Luxemburgo - tudo o que você precisa saber para visitar esse pequeno país de conto de fadas.
Depois de passar o dia passeando pelos vilarejos mais lindos do sul da Bélgica, Dinant e Durbuy, fomos ao Carrefour fazer compras de mercado ainda na Bélgica, mas nos arrependemos, pois, logo que chegamos em Luxemburgo, vimos um mercado Lidl, que é bem melhor de comprar e mais barato.

Também vimos uma loja H&M ali - Luxemburgo, embora pequeninho, tem de tudo.

Quando pegamos a estrada para Luxemburgo, depois das compras no Carrefour belga, já era noite.

Grund

Corniche

Cruzamos a fronteira - só percebemos que era ali a fronteira porque vimos a placa, mas não tem nenhum tipo de controle de passaportes - e seguimos até um local que é pouco mais do que uma estação de trens, no caminho para o Castelo de Bourscheid (que seria a próxima atração do nosso roteiro), onde estacionamos para pernoitar: Göbelsmühle

só soubemos que era fronteira porque vimos a placa

nosso local de pernoite gratuito em Luxemburgo

Free camping em Luxemburgo

O local é bom para free camping, embora o trem passe ali com frequência à noite, fazendo um pouco de barulho.

No dia seguinte de manhã, seguimos mais alguns kms até o incrível castelo - e vimos que também dá para pernoitar tranquilo ali, no estacionamento do próprio castelo, que é aberto (o estacionamento) e fica na beira da estrada.

Mais adiante explico onde pernoitamos na cidade de Luxemburgo, a capital do pequeno país, na nossa segunda noite lá.

ótimo local para pernoite gratuito em Luxemburgo

Viajando de mortorhome no inverno europeu

Um frio de zero grau e visibilidade limitada não nos permitiram explorar distâncias mais largas com o drone. Nos últimos dias, o frio estava de lascar, mas a gente sambava na cara dele kkkkk...

Como adoramos frio, gelo e neve, as baixas temperaturas do inverno europeu nunca foram um problema para a nossa viagem de motorhome, já que a calefação lá dentro funcionava perfeitamente bem. É só você saber se vestir em camadas e ter roupas adequadas que não vai ter problema também, se você gosta de frio.

Além disso, fizemos um trato muito sério com São Pedro, e não tenho nenhuma reclamação do clima durante a viagem. Passamos quase um mês viajando de motorhome pela Europa nesta primeira parte da nossa longa viagem de volta ao mundo, entre dezembro de 2016 e janeiro de 2017, e só posso dizer que, fora uns 2 dias de algumas horas de garoa fina, que é uma coisa chatinha para passear, o tempo ruim não estragou nenhum dia de viagem - não deixamos de fazer nenhum passeio por causa de mau tempo!

Sorte nossa ou o inverno na Europa é uma boa época para viajar? Eu prefiro acreditar na segunda hipótese! Não somos tão sortudos assim de "coincidentemente" pegar um mês inteiro de tempo bom em pleno inverno!

bem vestidos em 4 ou 5 camadas!

Castelo Bourscheid

Castelo Bourscheid foi construído no século 10 (tem mais de 1000 anos, dá para acreditar?!?).

É um legítimo castelo que, se você olhar ao redor, dá até para imaginar os exércitos com seus cavaleiros e cavalos invadindo por entre as colinas.

Visto o lindo castelo, seguimos viagem por mais uns 45Km até a capital do pequeno país (que possui 57Km de largura e 82Km de comprimento), a cidade de Luxemburgo.

O país faz fronteira com a Bélgica, França e Alemanha, e tem em torno de 565.000 habitantes e 3 línguas oficiais: luxemburguês, francês e alemão - mas não tivemos nenhum problema em nos comunicar em inglês com todo mundo lá.

o castelo visto pelo nosso drone

Onde estacionar e dormir na capital

Resolvemos tentar estacionar no parque que fica na parte baixa da cidade, no Grund, e foi uma escolha muito feliz: conseguimos uma vaga ótima com parquímetro a € 1 por hora (máximo de 3hs, depois disso tem que voltar e alimentar o parquímetro de novo!).

Esse lugar foi perfeito para estacionar porque fica em pleno Grund, na Rue St Quirin, e bem pertinho do elevador que sobe para a cidade alta e leva à Cité Judiciaire e ao Chemin de la Corniche

O elevador é gratuito e funciona desde manhã cedo até tarde da madrugada.

horários de funcionamento do elevador gratuito

O local foi tão perfeito que inclusive resolvemos pernoitar lá! Sim, porque entre 6pm e 8am não precisa pagar parquímetro.

Para saber mais sobre os campings de Luxemburgo, se você tiver interesse, veja em: Camping.lu.

nosso local de pernoite gratuito na 2ª noite em Luxemburgo

estacionamento em Luxemburgo

comprovante de pagamento do parquímetro

O que ver em Luxemburgo

Caminhamos bastante pela cidade, cujo centrinho é bem pequeno, compacto e 'caminhável', e vimos todos os principais pontos turísticos de Luxemburgo.

Se você for ficar só lá na cidade, saiba que não vai precisar de um carro para nada. No máximo, pode alugar uma bicicleta, já que a cidade é super bike friendly

cidade feita para ciclistas

Não deixe de colocar no seu roteiro os seguintes lugares:

* Grund (a cidade baixa, que parece saída de um conto de fadas)

* Ver o Grund da Corniche

* Casamatas e viadutos

* Praça Guillaume II (mercado de Natal com pista de patinação no gelo, prédio da Prefeitura - Hôtel de Ville - e escritório de turismo)

* Catedral de Notre Dame, com a famosa imagem de Nossa Senhora vestida de cor de rosa, a padroeira do país

Catedral de Notre Dame

* Ponte Adolphe (estava em reformas)

* Place d’Armes (mercado de Natal, cheia de restaurantes)

* Palácio Grand-Ducal e Câmara dos Deputados

* Place de la Constitution (estátua da Geller Fra - Mulher de Ouro - em memória aos luxemburguenses que lutaram na 1ª guerra)

Tenho certeza que o vídeo e as fotografias abaixo vão te fazer ficar com vontade de conhecer Luxemburgo!

Grund

Grund visto da Corniche

Luxembourg Cards

Pegamos 3 Luxembourg Cards no Tourist Office na Praça Guillaume II, que o Visit Luxembourg nos forneceu gratuitamente (e agradecemos muito a gentileza!).

Esses cartões turísticos, que o escritório de turismo do país nos ofereceu como uma cortesia ao blog, podem ser muito úteis se você pretende passar alguns dias viajando pelo país e visitando várias atrações, especialmente se estiver viajando em família!

Eles têm a versão de 1 dia (€ 13 o passe individual e € 28 o passe familiar para até 2 adultos e 3 crianças), 2 dias (€ 20 o passe individual e € 48 o passe familiar) e 3 dias (€ 28 o passe individual e € 68 o passe familiar). Maiores de 60 anos têm 10% de desconto no valor do passe.

O passe vale para entrada grátis em 76 atrações turísticas espalhadas pelo país inteiro (número ilimitado de visitas), descontos em outros locais, e você ainda recebe um mini-guia do país e pode usar todos os trens e ônibus da rede de transportes públicos de Luxemburgo.

escritório de informações turísticas

cartão de descontos

eles têm muita informação disponível!

Alguns dos lugares que podem ser visitados com o Luxembourg Card

* Castelo Bourscheid

* Bock Casemates

* Museu de História da cidade de Luxemburgo

* D'Coque (centro aquático)

Saiba mais em Visit Luxembourg.

Museu de História da cidade de Luxemburgo

Bock Casemates

Centro Aquático D'Coque

Como não ficamos em nenhum camping durante a viagem, com exceção da véspera de ano novo em Nuremberg, e estávamos fazendo free camping todas as noites e tomando banhos apenas no motorhome, estávamos tendo um pouco de dificuldade de encontrar água nos postos de combustíveis para encher os reservatórios do motorhome - não é todo posto que tem torneira disponível!

Veja mais sobre essa questão da água aqui neste vídeo que fizemos não em Luxemburgo, mas sim em Liechtenstein:

Sendo assim, resolvemos aproveitar nosso Luxembourg Card e ir gratuitamente no D'Coque, que é um centro aquático com várias piscinas, inclusive uma olímpica de 50m e outra com plataforma de mergulho de 10m, que só descobrimos folheando o mini-guia do país que veio junto com os nossos cartões de descontos turísticos.

O lugar é incrível - foi a primeira vez que nadei numa piscina de competições internacionais

E foi um plano perfeito para nós, pois aproveitamos para tomar ótimos banhos nos vestiários depois de nos esbaldarmos nas piscinas.

Foi também uma pausa bem-vinda nos passeios turísticos para o Lipe!

O lugar tem estacionamento gratuito por até 3hs e guarda-volumes gratuitos.

Importante: para nadar na piscina grande, é obrigatório o uso de touca de natação - se você não tiver, eles vendem toucas lá por € 3 cada uma.

D'Coque

guarda-volumes no centro aquático

Passeio noturno em Luxemburgo

Renovados depois do relax nas piscinas (a água não chega a ser quentinha, mas o local é aquecido, óbvio!), voltamos para o mesmo estacionamento de antes e fomos fazer uma caminhada noturna para ver a cidade iluminada à noite, linda demais com as decorações natalinas!

Não foi nem preciso "abastecer" o parquímetro porque, como falei, entre 6pm e 8am não precisa pagar para estacionar.

Sempre digo que a maioria das cidades merece pelo menos uma noite da sua vida, e Luxemburgo certamente não é exceção à regra - seria uma judiaria ter ido embora sem ver a cidade lindamente enfeitada de luzes de Natal!

Mercados de Natal

Os mercados de Natal de Luxembourg City - que são um evento especial no calendário turístico da cidade, chamado Winterlights - são bem animados, e se concentram especialmente nas praças Guillaume II, de la Constitution e de Armas na cidade alta.

No Grund, há um mercadinho bem gostoso na pracinha que fica exatamente na frente do elevador.

O 'Gluhwein' (vinho quente tipo quentão típico dessas feirinhas de inverno) custa € 3,50 nas banquinhas, em média, para vocês terem idéia de preços.

Uma outra delícia que vi muita gente comendo são massinhas de 'churros', que eles comem sem recheio!

Já publiquei um post também sobre o mercado de Natal de Frankfurt, na Alemanha, veja aqui

mercado de Natal no Grund

a comida é muito parecida com a alemã

preços

o vinho quente custa € 3,50

pista de patinação no gelo em Luxemburgo

Chip de celular

Em Luxemburgo - e em todo o resto da nossa viagem de volta ao mundo, com exceção do Marrocos - usamos um chip de celular da Easysim4u, que apoiou a nossa viagem.

Recebemos o chip em casa, antes de sair do Brasil, colocamos ele no celular ainda no avião e já chegamos na Europa com internet funcionando no telefone!

Para quem vai viajar por vários países, a facilidade e comodidade que esses chips da T-Mobile (revendidos no Brasil pela Easysim4u) oferecem são imbatíveis :)

Nós não vendemos esses chips através do blog (nem nenhum outro produto, pois o pequeno viajante não visa lucro, é um hobby mesmo) - então dê uma olhada direto lá no site deles - Easysim4u - para ver como comprar esses chips e recebê-los em casa no Brasil antes de viajar.

Já esteve em Luxemburgo? Visitou os mercados natalinos da capital? Esteve no Castelo de Bourscheid? Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários!

No próximo post, continuamos contando sobre a nossa viagem de volta ao mundo - não saia daí!

Durante esta viagem, nós usamos as seguintes hashtags nas redes sociais Facebook / Twitter / Instagram - é só ir na # e ver todas as muitas dicas que já postamos:

#LipenaEuropa
#LipeVoltaaoMundo

Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - tem muitas dicas desta viagem por lá!

Precisa reservar um hotel para a sua viagem a Luxemburgo?

Clique abaixo para conferir os preços na data da sua viagem e fazer a sua reserva:

Mais fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Nosso snapchat é @pequenoviajante.