Menu

Rothenburg ob der Tauber, a queridinha da Rota Romântica na Alemanha

Post sobre Rothenburg ob der Tauber, a cidade mais bonita da Rota Romântica, na Alemanha, com dicas de passeios, compras, estacionamento e até onde pernoitar com um motorhome.
Rothenburg ob der Tauber
Post sobre Rothenburg ob der Tauber, a cidade mais bonita da Rota Romântica, na Alemanha, com dicas de passeios, compras, estacionamento e até onde pernoitar com um motorhome

Pegamos a famosa Rota Romântica alemã para Rothenburg ob der Tauber às 2 da tarde, depois do almoço, num dia de inverno europeu. 

São 243Km desde Füssen (ponto final mais ao sul da rota, quase na fronteira austríaca), onde tínhamos acabado de visitar os Castelos de Neuschwanstein e Hohenschwangau - veja tudo aqui

A Romantische Strasse, ou 'estrada romântica' faz jus à fama: são paisagens espetaculares, com gramados que parecem campos de golfe, casinhas e igrejinhas com topo estilo 'cebola' nas colinas, um prazer para os olhos. 

No começo do caminho havia sol e céu azul. 

Mais ao norte, a paisagem parecia o filme 'Frozen', tudo branco, congelado! 


Rota Romântica na Alemanha
Rota Romântica, na Alemanha

Rothenburg ob der Tauber, a queridinha da Rota Romântica na Alemanha
paisagens espetaculares na Rota Romântica, com gramados que parecem campos de golfe

Rothenburg ob der Tauber
paisagens saídas diretamente das telas do filme 'Frozen'

Vídeo de Rothenburg ob der Tauber


Veja algumas imagens neste vídeo que gravamos lá (não esqueça de selecionar a opção para assistir em alta definição, as imagens ficam muito melhores):



Se quiser saber mais sobre as nossas estratégias para voar o drone durante a viagem pela Europa, dê uma espiada neste post sobre a Rota Romântica, onde expliquei tudo!

Para voar o drone em RodT, recomendamos que você levante o bichinho de algum estacionamento do lado de fora das muralhas, e não pelo lado de dentro! 

E cuidado com os pássaros, tem muitos lá! 😏


Rothenburg ob der Tauber
era cada revoada de pássaros que chegava a assustar!

Rothenburg ob der Tauber
não parece cenário de um conto de fadas?


Onde pernoitar com motorhome


Quando finalmente chegamos em Rothenburg ob der Tauber já havia anoitecido e fomos incrivelmente sortudos: encontramos uma vaga enorme para estacionar o motorhome exatamente na frente de um dos portões de entrada da cidade, e o melhor: grátis

Durante o dia, só pode estacionar ali durante uma hora, mas entre 18hs e 8hs da manhã, pode ficar quanto tempo quiser, sem pagar nada! 

Como chegamos às 17hs (no inverno, anoitece antes disso), dava para ficar até às 9hs da manhã do dia seguinte sem problemas, e foi lá, nesse lugar super VIP, que passamos a noite em Rothenburg ob der Tauber! 

Endereço: Ansbacher Strasse, quase esquina com Topplerweg, na frente de uma farmácia (Apotheke) e do portão Rödertor. 


Ah, e se você ficou curioso sobre o nosso motorhome alugado em Frankfurt, basta clicar em qualquer dos links a seguir para ler os posts completinhos com todas as informações:



vaga VIP para a nossa casinha em Rothenburg

entre 18hs e 8hs da manhã, pode ficar quanto tempo quiser, sem pagar nada

lugar perfeito para pernoitar com um motorhome em RodT

Passeando em Rothenburg ob der Tauber


Atravessamos a cidade de leste a oeste e de norte a sul em 3hs de passeio a pé

Só na Marktplatz tiramos umas 100 fotos, tamanho nosso encantamento!! Imagina quantas fotos tiramos no passeio pela cidade inteira 😉


Rothenburg ob der Tauber
Marktplatz em Rothenburg

É muito fácil de se orientar lá!

Bem que eu havia lido que a cidade fica ainda mais linda à noite, iluminada pelas luzinhas de Natal (a decoração natalina ainda estava linda), depois que o último ônibus de turistas vai embora e o local fica mais vazio. Caminhar pelas ruas lindíssimas de RodT à noite, com a cidade só para nós, foi uma delícia. Juro que eu me sentia como se estivesse dentro de um conto de fadas, sem nenhum exagero! 




Rothenburg ob der Tauber

Rothenburg ob der Tauber


Rothenburg ob der Tauber


Rothenburg ob der Tauber
as luzinhas de Natal dão um charme especial à cidade em dezembro

Mas legal messsssmo foi encontrar, na vida real, caminhando a esmo pelo vilarejo, o cenário da foto da capa do meu guia Lonely Planet Brasil da Alemanha! E quando eu digo cenário, é porque RodT parece realmente um cenário - a cidade é tão perfeitinha que parece ter sido construída para um filme, ou algo assim, não parece real! 

Para saber mais sobre o guia que nós usamos nesta viagem: Berlim, Alemanha - como chegar lá e como planejar o roteiro

Nem preciso dizer que Rothenburg ob der Tauber é a cidade mais linda da Rota Romântica, na minha opinião, e uma das mais visitadas por turistas na Alemanha inteira.


guia que nós usamos nesta viagem

foi emocionante encontrar o cenário da foto de capa do guia

Rothenburg ob der Tauber Rota Romântica Alemanha
à noite, depois que os ônibus de turistas vão embora, a cidade fica ainda mais encantada

Rothenburg ob der Tauber
durante o dia, a gente acorda cedo para voltar lá mas...

Rothenburg ob der Tauber Rota Romântica Alemanha
quando vê, vem um ônibus inteirinho na sua direção hahaha...

É também a cidade alemã com as leis de preservação mais severas do país, e justamente por isso é tão bem preservada - parece que piscamos os olhos e entramos num livro de histórias da era medieval. 

Há uma piada local que diz que, na era medieval, os habitantes da cidade construíram muralhas para evitar invasões e proteger o local - eles nunca imaginaram que essas mesmas muralhas seriam a causa de, hoje em dia, o vilarejo ser diariamente sitiado e invadido por centenas ou milhares de turistas! 

As muralhas que cercam o povoado inteiro, aparentemente intactas e lindas de doer, podem ser vistas numa caminhada ao redor de Rothenburg. Pelo que li, a volta completa - que não fizemos - dá 2,5Km. Deve ser um passeio bem lindo, que eu certamente faria se tivéssemos mais tempo!


pelo lado de fora das muralhas de Rothenburg ob der Tauber

e pelo lado de dentro

Rothenburg ob der Tauber Rota Romântica Alemanha

em alguns pontos, é possível subir no alto das muralhas e percorrer alguns trechos lá por cima, com grandes vistas da cidade


foto tirada pelo lado de dentro das muralhas que protegem Rothenburg

Rothenburg ob der Tauber drone
foto tirada com o drone

um dos 'portões de entrada' em Rothenburg

Dizem que a Baviera é o estereótipo de todas as coisas assumidamente alemãs reunidas em um só lugar. Se isso é verdade, então Rothenburg é a junção de todas as coisas da Bavária em um único povoado. Se tiver mesmo que visitar uma cidade da Bavária apenas, que seja esta. A cidade é puro cliché

As vitrines, que vendem todo souvenir imaginável da Bavária, são um encanto. 


todas as coisas da Baviera em um só lugar

Rothenburg ob der Tauber
vitrines que encantam grandes e pequenos viajantes


dá vontade de experimentar tudo

Rothenburg ob der Tauber


Existem 2 lojas que 'precisam' ser visitadas: uma só de ursinhos de pelúcia, cujo nome não lembro, mas fica na esquina da praça central e tem um ursinho soprando bolhas de sabão do lado de fora que atrai a criançada, e também a mega famosa Käthe Wohlfahrt - Weihnachtsdorf, na Herrngasse, onde é Natal o ano inteiro! 



loja que vende apenas ursinhos de pelúcia em Rothenburg

Ao lado da Käthe Wohlfahrt há também um Museu do Natal que dizem ser lindo, mas não tivemos vontade de entrar para conhecer, primeiro, porque visitamos dezenas de mercados natalinos durante a nossa viagem de motorhome pela Europa e já tínhamos visto banquinhas desta loja e filiais dela em um monte de lugares; segundo, porque o dia estava lindo e não dava vontade de ficar em lugar fechado; terceiro, porque li que o tal museu não é muito divertido para crianças, pois não se pode tocar em nada; e quarto, porque olhar a loja inteira já foi mais do que suficiente! 

Sério, a loja já é um imenso museu por si mesma! E depois que você entra lá dentro, é como se caísse numa armadilha: você é obrigado a circular pela loja inteira, como se estivesse num 'labirinto natalino maldito', antes de conseguir sair pra rua e ver a cor do céu novamente! Me deu até um pouco de claustrofobia hehehe... 


a famosa loja Käthe Wohlfahrt


na loja Käthe Wohlfahrt é Natal o ano inteiro


"não há o que não haja" lá kkkkk...

É um lugar espetacular que precisa ser visitado - a loja da Käthe Wohlfahrt - mas não tive ânimo de ainda visitar o museu depois...fiquei meio 'enfarada' de espírito natalino kkkkkk...

E, em Rothenburg, não deixe de experimentar a típica delícia empanturrante e massuda local - Schneeball - resista se puder. 


não deixe de provar um 'Schneeball' - nem que seja só para dizer que experimentou

comprei o clássico para experimentarmos

mas eles vêm em todos os sabores imagináveis

Onde estacionar em Rothenburg


No dia seguinte, último dia do ano (31/12/2016), tínhamos que sair da vaga de estacionamento onde pernoitamos, então estacionamos em outro local, bem perto dali, na Topplerweg, grátis também, onde não havia limite de tempo para ficar, e fomos passear pela cidade, para vê-la à luz do dia. 

Ao lado deste estacionamento, tem até uma pracinha com brinquedos (que estavam congelados, a -7°C) para os pequenos viajantes. 

Aliás, vale dizer que Rothenburg foi uma das cidades onde pegamos o clima mais frio de toda a nossa viagem de motorhome durante o inverno europeu - abrigue-se!

Podemos dizer também que Rothenburg é uma das cidades mais bem preparadas que já vimos para receber as hordas de turistas que desembarcam lá todos os dias do ano! É bem fácil encontrar vagas de estacionamento ao redor das muralhas que cercam a cidade inteira, e todos os estacionamentos que vimos eram gratuitos, o que me fez amar RodT mais ainda! 😏

Rothenburg ob der Tauber de motorhome
não tivemos problema nenhum para encontrar vagas de estacionamento para o motorhome em RodT



bem fácil encontrar vagas de estacionamento ao redor das muralhas que cercam a cidade inteira

neste estacionamento tinha até pracinha

Linda à luz do dia também


Já comentei que Rothenburg é ainda mais linda à noite, especialmente iluminada com as luzinhas de Natal - mas isso não significa que um passeio diurno pelas ruelas da cidade seja dispensável! 

Poucas cidades são tão fofas quanto RodT! O casario em tons pastel é um convite aos fotógrafos amadores, ninguém consegue largar as câmeras, vi vários turistas tropeçando, embasbacados, sempre de celular em punho apontando para algum canto daquele cenário! 

Depois de muito caminhar pelos 4 cantos de Rothenburg ob der Tauber, voamos o drone para ver a cidadela por cima, com visão de passarinho, nos despedimos já com saudades e seguimos viagem para Nuremberg, onde passamos a virada para 2017.





Rothenburg ob der Tauber Rota Romântica Alemanha

as hordas de turistas chegam logo cedo



Rothenburg ob der Tauber

Veja também estes outros posts já publicados aqui no blog sobre a Alemanha:




Você já viajou pela Alemanha? Passeou pela Rota Romântica? Nós adoraríamos ter as contribuições de vocês aqui no blog! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor! 


Rothenburg ob der Tauber
Rothenburg ob der Tauber, a queridinha da Rota Romântica na Alemanha


No próximo post, continuamos contando sobre a nossa viagem de volta ao mundo - não saia daí! 

Durante esta viagem, nós usamos as seguintes hashtags nas redes sociais Facebook / Twitter / Instagram - é só ir na # e ver todas as muitas dicas que já postamos:

#LipeVoltaaoMundo
#LipenaEuropa

Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - tem muitas dicas desta viagem por lá!


* Sobre a Espanha
* Sobre o Marrocos
* Sobre Portugal
* Sobre a Finlândia
* Sobre a Alemanha
* Sobre Liechtentstein
* Sobre a Bélgica
* Sobre a França
* Sobre a Suíça
* Sobre Luxemburgo
Sobre a Holanda
* Sobre a Áustria
* Posts sobre as nossas viagens de motorhome



Veja fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante. 

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube ou no Vimeo - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:



Precisa reservar um hotel para a sua viagem?

Em Frankfurt nós ficamos no 25hours Hotel by Levi's e adoramos!

Em Berlim, ficamos em 2 hotéis diferentes, ambos muito bons:

Clique abaixo para conferir os preços na data da sua viagem e fazer a sua reserva:


Rothenburg ob der Tauber


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

9 comentários:

  1. O Claudia que linda a cidade...
    A caminho de Nuremberg, visitaram outras cidades da Rota?
    Tô louca para ir visitar RodT--- vamos passear por lá em outubro/2017.
    Claudia me diz uma coisa: na Alemanha, principalmente nas cidades menores, dá para se virar só com o inglês? e nos postos para abastecer?

    Outra coisa: no post sobre o Mercado de Natal de Frankfurt, você comentou que ainda vai falar mais sobre a cidade, vez que fizeram outros passeios por lá...confere?
    Sabe Claudia, nunca alugamos carro na Europa(só nos EUA), e pensando que na questão da língua em si, ai que medo....Alugamos pela Rentalcars, vamos retirar em Frankfurt, conhecer a Rota Romântica, ir até os Alpes em Berchtesgaden, depois Hallstatt(Áustria) e devolver o carro em Munique, onde ficamos mais uns dias...

    Será que conseguimos....ah ah..

    É a Lu, aqui de Farroupilha/RS... já falamos outras vezes...

    Muito obrigada
    Beijo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá pessoal! Falando em Alemanha, já me vem saudade! País fantástico, e olha que ainda conheço tão pouco!!!
      Fizemos a rota romântica no início de dezembro do ano passado, no sentido de sul ao norte, pois estávamos vindo da Áustria.
      Ponto positivo: mercados de Natal e neve em alguns pontos, dando charme ao passeio. Ponto negativo: dias muito curtos (pra mim, esse problema foi pior do que o frio).
      Fizemos de carro o percurso de Munique até Innsbruck (Áustria) e depois de Innsbruck até Fussen, Augsburg, Rothenburg, Wurzburg e Frankfurt (notem que pegamos e devolvemos o carro na Alemanha, para não encarecer pelo fato de fazer isso em países diferentes, e deu pra aproveitar pra ver uma cidade da Áustria). Antes disso, na mesma viagem, estávamos viajando de trem e ônibus.
      O roteiro da Luciana está com lugares muito bem escolhidos!
      Não fomos em Berchtesgaden, apesar de parecer ser lindo; pois muita coisa, na época (inverno), estava com acesso mais limitado, como o passeio completo de barco pelo lago Konigssee e o acesso ao Ninho da Águia (esconderijo de Hitler). Espero poder voltar na região, um dia de verão, e aí irei com certeza! Também estávamos com limitação de tempo para incluir mais este lugar no roteiro, o que foi uma pena, mesmo no inverno...
      Hallstatt nós fomos, e.... Não tenho nem palavras... Um dos lugares mais bonitos do mundo! Tem um passeio dentro de uma mina de sal, mas que só funciona até final de novembro (pegamos nos últimos dias!). Fomos lá a partir de Salzburg, com ônibus + trem + barco. É um passeio muito bonito! Lá na Áustria é tudo muito bem informado, com tabelas de horários em todos os lugares. Vou postar, abaixo, como foi esta logística que usamos no final do ano passado, para ir a Hallstatt a partir de Salzburg.
      Quanto ao uso do carro, achamos muito tranquilo! Pedágio, só há necessidade na Áustria, com a compra de um “selo-pedágio” (vignette). Quase todos na Áustria e Alemanha entendem inglês. O abastecimento do carro foi fácil também; sendo que abastecíamos e depois pagávamos no escritório do posto ou com cartão na própria bomba de gasolina, quando não havia funcionários.... Só um país muito honesto para isso dar certo!!!!

      Excluir
    2. o roteiro para ir a Hallstatt, a partir de Salzburg:

      “Em Salzburg, pegar o ônibus da linha 150, que vai para a cidade de Bad Ischl (o ponto inicial do ônibus é no terminal que fica perto da estação de trem central de Salzburg). Pode-se comprar o tíquete com o motorista, na hora. A passagem (só de ida) custa 10 euros por pessoa. Chegada em Bad Ischl. (OBS: No caminho, o ônibus para em algumas cidades, como St Gilgen). Colada na estação rodoviária de Bad Ischl está a estação de trem para Hallstatt, a 3,10 euros por pessoa o tíquete (comprado na hora, na maquininha, só de ida). Chegada na estação de trem de Hallstatt às 10h46. Andar uns 50 metros e pegar o barco (tíquete a 2,40 euros por pessoa, com o piloto do barco) para a Hallstatt Markt.”

      Excluir
    3. Oi Luciana! Nós estivemos em Füssen e RodT a caminho de Nuremberg, e depois seguimos para Bamberg.
      Como o Rodrigo falou, é muito fácil se virar na Alemanha só com inglês, todos falam um pouco pelo menos e os que não falam, entendem. Nos postos de combustíveis nem precisa falar com ninguém, tu faz tudo sozinha!
      Sim, ainda falta um post sobr eos passeios em Frankfurt, estou publicando de acordo com o nosso roteiro hehehe...
      Com certeza vai dar tudo certo, a Alemanha é mega fácil de viajar, tudo muito organizado, primeiro mundo, né?!
      Depois me conta como foi!
      Beijooo

      Excluir
    4. Oi Claudia...
      Muito obrigada por tudo
      Vou deixar meu relato sim...
      Bjos

      Excluir
  2. Sobre a Rota Romântica, o maior problema que enfrentamos quando fomos (início de dezembro) foram os dias curtos (escurecia por volta de 4 e meia da tarde!) é que limitou muito as cidades que pudemos conhecer na Rota.
    Na Alemanha, depois de Fussen, chegamos a parar em 3 delas: Donauworth, Nordlingen e Dinkellsbuhl (esta última a mais bonita), para andar por uma ou duas horas em cada uma, e ter uma ideia. Em todas, tivemos opção de estacionamento gratuito na parte de fora das cidades (em geral fora da parte histórica, mais antiga, que costuma ser cercada de muralhas feudais).
    Mas o destaque, sem dúvida vai para Rothenburg! A cidade é toda caprichada! Até conseguimos ter lugar para estacionar nos fundos do hotel em que nos hospedamos, e isso foi ótimo! (Hotel-Gasthof Goldener Greifen)
    Estando em Rothenburg, tomamos a decisão de aproveitar 24 hs, deixando de lado a “meta” de querer ver mais e mais cidades da Rota.... A gente fica sem querer sair de lá, de tão bonita a cidadezinha! Esta postagem aqui do blog já diz tudo!
    Ainda tínhamos no roteiro Weikersheim, Bad Mergentheim e Tauberbischofsheim. Mas decidimos conhecer apenas mais Wurzburg (onde teríamos que parar para dormir),antes de ir para Frankfurt, direto ao aeroporto. Esta cidade já é maior, mas com certeza vale a parada! O grande destaque por lá vai para o imponente palácio Residenz!
    No final, apesar de poucos 3 dias do roteiro dedicados à Rota Romântica, valeu a pena para ter uma ideia do que é esta bela região da Alemanha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo,
      Para mim, o único problema de viajar no inverno são os dias curtos, o resto eu adoro, até o frio! Morro de vontade de conhecer Hallstatt! Acredita que já estive 2 vezes em Salzburg, 3 vezes na Áustria, e nunca consegui ir lá?? Quando fomos à Eslovênia também passamos perto...mas uma hora eu vou, ainda mais com essa tua dica, achei ótima!
      Eu também acho que não adianta ficar correndo e querendo conhecer todas as cidadezinhas da Rota! Até porque, depois de RodT, é difícil se surpreender e se encantar com outras cidadezinhas! Acho até bom deixar ela por último, porque, depois dela, o resto perde um pouco a graça hahahaha...
      Muito bom ter teus comentários aqui no blog, enriquecem muito os posts, obrigada!

      Excluir
  3. Que delícia, Claudia! Estamos aqui babando nos posts e já ansiosa: vai ter um post com o roteiro?
    =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erika, essa cidadezinha é um sonho, assim como o interior da Bélgica, da Holanda, e a Alsácia francesa! Vai ter post do roteiro sim! Estou publicando de cada cidade e no final faço um post índice com o roteiro completo e links de todos os posts publicados, que daí fica fácil de "estudar"! Uma hora eu termino! Isso se não aparecer outra viagem ahahaha...

      Excluir