Menu

Trekking ao Acampamento Base do Everest: dia 9 Everest Base Camp

Trekking ao Acampamento Base do Everest: vídeo sobre o dia 9 na trilha, de Lobuche ao Everest Base Camp, voltando para pernoitar em Gorak Shep

Everest Base Camp

Trekking ao Acampamento Base do Everest: vídeo sobre o dia 9 na trilha, de Lobuche ao Everest Base Camp, voltando para pernoitar em Gorak Shep

Está no ar o vídeo do 9° dia na trilha do Everest!

Estamos chegando quase ao final da temporada #Lipeflix sobre o trekking ao EVEREST BASE CAMP

Vocês já assistiram aos episódios 1 a 8? Se não viu os vídeos dos primeiros dias na trilha do Everest, recomendo assistir nesta ordem: 
Neste post, estamos publicando o Episódio 9 da temporada de Trekking ao Acampamento Base do Everest - sobre a caminhada de Lobuche ao Everest Base Camp, voltando para pernoitar em Gorak Shep.

Assistam e, se gostarem, curtam, comentem, sigam o canal, ativem o sininho das notificações e tudo mais que vocês já sabem que precisa fazer para melhorar o engajamento do vídeo e fazer com que ele chegue a mais pessoas que sonham com esse trekking maravilhoso!

Ah, e lembre de mandar o link praquele seu amigo que adoraria viver esta aventura ❤️

Everest Base Camp
no caminho de um sonho muito sonhado!

Everest Base Camp
dias de luta, dias de glória!

Vídeo do 9º dia na Trilha do Everest

Para ver o vídeo do 9º dia na Trilha do Everest no YouTube, clique aqui.


Veja todas as fotos que publiquei na #PVnoEverest no Instagram!

Sobre o Trekking ao Acampamento Base do Everest, leia também:


Everest Base Camp
em meio às montanhas do Himalaia

Trekking ao Acampamento Base do Everest: dia 9

No 9º dia da Trilha do Everest, dia 18 de novembro, finalmente alcançamos o Everest Base Camp!

Neste dia fizemos a caminhada de Lobuche (4940m) ao Everest Base Camp (5364m), voltando para pernoitar em Gorak Shep (5160m).

Foi assim: saímos 6:50hs de Lobuche e chegamos 9:50hs em Gorak Shep. De Lobuche até Gorak Shep são 4,8Km, com desnível positivo de 454m e desnível negativo de 179m. A temperatura era de -7º C e a sensação térmica era de -11º C. 

Foram 3hs bem difíceis de caminhada, mas as primeiras vistas do Glaciar do Khumbu compensaram todo o esforço. 

Em Gorak Shep, fizemos check-in no Himalaya Lodge, e deixamos nossas mochilas lá. 

Depois de almoçar, seguimos para o Everest Base Camp 11hs da manhã - ficamos apenas 1h em Gorak Shep, nos organizando no quarto, arrumando as mochilas para o trecho final, almoçando...e nem deu pra descansarmos kkkk...

Chegamos 13hs no Everest Base Camp. Foram 2hs de caminhada a passos de formiga para chegar lá. De Gorak Shep ao EBC são 3Km. Ida e volta são 6Km, com desnível positivo de 208m e desnível negativo de 210m.

Somando os quase 5Km do trecho Lobuche - Gorak Shep com os 6Km do trecho Gorak Shep - EBC - Gorak Shep, são quase 11Km de trilha neste dia. Se você lembrar que estamos sempre a mais de 5000m de altitude, não é pouca coisa!

Saímos do acampamento base às 13:50hs e chegamos de volta em Gorak Shep as 15:20hs. O caminho de volta do Everest Base Camp até o nosso hotel em Gorak Shep levou 1h30min. 

Everest Base Camp
saindo de Lobuche

Everest Base Camp
a caminho de Gorak Shep

Everest Base Camp
quanto mais nos embrenhamos Himalaia adentro, menores ficamos - com a sua grandiosidade, essa cordilheira nos mostra o quão pequenos somos

Meu diário de bordo da chegada ao Everest Base Camp:
Sobre essa trilha, posso afirmar 2 coisas, gente: não teve dia feio, e não teve dia fácil. Não dá pra escolher qual dia de trilha é mais lindo, assim como não dá pra dizer que X dia foi mais fácil! Todos os dias (inclusive na descida) foram igualmente exaustivos e excepcionalmente bonitos!

A ida até o Everest Base Camp até que foi tranquila, mesmo com as 2 noites anteriores meio maldormidas. Estávamos num enorme estado de excitação e animação por estarmos lá, finalmente a caminho da realização de um sonho tão adiado, que eu estava até entorpecida: não sentia o frio, os lábios rachados, a dor na lombar, as coxas queimando nas subidas...era pura adrenalina, ainda mais quando ouvíamos o estrondo de seracs se desprendendo dos glaciares - me arrepiava toda. 

Naquela hora, meu corpo desconhecia o significado de medo ou cansaço. 

Mas...na volta...que HORROR, minha gente. 
Não sei se foi o frio que aumentou, se foi o banzo de conquistar o sonho (e agora, o que fazer, qual será o próximo sonho?!), ou se foi a exaustão acumulada chegando devido à altitude de 5.364m, pois ficamos quase uma hora lá no base camp curtindo TUUUDO. 
Desafiar o seu corpo é desafiar também a sua mente e, quando você atinge uma meta que consumiu tanto tempo e energia, precisa parar e refletir para realmente apreciar o momento. 

O fato é que, quando finalmente nos aproximamos de volta a Gorak Shep, estávamos rindo sozinhos e cambaleando como 2 bêbados. Sério, parecia que estávamos drogados, entorpecidos, vendo disco-voadores nas nuvens...

É bem verdade quando dizem que, para ESCALAR o Everest, não basta atingir o cume: você tem que chegar vivo de volta ao acampamento-base! Adaptando à nossa realidade bem mais modesta, ir ao base camp é opcional, mas chegar de volta a Gorak Shep é mandatório. 

Não basta ir, tem que voltar! 

Rolei pra minha cama no alojamento depois de dar notícias pra Miminha e falar com o Lipe, tomei uns chás quentes, engoli uns remédios e apaguei, de pura exaustão, de emoções à flor da pele, de tanto QUERER acumulado. 

Nem sempre é fácil conquistar um sonho, gente. Essa é a minha conclusão. 

Mas...a liberdade de escolher o chão que caminhamos nos cobra o seu preço e, para completar a aventura, acordei no dia seguinte com um super edema facial, com o rosto e as mãos tão inchados que o Peg se assustou, achando que uma chinesa tinha me sequestrado e tomado o meu corpo kkkkk...os olhinhos tão apertados que eu mal podia enxergar! 

Dizem que é normal, que é efeito da altitude e que vou melhorar quando baixar para 3000m (ainda estamos acima dos 4000m, em Periche hoje). Não há motivo para preocupação, pois já "consultei" 2 médicos queridos que nos acompanham online e está tudo bem 🙏

Como dizem, "no sabes que tan fuerte eres, hasta que ser fuerte es tu única opción". 

Quando chegamos em Pheriche, a preocupação em sobreviver finalmente passou para 2° plano kkkk, e consegui acessar a internet e dar notícias ao meu povo! Mas fiquei no modo "economia de stories", porque cada pacote de internet da Everest Link custa U$ 17 e já tinha gastado dois!!

Concluindo, os livros, guias e filmes nos ensinam muito, sim, mas o verdadeiro aprendizado não vem sem suor, sem dor e sem algumas lágrimas. Ninguém achou que seria fácil chegar até aqui! Mas, como já disse Ariano Suassuna, tudo o que é ruim de passar, é bom de contar. 

Assim que a minha 'máscara chinesa' cair, vou achar ótimo contar todos os perrengues e aventuras das férias mais f@#€& das nossas vidas 🤣
Veja informações sobre todos os custos da trilha aqui: Quanto custa o Trekking ao Everest Base Camp no Nepal

Para ver o vídeo 9 no YouTube, clique aqui.

Everest Base Camp
entre Lobuche e Gorak Shep

Everest Base Camp
as primeiras vistas do Glaciar do Khumbu compensaram todo o esforço

Everest Base Camp
Acampamento Base do Everest

Everest Base Camp
muitos helicópteros sobrevoando este trecho

Everest Base Camp
o Monte Everest visto do caminho entre Gorak Shep e o base camp

Leia mais sobre Kathmandu


Resenhas sobre os hotéis onde nos hospedamos em Kathmandu:

Já fez o trekking ao Everest Base Camp? Por favor, deixe as suas dicas nos comentários abaixo aqui no blog!

Deixei muitas dicas desta viagem salvas lá nos destaques dos stories no Instagram em @claudiarodriguespegoraro, espia lá!

Veja todas as fotos que publiquei na #PVnoEverest no Instagram!

Dicas para viagens ao Nepal



Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar nossas aventuras!

Assista todos os nossos mini vídeos neste link do Facebook, e os vídeos completos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:


Everest Base Camp

Everest Base Camp

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: