Menu

Rota do Lagarto com crianças

Rota do Lagarto com crianças: como chegar, onde se hospedar, roteiro e atrações da rota
Rota do Lagarto com crianças
Rota do Lagarto com crianças: como chegar, onde se hospedar, roteiro e atrações da rota
A Família Zenke é composta pela Flávia, o Paulo e a fofíssima Luna, uma pequena viajante aventureira como o Lipe. Eles têm um programa de tv exibido na região serrana do Rio de Janeiro, o Viajando por Aí, com episódios que dão dicas de viagens com crianças e rotas incríveis, transformando o telespectador em parceiro de estrada.

Neste post, que a Flávia escreveu especialmente para o pequeno viajante a meu convite, eles vão contar para vocês, em primeira mão, sobre um lugar especial que conheceram recentemente, cujo episódio vai ao ar na tv, e no site deles, em agosto, e faz parte da 3ª temporada do programa - a Rota do Lagarto! Já ouviu falar desse lugar?

Adivinha se eu já não fiquei louca para conhecer esse lugar lindo?!? 

Com a palavra, Família Zenke:

Olá, somos a Família Zenke e é um prazer escrever aqui no querido blog FPV e compartilhar uma de nossas histórias com vocês. 

Rota do Lagarto com crianças

Há muito tempo ouvimos falar dessa rota e estava anotada na nossa lista de desejos. Esse ano fomos conhecê-la! Um lugar lindo que fica em Pedra Azul nas Montanhas Capixabas, cerca de umas 2 horas de distância de Vitória, no Espírito Santo

Com o dólar nas alturas, essa é uma alternativa ótima para as famílias que querem curtir roteirinhos diferentes com seus pimpolhos.

A rota são quase 7 quilômetros de estradinha encantadora, bucólica e estilo européia. Em cada curva, uma surpresa! 

Ela faz parte do Parque Estadual Pedra Azul, onde tem uma pedra linda com o mesmo nome, que também é conhecida como "Pedra Mágica", por mudar de cor mais de 30 vezes no dia. Isso se explica pela incidência de luz e a posição do sol, além de musgos encontrados na pedra. Mas a maior atração não é só a cor, e sim o enorme lagarto que sobe a pedra. Isso mesmo!! Uma pedra imensa que fica grudadinha na Pedra Azul e que, dependendo do ângulo de visão, parece um enorme lagarto! Lindo, imponente e que chama a atenção dos adultos e da garotada! Esse é motivo do nome Rota do Lagarto.



Como chegar

Ao sair de Vitória e seguir em direção a Belo Horizonte pela BR 262, a Rota do Lagarto tem início no Km 88, bem lá em cima, entre as cidadezinhas de Domingos Martins e Pedra Azul

A entrada para a rota fica no Restaurante e Pousada Peterle e vai até a Rodovia ES 164.


Hospedagem em Pedra Azul

Existem várias opções de hospedagem, desde pousadas pequenas e aconchegantes, até hotéis imensos. 

Escolhemos ficar hospedados na Pousada dos Pinhos, um lugar parecido com um hotel-fazenda e bastante voltado para famílias. Tem uma área de lazer espetacular, suítes confortáveis, recreação infantil variada e comidinha caseira deliciosa. 

A dona Isabela, proprietária da pousada, recebe os hóspedes com o maior carinho e circula entre as famílias com alegria e simpatia. Nos sentimos super acolhidos e felizes com a escolha.




Atrações da Rota do Lagarto

Conhecer a rota e curtir os seus cantinhos é um programa ideal para um final de semana ensolarado. 

Vamos contar o roteiro que fizemos lá:

Primeiro dia

- Passear pela rota de bike elétrica: chegamos por volta das 9h30 e fomos direto para o final da rota para pegar as bicicletas elétricas na Pedra Azul Ecotur

Essa é uma alternativa bacana e divertida para curtir a estradinha e descobrir sua paisagem com tranquilidade. Passeamos por umas 2 horas e fizemos uma parada para o almoço.


- Almoçamos no Restaurante Don Lorenzoni Duo que tem uma comida maravilhosa italiana e, ao lado, um espaço aconchegante com drinks e picolés italianos chamado Salumeria, com drinks e picolés italianos sensacionais. 

Os dois tem uma vista privilegiada, aos pés da Pedra Azul.



- Cavalgada Ecológica no Fjordland: essa é outra atividade que não tem como não fazer. 

É uma cavalgada de 20 minutos por trilhas nas florestas nativas tendo como cenário a linda pedra mágica. Passamos por eucaliptos e o cafezal onde se cultiva o café orgânico Heimen, que é possível degustar na cafeteria da Fjordland

Nessa cavalgada só permitem crianças a partir de 5 anos, mas para os pequenos tem um circuito de 5 minutos na pista que a Luna adorou.


- Lanche na Delicatessen Marietta: voltamos para devolver as bicicletas e aproveitamos para curtir as lojinhas fofas que tem no final da rota. E uma delas é essa delicatessen com deliciosas guloseimas...

Ela fica bem ao lado da Pedra Azul Ecotur e mais parece a casa da vovó. O jardim fica perfumado pelo cheirinho dos bolos e biscoitinhos amanteigados. Um cafezinho no lindo jardim é um convite também para apreciar o entardecer com a vista da pedra.


- Espaço Túia: uma lojinha de artesanato que fica no mesmo jardim da Marietta e tem artesanatos incríveis dos artesãos locais e também peças das inúmeras viagens internacionais da Thais, proprietária do espaço. 

Além disso, eles fazem um crepe e um galette dos deuses e aproveitam a rica oferta de produtos do agroturismo local para fazer recheios especiais como o socol e o cogumelo shitake.


Segundo dia

- Trilha no Parque Estadual Pedra Azul: chegamos no parque às 9 horas da manhã, porque o passeio estava agendado às 9h30 e não queríamos atrasar. Como estávamos com criança pequena, o carro pode subir até a base da trilha, onde há uma casa de apoio e os guias ficam à espera dos turistas. 

Para esse passeio, é necessário agendar com antecedência de uns 15 dias, pois há limitação de turistas (50 pessoas/dia e por horário – 9h30 e 13h30). 

Agendar pelo e-mail meioambiente.es@gmail.com ou pelos telefones (27) 3248-1156 ou (27) 99739-8005.


- Almoço no Restaurante Alecrim: localizado no final da rota, mas já na ES 164, esse restaurante é um charme só. Com uma cara provençal e cores marcantes, o Alecrim é um dos queridinhos da região, e sua comida estilo slow food é um convite aos que têm prazer em comer. 

Adoramos as massas artesanais e as sobremesas.


Espero que tenham gostado das dicas! Abraços, Família Zenke :)

* Curta a nossa página no Facebook 
* Inscreva-se em nosso canal no You Tube 


Obrigada pelas dicas, Flavinha! E volte sempre, a casa é sua :)

Você também já conhece a Rota do Lagarto?? Deixe as suas dicas nos comentários!


Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras! 

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Veja fotografias e dicas das nossas viagens nInstagram.

Você também nos encontra aqui:

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: