da cidade. Num passeio a pé de aproximadamente 2 horas, veja:

Plaza de la Independencia

Iglesia Nuestra Señora de La Merced

Arco Chato

Catedral Metropolitana

Plaza Bolívar

Teatro Nacional

Altar de Oro

Las Bóvedas de Plaza Francia











2) Punta Paitilla (parte moderna da cidade)



3) Eclusas de Miraflores 

É o lugar para ver o famoso Canal do Panamá em pleno funcionamento, simplesmente imperdível. Esta é a grande razão para se visitar a Cidade do Panamá, então este passeio é fundamental em qualquer visita à cidade. 

No centro de visitantes das eclusas de Miraflores há um mirante, um museu, cinema, lojinha, restaurante, lancheria e banheiros. 

O horário de funcionamento é das 9 às 17 horas, a não ser o restaurante chique, que fica aberto até a meia-noite. 

A entrada no complexo custa U$ 8, com direito a ver filminho 3D e a exposição sobre o canal. 


















4) Amador Causeway (de lá é possível pegar barco para a Ilha Taboga, e ver as obras do quase-pronto Biomuseo do Frank Gehry no caminho)




5) Cerro Ancón (mirante/Mi Pueblito)


6) Cinta Costeira (calçadão à beira-mar)




7) Mercado 5 de Mayo (comprar bugigangas e artesanato)

8) Panama Viejo


São as ruínas da cidade original, que foi destruída pelo bando do pirata Henry Morgan em 1671. O sítio arqueológico foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO m 2003. 

Fomos com o taxista Pedro - tel 67043366. 

A entrada no parque custa U$ 6 por pessoa, com direito a visitar o museu e as ruínas, que ficam um pouco mais adiante. 

O prédio mais interessante é a Catedral, onde se pode entrar e subir no mirante, com ótimas vistas da cidade moderna. 

O horário de funcionamento do museu é das 9 às 17 horas, e do mirante da catedral no sítio arqueológico é das 8:30 às 19:30 horas. 

A nossa dica é fazer este passeio bem cedo de manhã ou mais para o final da tarde, porque o lugar é quente demais, sem nada de sombra nem árvores, e fica quase insuportável andar pelas ruínas na hora do sol forte!













Compras

Multicentro (o "shopping dos ricos", segundo os panamenhos) ou 

Albrook Mall (o mais recomendado por eles)

Como depois íamos para os EUA, não tínhamos a menor intenção de fazer compras no Panamá, além de algum souvenir/artesanato...

Feira de artesanato da Praça da Catedral Metropolitana no Casco Antiguo de Panama City: quase tudo carérrimo; só compramos uma placa de carro panamenha antiga por U$5 - o melhor souvenir, de barbadinha!










City Tour da City Sightseeing 

City Tour com os ônibus vermelhos City Sightseeing hop on hop off: duvido que haja jeito melhor e mais econômico de ver Panama City inteira com crianças, no seu ritmo, sem ninguém chateando...

Nós pagamos U$ 29 por pessoa, e o Lipe não pagou, isso porque compramos apena so bilhete válido por 24 horas. Se você quiser, pode comprar o bilhete válido por 48 horas, que custa U$ 39 - eu acho que compensa muito, porque na Cidade do Panamá os ônibus vermelhos têm 2 rotas, a rota do Canal e a rota de Panamá La Vieja, e se você conseguir completar as 2 rotas, terá visto praticamente a cidade inteira, ou pelo menos os principais pontos turísticos :)

É possível fazer as 2 rotas num mesmo dia, se você começar na primeira hora da manhã e for até o último horário, mas fica bem puxado, principalmente por causa do calorão que faz por lá. 

A rota que vai até o Canal do Panamá parte as 9 horas da manhã do Shopping Multicentro e depois sai de hora em hora e o tour completo dura aproximadamente 2 horas, dependendo do trânsito. 

Já a rota que vai a Panama Viejo parte as 8 horas da manhã do Hotel El Panamá e depois sai a cada 90 minutos, e o tour completo dura mais ou menos 1 hora.   

Recomendo que você comece pela rota de Panama Viejo, que começa mais cedo (e também termina mais cedo), e aí você já aproveita que o sol ainda não está tão forte ;)

Valeu muito a pena!






Aeroporto e voos

Na hora de ir embora, não esqueça de calcular o engarrafamento no caminho para o aeroporto. 

Nós levamos 20min de táxi porque tivemos a sorte de nosso voo ser sábado e saímos para o aeroporto antes das 7hs da manhã, mas eles dizem que pode levar bem mais de 1 hora! 

Como já comentei lá em cima, o preço do táxi (uma van) do aeroporto para o hotel e vice-versa é de U$ 30 cada trecho (depois de pechinchar). 

Pegamos o táxi do Luis Atencio na ida e na volta para o aeroporto. Ele é perfeito para quem tem muita bagagem, porque o veículo dele é uma van, dá para umas 9 pessoas. E-mail: tomas.14@hotmail.com. Telefone: 290-3768 ou 6564-0114. 

Chegue cedo no aeroporto, porque a Copa Airlines tem fila única para o check-in, e é uma fila imensa e demorada, porque eles realmente levam a sério o limite de 23kg por mala e, na hora da pesagem, é uma bagunça de gente rearrumando as malas para que cada uma fique com, no máximo, 23kg (são 2 malas de 23kg por passageiro, mas não pode levar 1 mala só de 27kg, por exemplo). 

No nosso voo da Copa Airlines para Las Vegas, o avião não tinha entretenimento individual, mas tinha quebra-cabeça, M&M's e bolachinhas recheadas!


Como contei no último post (leia aqui), o voo de Porto Alegre para Panama City dura 7hs e o fuso no Panamá é de 3hs a menos. 


Do Panamá para Las Vegas, nos EUA, é a mesma coisa: 7hs de voo e 3hs a menos no fuso horário (saímos de Panama City às 9hs45min e chegamos em Vegas às 13hs45min).

Conclusões


Em resumo, é o seguinte: se você tiver oportunidade de fazer uma escala no Panamá em uma de suas viagens, vale a pena ficar 2 dias em Panama City. 

Eu teria gostado de conhecer o arquipélago de San Blas, Boquete e Bocas del Toro. Mas comprar uma passagem só para conhecer Panama City não vale a pena, não!

Não é uma cidade bonita, tem muita sujeira, poluição, barulho, é calor demais...eu acho que tudo vale a pena se a alma não é pequena, como disse o poeta, até porque, enquanto você não conhece um lugar, não pode ter a sua própria opinião e dizer se gostou ou não, mas, se você não conhece Cartagena, vá para lá, ao invés de Panama City; e, se você já conhece Cartagena, como nós, aí a decepção com o Casco Antiguo do Panamá será maior ainda!







Você conhece Panama City? Tem algum lugar incrível para recomendar? Deixe aqui a sua dica para os viajantes de primeira viagem!  

Próxima parada: Las Vegas, a cidade do pecado, nos EUA - fique por aí!!!


Leia todos os nossos posts sobre o Panamá aqui

O videoclipe da nossa passagem por Panama City está aqui.

Veja mais fotografias desta viagem no Instagram @claudiarodriguespegoraro em #Lipenamotorhometrip ou em #felipeopequenoviajante


No Twitter, procure por @pequenoviajante

Não esqueça também de curtir a fan page do Felipe, o pequeno viajante no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

3 comentários:

  1. Adorei as dicas e já anotei tudo. Vou ter uma escala de 12h antes de seguir até Los Angeles. Vai dar pra conhecer muita coisa 😍😍

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas, muito útil para quem vai fazer uma escala de algumas horas. A dica do Taxi é bem legal, para pegar noaeroporto e já levar aos locais específicos. muito obrigada, Sylvia Yano

    ResponderExcluir