Menu

Coréia do Sul - voando British Airways para Seul e as providências iniciais no país

Coréia do Sul - voando British Airways para Seul e as providências iniciais no país: vistos, trocar dinheiro, transportes, comida, jetlag e chip de celular.
Em Frankfurt, na Alemanha, fomos para o aeroporto de S-bahn (linhas S8 e S9) - metrô de superfície, que pegamos na Hauptbahnhof (estação central de trens da cidade), usando nossos Frankfurt Cards, e em menos de 10 minutos estávamos lá. 

O Aeroporto de Frankfurt é um dos maiores e melhores do mundo. Há até um trem lá dentro, que leva você de um terminal a outro - chegue com antecedência. Já estivemos lá diversas vezes, inclusive com o Lipe, e nunca tivemos qualquer problema em nos orientarmos lá dentro. 

Há um McDonald's lá com um super brinquedão que é uma maravilha para os pequenos viajantes gastarem as energias antes de um longo voo. 

O Lipe pirou 😂

no Aeroporto Internacional de Frankfurt

brinquedão no aeroporto

gastando as energias antes de embarcar no Aeroporto de Frankfurt

Os procedimentos de segurança são bem rigorosos, até com 'body scan' e revista pessoal, mas não tivemos nenhum problema com o drone (aliás, nunca tivemos problema com o drone em lugar nenhum!). 

Primeiro fomos direto nos guichês de tax free para reaver nossos euros pagos em impostos, e depois fizemos check-in na British Airways, porque nossa estadia em terras alemãs infelizmente havia terminado e era hora de seguirmos viagem para a Ásia. 

Leia mais: Alemanha

Nosso voo de Frankfurt para Seul foi com a British Airways porque foi o mais barato que encontramos pesquisando no Google Flights. Mas detalhe: não conseguimos encontrar esses voos por esse preço no site da BA, então acabamos comprando no eDreams, que era o site para o qual o Google Flights nos encaminhava. E tem mais: no site do eDreams em português também não encontramos esses voos pelos preços mais baratos, então acabamos comprando no site alemão do eDreams!!!

Na época, até comentei lá na nossa página no Facebook

"Duas descobertas: pesquisando passagens no Google Flights, vimos que estavam mais baratas no eDreams do que no site da British Airways. Mais: comparando os mesmos voos no eDreams em português e no eDreams alemão, para onde o Google Flights nos encaminhava, constatamos que o preço era bem menor no eDreams alemão!!! Vocês já imaginaram comprar passagens aéreas de volta ao mundo, com vários voos, em alemão?!? Pois foi exatamente o que fizemos, usando o app Tradutor para traduzir linha por linha!" 

Quando penso que já fizemos as maiores loucuras em matérias de viagens, a gente se supera kkkkk...

usando o app Tradutor para comprar passagens aéreas em alemão

Nossos voos eram assim (com conexão super apertada na Inglaterra): 

* Frankfurt 10:55 – Londres Heathrow 11:50

* Londres Heathrow 12:55 – Seul Incheon 8:50

Nunca havíamos voado British Airways com o Lipe antes, foi a primeira vez dele de BA, a 103ª viagem aérea do Lipe. 



Bagagem

A franquia de bagagem é de 2 malas de 23kg cada uma por passageiro. Além disso, como bagagem de mão, pode levar mais 2 itens.

Na hora do check-in, ao invés de 6 malas e 6 bagagens de mão permitidas, nós tínhamos apenas 3 de cada, mas 2 das malas estavam com peso acima de 23kg, e uma delas estava com peso bem abaixo, então a moça pediu para redistribuirmos o peso nas malas para que todas ficassem com no máximo 23kg. 

Fizemos a função ali mesmo no balcão de check-in e ela foi super paciente, então foi tudo ok, mas é bom saber que eles são bem rigorosos com o peso máximo das malas - não dá pra levar uma mala só de 32kg por exemplo - leve 2 de 16kg. 


chegando em Seul

Voos

O voo de Frankfurt a Londres foi super confortável - estávamos na primeira fila, onde há espaço para os bercinhos de bebês, e fomos tri bem acomodados, com um espação para as pernas! Pena que era um voo tão curtinho...menos de 2hs. 

Teve lanchinho no voo com bebidas e amendoins/bolachinhas/batatinhas. 

Sobre a turbulência na decolagem...nem quero lembrar!



lanchinho no voo da British Airways

O voo saiu bem atrasado, o que tornou a nossa conexão em Londres, que já era originalmente apertada, quase que uma corrida contra o tempo

Quando desembarcamos - fomos os primeiros a sair do avião - já tinha um funcionário da One World nos esperando com um cartão fura-filas e ele nos 'escoltou' até a fila de revista e depois até o portão de embarque, sempre correndo! 

usando cartão fura-filas na Inglaterra

Foi uma correria só, e chegamos no avião esbudegados e suando, atrasados, é claro, mas nos deixaram embarcar. Acho, na verdade, que estavam nos esperando para decolar kkkk...no total, ficamos menos de 20 minutos em solo inglês!

Essa conexão em Londres acontece porque a capital inglesa é a base de operações da British Airways, então quase todos os voos da companhia fazem escala/conexão lá. 

Sobre o Aeroporto Internacional de Heathrow, que nós já conhecíamos bem de outras viagens que fizemos pela Inglaterra, inclusive com o Lipe, posso dizer que, assim como o de Frankfurt, é imenso e conhecido como um dos maiores e melhores do mundo. 

É bem fácil de se orientar lá, para quem entende um inglês básico. 

O aeroporto oferece até 4hs de internet wifi grátis

Em Londres, o fuso horário é de 1h a menos do que na Alemanha. 


O voo de Londres para Seul foi bem mais tranquilo. O avião estava bem vazio e deu para a gente se espichar em 3 bancos cada um, uma maravilha!

O almoço foi bem bom, embora apimentado, com direito a palitinhos e pasta de pimenta! Ásia na veia do passageiro! Para beber, cerveja holandesa e vinho espanhol. 

A programação de bordo era boa, com vários lançamentos - vi o último filme da Bridget Jones. Para crianças, tinha até jogos, como Pacman e Batalha Naval

O Lipe adorou. 

No mapa de voo, vimos que o avião sobrevoou a Escandinávia e a Rússia.

Também tinha tomada e entradas USB :)

pimenta na comida coreana do voo da British Airways




testando palitinhos antes mesmo de chegar à Ásia



Uma coisa que nunca tínhamos visto em outros voos é que dava para graduar a cor da janelinha, apertando num botão, como se fosse um óculos de sombra!

O banheiro do avião também chamou atenção por ser mais espaçoso do que o normal. 

Para bebês, havia bercinhos na primeira fila - o ruim é que nesses assentos de primeira fila, que têm bastante espaço para as pernas, os descansa-braços não levantam, então não dá para uma criança deitar ali, e o Lipe sempre viaja deitado por cima de nós, com a cabeça no colo de um e os pés no colo do outro (sempre com o cinto de segurança afivelado). 

Para fazer isso, esses assentos de primeira fila são péssimos. 


bercinhos para bebês no voo da British Airways

Fuso horário

O fuso horário é uma loucura. 

São 9hs a mais em Seul do que em Londres. Quando em Londres eram 8hs da noite, em Seul eram 5hs da manhã. Isso enlouquece o relógio biológico de qualquer um. 

Tentamos dormir o máximo possível durante o voo, mas eu não tinha sono nenhum, porque no "nosso" horário, era pleno dia! Como chegamos em Seul antes das 9 da manhã, "para nós" ainda não era nem meia-noite quando chegamos! 

Numa troca de fuso assim, desse tamanho, o jetlag tem tudo para bater forte! 

São 11hs de voo entre Londres e Seul. 

Tomamos um café da manhã bem inglês e logo chegamos. Foi um longo voo com nada de turbulência, ainda bem!!!

Leia mais: Coreia do Sul

café da manhã bem inglês no voo da British Airways

Chegando à Coreia do Sul

Na chegada, eles medem a temperatura do nosso corpo - quem estiver com febre, fica de quarentena. 

A primeira coisa que o Lipe notou foram as muitas pessoas usando máscaras

Dentro do aeroporto, somos levados num trem super moderno do desembarque até o terminal de passageiros. 

Na imigração há uma fila só para estrangeiros, e o leitor de impressões digitais fala português! A oficial deve informar que o passaporte é brasileiro, e a máquina nos deu as instruções para pegar as nossas impressões digitais em ótimo português kkk...

Brasileiros não precisam de visto para visitar a Coréia do Sul a turismo por alguns dias.
 

eles carimbam o passaporte na chegada

Como a conexão em Londres foi apertadíssima, estávamos com medo de que as nossas malas não tivessem vindo conosco, mas elas estavam lá, belas e fascinantes na esteira. 


vinho branco e formulários para preencher no voo para Seul




Aeroporto de Seul Incheon

no Aeroporto de Seul Incheon tem cartão fura-filas para famílias 

o Aeroporto de Seul Incheon é bem childfriendly

área kids no Aeroporto de Seul Incheon 


Aeroporto de Seul Incheon


Trocando dinheiro na Coreia do Sul

Trocamos U$ dentro do aeroporto e não foi um bom negócio, porque fizeram uma cotação de ₩1.141 por U$ 1, e depois vimos em outras casas de câmbio no próprio aeroporto a cotação de ₩ 1.156 por dólar. 

No centro de Seul chegamos a ver casas de câmbio com cotação de ₩ 1.186 pro dólar

Que raiva - ainda bem que trocamos pouco!! 

Nós sabemos muito bem que, via de regra, o pior lugar para trocar dinheiro é dentro do aeroporto, na chegada ao país, mas, como chegamos de manhã cedo e precisávamos de ₩₩₩ (o dinheiro sul-coreano) para ir de trem + metrô do aeroporto ao centro, não tínhamos muitas opções. 

Justamente por isso, não trocamos muitos dólares 😩

cédulas e moedas sul coreanas

trocando dólares no aeroporto de Seul

Como ir do aeroporto ao centro de Seul

Pegamos o trem AREX Airport Express para ir até a estação de metrô Seoul e lá transferimos para a linha 1 do metrô para ir até Dongdaemun, onde ficava nosso Mini Hotel Dalkom

Compramos na máquina tickets de 'single journey' e pagamos ₩ 11.900 para nós 3 - a máquina dá troco. 

Se você devolve esses cartões depois numa máquina, ela te devolve ₩ 500 por cartão, que eles cobram de depósito para garantir que as pessoas devolvam os cartões. 

Do aeroporto ao hotel demoramos uns 75 minutos, e o trem é super moderno, rapidíssimo e limpíssimo - com piso branco!!! 

Todas pessoas a quem pedimos informações saíram do caminho delas para nos ajudar. E algumas já aproveitaram para pedir pra fazer selfies conosco kkkkkk 😁

Muitas informações em inglês, inclusive nas máquinas de comprar bilhetes de metrô.



muitas informações em inglês

bilhetes para o trem AREX Airport Express


no trem expresso do aeroporto ao centro

selfie com informante
máquina de reembolso


trem para Seul

Como se locomover em Seul

O melhor é comprar T-Money cards (um por pessoa, inclusive crianças), que são cartões em que você credita dinheiro e usa como se fossem cartões de crédito - servem até para táxis! 

Eles podem ser usados em transportes públicos como ônibus e trens, evitando que você tenha que comprar bilhetes em cada viagem e ainda dão descontos nas passagens - para as crianças os descontos nos transportes são de 50%! 

Esses mesmos cartões dão descontos em atrações e compras (vem um voucher de descontos junto com o cartão). 

Esse cartão do T-Money card não tem o seu valor restituído quando você o devolve - ou seja, os ₩ 2500 que pagamos por ele são o preço do cartão, e não apenas um depósito, mas, pelas nossas contas, a aquisição dos nossos 3 cartões valeu muito a pena, nem que fosse só pela comodidade de não precisar comprar bilhetes de metrô separados para cada corrida! 

Para colocar mais crédito no cartão, é só fazer isso nas máquinas que ficam nas estações de metrô - elas têm informações em inglês - ou nas lojinhas de conveniência tipo 7 eleven ou CU.

Essas lojinhas de conveniência chamadas CU existem em cada esquina de Seul e são as mais baratas e completas, apesar do nome engraçado para nós.

lojinhas de conveniência chamadas CU

Se você não usar todo o crédito colocado, as máquinas te devolvem o saldo, e também informam o crédito que tu ainda tens disponível. 

Vale muito a pena, pela economia e praticidade!

O sistema de metrô é extremamente eficiente e facílimo de se entender e usar (parece brincadeira, mas é sério). 


Leia mais: Passeio à DMZ - zona desmilitarizada entre as 2 Coreias


T-money cards
Comida coreana

No início, a culinária coreana impressiona um pouco, com iguarias como polvos que dançam no prato e larvas fritas

Não é tão fácil de assimilar quanto as delícias das culinárias japonesa ou tailandesa, por exemplo, mas também não é difícil e tão apimentada quanto a cozinha indiana. 

Para crianças, muito arroz, massa, frutas, carnes de todos os tipos (experimentamos até o churrasco coreano!) e também fast food, comida de rua e de mercados. 

Certo é que ninguém passa fome viajando pela Coreia do Sul, pois existem muitos restaurantes do tipo ocidental lá, e parece que só o que eles fazem é comer o dia inteiro! 

Seul é uma cidade muito mais cosmopolita do que São Paulo, por exemplo - você não vai ter dificuldade de encontrar lá as mesmas redes de fast food que encontra em New York. 

E a resposta à pergunta que não quer calar: se nós comemos polvos dançarinos e insetos fritos? Claro que não, né gente?!?!

Com tanta comida boa, de deixar a gente salivando, porque eu iria "me gastar" comendo essas porcarias? Eu adoro experimentar a cozinha típica de cada país por onde passamos, mas nunca vi necessidade de comer carne de cachorro, de baleia ou grilos fritos só para poder dizer que experimentei 😱

a carne é cortada com tesoura!!!

comida coreana

bichinhos da seda fritinhos

Jetlag

Nossos primeiros momentos na Coréia do Sul...e o jetlag nos pegou de jeito! 

Também, com as 9hs de voo desde Londres e as 11hs de diferença de fuso horário...tudo isso junto derrubou a turma aqui! 

Era recém nosso primeiro dia em terras sul-coreanas e já tínhamos aprendido a pegar trem e metrô em Seul, estávamos com a internet da Easysim4u funcionando a pleno vapor, cartões de metrô comprados e carregados com créditos, trocamos dinheiro (dólares), experimentamos as primeiras comidas locais, passeamos pelas atrações que ficam nos arredores do nosso Mini Hotel Dalkom (bem bom!)...


Se ir da Europa para a Ásia nos deixou com um baita jetlag, imagine ir direto da América até lá! Não programe muita coisa para este primeiro dia, mesmo que você vá chegar lá cedo. Dê tempo ao seu corpo para se acostumar com a enorme mudança de fuso horário!

E ainda vinha muito mais pela frente! Acompanhem os posts dos próximos dias aqui no blog, que a coisa por aqui vai estar em Gangnam style!!! 

Veja tudo em #LipenaCoreia.

jetlag que desestabiliza qualquer um!

Vídeo de Seul

Assista, neste vídeo, alguns dos nossos melhores momentos em Seul! 

Não esqueça de selecionar a opção para assistir em HD (alta definição)! As imagens ficam incomparavelmente melhores!

Clique abaixo no play e aumente o som:



Queremos a opinião de vocês, tá?

A edição do vídeo foi feita com o software Sony Vegas Pro 12.

Escolha outros videoclipes para assistir no nosso canal no YouTube

Ainda não se inscreveu lá?? Faça isso já :)

Assista também os vários vídeos que já estão lá no nosso canal no Vimeo!

Chip de celular

Na Coréia do Sul, e até mesmo no curto espaço de tempo em que estivemos na Inglaterra durante esta viagem, e em todo o resto da nossa viagem de volta ao mundo, com exceção do Marrocos - usamos um chip de celular da Easysim4u, que apoiou a nossa viagem. 

Recebemos o chip em casa, antes de sair do Brasil, colocamos ele no celular ainda no avião e já chegamos na Ásia com internet funcionando no telefone! 

Para quem vai viajar por vários países como nós fizemos, a facilidade e comodidade que esses chips da T-Mobile (revendidos no Brasil pela Easysim4u) oferecem são imbatíveis :)

Nós não vendemos esses chips através do blog (nem nenhum outro produto, pois o pequeno viajante não visa lucro, é um hobby mesmo) - então dê uma olhada direto lá no site deles - Easysim4u - para ver como comprar esses chips e recebê-los em casa no Brasil antes de viajar.


Na nossa viagem à Coréia do Sul e ao Japão, usamos as seguintes hashtags nas redes sociais Facebook / Twitter / Instagram - é só ir na # para ver todas as dicas que já postamos: 

# LipenaCoreia
#LipenoJapão
#LipeVoltaaoMundo

Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - tem muitas dicas da nossa viagem à Coréia do Sul e ao Japão por lá!

Já foi à Coreia do Sul? Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários!


Mais fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube ou no Vimeo - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Nosso snapchat é @pequenoviajante.

Você também nos encontra aqui:

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

4 comentários:

  1. que post lindoo!! achei super engraçado o CU ahuehaueauea adorei saber essa dica do edreams, vou procurar em outras linguas!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Claudia, adoro acompanhar as aventuras do felipe e de vcs pelo blog e pelo instagram!!
    Não sei se poderia virar post ou parte de algum, mas vcs poderiam falar como adquirir passagens aéreas mais em conta. Se existe algum macete ou vcs trocam pelas milhas... ou se vcs acabam indo para onde tem promoção. Enfim... é uma parte custosa da viagem e ajudaria bastante no planejamento!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um pouco de tudo isso, Katia! Mas não sabemos lidar com milhas direito, vivemos perdendo, esquecendo de creditar, é o meu calcanhar de Aquiles, detesto pensar nisso porque me irrita muito! Tentamos pegar promoções pelo Melhores Destinos, mas como nossas datas não são muito flexíveis, dependemos de férias previamente agendadas, quase nunca dá certo...o jeito é pesquisar bastante mesmo...a gente sempre começa pesquisando pelo Google Flights :)

      Excluir