2 de fevereiro de 2012

comer - um dos grandes prazeres de viajar (resposta à última adivinhação)

Quando viajamos, um dos nossos maiores prazeres é provar a culinária de outros países.

Nós sempre experimentamos novidades: ceviche e porquinho da Índia no Peru, rotis, chapatis e malai kofta na Índia, falafel na Jordânia, joelho de porco na Alemanha...adoro!

Então, a nossa última adivinhação foi justamente sobre...comidas típicas!

A pergunta era: de onde são estas delícias?


 Foto 1 - dica: este prato é servido de café da manhã em um país da Europa - qual?

Embora razoavelmente fácil (afinal a Inglaterra é um destino bem comum para os brasileiros que viajam ao exterior), a única acertadora desta adivinhação foi a chef Celiana Raab, que sabe tudo de comida/cozinha!!!

Este é o famoso english breakfast, que leva o colesterol de qualquer um às alturas, com ovos fritos, salsichas fritas, feijão vermelho com molho de ketchup, bacon frito e presunto frito - uma beleza!

O bom é que a gente toma esse café da manhã e fica satisfeito o dia todo - com os preços dos restaurantes em Londres (em libras!), não é uma má idéia!!!



 Fotos 2 e 3 - dica: a foto acima é de um prato à base de peixe que é típico de um outro país da Europa - qual? Na foto ao lado, um doce que é "a cara" deste mesmo país!

Ora, poisss, Portugal, é claro! Este é o famoso bacalhau português (hummm, me babo só de lembrar...), e os mais famosos ainda pastéis de Belém.

Uma heresia visitar Lisboa sem fazer uma visita à pastelaria de Belém para prová-los (e trazer mais uma dúzia pelo menos na mala!). 


Foto 4 - dica: este é o prato "nacional" de um país da Ásia - qual?

Indonésia é a resposta! E esse é o nasi goreng, o prato mais tradicional do país, que você encontra em qualquer lugar: arroz frito, um ovo por cima e krupuk.  

Nós comemos muito bem por lá, até porque os pratos mais comuns, que existem em todos os warung (restaurantes simples), são praticamente os mesmos, bem simples e populares, ou seja, é difícil errar se você for por aqui:

sate, pedacinhos de carnes variadas grelhados num espetinho e servidos com um molho de amendoim apimentado 
nasi goreng, arroz frito
gado gado, vegetais variados cozidos no vapor e servidos com o mesmo molho de amendoim (e pimenta!) de sempre
ayam goreng, galinha frita, especialidade de Yogyakarta 
mie goreng, macarrão frito, servido com vegetais ou carne
krupuk, parece baconzitos, mas ao invés de bacon o gosto é de camarão - feito com tapioca
nasi campur, arroz no vapor com um pouquinho de tudo: vegetais, carne, peixe, krupuk...

Como deu para perceber, a maior parte das comidas são fritas (goreng), e se come muito arroz (nasi), então prepare-se para ganhar uns quilinhos a mais!!!

A Indonésia tem muita comida boa, e é um lugar tranquilo para viajar com crianças, porque lá a comida não é tão apimentada. De qualquer modo, você sempre pode perguntar - pedas tidak? (é muito apimentado?), ou makanan tidak pedas ada? (vocês têm pratos não apimentados?). Também dá para pedir jangan terlalu pedas (sem muita pimenta, por favor).

Para pedir leite em pó, a expressão certa é susu kaleng, e aquelas cadeiras altas de restaurantes para crianças (raridades por lá) são kursi anak.  

Enfim, os indonésios são muito simpáticos e não existe o menor perigo de você passar fome!

Ini enak sekali!  


Um comentário:

  1. hummmmmm!!!!
    Claudia, passa lá no meu blog que tem um selinho para ti.
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...