Menu

30 filmes sobre viagens que você precisa assistir

30 filmes sobre viagens que você precisa assistir
Ainda na empolgação com a festa do Oscar no último domingo, fiz uma lista - enorme! - com meus filmes favoritos para viajar no sofá! 

Se você curte viajar tanto quanto nós, e está buscando inspiração para sua próxima aventura, vai ficar querendo fazer as malas depois de assistir alguns destes clássicos filmes on the road

São 30 sugestões de filmes sobre viagens que vão despertar seu wanderlust e te inspirar com paisagens e lugares incríveis. 

Com certeza esqueci de vários, e por isso mesmo aguardo as sugestões super bem vindas de vocês, para aumentarmos a lista!!!

Ah, e caso vocês ainda não tenham notado, temos aqui no blog uma categoria livros e filmes, com dezenas de posts onde indicamos outros filmes que te farão sonhar com novos destinos! 

É só clicar aqui para ver nossas recomendações anteriores. 

Leia também: 


1. Brooklyn

Concorreu ao prêmio Oscar ontem. Não é propriamente um filme sobre viagens, mas sim sobre uma única viagem, quando a jovem irlandesa Ellis Lacey (Saoirse Ronan) se muda de sua terra natal e vai morar no Brooklyn, New York, para tentar realizar seus sonhos. O filme retrata de uma forma bonita as dificuldades vividas pelos expats. No início da vida nos EUA, ela sente falta de casa, mas vai se acostumando com a nova vida aos poucos, até que se apaixona por um italiano, e logo estará dividida entre os 2 países e suas 2 vidas. 

Irlanda ou Estados Unidos, qual você escolheria? Eu ainda não conheço a Irlanda, mas a-do-ro o Brooklyn!


2. Em busca de um caminho

Esse filme lindo e emocionante conta a história de um pai que faz o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, em memória do filho recém falecido. Nos mais de 800km da famosa trilha, ele acaba fazendo uma análise da sua vida, numa experiência emocionante. Eu, que nunca tinha pensado seriamente em fazer o Caminho, coloquei essa viagem na minha bucket list!

3. Wild - Livre

Filme baseado no livro autobiográfico de mesmo nome de Cheryl Strayed, que mostra a jornada extraordinária da autora pela Pacific Crest Trail, trilha de mais de 4000km que percorre toda a costa oeste dos Estados Unidos, da fronteira com o México até o Canadá. 

As paisagens mostradas no filme são estonteantes, e certamente vão te fazer querer percorrer pelo menos alguns trechos da Pacific Crest Trail - nós passamos por alguns trechos da trilha na nossa última viagem a Washington State, nos EUA, no Mount Rainier National Park e também no North Cascades National Park, e posso atestar que são lugares realmente sensacionais. 



4. Sob o Sol da Toscana 

Depois do divórcio, uma americana (Frances Mayers, super bem interpretada por Diane Laneresolve viajar pela Itália, e acaba comprando impulsivamente uma villa na Toscana. O filme mostra paisagens lindas da Toscana e também de Positano, com destaque para os campos floridos e as villas medievais, a comida local e as festas tradicionais.

A minha amiga Michelle Mariano, que é apaixonada por esta história como eu, esteve lá há pouco tempo e nos contou neste post sobre a visita que fez à villa da Frances Mayers, onde foi gravado o filme.   


5. Viagem a Darjeeling - The Darjeeling Limited

Após a morte do pai, 3 irmãos ricos e deprimidos que não se falam há tempos embarcam em uma viagem de trem pela Índia, que supostamente deveria uni-los, e o filme mostra paisagens lindíssimas desse país que eu amo, com todas as suas cores, cultura e caos, e com experiências tão surreais que só poderiam acontecer na Índia mesmo. 

Nós já viajamos bastante de trem pelo país, e fiquei querendo (muito) mais. Leia mais sobre a Índia

trem Índia
com o pequeno viajante num trem indiano

6. O exótico Hotel Marigold

O filme conta a história de um grupo de idosos ingleses que querem, por diferentes razões, deixar a Inglaterra para aproveitar a aposentadoria em um lugar diferente...mas acabam indo parar no Hotel Marigold, na Índia, que não era exatamente o que eles imaginavam, e passam por algumas dificuldades para se adaptarem a uma cultura tão diferente. 

7. The Bucket List - Antes de partir

Carter Chambers (Morgan Freeman) e Edward Cole (Jack Nicholson) são 2 homens já de certa idade que se conhecem em um quarto de hospital, ambos doentes e sabedores de que têm pouco tempo de vida pela frente. Um deles decide fazer uma lista de desejos que ainda quer realizar antes de morrer, e então decidem juntos sair a viajar pelo mundo para aproveitar seus últimos meses de vida.

8. A Praia

Leonardo DiCaprio é um mochileiro que descobre um mapa para uma ilha secreta num hotel da Tailândia, e embarca junto com um casal de franceses numa viagem em busca de Maya Bay, a praia paradisíaca cenário do filme, que nós visitamos em 2004, numa viagem à ilha tailandesa de Phi Phi. Esse filme impulsionou o turismo na Tailândia de um jeito impressionante!

Eu já tinha recomendado o filme aqui


9. Expresso Transiberiano

Filme de suspense com Woody Harrelson e Ben Kingsley, com paisagens incríveis da viagem pela Ferrovia TransiberianaVimos esse filme antes de percorrer a Sibéria com o Lipe, em 2011, e recomendo muito, tanto o filme quanto a viagem! 

Leia mais sobre esse filme aqui.


10. Babel

Richard (Brad Pitt) e Susan (Cate Blanchett) viajam ao Marrocos durante as férias e, em um dos passeios turísticos que fazem, o ônibus em que estão é atingido por um rifle e ela fica machucada, episódio que acaba afetando pessoas em vários lugares do mundo. 

O Marrocos é um dos lugares mais diferentes que eu já conheci, e quero muito voltar! Super recomendado :)

11. Chef

Carl Casper é o chef renomado de um badalado restaurante em Los Angeles que passa por um surto de raiva depois de receber críticas negativas de um blogueiro (!!!) na internet e vê sua carreira despencar. Sem emprego, decide mudar de vida, e vai rodar pelo sul dos Estados Unidos com seu filho pequeno num food truck, numa viagem de Miami a Los Angeles, com uma passagem muito especial por New Orleans. Amei o filme, e o Lipe também!

12. Comer Rezar Amar

Já escrevi aqui sobre esse filme, que tem paisagens lindíssimas da Itália, Índia e Bali

O filme foi estrelado por Julia Roberts, e é baseado no best-seller autobiográfico da escritora Elizabeth Gilbert, que praticamente "inventou" o ano sabático.

Assista o videoclipe da nossa viagem à Indonésia:

  

13. Diários de Motocicleta

Filme baseado em fatos reais que conta a história da viagem de Che Guevara (Gael García Bernal) e de seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna) de moto - apelidada carinhosamente de La Poderosa - pela América do Sul (Argentina, Chile, Peru, Venezuela e Colômbia)

Dirigido pelo brasileiro Walter Salles, o filme mostra como a viagem foi mudando a maneira deles verem o mundo. Não sou uma fã do Che, mas é, sem dúvida, um filmaço! 

14. Na Estrada - On the Road

Esse filme é baseado no livro de mesmo nome, de Jack Kerouac, que conta como se conheceram Sal ParadiseDean Moriarty, para depois cair na estrada pelo interior dos Estados Unidos e fazer muitas loucuras. Li o livro aos 18 anos, quando cursava a High School nos Estados Unidos - é praticamente um clássico americano - e fiquei super feliz de poder ver a história contada no cinema. Também dirigido por Walter Salles

Leia mais sobre ele aqui.

15. Na Natureza Selvagem - Into the Wild

Baseado em uma história real contada em livro homônimo, o filme conta a vida de Christopher McCandless, um jovem de 22 anos que abandonou tudo (família e dinheiro) para viver uma grande viagem durante 2 anos pelos Estados Unidos, que termina no Alaska, sua maior aventura, na natureza selvagem. 

Dirigido por Sean Penn, as paisagens do filme fazem com que você queira embarcar pro Alaska amanhã mesmo. Vi quando foi lançado e novamente dias antes da NOSSA aventura no Alaska, sobre a qual você lê clicando aqui


16. O Impossível

Também baseado numa história real, esse drama emocionante conta os horrores pelos quais passou uma família de sobreviventes do tsunami que atingiu o Sudeste Asiático em 2004. 

Deixe o papel higiênico à mão! 

17. Mamma Mia!

Não sou muito fã de musicais, mas gostei tanto deste filme que, tempos depois, fui assistir à peça na Broadway! O filme é a versão para o cinema da famosa peça de teatro, com trilha sonora do ABBA. E olha...dá vontade de sair dançando do cinema (ou teatro!!!). Ao longo do filme, cenas maravilhosas rodadas na ilha grega de Skopelos - outro longa que transformou um lugar antes pacato num ponto turístico procurado por milhares de viajantes. 

Nunca estive lá, mas, pelo pouco que conheço da Grécia (Santorini, Creta, Samos e Meteora), voltaria 1000 vezes!

18. Pequena Miss Sunshine

Filme que conta a história de uma família excêntrica e nada tradicional, cheia de confusões, que decide se unir em prol do objetivo de ajudar a desengonçada Olive (Abigail Breslin) a participar de um concurso de beleza para meninas.

Com esse propósito, embarcam em uma viagem de Kombi até a Califórnia

19. Encontros e Desencontros - Lost in translation 

Neste filme, Charlotte (Scarlett Johansson) e Bob Harris (Bill Murray) são 2 viajantes perdidos em Tóquio, driblando o jet lag no bar do Hotel Park Hyatt. Juntos, eles acabam desvendando a capital japonesa, retratada no filme pela diretora Sofia Coppola com toda a sua mistura de tradição e modernidade que confunde os turistas. 

Mesmo quem nunca foi ao Japão, como eu (meu sonho!), acaba se identificando com as dificuldades enfrentadas pelos personagens :)

20. O talentoso Mr. Ripley

Um mega estelionatário com um dom incrível para imitação é contratado por um empresário ricaço para ir à Europa convencer seu filho a voltar para casa.  

Mr. Ripley (Matt Damon) acaba percorrendo grande parte da Itália, passando por cenários maravilhosos. 


21. Everest

falei várias vezes aqui no blog sobre o ótimo livro em que se baseou esse filme e tenho que confessar que, desde que li No Ar Rarefeito, de Jon Krakauerpela primeira vez, logo que foi lançado, fiquei torcendo que um dia ele virasse um filme. E virou. Um filmão. 

Inspirado nos terríveis acontecimentos que se deram na montanha mais alta do mundo em 1996, Everest conta a história de diferentes grupos de alpinismo que se deparam com uma horrível tempestade no alto do Everest

O trekking ao Campo Base do Everest é outro dos meus sonhos de viagem que continua no plano dos sonhos por enquanto, mesmo depois de nossas 2 viagens ao Nepal

22. Sete anos no Tibet 

Outro filme baseado em livro que conta uma história real. Heinrich Harrer (Brad Pitt) é um famoso alpinista austríaco que tenta escalar o Nanga Parbat, o 9º pico mais alto do mundo, e acaba transformado em prisioneiro durante a 2ª Guerra Mundial. Ele então foge para Lhasa, no Tibet, onde vira confidente do Dalai Lama. O filme é cheio de imagens incríveis dos Himalaias - embora tenha sido, em verdade, filmado na Argentina. 

Como já contei aqui no blog, fomos barrados no Tibet não uma, mas duas vezes, e continuo querendo muito conhecer Lhasa e arredores!

23. Thelma & Louise

Filme sobre uma roadtrip de mulheres pelos Estados UnidosThelma (Geena Davis) e Louise Sawyer (Susan Sarandon) são amigas cansadas de suas vidas pacatas e monótonas que decidem cair na estrada e acabam se tornando duas fugitivas da polícia.

Ótimo divertimento!

24. Sideways - entre umas e outras

Esse filme ganhou o prêmio Oscar de melhor roteiro adaptado de 2005, e conta uma aventura de despedida de solteiro - a história dos amigos Miles (Paul Giamatti) e Jack (Thomas Haden Church), que viajam pelo Vale de Santa Ynez, na Califórnia, perto de Santa Barbara

O filme transformou a região em um importante destino de enoturismo. Nós estivemos lá e contei a nossa aventura pela região neste post


25. O fabuloso destino de Amélie Poulain

Amélie Poulain vive em uma Paris bem diferente daquela com a qual os turistas estão acostumados, mas ainda mais charmosa. É impossível não se encantar com os cafés, ruelas e mercados parisienses retratados nesse filme delicioso! Quem ainda não viu, deve ver logo, e quem ainda não foi à Cidade-Luz, deve ir já!

Leia mais sobre a França


26. Meia noite em Paris

Paisagens inspiradoras de Paris. Gil (Owen Wilson), um roteirista frustrado em Hollywood, viaja a Paris com a namorada e seus sogros e vive uma aventura incrível, viajando no tempo para a Paris dos anos 20, onde convive com nada mais, nada menos que Pablo PicassoErnest Hemingway e Salvador Dalí

27. Antes do amanhecer 
28. Antes do Entardecer 
29. Antes da Meia-Noite

Essa é uma trilogia de filminhos românticos com cenários de arrasar. O casal se conhece numa viagem de trem pela Europa, a caminho de Viena, ele americano, ela francesa, e eles só têm uma noite para aproveitar. 

Nos filmes que deram sequência à série, Antes do Entardecer e Antes da Meia-Noite, o romance continua, sempre com imagens lindíssimas de viagens pela Europa, em lugares como Grécia e Paris.


30. Up! - Altas aventuras

Eu não poderia encerrar esta lista e terminar este post sem indicar pelo menos um filme para os nossos pequenos viajantes - filme infantil que emociona os viajantes grandinhos também!

Carl Fredricksen é um velho vendedor de balões aposentado e rabugento que perdeu a esposa e está quase perdendo também a casa em que sempre viveu com Ellie. Forçado a ir para um asilo, ele resolve realizar o seu sonho de infância e enche um monte de balões e amarra na sua casa, transformando-a num dirigível que o leva até a América do Sul, onde sempre quis viver. 

O filme é ótimo em ilustrar algo em que eu penso diariamente: não adie os seus sonhos, viva-os agora!

A história é tão linda que inspirou até uma festa de aniversário maravilhosa para a Lalá, filhota da minha amiga Manu


Qual 0 seu filme de viagem preferido??? 

Deixe a sua dica na nossa caixa de comentários!


Filminhos que inspiram viagens - para os pequenos viajantes


Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras! 

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

6 comentários:

  1. Demais a sua lista!!! Já assisti a maioria e vou colocar agora os outros na minha lista! Mas pra dizer a verdade dos que vi, o único que não gostei muito foi O Impossível... Alguns eu não vi, então como diria Glória Pires: não posso opinar! (Ah... fiquei doida pra assistir Brooklyn - amo filmes que passam em NY!!! Beijocas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili,
      Brooklyn é lindo, já viu?? Vale muito a pena!
      Sobre "O Impossível", chorei tanto que acabei inchada!
      Bjos

      Excluir
  2. Belíssima lista!!!
    Descobri Lost in Translation numa situação super diferente. Fui fazer o meu visto de trânsito no consulado dos EUA e a moça que coletava os dados me perguntou o motivo do visto e disse que era uma viagem para o Japão. Ela toda simpática me recomendou o filme.
    Já assisti o filme umas trocentas vezes, e já repeti a viagem para aquele país duas vezes. Poucos filmes retratam tão bem o clima de uma viagem para lá!

    ResponderExcluir
  3. Claudia, amei as suas indicações! Mas quero te indicar mais um: Easy Rider com Peter Fonda. Um clássico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ingrid!
      É um clássico mesmo! Já vi há muito tempo - tu sabes onde se encontra para assistir? Tem no Netflix?

      Excluir