Menu

Como é voar para a Islândia com a low cost islandesa WOW Air e as providências iniciais que você não pode esquecer no Aeroporto de Keflavik

Como é voar para a Islândia com a low cost islandesa WOW Air e as providências iniciais no Aeroporto de Keflavik.
Neste post vou contar como é voar para a Islândia com a WOW Air, que é a companhia aérea low cost da Islândia, e também sobre algumas coisinhas que você deve fazer logo na chegada ao país, antes mesmo de sair do aeroporto.

Compramos as nossas passagens para a Islândia com a WOW Air porque foram as mais baratas que encontramos, como já relatei.  

Não adianta eu ficar falando de preços pagos pelas nossas passagens, porque eles variam estupidamente de um mês para outro e até de um dia da semana para o outro - então entre no site e faça uma simulação, como se você fosse comprar uma passagem, se você quer ter uma ideia bem aproximada dos valores que vai pagar na época da sua viagem. 



Os voos da WOW Air, em Berlim, partem do Aeroporto Berlin Schönefeld (SXF), que fica bem distante do centro da cidade (uns 23Km). 

Fomos para o aeroporto de metrô (U-Bahn) + ônibus. Levamos mais de 1h com as baldeações, saia do hotel com bastante antecedência! 

Se for de táxi, mais ainda, pois o metrô, mesmo com baldeação, é muito mais rápido do que o táxi, que pega todo o trânsito. 


Diferentemente, o Aeroporto Berlin Tegel (TXL) fica super perto do centro (uns 8Km) - foi lá que chegamos e saímos de Berlim com a KLM. 

Primeiro passa-se pelo raio x e depois chega-se ao check-in, que foi bem tranquilo. 

Depois do check-in, nova passagem pelo raio x e não passamos por nenhum tipo de imigração ou controle de passaportes para dar 'saída' da Alemanha. 


que tal voar num avião cor de rosa?

As bagagens

Compramos com as 2 passagens aéreas o direito de despachar 2 malas de 20kg - a sua passagem aérea não dá direito a despachar nenhuma mala! Cada uma das malas despachadas de 20kg custou U$ 39

É proibido despachar uma mala com mais de 32 kg - nem pagando pelo excesso. 

As dimensões da mala, combinadas (altura, largura e comprimento), não podem exceder 158 cm. 

Além disso, todo passageiro tem direito de levar 1 bagagem de mão com no máximo 10kg, incluída no preço da passagem (max 42x32x25cm). Lembre-se que a WOW Air é uma low cost e essas coisas são levadas super a sério. 

Além desta bagagem de mão de 10kg, você tem direito a levar uma "bolsa", algo que caiba embaixo do assento à sua frente (max 42x20x20cm). 

Como não costumo usar bolsa em viagens, apenas mochila, levei a minha Jansport de sempre e não tive nenhum problema. Vi várias pessoas embarcando com a bagagem de mão e + uma mochila tipo backpack - isso é ok

Se você quiser levar mais peso do que isso, compre com antecedência online - se deixar pra comprar no balcão na hora do embarque, cada kg extra custará uma pequena fortuna. 

O peso não pode ser distribuído entre as malas de várias pessoas - exemplo: 3 pessoas viajando juntas não podem despachar 2 malas de 30kg cada (para somar os 60kg que compraram). Também não é possível comprar 20kg de bagagem e despachar em 2 malas de 10kg - só pode despachar uma única mala de até 20kg. E ponto final. 

No nosso caso, na ida, a minha mala pesou 19,5kg e a do Peg pesou 21kg, e na volta a minha pesou 20,7kg e a do Peg pesou 21,4kg e eles nem reclamaram. 



Ah, e uma sacola de free shop do aeroporto também pode entrar. 

Depois de ver coisas horríveis num embarque com a Ryan Air em Londres - Edimburgo, que também é uma empresa aérea low cost, sempre levo muito a sério esses esquemas de bagagens de mão quando voo nessas companhias de baixo custo. 


As nossas bagagens de mão estavam com peso acima de 10kg por causa do equipamento do drone e das lentes das máquinas fotográficas, que são super pesadas, mas, por sorte, eles não estavam pesando as bolsas de mão no momento do embarque - embora elas já tivessem sido pesadas e etiquetadas no momento do check-in

Com certeza pesaram mais de 10kg, mas não tivemos problemas. 


Fuso horário

São 3h20min de voo de Berlim a Reykjavík (Aeroporto de Keflavik - KEF). 

O avião saiu 1:10pm (com 30min de atraso) e chegamos 2:30pm. 

O fuso horário de Berlim para a Islândia é de 2hs a menos. 

Da Islândia para o Brasil são 2hs a mais - ou seja, quando na Islândia são 21hs, no Brasil são 19hs.  


Os voos

O voo de ida foi super tranqüilo e passamos por cima das Faroe Islands, mas não as vimos :(

Eles não dão nem um copo de água grátis, é tudo pago com cartão de crédito (low cost, lembra?). 

Aliás, para vocês terem uma idéia, o serviço de bordo passou vendendo alguns produtos e uma touquinha de lã (super comum, nada artesanal) custava U$ 60.

Não é possível compreender uma única palavra de islandês, mas 100% das pessoas com quem tivemos contato fala inglês fluentemente. Já outras línguas, como espanhol, por exemplo, não vi ninguém falando. 

Tem entradas USB para carregar baterias no avião :)


Na volta, nosso voo saía de madrugada, e tínhamos esperança de ver uma aurora boreal bem forte lá de cima (pois lá de baixo estava tudo encoberto) para a nossa despedida, mas não tivemos essa sorte. Já pensou que loucura deve ser ver esse espetáculo da janelinha do avião!?!

Pelo menos tivemos a sorte de voar na fila de emergência, com um espação para as pernas kkkk...


O Peg conseguiu o impossível nesse voo: atirar um cartão de memória cheinho de fotos exatamente no meio das pernas cruzadas do passageiro que dormia no banco de trás! 

E depois são as crianças que aprontam nos aviões...


O embarque no avião é feito pelas portas da frente e de trás. 

Ah, e mais uma coisa: as aeromoças são lindas, parecem modelos!



Aeroporto de Keflavik

Em Keflavik, aeroporto internacional da Islândia que fica a 50Km da capital Reykjavík, os terminais de chegadas e de partidas são separados, e o local de devolução de carros alugados fica bem na frente do terminal de embarques. 

aeroporto é super moderno, maior do que eu imaginava, com lojas, lugares onde comprar algo para comer, free shops, banheiros, free wifi ilimitada e sinalização em islandês e inglês. 


Trocando dinheiro

Em ambos os terminais, existem filiais de bancos, e foi lá que trocamos dólares por coroas islandesas na chegada e destrocamos o que sobrou de coroas por euros na nossa partida. 

Cotação: 1100 coroas = U$ 10 (110 coroas = U$ 1) 

A cotação do euro era 120 coroas = € 1. 

coroas islandesas


moedas islandesas

Como regra, nunca troco dinheiro em aeroportos, pois sei que, COMO REGRA, as cotações nunca são favoráveis, mas na Islândia, ao que parece, é diferente. 

Primeiro que pouca gente chega a trocar dinheiro lá - há quem viaje para lá e use somente cartão de crédito a viagem inteira, pois eles aceitam para tudo! 

Como brasileiros não têm essa facilidade, em razão do IOF absurdo que pagamos por aqui no cartão de crédito, trocamos U$ 800 no banco do próprio aeroporto - como é um banco, e não uma casa de câmbio, acredito que a cotação lá é a oficial, a mesma que eu conseguiria em horário comercial num banco qualquer no centro de Reykjavík. 

No dia em que voltamos, a cotação já havia baixado um centavo, tanto para o euro quanto para o dólar. 





Comprando chip de celular

Logo na chegada, compramos um chip de celular da Siminn, maior operadora de telefonia celular islandesa. 

Eles podem ser adquiridos no próprio aeroporto, numa loja 10/11 (rede de lojas de conveniência) que fica no saguão do desembarque.

É só colocar no seu aparelho celular e seguir usando, mais simples impossível! 

Funcionou perfeitamente no país inteiro, inclusive nas áreas mais remotas. Altamente recomendado! 

Aliás, se tivéssemos aqui o vento que há na Islândia, o Brasil viveria na era das trevas - aqui na minha casa, é só bater um ventinho mais forte que a internet fica um horror; lá na Islândia, podia acontecer o maior vendaval que a conexão permanecia ok

Como tínhamos wifi na campervan que alugamos (sim, no próprio carro!), acabamos usando pouco o plano de dados do celular - eles oferecem diversos planos, que podem incluir minutos de ligações telefônicas, dados de uso de internet e também uso de mensagens - você escolhe o plano que quiser e paga de acordo. 

Veja os planos que eles oferecem aqui no site (em inglês). 

Depois que consumir todo o seu plano inicial, você pode colocar mais créditos novamente em lojinhas de conveniência, mercados e postos de gasolina espalhados por todo o país - é bem fácil! 

Meu conselho: embora você não pretenda ficar de papo com seus novos amigos islandeses no telefone, pegue alguns minutos de ligações telefônicas incluídos no seu plano - você poderá precisar ligar para confirmar algum passeio ou até mesmo relatar uma emergência! Nós precisamos e foi muito útil! 


locais onde você pode adicionar crédito ao seu chip islandês



Comprando bebidas alcóolicas no free shop

Li essa dica em vários blogs gringos, segui à risca e não me arrependi: na Islândia, você só consegue comprar bebidas alcoólicas de verdade em bares e restaurantes licenciados (bem caro!) ou nas lojas Vínbúdin, que são do governo, escassas pelo país, e mais caras.  

Você até encontra cervejas no supermercado, mas o teor alcoólico é baixíssimo (tipo 2,2%), uma piada. 

A dica, então, é comprar todo o álcool que você pretende consumir durante a sua roadtrip nos free shops do aeroporto, onde os preços são bem mais camaradas. E você ainda pode pagar em dólares, euros ou coroas!  

Os vinhos mais baratos que encontrei são os chilenos (Concha Y Toro) e os australianos - comprei 3 garrafas, em torno de 1300 coroas cada uma. 

As cervejas islandesas, vendidas em engradadinhos de 6 latões, são ótimas - recomendamos as marcas Gull, Thule e Viking - e também encontrei Tuborg no free shop do aeroporto. 

Mas lembre-se: só pode beber depois que você já terminou o dia - a tolerância lá é zero com álcool no volante! 


os preços que você vê são por engradados de 6 latões


cotações praticadas no free shop do aeroporto

Informações turísticas

Também é uma boa idéia dar uma passada no centro de informações turísticas no aeroporto para pegar uns folhetos informativos e mapas impressos, se você não tiver levado um. Eles distribuem mapas gratuitos de todas as regiões do país. 

Siga essas dicas e Bon WOWage!!




Já esteve na Islândia? Qual companhia aérea levou você até lá? Deixe a sua dica na nossa caixa de comentários!

Não deixe de confirmar todas as informações antes da sua viagem - as dicas que pus no post são relativas a outubro de 2016, quando estivemos lá. 

Na época, a cotação da coroa islandesa era de 
110 coroas = U$ 1 (exemplo: 1100 coroas = U$ 10). 

No próximo post, continuamos contando sobre a nossa viagem à Islândia - não saia daí! 

Durante esta viagem, nós usamos as seguintes hashtags nas redes sociais Facebook / Twitter / Instagram - é só ir na # e ver todas as dicas que já postamos: 

#PVnaIslandia
#PVemBerlim

Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - tem muitas dicas desta viagem por lá!


Vídeos da Islândia:

Veja algumas imagens dos nossos melhores momentos viajando pela Islândia - não esqueça de selecionar, lá no youtube, a opção 1080p ou 720p para assistir em HD (alta definição)! As imagens ficam incomparavelmente melhores!

Clique abaixo no play e aumente o som:

        
        
        
        


Precisa reservar um hotel para a sua viagem à Islândia?

Clique abaixo para conferir os preços na data da sua viagem e fazer a sua reserva:



Mais fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube ou no Vimeo - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Nosso snapchat é @pequenoviajante.

Você também nos encontra aqui:


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

12 comentários:

  1. Adorei o post de vcs, bem detalhado. Já viajei com a Icelandair e WOW Air, mas essa última foi a mais legal!O serviço de bordo é bem dinâmico. Quando viajei na segunda vez com a WOW Air cantaram parabéns pra um viajante em islandês e inglês, bem divertido. Sobrea língua islandesa, eu concordo, é um idioma bem complicado a primeira vista, mas as pessoas são bem dispostas a te ajudar. Pra quem viaja pra Islândia e fala inglês dificilmente vai ter dificuldades em se comunicar visto que a maioria fala inglês fluente. De fato a Islândia é um país riquíssimo e de belezas estonteantas. As pessoas são incríveis e sempre generosas e simpáticas :)

    ResponderExcluir
  2. Felipe, dá pra ir de trem pro Schonefeld! Acho bem mais prático.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estava dando, pois o último trecho da linha de trem estava em obras! Só de busão mesmo :(

      Excluir
  3. Legal o post, acabo de voltar da Islândia mas na ocasião, a Icelandair foi a melhor em custo benefício saindo de Copenhagen (bagagem despachada incluída no preço). Não me senti encorajada a voar pela WOW também por conta dos diversos comentários que li dos atrasos nos vôos.
    Tive sorte de ver as Ilhas Faroé na ida, e imediatamente incluí o destino na minha lista, rsrsrs.

    Michelle (Blog http://destinosfotosesabores.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que não vi teu blog antes de ir para pegar dicas, Michelle! Tu teve sorte, eu teria adorado voar com a Icelandair, mas quando pesquisamos a diferença de preço era absurda, não dava nem para cogitar!
      Não li nada sobre atrasos, mas conosco foi bem pontual - normalmente as low cost são, né? Não perdem tempo com avião no chão!

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta Claudia. Estou adorando o blog, quando o meu "crescer" espero que fique tão legal quanto o de vocês. Estou lendo os posts de Mianmar, 2017 promete!

      Michelle (Blog http://destinosfotosesabores.com)

      Excluir
  4. Galera, excelente Post! Um dos mais completos e de agradável leitura que eu já encontrei. Algumas perguntas:
    1) Tudo é tão caro lá mesmo? Comida... principalmente?
    2) Abastecer o carro... é fácil? Caro?
    3) Em abril (final de abril, para ser mais exato)... vale a pena?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos super felizes com teu comentário, Trajano!
      Sim, tudo é realmente caro lá, a não ser comida no supermercado, que é ok.
      Abastecer é fácil e ok, não assusta.
      Abril deve ser ótimo - dias mais compridos mas ainda com possibilidade de ver auroras :)

      Excluir
  5. Oi queridos!!

    Acabei de comprar minhas passagens de/para a Islândia! Vamos em agosto e acabamos comprando cada trecho com uma cia, por causa do preço! Vamos de FRA-KEF de Wow (e já pegamos a tarifa que permite despachar 1 mala, que compensava mais do que a tarifa mais barata adicionando 1 mala) e voltamos KEF-OSL de IcelandAir. Acabei ficando feliz de poder voar nas duas! Vamos ver como vai ser...

    :)

    Beijão!


    ResponderExcluir
  6. Oi Claudia tudo bem?

    É a Lu aqui de Farroupilha/RS... agora praticamente tua vizinha...
    Já falamos outras vezes...

    Conseguiram descansar da "pernada" da trilha no Peru?
    Espero que sim...

    Claudia queria te perguntar uma coisa>

    Vou para a Islândia agora em setembro, e peguei muitas dicas tuas....

    Estou em dúvida quanto ao chip para poder usar a internet...
    Vocês compraram o chip um da Siminn, operadora local ...

    Já usaram o chip da Easysim4u, na Europa, Japão, Emirados...

    Ei já usei o chip da Easysim4u na Alemanha, ano passado e funcionou suber bem ..

    Então te pergunto: será que esse chip da Easysim4u funcionaria bem na Islândia, falo até para usar o GPS do celular ou será que por ser um país um pouco mais remoto, seria melhor comprar um chip da operadora local, como vocês fizeram?

    Obrigadão....
    Bjo

    Lu

    ResponderExcluir