Menu

Bamberg, na Alemanha - dicas para conhecer uma obra-prima medieval repleta de Patrimônios da Humanidade e livre do turismo de massas

Post sobre Bamberg, na Alemanha - pontos turísticos e dicas para quem viaja de motorhome pela Europa.
bamberg alemanhaChegamos em Bamberg, na Alemanha, à tardinha, no primeiro dia do ano (2017), com tudo branquinho de neve e gelo ao nosso redor, vindos de motorhome de Nuremberg, onde havíamos passado o Revéillon.  

Demos uma volta pela cidade de motorhome e encontramos um bom lugar para estacionar na frente do Residenzschloss Hotel Bamberg, na Untere Sandstraße 32, quase dentro do centro histórico. 

A placa indicava que, de segunda a sexta-feira, havia um limite de 2hs para estacionar das 8 às 18hs. Como era domingo, para nós foi um ótimo local para um pernoite gratuito, pois podíamos ficar lá sem pagar nada até segunda-feira às 10 da manhã. 

Se você não estiver de motorhome e precisar de uma dica de hotel ou bed & breakfast em Bamberg, dê uma espiada aqui, que tem um monte de boas opções, desde estadias em monastérios até Ibis Budget 😏 

bamberg alemanha
um bom lugar para estacionar em Bamberg, na frente do Residenzschloss Hotel Bamberg

viajar de motorhome pela Alemanha
acho que eu vi um pequeno viajante ali...noite de free camping em Bamberg

viajar de motorhome pela Alemanha
uma ruazinha tranquila para pernoitar de graça em Bamberg, na Alemanha

Saímos para um passeio noturno pela cidade e concluímos que ela não é tão lindamente iluminada como deveria ser, mas vale um pernoite. Já havíamos estado em tantas cidadezinhas do interior da Europa nas semanas anteriores, da Suíça à Holanda, da Bélgica à França, todas tão lindamente iluminadas à noite, que, nesse aspecto, Bamberg decepciona um pouco. 

Em todos os outros quesitos, contudo, Bamberg é o máximo!  

Como é uma cidade que fica fora da rota do turismo de massas - leia-se ônibus de turistas - não é daquelas cidades que ficam lotadas durante o dia, mas, mesmo assim, uma caminhada à noite, com as ruas inteirinhas só para nós, tem o seu charme! 

Bamberg, na Alemanha
um passeio à noite em Bamberg

bamberg dicas de viagem
lindos murais no Altstadt em Bamberg

bamberg dicas de viagem
vitrines de Bamberg

a decoração natalina ainda estava lá no dia 1º de janeiro

Bamberg, na Alemanha


Além disso, preciso dizer que não dá para entender porque Bamberg fica fora dos roteiros da maioria dos turistas na Alemanha: aqueles que a conhecem, ficam encantados! A cidade escapou praticamente ilesa dos bombardeios e da destruição da Segunda Guerra Mundial, e preserva o casario, palácios e igrejas barrocas dos séculos 17 e 18 quase intactos. 

Ela é considerada uma obra-prima barroca, da era medieval, e é repleta de prédios listados como Patrimônios da Humanidade pela UNESCO. 

A cidade é dividida por um canal com uma corredeira do Rio Regnitz, o qual é atravessado por diversas pontezinhas que dão um charme extra ao centro histórico, chamado Altstadt

Além disso, a oeste da cidade existem colinas onde se debruçam igrejas e monastérios que parecem espiar a cidadezinha lá de cima. 

Bamberg, na Alemanha
panorama do casario de Bamberg, na Alemanha

Bamberg, na Alemanha
às margens do canal, em Bamberg, Alemanha


Bamberg, na Alemanha

Bamberg, na Alemanha

5 principais atrações de Bamberg

* Altes Rathaus (a antiga Prefeitura, de 1462) e seus murais, no meio da ponte chamada Obere Brücke - ela tem a sua própria ilha artificial, e parece um navio encalhado ali no meio, uma cena surreal

altes rathaus bamberg
a Prefeitura - Altes Rathaus - fica situada entre 2 pontes, em uma ilha artificial no centro histórico de Bamberg

altes rathaus bamberg
os lindos murais da Altes Rathaus de Bamberg

altes rathaus bamberg

altes rathaus bamberg
antiga Prefeitura de Bamberg, o cartão postal da cidade

Neue Residenz, palácio do século 17, na Domplatz

* Catedral em Domplatz, cheia de obras de arte e importância histórica

catedral de bamberg domplatz
Catedral de Bamberg em Domplatz

* Igreja de São Michael, acima da Domplatz, numa das colinas (Michaelsberg), onde se localizava o antigo monastério beneditino 

* Rauchbier, a cerveja local, que, por ser feita com malte defumado, lembra o gosto de bacon

Sim, parece engraçado dizer que uma cerveja é uma atração turística, mas, no caso de Bamberg, é sim - não deixe de experimentar! Dá para imaginar uma cidade de 70 mil habitantes que tenha 10 cervejarias produzindo o mesmo tipo de cerveja? Assim é Bamberg. 


É possível chegar a Bamberg de trem desde Würzburg, no início da Rota RomânticaNuremberg, Munique e Berlim.

Em uma boa caminhada de 3hs pelas ruas medievais dá pra ver o básico do centro histórico, mas, se você quiser entrar nas igrejas, museus e palácios e experimentar a cerveja típica local, vai precisar de um dia inteiro. 

Dá pra fazer um bate e volta desde Nuremberg, por exemplo, mas, como sempre digo, a cidade merece um pernoite, até porque, mesmo sem uma iluminação mágica, ela é bem romântica! 

Também vale dizer que, na minha opinião, não é uma cidadezinha tão fácil de se orientar como Rothenburg ob der Tauber ou Nuremberg, por exemplo - é mais do estilo "labiríntico" - saia com um mapa (ou com o Google Maps, claro!). 

o mapa "labiríntico" de Bamberg - no ponto azul, o local do nosso free camping



Bamberg, na Alemanha - dicas para conhecer uma obra-prima medieval repleta de Patrimônios da Humanidade e livre do turismo de massas

No dia seguinte, depois de uma noite de free camping em Bamberg, acordamos abaixo de muita neve. 

Primeiro subimos a colina para ir até a St Michael Kirche

Depois de muito brincar na neve lá em cima, descemos e passeamos de motorhome pelo centro da cidade, com várias paradas para fotos, já que estava nevando muito para passear a pé!



no alto da colina, St Michael Kirche, em Bamberg

As estátuas dos homens vermelhos


Paramos na Schönleinsplatz, onde ficam as estátuas perfeitas dos homens vermelhos - adorei aquilo! 

Não foi difícil estacionar o motorhome ali pertinho! Aliás, vimos outros motorhomes também estacionados por ali!

Não sei nada sobre elas (as estátuas vermelhas), ainda vou ter que perguntar ao Google - estávamos passando de motorhome, vimos os homens vermelhos no meio de um parque e tivemos que parar para conferir! 

Eram tão reais que inicialmente pensamos que eram pessoas de verdade fazendo algum tipo de encenação ou protesto kkkk...

viajar de motorhome pela Alemanha
logo encontramos uma vaga de estacionamento meio "improvisada" perto dos homens vermelhos

viajar de motorhome pela Alemanha
e depois vimos outros motorhomes estacionados por ali também

fazendo pose junto aos homens vermelhos de Bamberg, na Alemanha

Bamberg, na Alemanha - dicas para conhecer uma obra-prima medieval repleta de Patrimônios da Humanidade e livre do turismo de massas

ninguém resiste a esse mico de foto

Bamberg, na Alemanha - dicas de viagem

Bamberg, na Alemanha - dicas de viagem
o pequeno viajante deixando sua "marca" em Bamberg, na Alemanha

Bamberg, na Alemanha - dicas de viagem

Bamberg abaixo de muita neve


No fim das contas, passamos o dia INTEIRO brincando na neve! Eu nem lembrava mais como é divertido! Passeamos pelo centro da cidade fazendo guerrinha de bolas de neve e 'snow angels' em plenos pontos turísticos - fico imaginando o que os 'locais' ficavam pensando de nós! 

E depois que pegamos a estrada, a cada 15 minutos, parávamos em todas as paradas do caminho para "mais uma guerrinha", como dizia o Lipe! 

O problema é que, mesmo a gente se revezando, o guri não cansou nunca!! Em cada parada, um de nós era a 'vítima' da guerra, mas não teve jeito: chegamos exaustos de volta a Frankfurt, 206Km distante de Bamberg, e o guri continuava elétrico!

Foi muita sorte termos tanta neve nos nossos últimos dias viajando de motorhome pela Europa, especialmente depois de mais de 20 dias sem uma gota de chuva e muitosss dias de sol e céu azul em pleno inverno europeu (viajamos entre dezembro-2016 e janeiro-2017)! 

Valeu, São Pedro! Tempo mais que perfeito!

viajar de motorhome pela Alemanha
comemorando o tempo/clima perfeito ao fim de mais uma viagem de motorhome pela Europa

'snowangels' em Bamberg


é tanta brincadeira que dá pra fazer na neve...em Bamberg, Alemanha

viajar de motorhome pela Alemanha
guerras de bolas de neve infindáveis

viajar de motorhome pela Alemanha
viajando de motorhome pela Europa, abaixo de neve em Bamberg, Alemanha

Viajando de motorhome pela Alemanha

Nesta região, aproveite para abastecer em Nuremberg! Colocamos € 64 = 56 l = € 1,15 por litro de diesel, um dos abastecimentos mais baratos de toda a nossa viagem pela Europa. 

Se você ficou curioso sobre o nosso motorhome alugado em Frankfurt, basta clicar em qualquer dos assuntos a seguir para ler os posts completinhos com todas as informações:

Assista neste vídeo abaixo alguns dos nossos melhores momentos viajando de motorhome pela Alemanha - selecione a opção para assistir em alta definição, as imagens ficam muito melhores!


Veja também estes outros posts já publicados aqui no blog sobre a Alemanha:




viajar de motorhome pela Alemanha



V
ocê já viajou pela Alemanha? Nós adoraríamos ter as contribuições de vocês aqui no blog! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor!

No próximo post, continuamos contando sobre a nossa viagem de volta ao mundo - não saia daí! 

Durante esta viagem, nós usamos as seguintes hashtags nas redes sociais Facebook / Twitter / Instagram - é só ir na # e ver todas as muitas dicas que já postamos:

#LipeVoltaaoMundo
#LipenaEuropa

Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - tem muitas dicas desta viagem por lá!

* Sobre a Espanha
* Sobre o Marrocos
* Sobre Portugal
* Sobre a Finlândia
* Sobre a Alemanha
* Sobre Liechtentstein
* Sobre a Bélgica
* Sobre a França
* Sobre a Suíça
* Sobre Luxemburgo
Sobre a Holanda
* Sobre a Áustria
* Posts sobre as nossas viagens de motorhome


Veja fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante. 

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube ou no Vimeo - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:



Precisa reservar um hotel para a sua viagem?

Em Frankfurt nós ficamos no 25hours Hotel by Levi's e adoramos!

Em Berlim, ficamos em 2 hotéis diferentes, ambos muito bons:

Clique abaixo para conferir os preços na data da sua viagem e fazer a sua reserva:



Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

1 comentários:

  1. muito bacana os posts, sempre acompanho. Saberia dizer se consigo comprar um Motorhpme na europa, mesmo sem ter cidadania ou endereço la, usa-lo 6 meses e depois despacha-lo para os Estados Unidos ou Canadá, legalizando em um destes 2 países ? Ouvi falar de uma placa de exportação.
    abrs e excelente viagem a vcs.

    ResponderExcluir