11 de fevereiro de 2013

nós vimos o Papa!

Papa é o pontinho branco na janela ao fundo da fotografia!
Sorte. Pura sorte.

Eu já tinha ido a Roma três vezes, sempre programava de ir ao Vaticano no dia em que o Papa faria a sua famosa aparição (acho que era nas quartas-feiras) e nunca conseguia encontrá-lo lá!

Papa João Paulo II, que era Papa naquela época, vivia na estrada, e acabou que faleceu antes que eu pudesse vê-lo.

Mas, na primavera de 2008, estivemos em Roma de novo, duas vezes, e desta vez o Papa Bento XVI não nos escapou. E foi pura coincidência! 

Decidimos ir ao Vaticano sem grandes planejamentos, já que eu nem tinha mais esperança de ver o Papa e, lá chegando, estranhamos a muvuca de gente. Eram milhares (senão milhões!) de pessoas, todas se aglomerando na Praça de São Pedro, na frente da Basílica, no meio da famosa colunata de Bernini. O que faziam todos ali?

 a Guarda Suíça estava a postos
  
Ora, esperavam para ver o Papa!
  
 multidão na Praça de São Pedro




 Basílica de São Pedro, no Vaticano

Eu não tenho grandes conhecimentos de assuntos religiosos, mas sei que, naquele dia, estava acontecendo uma cerimônia em que ele iria consagrar novos bispos - esta solenidade tem um nome especial, que eu não me recordo.

Claro que só familiares e convidados poderiam entrar na Basílica, mas, bem democráticos que são, eles haviam colocado enormes telões na praça, de onde a gente podia acompanhar toda a cerimônia, que foi bem bonita.

  
 o Papa, visto pelo telão colocado na praça

 2 brasileiros fotografando e filmando tudo!!! 

 a impressionante colunata de Bernini 

Do lado de fora da Basílica, o pessoal se acotovelava na praça, e o clima de tensão crescia a cada minuto que passava: será que o Papa ia aparecer na janelinha???

Ao fim da consagração, ele foi até a famosa janela usada para as suas aparições, e deu a benção papal, em inúmeras línguas, inclusive em português - foi bem emocionante e comovente. Que velhinho simpático!



  
Hoje, ao saber que ele renunciará, por motivos de doença, e pelo bem da Igreja, achei muito bonita a sua atitude. Se não tem mais condições de fazer o seu trabalho bem feito, a atitude mais generosa e honrada é a renúncia. Quem dera todos pensassem assim (e falo aqui de determinados governantes sul-americanos que se grudam ao poder com unhas e dentes, em detrimento do seu povo!)...

Mais, achei muito bem da parte dele o reconhecimento de atos de pedofilia dentro da Igreja Católica - foi o primeiro Papa que teve a coragem de reconhecer a maior vergonha da Igreja...

Viva o Papa Bento XVI! Que ele fique em paz!!

 final da festa, toca pra Capela Sistina


Veja aqui o videoclipe da nossa viagem pela Itália em maio de 2008: 



Leia mais aqui.

E você, já viu o Papa também?

Nos conte a sua história na Fan Page do pequeno viajante no Facebook.

Um comentário:

  1. Conheci seu blog hoje, através do Passaporte Baby. Também tenho um Felipe viajante. Adoramos passear por aí, ainda não fomos tão longe como vocês, mas adoramos bater perna, mesmo que seja por perto.
    Beijo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...