Menu

Islândia - 10 coisas essenciais que você tem que levar na sua viagem

O que levar numa viagem à Islândia - lista com alguns itens fundamentais super úteis para a sua aventura na terra do fogo e do gelo!
Preparando-se para sua viagem à Islândia?

Uma das perguntas mais frequentes que temos recebido por aqui é sobre a arrumação das malas, o que levar numa viagem à Islândia - então aqui está uma lista com alguns itens fundamentais que serão super úteis para a sua aventura na terra do fogo e do gelo! 

Antes de começar, apenas uma dica sobre arrumação de malas: coloque tudo o que você gostaria de levar em cima da cama e depois retire a metade das coisas - essa é a melhor estratégia, confie em mim ;)





1 | Botas de neve

Inicialmente eu pensei que botas de neve eram um exagero para outubro na Islândia, já que o inverno ainda nem teria chegado (era outono), mas fiquei muito feliz de ter levado as minhas impermeáveis, e posso garantir que esse é o tipo de sapato ideal para uma viagem à Islândia, mesmo no verão!

Em qualquer estação do ano você poderá encontrar neve, barro e, principalmente, chuva. 



nos campos de lava da Islândia



2 | Chinelos de dedo, roupa de banho e toalha

De que outra maneira você vai se virar para andar pra lá e pra cá nas piscinas termais/fontes de água quente que são um must para quem visita o país, ou para tomar banho nos banheiros coletivos??

Aliás, vale destacar que, antes de entrar nas fontes de águas termais da Islândia, é obrigatório tomar um banho completamente nua no banheiro antes, por medida de higiene - tem até "fiscal de banho" para garantir que ninguém burle esta regra!

Ah, e leve a sua própria toalha - se não, você terá que pagar pelo aluguel de uma!



Lagoa Azul, Islândia

3 | Toucas, chapéus, cachecol e luvas 

Você não precisa de muita quantidade de cada, um par de luvas, 2 cachecóis e 2 toucas são suficientes (caso uma fique molhada), mas eu queria ter uma certa variedade, já que levei apenas 2 casacos para toda a viagem - pelo menos poderia variar nos acessórios, né??


Recomendo muito levar luvas duplas! Foram super úteis :)




Gullfoss, no Círculo Dourado da Islândia

4 | Camadas de roupas

Já escrevi sobre como se vestir para enfrentar o frio e a neve - clique e leia esse post para ver as nossas dicas.  


Na Islândia, mais do que em qualquer outro lugar, a estratégia de se vestir em camadas é fundamental: use o esquema "cebola" - a primeira camada são roupas térmicas, tipo cuecão ou minhocão ou uma meia calça grossa, depois uma blusa de lã (de preferência de gola alta, mas não precisa ser muito grossa), depois uma camada de fleece (aquele tecido fofinho tipo "polar") e, por último, o casaco/jaqueta, sempre impermeável e com capuz (crianças devem usar sempre uma camada a mais que adultos. 

Ultimamente ando apaixonada pelas coisas da Uniqlo, que são muito boas e com preços ótimos - eles têm innerwear de um tecido especial que retém o calor. Se tiver oportunidade de comprar alguns itens deles, aproveite!




muitas camadas de roupas para suportar o frio na geleira Sólheimajökull

5 | Roupas impermeáveis e guarda-chuva

Na Islândia é fundamental ter um bom casaco e calças impermeáveis. Mesmo que não chova, o que é muito raro, você vai visitar várias cachoeiras e ficar como um pinto molhado se não tiver um bom casaco e calças impermeáveis. 

Eu prefiro usar mais camadas e um casaco leve - detesto casacos pesados - mas isso é muito pessoal. O importante é que seja um casaco bem quente, de preferência forrado de plumas, especialmente se você estiver indo à caça da aurora boreal. 

Não levei, mas também recomendo um guarda-chuva! Claro que, se o vento estiver muito forte, ele vai mais atrapalhar do que ajudar, mas, se estiver apenas chovendo muito, ele servirá muito bem para proteger os seus equipamentos da chuva - passamos muito trabalho secando e desembaçando lentes de máquinas fotográficas molhadas! 



roupas impermeáveis são indispensáveis - em Svínafellsjökull

6 | Remédios

Viajando pelas áreas mais remotas da Islândia - quase que o país inteiro pode ser considerado uma "área remota" - não será nada fácil encontrar farmácias numa esquina qualquer, isso para não falar que tudo lá é super caro! 

Sugiro que você leve todos os medicamentos que costuma usar, inclusive relaxantes musculares, remédios para dor de garganta, febre, gripe, resfriado, essas coisas simples, que não precisam de receitas médicas e todo mundo tem "restos" em casa...



7 | Música 

Assim que chegar às áreas mais remotas da Islândia, você não terá muitas opções que não programas de rádio islandeses - leve a sua própria música, pois uma roadtrip sem boa música nunca fica completa!


Abaixo, uma sugestão de trilha sonora para roadtrips - é a "Hit the road, Jack" playlist:

- Vida de viajante - Luiz Gonzaga
- O pó da estrada - Sá Rodrix e Guarabyra
- Caia na estrada e perigas ver - Novos Baianos
- Country road - Grand Funk Railroad
- On the road again
- O Portão - Roberto Carlos
- Get Back - Beatles
- It's very nice to go travelling - Frank Sinatra
- Homeward Bound - Paul Simon
- Casa - Lulu Santos
- Fé - Roberto Carlos
- If you don't get it the first time, back up and try again - JB's
- (Going back home to the) Village of the Sun - Zappa
- The long and winding road - Beatles
- Andar com Fé - Gilberto Gil
- lt’s a long way to the top - AC/DC
- I want to take you higher - Sly Stone
- Além do Horizonte - Roberto Carlos
- Carry that Weight - Beatles
- De volta pra casa - Cássia Eller
- Can’t Find My Way Home - Blind Faith
- Going to my hometown - Rory Gallagher
- Samba da Volta - Toquinho e Vinícius


Infelizmente, não lembro quem foi que me passou esta playlist para poder dar os devidos créditos - se o autor quiser reclamar direitos autorais, é só me lembrar quem foi que eu edito o post e acrescento :) 

Outra sugestão de playlist específica para roadtrips pela natureza selvagem você encontra aqui


o visual incrível de Vík, na costa sul do país


8 | Cooler dobrável e garrafa térmica

A comida em restaurantes é caríssima na Islândia. Nos blogs americanos e europeus que li, sempre via eles reclamando dos altos preços e pensava que seria exagero, mas não é: é tudo muito caro mesmo! 

Nós sempre levamos uma sacolinha dobrável tipo cooler nas nossas roadtrips com lanchinhos e é sempre super útil, inclusive para viagens à praia (como ilhas do Caribe, por exemplo). 

Na Islândia, não levamos nossa sacolinha porque teríamos um cooler "de verdade" na campervan da Happy Campers que nós alugamos, mas se você decidir viajar de carro, leve seu próprio cooler e economize nos custos de alimentação, estocando mantimentos em um dos supermercados baratos da Islândia, como os das redes Bónus, Netto ou Krónan

Nestas redes de mercados, os produtos têm preços bem acessíveis, diferentemente das lojinhas de conveniência das redes Hagkaup, 10/11 ou Krambúd, que já são bem mais caras. 

Para comprar bebidas alcoólicas, procure as lojas Vínbúdin, onde elas são vendidas. 

A água da Islândia é reconhecida como uma das melhores e mais puras do mundo - então se você tiver uma garrafinha, pode encher com água em qualquer banheiro público e não gastará um centavo com isso! E, se a garrafinha for térmica, também pode usar para pegar água quente pro café :)




9 | Mapas e guia de viagens

Nesses tempos modernos de Google Maps e Waze, em que você pode baixar mapas e usá-los mesmo offline em lugares de pouca conectividade, parece anacrônico recomendar que você leve um mapa, mas descobrimos que nem todos os mapas estão corretos e atualizados no Google Maps e, por isso, se você ficar um pouco perdido, sempre é bom ter um mapa de papel - de preferência à prova d`água - como backup

Também não posso deixar de recomendar o guia da Islândia da Lonely Planet - foi fundamental para me ajudar a montar o nosso roteiro e com informações sobre as atrações durante a viagem. 

Se quiser imprimir e levar os nossos posts aqui do blog também não tem problema hehehe...

Viajando pela Islândia, você encontrará toneladas de folhetos, mapas e até livros e guias turísticos impressos para distribuição gratuita espalhados por postos de gasolina, centros de informações turísticas, etc - aproveite! 





10 | Equipamentos de foto e vídeo

Não preciso nem lembrar que a Islândia produz uma overdose sensorial capaz de te fazer tirar tantas fotos a ponto de encher um HD externo de 1 tera de memória.

Não vou detalhar neste post todo o equipamento que nós levamos na viagem, porque foi um exagero, considerando que ainda levamos todo o equipamento do drone - é que a gente curte muito fotos e vídeos mesmo. 

Mas também não posso deixar de recomendar alguns itens imprescindíveis, como muitos cartões de memória (mais do que você imagina que seria capaz de usar), baterias extras, carregadores de bateria USB para carros, tripés (fundamentais para fotos de aurora boreal), powerbank (carregador de baterias portátil).

Veja abaixo alguns posts que já publicamos sobre os equipamentos que nós usamos:

equipamentos de foto e vídeo que nós usamos





DJI Phantom 1 - drone para iniciantes

Espero que estas dicas te ajudem na tua aventura!





não leve esta capa para celular esperando mergulhar na Silfra com ela - o seu celular vai congelar os miolos como o meu congelou - é a maior porcaria!

tripés de vários tamanhos e formatos

muito equipamento para pouco espaço!


o inversor ligado direto na bateria do carro foi fundamental para carregar os equipamentos

parte da tralha

Já esteve na Islândia? Levou alguma outra coisa que você considere essencial na viagem? Deixe a sua dica na nossa caixa de comentários!

Não deixe de confirmar todas as informações antes da sua viagem - as dicas que pus no post são relativas a outubro de 2016, quando estivemos lá. 

Na época, a cotação da coroa islandesa era de 
110 coroas = U$ 1 (exemplo: 1100 coroas = U$ 10). 

No próximo post, continuamos contando sobre a nossa viagem à Islândia - não saia daí! 

Durante esta viagem, nós usamos as seguintes hashtags nas redes sociais Facebook / Twitter / Instagram - é só ir na # e ver todas as dicas que já postamos: 

#PVnaIslandia
#PVemBerlim

Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - tem muitas dicas desta viagem por lá!


Vídeos da Islândia:

Veja algumas imagens dos nossos melhores momentos viajando pela Islândia - não esqueça de selecionar, lá no youtube, a opção 1080p ou 720p para assistir em HD (alta definição)! As imagens ficam incomparavelmente melhores!

Clique abaixo no play e aumente o som:

        
        
        
        


Precisa reservar um hotel para a sua viagem à Islândia?

Clique abaixo para conferir os preços na data da sua viagem e fazer a sua reserva:




Mais fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube ou no Vimeo - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Nosso snapchat é @pequenoviajante.

Você também nos encontra aqui:


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

6 comentários:

  1. Essa viagem (como as demais) foi maravilhosa. Principalmente as fotos da "Aurora Boreal". Os dez mais do Check list foi perfeito. Com relação ao casaco impermeavel. Vcs adquiriram aqui no Brasil? Poderiam indicar modelo/marca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ademar, obrigada! A gente acaba não comprando nada aqui porque, como sabes, no Brasil é tudo sempre mais caro, então a gente aproveita para comprar quando viajamos! Agora mesmo aproveitamos e compramos uns casacos forrados de pena de ganso na Uniqlo em Berlim. A minha jaqueta mais impermeável é uma da Columbia, e o Peg adora as coisas da Timberland!
      Abraço!

      Excluir
  2. Obrigado!
    Valeu Cláudia. Por essa e por outras que aprecio muito esse blog.

    ResponderExcluir
  3. E essa mochila aí da foto ? É de qual marca ? Em que loja compraram ?

    Vinicius Souza

    ResponderExcluir
  4. Olá Claudia , estou indo para Islândia em outubro assim como vocês, e como sempre seu roteiro está me servindo de inspiração. Uma eterna dúvida ; vocês conseguem embarcar com os tripés na cabine ou tem que despachar?
    Muito obrigada pela sua generosidade em compartilhar seus roteiros e experiências.
    Mônica

    ResponderExcluir