Parque Unipraias, no Balneário Camboriú, em Santa Catarina

como é o Parque Unipraias, no Balneário Camboriú, em Santa Catarina
Nossa viagem a Santa Catarina foi bem rápida, mas deu tempo de fazer muita coisa - é, definitivamente não somos slow travelers...

Além de nos divertirmos no Resort Costão do Santinho, em Florianópolis, de curtirmos muito a Pousada Molinha, em Penha, e de passarmos um dia incrível no Beto Carrero, inclusive com direito ao almoço-show Excalibur, também passamos uma manhã inteira curtindo o Parque Unipraias e as belezas de Balneário Camboriú, tudo isso de carro alugado no aeroporto de Floripa

Chegamos em Balneário Camboriú e, depois de deixar o carro no estacionamento privativo do Parque Unipraias (pago à parte), pegamos os nossos ingressos (tipo pulseirinha) e tickets para as diversas atrações que o parque oferece e fomos direto para a fila (inexistente) dos bondinhos aéreos, a maior atração do parque, que nós já havíamos visitado em 2002, quando namorávamos!

Na época que fomos lá pela primeira vez, a grande atração eram justamente os bondinhos, que ainda hoje são o símbolo do parque, ligando 3 estações - o lado sul da orla de Balneário Camboriú (Estação Barra Sul), subindo até o Morro da Aguada (Estação Mata Atlântica) e descendo até a Praia de Laranjeiras (Estação Laranjeiras).

no túnel do tempo, em 2002

20 reais de estacionamento por 3h30min

Hoje em dia, mais de 14 anos depois, o parque se tornou um ecoparque temático e, além dos bondinhos aéreos, existem várias outras atrações (com ingressos vendidos separadamente), além de trilhas ecológicas com mirantes de tirar o fôlego!

mapa do parque

Bondinhos

Cada cabine tem capacidade para 6 passageiros - se o parque não estiver lotado, com filas de espera, eles certamente colocarão apenas o seu grupo em uma cabine (foi o nosso caso), o que é muito mais legal.

Mas imagino que, havendo longas filas, eles devem enfiar 6 pessoas em cada bondinho!

O trajeto completo, de ida e volta, tem 3.250m e dura cerca de 30 minutos, isso se fosse realizado sem paradas, o que nem é permitido, e seria uma péssima estratégia.

As vistas são alucinantes!

Algumas regrinhas:

1. O seu bilhete é válido para uma ida e uma volta no mesmo dia, durante o tempo de funcionamento, sem pagamento de diferença.

2. O desembarque é obrigatório em Laranjeiras e na Barra Sul.

3. É proibido embarcar com bebidas e objetos volumosos (cadeiras, pranchas, etc.)

4. Para conforto de todos, é proibido viajar em trajes de banho e sem camisa.

5. É proibido embarcar com animais.

6. As condições climáticas poderão determinar a interrupção das viagens. Neste caso, o parque se reserva o direito de retomá-las somente quando as condições do tempo garantirem segurança e conforto.

Mas vamos começar o passeio pelo início, certo? E tudo começa na Estação Barra Sul

Estação Barra Sul

A Estação Barra Sul é um dos pontos de embarque nos bondinhos aéreos (no 2º piso), que têm vistas panorâmicas de 360 graus.

Essa estação é enorme, tem 3 andares, com exposições artísticas e de artesanato.

A vista é panorâmica, voltada para a ponta sul da praia de Balneário Camboriú, onde ocorre o encontro das águas do mar com o Rio Camboriú.

Mas as 3 atrações imperdíveis do parque ficam exatamente no meio do trajeto dos bondinhos, no alto do Morro da Aguada, na chamada Estação Mata Atlântica, onde também ficam as trilhas e mirantes com vistas incríveis da região.

Para estas 3 atrações, que eu descrevo a seguir, você precisa adquirir ingressos separadamente.

Estação Mata Atlântica

Esta estação fica no alto do Morro da Aguada, a uma altitude de 240 metros.

Lá você vai encontrar o local para tirar as fotos divertidas "despencando" dos bondinhos, loja de souvenirs, a Casa do Chocolate, quiosques de venda de comida e o parque ambiental com mais de 500m de passarelas em meio à mata, com trilhas sinalizadas por placas indicativas sobre a fauna e flora nativas.

No caminho pelas passarelas, alguns mirantes com vistas sensacionais.

Youhooo!

A primeira atração que nós fomos foi o Youhooo!, um trenó de montanha igual a outros que já havíamos andado no Alpen Park de Gramado, em Whistler, no Canadá, e também na Muralha da China

Sempre que vemos um trenó desses a gente se atira, porque é uma baita diversão, o Lipe adora! Ele ainda não pode ir sozinho no carrinho, porque é a própria pessoa quem tem que frear o carrinho (pode chegar a 60Km/h se você quiser), então ele sempre vai com o Peg.

Veja neste vídeo como é que funciona - é como se fosse uma montanha-russa super light, cuja velocidade você mesmo controla, bem tranquilo, nada radical.

Youhooo! tem um percurso de 710m.

Regrinhas:

Altura mínima para piloto - 1,40m

Altura mínima para acompanhante - 1,10m

Vestuário: chapéus, bonés, viseiras e similares, câmeras e celulares devem ser guardados no guarda-volumes.

guarda-volumes

ZipRider

Já o ZipRider é uma tirolesa super diferente - segundo eles dizem, é a única deste tipo na América Latina, onde a pessoa desce do alto do Morro da Aguada por 750m até a Praia de Laranjeiras sentada numa cadeirinha suspensa por um cabo, só curtindo a paisagem!

A cadeirinha atinge uma velocidade média de 60Km/h, a uma altura de 240m.

São 4 cabos, cada um com um ZipRider, que permitem a descida de até 4 pessoas por vez, em paralelo - ou seja, dá pra descer toda turma ao mesmo tempo, super divertido! O ZipRider freia automaticamente, então a aterrissagem é super tranquila.

O Peg foi sozinho nesta atração, porque o Lipe infelizmente ainda não tinha peso suficiente para andar, e eu fiquei com ele na outra atividade que também fica lá em cima do morro, veja abaixo.

Regrinhas:

Peso: Mínimo: 34Kg | Máximo: 125Kg

Altura: Mínimo: 1,35m | Máximo: 2m

Vestuário: chapéus, bonés, viseiras e similares, chinelos e calçados soltos, câmeras e celulares devem ser guardados no guarda-volumes.

Fantastic Forest - a floresta secreta

Essa é uma atração para crianças - eu pensei que fosse até mais adequada para crianças bem pequenas, que o Lipe não fosse curtir, mas ele simplesmente amou!!! Tava cheio de crianças lá e ele não queria ir embora de jeito nenhum - ficamos quase uma hora lá!

Em resumo, é uma área temática com uma trilha de uns 200m no meio da mata que leva a uma "vila de duendes" - na verdade, uma pracinha com brinquedos infantis super bacana.

Um lugar super bonito e agradável para a gente sentar num banco e descansar um pouco enquanto os pequenos "se gastam".

E ainda rende fotos jacu tri divertidas!

A bilheteria, por exemplo, fica localizada dentro de uma imensa árvore esculpida, lar de um simpático duende que espia pela janela.

São vários espaços com nomes como Guardiões da Floresta Vila dos Duendes, além de fadas, instrumentos musicais e até um poço dos desejos (prepare as moedas!).

Na saída, é claro, uma outra árvore enorme abriga a lojinha de souvenirs.

Crianças com menos de 10 anos devem ser acompanhadas por um adulto.

Estação Laranjeiras

Nesta estação você finalmente vai se reencontrar com o mar numa praia lindíssima, com o mesmo nome da estação.

A Praia de Laranjeiras tem um mar tranquilo, com um banho que é uma delícia (o melhor de Camboriú), e é considerada uma das mais bonitas de Santa Catarina

Pena que desta vez fomos no inverno e estava muito frio para curtir praia, mas mesmo assim eu amei passear na beira da água.

Na orla tem uma estrutura completa de bares e restaurantes.

Nós almoçamos num buffet por ali onde o Lipe se empanturrou de arroz e feijão e não cobraram o almoço dele - achei muito legal!

Muitos restaurantes servem frutos do mar, culinária típica da região.

Nesta Estação fica a chegada do ZipRider. O Peg desceu até lá na tirolesa e voltou de bondinho até a Estação Mata Atlântica para nos reencontrar. Só que daí eu ainda queria descer até a Estação de Laranjeiras e permitiram que ele subisse de novo nos bondinhos sem problemas - ou seja, ele subiu de Laranjeiras para a Estação Mata Atlântica 2x sem nenhum problema (mas atenção: isso só é permitido para quem desce de tirolesa, porque daí a pessoa tem o direito de subir lá em cima para poder descer de bondinho até Laranjeiras!).

Serviço

Horário de funcionamento do parque: das 9:30hs às 18hs (mas a bilheteria fecha as 17hs) - o parque fica aberto o ano inteiro (mas não todos os dias, confira o calendário de funcionamento no site)

Preços e promoções de ingressos: clique aqui

Endereço: Av. Atlântica, 6006, Balneário Camboriú (situado entre a ponta sul da orla da cidade e a Praia de Laranjeiras)

Como chegar: pela BR 101 duplicada, pelos aeroportos de Navegantes (20Km) e Florianópolis (80Km) ou ainda através dos cruzeiros marítimos que atracam nos píers de Porto Belo (25KM) e Itajaí (10Km)

Coordenadas para GPS: Latitude 27o 00' 28" S / Longitude 48o 36' 25" W

Extras

Depois que voltamos para a Estação Barra Sul, onde havíamos embarcado nos bondinhos pela primeira vez (e deixado o carro no estacionamento), o dia estava lindo e a orla sul de Balneário Camboriú estava nos chamando para um passeio à beira-mar.

Logo ali ao lado da estação há um pier lindo, que entra mar adentro, de onde se tem uma vista maravilhosa da cidade.

No mesmo lugar, há uma pracinha excelente, com direito a barco-pirata e tudo, onde o Lipe teria passado o resto do dia inteiro, se pudesse.

Ainda por ali, vocês vão encontrar o letreiro "Eu amo BC", que sempre rende fotos divertidas - nós tiramos várias, porque o Felipe queria tirar uma foto em cima de cada letra kkkkk...

Por último, do outro lado da rua, atrás da estação, fica o pier de onde saem os passeios de barco-pirata

Nós fizemos esse passeio em 2002 e achamos bem bonito e divertido, não sei como é hoje em dia.

Segundo eles me informaram, o passeio sai todos os dias, várias vezes por dia, e o percurso leva 1h30min. Querendo, você pode descer do barco na Praia de Laranjeiras e voltar com o bondinho (pagando o ingresso, óbvio).

Eles encenam uma luta entre piratas durante o trajeto - o Lipe certamente adoraria essa parte!

dá para ver o barco-pitata lá do alto do bondinho!

Você já esteve no Parque Unipraias? Conte pra gente como foi a sua experiência! Tem alguma dica? Deixe a sua sugestão na nossa caixa de comentários!

Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - já tem muitas dicas desta viagem por lá! Dê uma espiada na hashtag #LipeemSC.

* Visitamos o Unipraias a convite do parque, e agradecemos a gentileza.

Para verificar preços e fazer a sua reserva no Costão do Santinho, clique aqui

Para ver preços e fazer sua reserva na Pousada Molinha, clique aqui

Nosso snapchat é @pequenoviajante

Veja fotografias e dicas das nossas viagens nInstagram.