Córdoba, Espanha - muito melhor do que o esperado

Córdoba, Espanha - os principais pontos turísticos, onde estacionar de graça e pernoitar no motorhome.
vista de cartão postal em Córdoba, Espanha
Na manhã de uma quinta-feira no começo de fevereiro de 2017, saímos de Sevilha, na Espanha, passamos por Carmona e Écija que, de fora, parecem ser Pueblos Blancos muito lindos - e que certamente mereceriam visitas se tivéssemos mais tempo, e seguimos para Córdoba, num trajeto de 140Km - 1h40min.

Leia aqui o post com todos os detalhes da nossa passagem por Sevilha

Há muitos anos a Mesquita-Catedral de Córdoba, na Espanhaestava no topo da minha wishlist - poder finalmente conhecê-la foi a realização de um antigo sonho, e ela não me decepcionou.

Mesquita-Catedral de Córdoba, Espanha

pátio da Mesquita-Catedral de Córdoba, Espanha

Onde estacionar e pernoitar de graça com motorhome em Córdoba

Em Córdoba, encontramos uma vaga ótima e gratuita para estacionar num lugarzinho entre as ruas Cáñamo e Madre Mogas (veja nos mapas abaixo).

Já tinha até outro motorhome estacionado ali (um bom sinal) e o local parecia bem seguro. Tão bom que acabamos pernoitando lá mesmo!

Pegamos um táxi na esquina por € 3 e fomos direto visitar a Mesquita-Catedral. À noite, voltamos para o motorhome novamente de táxi por € 4.

Dava tranquilamente para ir e voltar à pé do local onde estacionamos até a Mesquita-Catedral, mas optamos por poupar as energias do Lipe para os passeios pelo centro histórico.

No centro histórico não dá para entrar de motorhome (e nem de carro alugado), pois apenas moradores com permissão especial podem circular de automóvel ali, sob pena de tomar uma multa pesada!

Nem tente!

vaga de estacionamento gratuita em Córdoba, Espanha

Passeios principais em Córdoba

Abaixo, a nossa lista das principais atrações turísticas de Córdoba, dentre várias outras de menos importância que cruzamos no nosso caminho:

Ponte Romana de Córdoba, Espanha
a linda Ponte Romana de Córdoba, Espanha

1 Mesquita-Catedral

Esse era meu must see em Córdoba - atração que, vale dizer, justifica a viagem da maioria dos turistas até lá.

Sei de muita gente que desce do trem, vai até a Mesquita-Catedral e, de lá, volta direto para a estação de trens, para seguir viagem para Sevilha ou Madrid - o que, diga-se de passagem, é um desperdício tremendo, no meu entender, pois a cidade é bem linda e há muito mais a ver lá, como vocês verão ao longo deste post

Como falei lá no início do post, há muitos anos a Mesquita-Catedral estava no topo da minha wishlist.

A famosa Mesquita-Catedral de Córdoba tem ingressos a € 10

Programe-se para passar em torno de 1h lá, pelo menos.

Abre todos os dias, das 10 às 18hs no inverno, e com horários mais longo no verão.

Para mais informações, clique em Catedral de Córdoba.

O lugar é bem controverso: para alguns, um grande símbolo de tolerância religiosa; para outros, justamente o oposto - vá, conheça, leia um pouco da história e forme a sua própria opinião ❤

originalmente mesquita, hoje catedral, esse monumento é o chamariz de Córdoba, Espanha

detalhes da Mesquita-Catedral de Córdoba, Espanha

'naranjos' no pátio da Mesquita-Catedral de Córdoba, Espanha

ingressos para visita à Mesquita-Catedral de Córdoba, Espanha

2 Calleja de las Flores

Uma ruazinha fofinha e estreitinha cheia de vasos azuis de flores que termina em uma praça com vista para a torre da Catedral.

Aqueles lugares charmosinhos que vale a pena procurar, nem que seja só pela foto!

não é um charme?

3 Sinagoga na 'Judería'

bairro judeu dá uma boa caminhada pelas suas ruelas estreitas de casas brancas, e a pequena sinagoga é uma de apenas 3 que existem na Espanha (as outras 2 ficam em Toledo).

bairro judeu de Córdoba, Espanha

Sinagoga em Córdoba, Espanha

4 Alcázar de los Reyes Cristianos

É bem bonito mas, infelizmente, depois de conhecer a Alhambra de Granada e o Alcázar de Sevilha, este ficou em desvantagem kkkk...

Se você for lá antes de ir a Sevilha e Granada, ainda poderá se impressionar 😏

Alcázar de Córdoba, Espanha

muralhas do Alcázar de Córdoba

5 Ponte Romana

Atravessamos até o outro lado da ponte, na Torre de La Calahorra, e ficamos muito tempo com o Lipe na boa pracinha que tem lá - ele adorou!

E ainda fez vários amigos 😊

É um passeio obrigatório em Córdoba, pois a vista cartão-postal da cidade é a que se tem do lado de lá da ponte!

Ponte Romana de Córdoba

do lado de lá da Ponte Romana, o cartão postal de Córdoba

Torre de La Calahorra em Córdoba, Espanha

pracinha "do lado de lá" da Ponte Romana de Córdoba

fazendo amigos em Córdoba

fazendo pose no cartão postal de Córdoba, Espanha

6 Caminhada pelo centrinho de Córdoba

Já falei, e repito: além de todas as atrações específicas que mencionei acima, a cidade de Córdoba é muito bonita, e tem um lindo centro histórico, super gostoso para caminhar, fotografar, comer e fazer comprinhas

É, de fato, uma judiaria passar por lá correndo apenas para visitar a Catedral.

Olha que lojinhas e ruelas charmosas:

passeando pelas ruelas do centro histórico de Córdoba, na Espanha
7 Caminhada noturna no centro histórico

Como sempre digo, a maioria das cidades merece pelo menos uma noite, e Córdoba não é exceção.

Os arredores da Mesquita-Catedral ficam lindamente iluminados à noite, e as ruas cheias de lojinhas e restaurantes aconchegantes ficam bem vazias depois que a turistada - que corre para ver a Mesquita-Catedral durante o dia - vai embora no último trem para Madrid ou Sevilha

lua cheia em Córdoba

passeio noturno pelas belas 'calles' de Córdoba, na Espanha

Ficou para a próxima

* Hammam Baños Árabes - já tive a experiência de banhos árabes de diferentes estilos em Istambul, na Turquia, e em Fez, no Marrocos, então achei que podia passar sem esta 😊

Medina Azahara

No dia seguinte, saímos do nosso free camping no centro de Córdoba direto para a Medina Azahara (que fica 8km a oeste do centro).

Você deixa o carro num estacionamento na parte de baixo, compra os tickets e um ônibus te leva até o conjunto de ruínas.

O lugar é interessante mas, depois de tudo o que você vai ter visto nesta viagem pela Espanha, e especialmente depois de ver a magnífica Mesquita-Catedral de Córdoba, não vai achar as ruínas muçulmanas da cidade-palácio lá muito impressionantes.

Vá se tiver tempo e €€€ sobrando, inclusive para pagar um guia, que aí sim você fica sabendo sobre a história da Medina e isso torna o lugar mais interessante!

Saímos às 11:30hs da manhã de Córdoba para Consuegra, a 290Km de distância, e Toledo

a caminho da Medina Azahara

apenas ruínas

Chip de celular

Na Espanha - e em todo o resto da nossa viagem de volta ao mundo, com exceção do Marrocos - usamos um chip de celular da Easysim4u, que apoiou a nossa viagem.

Recebemos o chip em casa, antes de sair do Brasil, colocamos ele no celular ainda no avião e já chegamos na Europa com internet funcionando no telefone!

Para quem vai viajar por vários países, a facilidade e comodidade que esses chips da T-Mobile (revendidos no Brasil pela Easysim4u) oferecem são imbatíveis ☺

Nós não vendemos esses chips através do blog (nem nenhum outro produto ou serviço, pois o pequeno viajante é um blog que não visa lucro, é apenas um passatempo nosso mesmo) - então dê uma olhada direto lá no site deles - Easysim4u - para ver como comprar esses chips e recebê-los em casa no Brasil antes de viajar.

centro histórico de Córdoba, na Espanha

arquitetura mourisca no centro de Córdoba

os inconfundíveis arcos listrados de vermelho da Mesquita-Catedral de Córdoba

pelas ruelas coloridas de Córdoba, na Espanha

No próximo post, continuamos contando sobre a nossa viagem de volta ao mundo - não saia daí!

Durante esta viagem, nós usamos as seguintes hashtags nas redes sociais Facebook / Twitter / Instagram - é só ir na # e ver todas as muitas dicas que já postamos:

#LipenaEuropa
#LipeVoltaaoMundo

Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - tem muitas dicas desta viagem por lá!

E, ainda, veja nossas imagens pelo interior da Espanha:

* Sobre o Marrocos
* Sobre Luxemburgo
* Sobre a Holanda
* Sobre a Áustria
* Todos os posts sobre a nossa viagem de volta ao mundo
* Todos os posts sobre as nossas viagens de motorhome

Precisa reservar um hotel para a sua viagem à Espanha?

Em Madrid, nós ficamos várias noites no Madrid Centre Apartments e recomendamos muito!

Clique abaixo para conferir os preços na data da sua viagem e fazer a sua reserva:

Veja fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.