Menu

Japão - as melhores dicas para acompanhar a floração das cerejeiras no país, pela Bianca Shibuya

Japão - as melhores dicas para acompanhar a floração das cerejeiras no país.
Como contei nos últimos posts sobre o Japão, durante a nossa viagem pelo país nós tivemos algumas "ajudinhas" que foram essenciais para que pudéssemos aproveitar mais os nossos dias no País do Sol Nascente

Já publiquei aqui 2 posts escritos pela Akiko:



E, além da Akiko, a outra pessoa que nos ajudou demais com muitas dicas durante a viagem foi a querida Bianca Shibuya, uma brasileira que tem a sorte de morar em Tóquio, no Japão, há 9 anos, e mantém o excelente perfil de Instagram @conhecendojapao, com dicas de viagem pelo país. 


A Bianca, além de ser uma querida, também é mãe, sabe tuuuudo sobre o Japão e tem fotografias incríveis lá no IG dela, com textos cheios de dicas práticas (isso é o que eu mais gosto do IG dela - as dicas práticas!). 

Se você sonha ir ao Japão, comece a seguir a Bianca já! 

E, como não sou boba, aproveitei nossas conversas online para pedir a ela que escrevesse um post pro blog, já que infelizmente ela não mantém um blog, apenas o perfil no IG mesmo. A Bianca disse sim e fiquei super feliz com o tema que ela escolheu: a floração das cerejeiras no Japão

Infelizmente nós estivemos lá no auge do inverno e não pudemos ver este espetáculo, que é imperdível para quem pode viajar na primavera japonesa, que acabou de chegar por lá! 

Parque Shinjuku Gyoen em Tóquio

Obrigada, Bianca! Adorei as dicas, volte sempre! 

Com a palavra, Bianca Shibuya:

Uma das melhores estações do ano para conhecer o Japão é sem dúvida durante a primavera

O Japão inteiro fica colorido com as diferentes variedades de flores, desde tulipas, canolas, papoulas e, claro, as cerejeiras.

Neste post vou falar especificamente das cerejeiras

Melhor época

É possível ver as cerejeiras no Japão inteiro entre final de março até começo de maioMas infelizmente, depois de atingir o auge da floração, as flores só duram 1 semana ou menos, dependendo das condições climáticas como chuvas e vento.

O site do Japan Guide, em inglês, mostra o mapa com as possíveis datas para acompanhar o auge das cerejeiras em todo o Japão. Mas lembre-se, é só uma previsão, não dá para seguir à risca essas datas. 

O site é atualizado com frequência e dá para acompanhar a floração em quase tempo real.

http://www.japan-guide.com/sakura/

Melhores lugares

Abaixo, mostro alguns lugares famosos para ver as cerejeiras:

Chidorigafuchi em Tóquio

Parque de Ueno em Tóquio

Castelo de Osaka em Osaka
(Foto: Walkerplus.jp)

Estátua de Kannon em Takasaki, Gunma

Distrito dos samurais em Kakunodate, Akita
(Foto: Ameblo.jp)

Parque de Hirosaki em Hirosaki, Aomori
(Foto: Travel.jp)

Parque Tenshochi ao longo do rio Kitakami em Kitakami, Iwate

O Hanami

Durante a floração das cerejeiras, os japoneses têm um costume chamado de hanami, que literalmente significa "ver as flores". 

Consiste, basicamente, de um piquenique debaixo das árvores da cerejeira bebendo saquê ou cerveja nos dias de hoje. 

Essa tradição vem desde o período Heian (794-1185), praticado somente pela corte imperial, mas depois se espalhou para a classe dos samurais e no período Edo (1603-1868) para as pessoas comuns também.

Parque Shinjuku Gyoen em Tóquio

Acompanhe mais fotos e a primavera no Japão pelo perfil no Instagram @conhecendojapao.

Aqui, alguns vídeos de nossa viagem ao Japão:
      

      
________________________________

Na nossa viagem ao Japão, usamos as seguintes hashtags nas redes sociais Facebook / Twitter / Instagram - é só ir na # para ver todas as dicas que já postamos: 

#LipenoJapão
#LipeVoltaaoMundo

Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - tem muitas dicas da nossa viagem ao Japão por lá!

Já foi ao Japão? Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários!


* Sobre o Japão
* Sobre a Coréia do Sul
* Todos os posts sobre a nossa viagem de volta ao mundo


Mais fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube ou no Vimeo - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Nosso snapchat é @pequenoviajante.

Você também nos encontra aqui:

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

6 comentários:

  1. Agradecemos a vcs, amigos, e também à Bianca Shibuya!

    Estamos embarcando para o Japão neste domingo, dia 26 de março, e a ideia principal da viagem é mesmo ver as cerejeiras.

    Vamos fazer um roteiro bem parecido com o de vcs, talvez só deixando de ir a Yokohama para tentar ver o Monte Fuji.

    Não sei se foi boa ideia minha deixar Tokyo para depois de Kyoto, pois a ordem das cerejeiras é primeiro na atual capital para depois acontecer em Kyoto. Na antiga capital só pegaremos a floração começando, enquanto em Tóquio poderá já estar terminando. Se eu conseguisse, desde o planejamento da viagem, acertar exatamente os dias, a melhor coisa seria mesmo começar por Tóquio e depois passar para Kyoto.... :-( Mas aí tem um certo risco de ver tudo no início ou tudo no final da floração....

    Mas acho que, tendo em vista a rápida duração e imprevisilibidade dos dias exatos em que o fenômeno acontece, espero conseguir ver as cerejeiras em plena floração em pelo menos um lugar... Agora é esperar pra ver o que terá lá!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo! E aí, conseguiram ver o Mt Fuji?? Nós vimos 2x, viajando de trem :)

      Excluir
    2. ei Claudia! Passando de trem, estava nublado nas duas vezes. Não vimos e nem conseguimos ter ideia de onde o Fuji ficava! Depois, em Tóquio, subimos o edifício do Governo, e de lá deu pra tirar um foto dele, mas era só uma linha tênue... estava bem nublado... Então, no nosso último dia, apostamos as fichas na previsão do tempo, acordamos 4 e meia da manhã e fomos lá! Vimos o Fuji bem de pertinho, sem nuvem nenhuma, na região do lago Kawaguchiko. Vamos depois nos comunicar com vcs no face, e aí mandamos fotos! Um abraço pra vcs!

      Excluir
  2. Oi Cláudia,

    Estou me planejando para ir com meus 2 filhos pequenos( 3 e 5 anos) para o Japão no ano que vem. O que você achou do destino com crianças? Você vai escrever mais posts sobre o Japão como costuma falar dos outros destinos? Eu iria gostar muito =)

    Grato,
    Vinicius

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinicius, vou começar os posts sobre o Japão agora que acabei os da Espanha! Estou ansiosa para escrever esses posts porque foi uma viagem maravilhosa! Aguenta aí que logo logo eles saem :)

      Excluir