Menu

Relato de viagem de motorhome pela Califórnia e Las Vegas, com orçamento e roteiro de 21 dias da Maria Beatriz e família

Relato de viagem de motorhome pela Califórnia e Las Vegas, com orçamento e roteiro de 21 dias
Desde que publiquei aqui no blog o relato da nossa primeira viagem de motorhome pelos Estados Unidos (Arizona, Nevada, Califórnia e Utah), que acabou se transformando numa série completa com mais de 40 posts, muita gente nos escreve pedindo dicas sobre este tipo de viagem e, para minha alegria, o pequeno viajante acabou se tornando uma referência para quem quer se aventurar de motorhome pelo mundo :)

Temos uma seção aqui só sobre viagens de motorhome, onde já temos quase 100 postagens sobre este tipo de viagem - clique no link em vermelho para ler mais (lá estão todos os detalhes das nossas 4 viagens de motorhome pelos Estados Unidos, Europa, Nova Zelândia e Canadá). 

Além das nossas próprias viagens de RV, também já publicamos inúmeros relatos de viagens de outros amigos que (juram que) se inspiraram na nossa jornada para se aventurar também - além de reviver um pouquinho das nossas viagens cada vez que publico o post de uma família amiga, ainda fico feliz de poder mostrar a vocês outros pontos de vista, de outras pessoas...coisas que nós achamos fáceis e eles acharam mais complicadas, coisas que não gostei e que não importaram a outras pessoas...enfim, sempre é bom ter mais de uma opinião, né? 

O último relato publicado foi o da Maria Inês e família, leia aqui: relato de viagem de motorhome pela costa oeste dos Estados Unidos com orçamento e roteiro de 33 dias.

Agora chegou a vez de publicar o completíssimo relato da Maria Beatriz Andrade, que viajou de motorhome pela Califórnia e Las Vegas em dezembro de 2015, num roteiro lindo de 21 dias. Obrigada, Beatriz! Fico felicíssima de ter colaborado com essa viagem de sonhos :)

A seguir, texto e fotos da Maria Beatriz:

Como tudo começou

Em 2013, quando comecei a planejar nossa primeira viagem para Orlando, deparei-me com o blog Felipe, o pequeno viajante, e coincidentemente eles também planejavam uma viagem  para Orlando, em outubro, e ainda tinham um garotinho que regulava com a idade do meu caçula.

Nem preciso dizer que aproveitei todas as  dicas “quentinhas” do blog para a nossa viagem, que ocorreu dois meses depois...e vi que o blog era batuta!

Bom, foi assim que viramos fãs de carteirinha e desde então acompanhamos todas as aventuras deles!!

E foi também assim que começou nosso interesse em viajar para a Califórnia e Nevada de motorhome

Os posts do blog do pequeno viajante, viraram uma “bíblia” para mim (pois aqui em casa sou a responsável pela organização das viagens), e para a nossa sorte, um mês antes da nossa viagem, o relato da Ticiane veio recheado de dicas maravilhosas.

Também participo de alguns grupos no Facebook sobre viagens e neles encontrei outras pessoas que também fizeram este roteiro e me deram um super help. Não posso deixar de mencionar o blog  Andreza Dica e Indica, eles  viajaram de motorhome e têm umas dicas bem legais!


Passamos 21 dias nos Estados Unidos,  eu, meu esposo, minha filha de 16 anos e meu filho de 06 anos. Embarcamos dia 8 de dezembro de 2015.

Iniciamos nossa viagem por Las Vegas, pois o aluguel do motorhome era  mais em conta, além das passagens e hotéis. Alugamos o RV por 17 dias.

Essa foi nossa primeira viagem nesta região dos EUA e  fazê-la de motorhome tornou-a mais especial ainda!

Agradecemos o convite da Claudia para compartilhar um pouquinho da nossa experiência, quem sabe assim poderemos também inspirar outras famílias a terem essa aventura única!!

Planejamento

Nossa viagem foi totalmente independente.

O roteiro foi elaborado com muito estudo e pesquisa nos sites que mencionamos ao longo do post.

Procuramos ser cuidadosos para não transformar nossa viagem em uma maratona, se o tempo estava bom e o lugar agradável, não corríamos para cumprir o que foi planejado no roteiro inicial, e o motorhome proporciona esta flexibilidade!

Dólar em espécie

Uma coisa que eu aprendi: se você pretende viajar para os EUA e seu orçamento permite, separe um valor e compre todo mês uma quantia de dólar - foi algo que nos ajudou muito, porque conseguimos uma boa parte dos dólares em espécie ainda na casa dos R$ 3,00.

Passagens

Depois de muitas pesquisas pelo Google Flights e também pelo site Melhores Destinos, conseguimos comprar em maio nossas passagens, nas datas que queríamos e pelo preço que tínhamos determinado em nosso orçamento.

Voamos pela Delta Airlines, atendimento impecável, aprovadíssima!

Ida: GRU NY LAS  
Volta: LAS ATL GRU

Hotel

Usamos o Booking para reservar.

Ficamos no The LINQ, em Las Vegas.

Quarto confortável, com frigobar, sem cheiro de cigarro, localização ótima!


GPS

Utilizamos o aplicativo Google Maps, baixei os mapas para usá-los off line e foi nossa salvação, porque em vários trechos da viagem e principalmente nos parques não há sinal.

Também baixei o Here e o Waze, mas não usamos.

Além  disso, sempre acessava o site do Depto. de Trânsito da Califórniaé só digitar o número da estrada para saber as condições.

Chip de celular

Compramos no Brasil o chip da Easysim4u e já chegamos nos EUA com o celular funcionando!! 

Antes de comprar o chip, todas as nossas dúvidas foram prontamente esclarecidas através do emailcompramos direto pelo site, e foi essencial para nossa viagem, escolhemos o plano que dava direito a ligações ilimitadas nos EUA e para o Brasil, além de internet.

O chip funcionou perfeitamente e foi uma mão na roda principalmente para estabelecer as rotas, para pesquisar na internet dúvidas sobre o motorhome, sobre free camping, para ligar para os campgrounds quando queríamos alguma informação, e para falar com a família, pois passamos o Natal fora do Brasil.

Fiquem atentos aos cupons de descontos na página deles no Facebook, pois conseguimos comprar com desconto de $ 12,24, pagamos com taxas e frete $ 58,96.

MICRO-21day-NO-NO  | Plano BR-US                          |     $51,20  |      $61,20

                                  SIM TYPE: MICRO

                                  DIAS: 21 dias                            +$10,00

                                  DDD Brasil: NÃO

                                  Ilimitado para fixo no Brasil: NÃO

---------------------------------------------------------------------------------------------------

                                                                          Subtotal         $61,20

                                                           Less Coupon blackfriday       ($12,24)

                                                                          Subtotal         $48,96
                                                                               Tax          $0,00
                                                          Shipping (SEDEX Sudeste)         $10,00
---------------------------------------------------------------------------------------------------
                                                                       Balance Due         $58,96

Cadeirinha/booster car seat 

Levamos o assento nivelatório do Brasil (compramos  no Walmart nos EUA em 2014, pagamos da marca Harmony $ 12,98). 

Sempre embarcamos com o booster como bagagem de mão, pois quando chegamos ao destino, nosso filho  já sai com segurança do aeroporto.

Apretechos essenciais

Carregador

Compramos no Walgreens este carregador, que é acoplado na saída do cinzeiro, ele possui duas entradas e carrega Ipad, tablet, smartphone, IPhone (uso direto no Brasil!!), carregávamos os celulares quando estávamos com o RV em movimento.

Cabo para rádio

Para tocar nossas playlists do celular no rádio do motorhome, compramos na Ross um audio cable, pagamos 3,99 + tax , é só você plugar no celular (onde você pluga o cabo do fone de ouvido) e no painel do motorhome.

Vou explicar melhor: no radio do motorhome não tinha entrada para USB, só uma entrada para este tipo de cabo. Viajar ao som das nossas músicas preferidas foi mara!!


DVD portátil

Outro apetrecho essencial é o DVD portátil (dica da Claudia rsrs) que compramos para o meu pequeno viajante, ele quebra um galho nas nossas viagens. 

Dá pra carregar a bateria tanto com o RV em movimento, como parado, pois ele tem 2 tipos de cabo.

Esse é da Philips e compramos também no Walmart, quando o dólar estava na casa dos R$2,30, não sei se vale a pena agora.


Ingressos para os parques

Disney, California Adventure, Sea World, Legoland, Universal Studios  e Madame Tussauds

Compramos todos pela Decolar, inclusive compramos o CityPASS Southern California, pois dava para parcelar, sem IOF e sem variação cambial.

Seguro internacional 

Fizemos pelo site da Mondial e usamos links encontrados em blogs para ganhar 15% de desconto.

Aplicativos

Utilizamos muitos aplicativos do celular, entre eles o do KOA, do Yosemite Park, além do Google Maps.

Outro aplicativo que usamos e aprovamos é o da  Disneyland,  usávamos antes de pegar o fast pass.

Vou explicar melhor: eu consultava o Wait Times para ver qual atração valia mais a pena pegar o fast pass, ou seja, se a Hyperspace Mountain estava 75 min e  o Stars Tours 30 min, valia mais a pena pegar fast pass para a Hyperspace Mountain. Deu muito certo. 

Lembre que o fast pass da Disneyland e do California Adventure ainda são da forma antiga, você tem que retirar nos totens.

Motorhome


Alugamos um RV Standard da Cruise America direto pelo site, através do chat, como explica o blog do pequeno viajante.

Alugamos por 17 noites, sem nenhum Kit e estimamos 1800 milhas.

Alugamos assim:

DESCRIPTION

ESTIMATE

17 Nights
$833.00
1800 Miles
$612.00
Subtotal
$1445.00
State Tax
$117.05
Security Deposit
$500.00
Pmt/Cr
- $300.00
Total miles included 
with rental: 1800 miles
Total Charge
$1762.05

Como percorremos 2243 milhas, e usamos 3 horas de gerador, pagamos o total de U$ 1779,00.

Não tivemos nenhum tipo de problema com o RV, tudo funcionou normalmente. 

Muitas dúvidas em relação ao funcionamento do motorhome foram sanadas através das informações que constam no manual do RV, que fica atrás do banco do motorista.

Gastos com combustível

Sempre abastecemos com a gasolina tipo 87 (dica do atendente da Cruise America), e usávamos a pesquisa no Google Maps para achar os  postos de gasolina mais em conta, pois este aplicativo, além da localização do posto no mapa, ele mostra os preços da gasolina. Então escolhíamos o posto que tinha o preço mais baixo.

Um exemplo: na mesma região, o Google Maps apresentava preços de gasolina que variavam de 3,06 dólares a 2,60 dólares, e isso dá uma grande diferença no final da viagem.

Gastamos o total de U$ 660, o que nos surpreendeu, pois prevíamos gastar uns 800 dólares.

Gastos com propano

Abastecemos duas vezes, pois usamos muito a calefação por conta do frio.

Como esqueci de marcar o gasto com a recarga, vou ficar devendo o valor total...

Gastos com pedágio

Pagamos 6 dólares quando chegamos em San Francisco, neste pedágio o pagamento era na cabine. Na Golden Gate não é assim.

Uma dica para você não pagar multa como nós (a nossa ainda não chegou): a Golden Gate tem pedágio eletrônico, você precisa ter um “ sem parar”, que se chama FasTrak. No site tem toda a explicação em português.

FasTrak é a única maneira de pagar um pedágio com desconto na Ponte Golden Gate.

Campings

Fizemos free camping no Death Valley, em dois Walmart (entre o Death Valley e o Yosemite), em um Safeway, em Carmel e  no Vista Point da Golden Gate em San Francisco, foram tranquilíssimos! Em nenhum momento fomos abordados ou presenciamos algo que nos amedrontasse.

Seguimos as dicas aqui do blog do pequeno viajante: como pernoitar de graça num motorhome

Para verificar se o Walmart  permitia o pernoite, primeiro eu acessava o link e, mesmo assim, perguntávamos se podíamos pernoitar, então eles indicavam o local mais apropriado.

No geral, eles pediam que não estacionássemos perto da entrada do supermercado.

Teríamos feito mais free overnight camping, não só pelo aspecto financeiro, mas também por conta da liberdade. Isso é um diferencial quando você está no motorhome.

Campgrounds utilizados  

Visalia / Sequoia National Park KOA  1 noite $45,42 (com taxas)

Merced River Resort 1 noite  $35,00 (com taxas)

Avila / Pismo Beach KOA 1 noite $60,00 (com taxas)

MALIBU RV (reservado pelo site, antes da viagem) 02 noites: 1 daily full ocean $ 72,80 (final de semana é mais caro , com taxas) + 1 daily full ocean $ 67,20 (com taxas)

Anahein RV Park (reservado pelo site, antes da viagem) 02 noites total com taxas $211,95

San Diego Metro KOA (reservado pelo site, antes da viagem) 03 noites total: $180,00 (com taxas)

Las Vegas KOA at Sam's Town (reservado durante a viagem) 01 noite $31,25 (com taxas)



Não aproveitamos tudo que os campings ofereciam, porque alguns só usamos para pernoitar. Todos foram ótimos e achamos super organizados!

Dica:

1.      Use o desconto da Cruise America quando for reservar no KOA.

2.      Quando fizer a reserva do camping, escolha a vaga com opção Pull thru, pois a Back-in “dá trabalho” na hora de estacionar,  porque você tem que entrar na sua vaga de ré e a Pull thru você entra de frente.

3.      Exemplo de reserva de camping:

Details:
2 Adults, 2 Kids, Motorhome25 ft.
No Slideouts, No Pets
Your Campsite: 
Pull Thru, 30 Amps, Full Hookups


A viagem

08/12 - Começa nossa aventura, embarcamos as 22h20, em São Paulo.

GRU NY Las Vegas

1º dia 

Chegamos as  11h00 em Las Vegas e não há erro: desembarcando, siga as placas bagagge claim para pegar suas bagagens e depois siga as sinalizações rentals cars. Você embarcará em um ônibus (Shuttle bus service) no aeroporto de Las Vegas que te levará até as locadoras, pois as mesmas ficam fora do aeroporto.

Pegamos o carro na Alamo e seguimos direto para o famoso letreiro, que tem estacionamento gratuito e é perto do aeroporto.


Depois almoçamos no Boca do Brasil Restaurante, pois meu filho é da turma  do arroz e feijão, e pagamos aproximadamente U$14,00 + tax por um prato que serve muito bem uma pessoa e o Kids pagamos U$5,00 + tax .

De lá fomos ao Walmart para comprar algumas coisas para o café da manhã (com o dólar a quatro reais, resolvemos economizar hehehe).

Fizemos check in no The LINQ, em Las Vegas - reservamos o quarto Queen deluxe  com 02 camas Queen-size com vista do High Roller. E, quando entramos no quarto...olha só que entardecer!


Estávamos cansadérrimos e não conseguimos fazer mais nada...foi banho e cama, o fuso horário de 6 horas pegou  a gente...

Endereços:

Letreiro 5100 S Las Vegas Blvd, Las Vegas
Boca do Brasil Restaurante 4825 S Fort Apache Rd, Las Vegas
The LINQ - 3535 Las Vegas Blvd South Suite 1, Las Vegas

2º dia 

LAS VEGAS:  Lake Mead, Hoover Dam The Venetian: Madame Tussauds

Acordamos super cedo  e o dia prometia - olha o amanhecer:


Seguimos para Lake Mead, depois para a represa Hoover Dam

Na represa passamos direto pelo Visitor Center, e estacionamos lá no fim, no estacionamento gratuito, no lado do Arizona, dica do pequeno viajante. 

O dia estava lindo, as crianças curtiram muito, adoramos o passeio!!





Almoçamos novamente no Boca do Brasil Restaurante, voltamos pro hotel, telefonei para a Cruise America para agendar pick-up do RV e agendei para as 11 AM.

Fomos a pé para o Madame Tussauds, andar pela Strip é um passeio e tanto, observar as pessoas, os hotéis, os painéis, tudo é mega!!!

Estranhamos um pouco as pessoas nas calçadas pedindo ajuda!

Foi nossa primeira vez no museu de cera, gostamos muito, o museu é interativo e até o meu filho de 6 anos adorou, mesmo sem conhecer todas aquelas celebridades, ele entrou no clima!!



Ainda no Madame Tussauds, assistimos um filme 3D dos Avengers, cheio de surpresas!!

 Depois passeamos pelo Venetian, minha filha parou na Sephora, no Walgreens e então continuamos nossa caminhada na Strip até o Bellagio e já estava anoitecendo. Assistimos a apresentação das fontes que acontece na frente do Bellagio, as Fountains of Bellagio - uma das atrações mais famosas de Vegas, achamos a apresentação linda! Vale a pena!

Depois de assistirmos a apresentação das fontes, passeamos dentro do Bellagio, voltamos para o The LINQ a pé, lanchamos no hotel mesmo e fomos dormir super animados, pois no dia seguinte nossa road trip  de motorhome iria começar!!!

Endereços:

Madame Tussauds Las Vegas, The Grand Canal Shoppes, 3377 S Las Vegas Blvd
Bellagio Hotel and Casino, South Las Vegas Boulevard, Las Vegas

3º dia

LAS VEGAS: Pick up RV (11 AM)

Acordamos bem cedo, fizemos o check out e fomos ao Walmart para comprar comida e utensílios para o motorhome.

Dicas:

Não contratamos os kits de cozinha nem de cama e banho da Cruise America.

Levamos do Brasil as toalhas de banho e de rosto,  roupa de cama de casal e cobertores, aqueles de microfibra (fazem pouco volume).

Ah, não se esqueça do pano de prato, porque novo não seca a louça direito!

Compramos travesseiros no Walmart por U$3,97 + tax, a vassoura sweeper marca swiffer e os lenços umedecidos lysol disinfecting wipes,  luvas descartáveis para manusear o cano do esgoto, fardo de garrafa de água para beber e cozinhar, além dos mantimentos.

Não compramos panelas, nem talheres e aconteceu conosco como a maioria das pessoas que alugaram motorhome com a Cruise America contou: no motorhome já havia o kit de cozinha completo e não foi cobrado nada!

Chegamos na Cruise America as 11hs e depois da parte da papelada, o atendente foi até o motorhome e começou a explicação, super atencioso, misturando inglês com espanhol e fazendo mímicas, tentando explicar tudo para o meu marido. 

Teve uma hora que eu achei que meu marido fosse desistir, porque olhando o vídeo parecia tudo mais simples, mas quando ele explicava...tudo insegurança de marinheiro de primeira viagem...

Depois das devidas explicações, colocamos as compras e as bagagens no motorhome e let´s GO!!!


Conseguimos sair da Cruise America as 12h30, meu marido e as crianças no motorhome e eu no carro, fomos até a Alamo, devolvi o carro. Deu tudo tão certo que eu nem acreditei!!

Como estávamos mortos de fome, pesquisei um In 'n Out Burguer, tinha um pertinho e almoçamos nele mesmo.

O In 'n Out Burguer é uma rede de fast food  da  California  (agora ela está em outros estados americanos) e, diga-se de passagem, nós ADORAMOS! 

Gastamos US$21,93, em três Double Double burguer, três fritas e refrigerante, pois meu filho só come a batata frita.

Alguns viajantes dizem que visitar a Califórnia e não experimentar  esse burguer é como ir ao Brasil e não comer feijoada hehehe.

Também completamos o tanque  do motorhome.

Seguimos  pela NV Hwy 160 até Pahrump e depois pela Bell Vista Road até o Death Valley Junction. A paisagem vai ficando diferente e a cada curva eu simplesmente não acreditava no que eu via!


Quando avistei uma máquina para pagar a entrada no parque paramos, mas ela não aceitou o cartão de jeito nenhum, fazer o quê, né?!

Nosso objetivo era chegar até Mesquite Flat Sand Dunes, pois já estava anoitecendo.

Quando chegamos no estacionamento de Mesquite Flat Sand Dunes, falei para turma "é aqui que vamos pernoitar!"

Preparamos nosso primeiro jantar no motorhome, foi sensacional!

Endereços:

Walmart Supercenter, 4505 West Charleston Boulevard, Las Vegas
Cruise America RV Rental, 551 N Gibson Rd, Henderson, NV
Alamo Rent A Car, 7135 Gilespie St, Las Vegas
In-N-Out Burger, South Maryland Parkway, Las Vegas

4º dia

Death Valley National Park  

Na madrugada, acordei com muito frio e, quando fui ligar a calefação, fiquei com medo de descarregar a bateria do RV. Então liguei por uma hora e depois desliguei. Só depois, ao conversar com a Claudia pelo Facebook, é que entendi que nós poderíamos deixar ligada a calefação a noite inteira que a bateria aguenta...coisas de iniciante...

Ainda sob efeito do fuso de 6 horas, acordamos super cedo e foi ótimo, porque vimos o nascer do sol nas dunas (dica da Claudia)! 




Nosso itinerário foi o seguinte: depois de andar pelas dunas, fomos ao Visitor Center para pegar o mapa do parque (imprescindível), pagar a entrada, depois  abastecemos em Furnace Creek (completamos o tanque novamente), foi a gasolina mais cara que pagamos...

Apesar do preço alto, sempre abasteça o motorhome no Death Valley, pois as distâncias são enormes!

A primeira parada foi em Badwater, e na volta entramos na estrada mão única para Artist Palette (trilhas lindas). Depois paramos em Zabriskie Point, almoçamos no motorhome, curtimos a paisagem sensacional e resolvemos rodar mais um pouco no sentido de Dante´s View.

Então voltamos no sentido Mesquite Flat Sand Dunes - a idéia inicial era dormir novamente no Death Valley, mas como o dia estava lindo resolvemos rodar mais pouco sentido Stovepipe Wells, lá abastecemos de novo e decidimos pernoitar fora do Death Valley.



No posto, perguntei qual seria o melhor caminho para o Yosemite Park, então um rapaz explicou que a estrada 190 era um pouco mais longa, mas que valia a pena, pois tinha paisagens incríveis.

E ele tinha razão - apesar dela ser sinuosa e estreita, foram algumas das paisagens mais lindas da viagem. O Raiwbow Canyon é lindo e o dia ajudou!

Ver o entardecer com as primeiras montanhas com neve no topo foi demais...

Usamos as estradas  190 depois 395.

Anoiteceu e estávamos na estrada ainda. Quando a internet voltou a funcionar, pesquisei o Walmart mais próximo e se ele permitia free camping.

Chegamos no Walmart de Ridgecrest, compramos umas coisinhas que faltavam, confirmei a permissão. Estávamos bem cansados, mas felizes porque o parque foi incrível!!!

Jantamos no motorhome e fizemos free camping, super tranquilo.

Free Camping no Walmart:

911 S China Lake Blvd,Ridgecrest, CA

Usei  para nosso roteiro também os blogs: Viajando com Palavras e Ideias na Mala

5º dia

DEATH VALLEY YOSEMITE

Saímos cedinho do Walmart, pois nosso objetivo era chegar no Yosemite National Park

No inverno, você tem que seguir a rota mais longa até o parque, pois a Tioga Road geralmente já está fechada  por conta da neve.

Para ir até o Yosemite, seguimos pela 178, que passa pelo Isabella Lake (que está seco, pelo menos aonde passamos), mas o caminho tem paisagens lindas!

Ao acessar o aplicativo do Yosemite Park para consultar o tempo, vimos o aviso de tempestades a partir das 12hs, e achamos melhor aguardar  num campground  o tempo melhorar e  então decidiríamos o que fazer, pois não queríamos chegar no Yosemite no meio da tempestade e estávamos quites com o nosso roteiro.

Através do aplicativo do KOA, procurei o campground mais próximo, confirmei por telefone se tinha Full Hookups e rodamos até a cidade de Visalia, aonde fica o camping.

Depois de devidamente instalados, uma chuva bem forte começou a cair, almoçamos no motorhome, depois abastecemos o tanque de água, esvaziamos o  esgoto, carregamos as baterias dos eletrônicos, limpamos o motorhome, etc...e, quando vimos, já estava anoitecendo e esfriando, jantamos no RV, pois queríamos cedinho pegar a estrada para o Yosemite e ver neve!!

Usei o para nosso roteiro também: Tô pensando em viajar.

Endereços:

Visalia / Sequoia National Park KOA
7480 Avenue 308,Visalia, CA

6º dia

YOSEMITE

O dia amanheceu bom, sem chuva e, ao consultar o aplicativo do Yosemite Park, não havia mais o aviso de tempestade. Então seguimos para o tão esperado parque - como estava tudo pago no campground, não precisamos esperar o escritório abrir.

Sempre optamos em deixar tudo pago no camping já no check in, para termos a liberdade em sair bem cedo!

O Google Maps indicou uma rota pela rodovia 99 até a cidade de Madera, onde abastecemos o motorhome e depois pela rodovia 22, bem no meio de plantações e ranchos, muito bonito, mas sem paradas para abastecer.

Quando entramos na rodovia 140 Central Yosemite Hwy  cada curva é um “nossa”, impressionante como a paisagem vai mudando e as montanhas começam a surgir e depois as rochas, os pinheiros. A temperatura também foi mudando e esfriando cada vez mais...

Nunca tínhamos visto neve, então estávamos super animados, pois os carros que passavam no sentido contrário, ou seja, saindo do Yosemite, tinham  ainda muita neve! 

Também cruzamos com  um “trator” tirando a neve das estradas, o que foi ótimo, porque quando chegamos no parque as estradas estavam transitáveis e não precisamos usar as correntes.

Usamos o freio de motor, dica do atendente da Crise America, para o motorhome não patinar.

Chegamos no Yosemite Park pelo Portal, pagamos a entrada, recebemos o mapa e um jornal. Logo depois do Tunel View, já paramos,  porque queríamos pegar a neve!! Que emoção!!

Como descrever o parque depois de uma tempestade? Tudo estava branco e, como o sol apareceu, a neve do topo das rochas começou a derreter e, quando ventava, caíam flocos de neve na gente!! Era como se estivéssemos num filme!!






Nosso dia foi tão especial que, quando estávamos no Bridal Veil falls, formou-se um arco-íris. 


Seguimos em frente no sentido de Yosemite Village, e parando a cada paisagem, foi maravilhoso, almoçamos no motorhome, no estacionamento do Yosemite Village.

As paisagens do Yosemite são lindíssimas e nenhuma foto traduz a beleza deste lugar.

Como estava muito frio e a previsão era de 14 graus negativos naquela noite, achamos melhor não pernoitar no parque, com receio de ter a água e o esgoto do RV congelados, além do que não queríamos arriscar ficarmos presos, no dia seguinte, até mais tarde, aguardando a estrada ser liberada.




Neste dia, não encontrei nenhum Walmart próximo que permitisse pernoite...então pesquisei os campings mais próximos e escolhi o Merced River Resort, meio que na intuição e tivemos uma boa surpresa!

O escritório já estava fechado, pois chegarmos à noite,  mesmo assim a administradora foi nos atender, super atenciosa!

Depois de devidamente instalados, jantamos no motorhome relembrando o dia incrível que tivemos!

Pernoitamos no campground:

Merced River Resort, 7765 Campground Rd, Delhi, CA 

7º dia

Merced River Resort → SAN FRANCISCO

Amanheceu um dia lindo, o camping  fica na beira do Merced River e nós achamos  um dos campings mais bonitos que ficamos, além do preço excelente. Tomamos café da manhã no motorhome e partimos para San Francisco.

Nosso destino era o Muir Woods National Monument, um dos principais atrativos são as Sequóias compridas (sequoia sempervirens), seu horário de funcionamento de novembro a janeiro: 8:00 - 17:00.

O estacionamento do Muir Woods é pequeno, e não permite RV - havia a indicação de um additional parking, que não achamos, então estacionamos no acostamento mesmo, na beira da estrada, e caminhamos até a entrada do parque.

Pagamos a entrada , recebemos o mapa e seguimos a trilha chamada "Main Trail Loop", que é a principal trilha do parque e vai até Cathedral Grove, voltando por Bohemian Grove


O parque é lindíssimo, mas estava muito frio, pois as arvores são altíssimas, não permitindo a entrada dos raios de sol, o que causa uma sensação térmica bem baixa...

Saímos de lá famintos, pois já passava das 14hs. Dei uma pesquisada no Google Maps e descobri um In 'n Out Burguer pertinho dali e por unanimidade almoçamos lá (vocês já perceberam que adoramos este fast food!!).

Depois do almoço/lanche, seguimos sentido Vista Point, pois já iria anoitecer e queríamos ver o por do sol na Golden Gate! Foi lindo atravessar a Golden Gate com o sol se pondo.

Uma dica se você está em Sausalito e quer  entrar no estacionamento do Vista Point: é necessário  atravessar toda a Golden Gate, depois voltar.

O Vista Point estava cheio de turistas admirando o entardecer,  paramos no local indicado para RV e fomos curtir aquele espetáculo!

Jantamos no motorhome e fomos dormir com a Golden Gate toda iluminada ali,  na nossa janela!

Foi um free camping maravilhoso, best place in San Francisco!!

Endereço: 

Muir Woods National Monument, 1 Muir Woods Rd, Mill Valley, CA
In-N-Out Burger, 798 Redwood Hwy, Mill Valley, CA
Vista Point, US-101, Sausalito

8º dia 

SAN FRANCISCO

Nosso dia começou com um lindo nascer do sol na Ponte Golden Gate. Que privilégio desfrutar deste momento, thanks Claudia pela dica do vista point!!







Depois de várias fotos,
atravessamos a ponte em direção ao Pier 39, e tentamos estacionar nos arredores, mas não achamos local apropriado, então fomos para a Lombard Street e, com muita paciência, estacionamos na rua Leavenworth St, esquina com a Francisco St - nela é permitido permanecer por 2hs, sem parquímetro!

Então subimos a Leavenworth St a pé e, na segunda rua à direita, já era a Lombard Street.

A ladeira é sensacional, subimos e curtimos o visual no topo da Lombard. Uma vista linda! É muito divertido observar os carros descendo a Lombard.

Como era cedo (antes das 9hs), ela estava tranquila, mas depois, quando voltamos mais tarde, ela estava bem cheia de turistas.

No topo da Lombard Street, na  Hyde St , tem dois pontos do bondinho, atravessamos a rua e pegamos o bondinho no sentido de Union Square. Usamos a linha Powell – Hyde.

Passeio imperdível!!


Chegamos ao ponto final do bondinho e já tinha uma fila bem grande para embarcar.

Entramos em algumas lojas e, na Uniqlo de Union Sq, que tem agasalhos muito bons, comprei um agasalho por 39,99. E continuamos nossa caminhada...mas aquelas ladeiras...aja pernas...então chamamos um táxi, ele cobrou 10 dólares e nos deixou no topo da Lombard, então descemos para a rua onde estava o motorhome.



Da Lombard Street fomos para Marina Boulevard, onde fica o Fort Mason. 

Como vimos vários motorhomes estacionados na Marina Green Dr. e nenhuma sinalização proibindo RVs, estacionamos o motorhome lá e fomos a pé para o Pier 39.

Na Marina Green Dr. você vê a Golden Gate e a ilha de Alcatraz, além das casas lindas do bairro Marina.



Caminhando no sentido do Fort Mason, você notará muitas pessoas de bicicletas - é só seguir esta ciclovia, a San Francisco Bicycle Route 2, a paisagem é linda e logo, logo você chegará ao Pier 39.

O pessoal aluga bicicletas para ir passear na Golden Gate, deve ser muito legal!!

O dia estava lindo e a temperatura bem agradável, o que tornou o dia especial. Adoro passear nas cidades a pé, porque você sente o clima da cidade, observa as pessoas.

Realmente as pessoas tem razão, San Francisco tem um charme todo especial!

Chegamos no Pier 39 e fomos até a colônia de  leões marinhos. 

Depois almoçamos no Hard Rock Cafe, fomos à padaria Boudin Bakery na vitrine você  acompanha os padeiros fazendo os pães em formatos de bichos, uma graça - e voltamos a pé para o estacionamento da Marina.







Da Marina, seguimos de motorhome para o Palace of Fine Arts, que é muito próximo. Lá estacionamos na Baker St., sem parquímetro, e fomos conhecer este lugar que tem uma arquitetura  incrível!

Esperamos o entardecer sentados no banco em frente ao lago.



Voltamos para o Vista Point, tiramos mais algumas fotos, jantamos no motorhome e curtimos nossa última noite em San Francisco.

Nesta noite tivemos companhia, pois um outro motorhome também pernoitou no Vista Point.


Endereços:

Vista Point, U.S. 101, Sausalito
2468 Leavenworth St, San Francisco (rua  próxima a Lombard Street)
Lombard Street, Lombard St, San Francisco
Uniqlo San Francisco - Union Sq  111 Powell St, San Francisco
San Francisco Bicycle Route 2, San Francisco
PIER 39, San Francisco
Palace of Fine Arts - 3301 Lyon St, San Francisco

9º dia

SAN FRANCISCO → CARMEL

Monterey (Monterey Bay Aquarium) 17-Mile Drive (Pebble Beach - Carmel to Pacific Grove) Cabrillo Highway

Amanheceu um dia lindo, nos despedimos de San Francisco  rumo à famosa Pacific Highway.

Também usei as dicas do site Aprendiz de Viajante para a Pacific Highway.

Nossas paradas: 

Half Moon Bay 

Pigeon Point Lighthouse: rendeu fotos lindas!

Monterey, almoçamos no Carl´s Jr., pertinho do Aquário

Monterey Bay Aquarium: gostamos demais!

17 Mile Drive - achamos um dos pontos mais lindos da Pacific Coast Highway!

Carmel: pôr do sol na praia
















A entrada na 17 Mile Drive custou $10 por carro (ou grátis para quem consumir acima de 30 dólares em um dos restaurantes do resort).

A estrada é linda!



Chegamos a Carmel antes das 17hs e fomos à praia para assistir o por do sol.

As fotos ilustram um pouco deste espetáculo da natureza...imperdível.





Precisávamos comprar alguns mantimentos e fomos até o Safeway (é bem mais caro que o Walmart), onde aproveitei para pedir autorização para pernoitar e, para nossa sorte, a resposta foi positiva.

Então fizemos free camping no Safeway em Carmel-By-The-Sea.

Endereços:

Half Moon Bay State Beach, 95 Kelly Ave, Half Moon Bay
Pigeon Point Lighthouse, Pigeon Point Rd, Pescadero
Carl's Jr., 902 Lighthouse Ave, Monterey
Monterey Bay Aquarium, 886 Cannery Row, Monterey
Carmel-By-The-Sea, CA
Safeway, The Crossroads, 5 Crossroads Blvd, Carmel-By-The-Sea

10º dia

CARMEL → SAN LUIS OBISPO

Depois do café da manhã, abastecemos o motorhome e seguimos para Big Sur.

O dia estava lindo e a estrada é belíssima, nem vou tentar descrevê-la, as fotos mostram um pouco da beleza desta estrada que realmente é cênica.

Fizemos muitas paradas, algumas delas foram:

Rocky Point, 
Rocky Creek, 
Bixby Creek Bridge, 
Hurricane Point, 
Point Sur Lightstation State Park, 
Point Piedras Blancas (praia dos elefantes marinhos, os meses mais populosos do ano são entre dezembro e janeiro), 
Morro Bay e 
San Luis Obispo. 







Durante o trajeto, em Big Sur, eu ficava procurando as baleias que aparecem nesta época do ano. E não é que, no meio do Pacífico, lá estavam elas!

Enquanto eu tentava fotografar, chegou um casal francês, também de motorhome e confirmaram que eram baleias. Eles nos contaram que tem um passeio em Monterey, no alto mar, que você consegue vê-las.

Eis a prova:


Almoçamos no estacionamento no Vista Point do Point Piedras Blancas.



Nossa idéia inicial era fazer um free camping em San Luis Obispo, então  esvaziamos o esgoto do motorhome no campground de Morro Bay, e pagamos $ 10.

O camping é lindo, um bom lugar para passar uns dias!

Seguimos para San Luis Obispo, conhecemos o local das Missões e andamos para conhecer o centro, cheio de lojas e restaurantes, um charme.

Voltamos para o motorhome, pois já começava a anoitecer, rodamos um pouco e vimos muitas placas proibindo o overnight camping.

Como precisava comprar luvas e outras coisinhas, fomos a uma Dolar Tree que ficava num Plaza que não permitia free overnight - indaguei ao caixa se ele conhecia algum lugar, e ele me explicou que as leis ali eram rigorosas e que conhecia um lugar mais afastado para pernoitar. Não senti firmeza na informação e resolvemos então pernoitar em um camping.

Pernoitamos no campground da KOA em Pismo Beach.

Chegamos no camping à noite e, no lado de  fora do escritório, tinha um painel com informações sobre os valores das vagas disponíveis para os visitantes que chegam à noite. No mesmo painel, havia vários envelopes - cada um correspondia à uma vaga. Dentro do envelope, havia o mapa do camping indicando o caminho até a vaga disponível, além da senha do wi-fi e dos banheiros. Preenchi o envelope com meus dados, coloquei  o valor e inseri o envelope no local indicado. Tudo tão organizado!

 Endereço:

Avila / Pismo Beach KOA, 7075 Ontario Rd, San Luis Obispo

11º dia

PISMO BEACH  Malibu

De manhã, quando saímos, o escritório do camping ainda estava fechado - chegamos e saímos sem encontrar ninguém, é bem engraçado. Algo impossível de se vivenciar no Brasil...

Neste dia já amanheceu chovendo muito...nossos planos eram conhecer Santa Barbara e Solvang, mas chovia muito, o tempo não ajudou, ficou  para a próxima vez!

Então seguimos viagem sentido Malibu e, quando a fome bateu, adivinha aonde almoçamos? In-n-Out Burger, foi nossa despedida.

Como a chuva não deu trégua, o jeito foi parar no Outlet Camarillo para fazer algumas comprinhas para o Natal.

Depois fomos ao Walmart comprar alguns itens e seguimos para o Malibu RV. Chegamos lá à noite, mas o escritório ainda estava aberto. Atendimento super cordial!

Jantamos no motorhome, finalizando com a nossa sobremesa preferida: os morangos suculentos dessa região com Nutella.

Endereços:

In-N-Out Burger, 2070 Harbor Blvd., Ventura
Camarillo Premium Outlets, 740 E Ventura Blvd, Camarillo
Walmart Neighborhood Market, 275 W Ventura Blvd, Camarillo
MALIBU RV 25801 Pacific Coast Highway - Malibu

12º dia 

MALIBU  → LOS ANGELES

Amanheceu um dia bonito. Acordar e ver este nascer do sol no Pacífico foi demais! Thank´s Claudia, pela dica do camping!

Nosso roteiro:

Hoolywood: Teatro Chinês / Calçada da Fama / Teatro do Oscar
Griffith Park
Pier de Santa Monica

Aproveitamos que era domingo, e o trânsito estaria mais light, e fomos conhecer a Calçada da Fama passando pelo bairro de Bervely Hills.

Estacionamos uma quadra abaixo da Calçada da Fama, pois ainda era cedo. Andamos pela calçada, vimos o Teatro do Oscar, o Teatro Chinês e compramos alguns souvenirs. Chegue cedo, porque depois fica bem cheio!



Depois seguimos para o Griffith Observatory, e estacionamos em uma estrada perto do observatório.

Primeiro almoçamos no motorhome, e depois seguimos a pé para o observatório.

O observatório é muito bonito e fica em um parque.

Do observatório você vê toda a cidade e o letreiro de Hollywood. Dentro dele você tem muitas atividades, meu filho adorou!




Seguimos para o Pier de Santa Monica e, com muita paciência, pois era domingo, conseguimos estacionar a algumas quadras do pier.

Pagamos  U$ 2/hora e usamos duas vagas, o parquímetro aceita cartão de credito - uma salvação se você não tiver moedas. 

Caminhamos pela orla até o Pier de Santa Monica, muito legal!

Outro por do sol incrível!




Neste dia, quando retornamos ao camping, lavei uma parte da roupa - uma dica: no camping de Anaheim é mais barato lavar a roupa.

Endereços:

Hollywood Walk of Fame, 7018 Hollywood Blvd, Los Angeles
Griffith Observatory, 2800 E Observatory Rd, Los Angeles
Santa Monica Pier, 200 Santa Monica Pier, Santa Monica
MALIBU RV 25801 Pacific Coast Highway - Malibu

13º dia 

LOS ANGELES → UNIVERSAL STUDIOS  ANAHEIM

Outro dia lindo em Malibu!

A vista do camping é deslumbrante, foi nossa despedida!


O parque da Universal foi uma surpresa para nós, pois, além de ser pequeno (não cansa), e de ter uma vista legal da cidade, tem  o Tour Studios, que é uma atração bem diferente.

O estacionamento custou 25 dólares.

Nosso roteiro:

Minions
Transformers
Múmia
Almoço
 Tour Studios
Shrek
Simpsons




O Tour Studios já está incluso no ingresso, você conhece os galpões onde são filmados a maioria dos filmes e seriados  da Universal  Studios. A atração tem tour em espanhol e dura 60min. 

Todo o tour você faz em um trem e assiste em 3D King Kong, Terremoto e Velozes e Furiosos. Não vou contar detalhes para não estragar a surpresa!!! Vimos os cenários de vários filmes como o "De volta para o futuro", "Tubarão", "Psicose" e outros.

No final do tour tem uma apresentação de Natal em um cenário bem legal com os personagens do filme O Grinch.

Saímos do parque, comemos um delicioso crepe na City Walk e seguimos para Anaheim. 

Chegamos no campground, pra variar à noite, e o escritório estava fechado, mas havia um rapaz que estava nos aguardando.

Jantamos no motorhome, vendo os fogos da Disney - pois da nossa vaga era possível ver os fogos do show da noite!

Endereços:

MALIBU RV 25801 Pacific Coast Highway - Malibu
Universal Studios LA, Universal City, CA
Anaheim RV Park, 200 W Midway Dr, Anaheim

14º dia

ANAHEIM

Amanheceu chovendo e muito frio...

Fazer o quê, né? Já estávamos rodando por 11 dias e aproveitamos para limpar o motorhome, lavar e secar roupa, fazer almoço, fazer compras no Walmart, abastecer o RV, conhecer o campground...

A chuva não dava trégua e optamos em não ir ao parque com chuva, e sim descansar para aproveitar os próximos dias.

Sabíamos que esta parada “atrapalharia” nossos planos, pois não teríamos mais um dia inteiro para conhecermos os pontos turísticos de San Diego, mas isso faz parte né?!

15º dia 

ANAHEIM - Disneyland

Amanheceu sem chuva e fomos cedinho para a Disneyland, usando o ônibus da ART - Anaheim Resort Transportation, que passa no camping.

O sistema é muito interessante, tem um totem, na frente do camping, onde você paga e retira os tickets para o ônibus, de ida e volta.

O valor total foi 17 dólares ida e volta. Você só tem que ficar atento ao número da sua linha na hora de voltar - para o Anahein RV Park usamos a linha 6.

Sempre evitamos ir a qualquer parque nos dias que antecedem o Natal, mas, nesta viagem, não conseguimos. Nós já imaginávamos fila no banheiro, fila para conseguir uma mesa para almoçar, wait times de 75 minutos...mas vocês acreditam que o parque não estava lotado? Chegamos à Disneyland, retiramos o cartão da CityPASS Southern California, rápido e prático.


Adoramos ir à Disney na época do Natal - a decoração, os shows, o clima, tudo é especial e, na Califórnia, não foi diferente! Ainda mais com o “plus” do Diamond Celebration e Season of the force!

Claro que o Castelo do Magic Kingdom, em Orlando, é mais imponente, e o parque bem maior, mas gostamos muito da Disneyland e nos divertimos à beça!

Nosso roteiro na Disneyland:

Tomorrowland
Buzz Lightyear Astro Blasters
Finding Nemo Submarine Voyage
 Jedi Training: Trials of the Temple
Stars Tours
Hyperspace Mountain

Frontierland
Big Thunder Mountain

Adventureland
 Indiana Jones Adventure
Parada

Fantasyland
Matterhorn Bobsleds (montanha russa do Pé Grande)

Mickey's Toontown
Minnie's House
Mickey's House
Goofy's Playhouse
Paint the Night (parada)
Disneyland Resort Diamond Celebration: Disneyland Forever (show de fogos de artifício)







Dicas: 

Se você é fã do Stars Wars e quer que seu filho participe do Jedi Training: Trials of the Temple, leve-o até o Tomorrowland, perto da atração Autopia, e faça a inscrição para o treinamento! Não sei quem curtiu mais, nós ou ele!!

Nosso filho participou de uma encenação e lutou contra o Darth Wader.

Enjoy and may the force be with you!!!

Enquanto aguardávamos o Jedi Training, que começaria às 11h35min, pegamos o fast pass para a Hyperspace Moutain, que é concorridíssima, pois simula uma batalha do Star Wars. ADORAMOS!

Depois pegamos o fast pass para o Stars Tours!

Não deixe de ir ao Mickey's Toontown, é muito fofo. Ficamos encantados com os detalhes da casa da Minie, do Mickey e do Pateta.

A parada noturna e show da noite com fogos no Castelo são tão lindos como os de Orlando.

Nosso dia foi especial e curtimos muito!

Endereços:

1313 Disneyland Dr, Anaheim
Anahein RV Park, 200 W Midway Dr, Anaheim

16º dia

ANAHEIM Disney California Adventure Park → SAN DIEGO

Neste dia fomos de motorhome para a Disney, pois iríamos pernoitar em San Diego. Pagamos $23 pelo estacionamento.

Quando chegamos na entrada dos parques e vimos as filas enormes na Disneyland e bem menores no Disney California Adventure Park, respiramos aliviados...

Optamos em ir primeiro na Disneyland, pois imaginávamos que no dia 24/12 ele estaria lotado - e não é que acertamos? Queria acertar assim na mega sena kkkk...


Nosso roteiro no parque:

Fomos até "A Bug's Land" para pegar o fast pass para a atração Radiator Springs Racers (montanha russa do Cars), fica ao lado da atração It's Tough to be a Bug! Pegamos para as 14h15min.

Paradise Pier
Toy Story Midway Mania!
Goofy's Sky School
It's Tough to be a Bug!
Almoço
Soarin: usamos fast pass
Disney Junior - Live on Stage! Hollywood Land

Hollywood Land
Monsters, Inc. Mike & Sulley to the Rescue!
Meet Olaf in Hollywood Land

Cars Land
Mater's Junkyard Jamboree
Radiator Springs Racers

Hollywood Land
Musical do Aladdin
Lunch: Starbucks
Pixar Play Parade

O parque não estava cheio, aproveitamos muito! 

A Cars Land é linda, sensação de estar no filme!




Assistimos o Musical do Aladdin, lindíssimo, demos sorte, pois esta atração será substituída.

Não assistimos o show da noite, pois queríamos jantar num lugar gostoso para comemorarmos o Natal, então saímos do parque logo após a Parada da Pixar e jantamos no Outback em National City.

Quando chegamos ao camping, em San Diego, demos de cara com o portão automático, sabe aquele que precisa de senha? Claro que ele estava fechado, pois já era bem tarde. Ainda bem que tinha um interfone - conversei com eles, então abriram  o portão e logo um rapaz chegou e nos deu as coordenadas.

E fomos dormir esperando o Papai Noel chegar!

Endereços:

1313 Disneyland Dr, Anaheim
Outback Steakhouse, 2980 Plaza Bonita, Westfield Plaza Bonita, National City
San Diego Metro KOA, 111 N 2nd Ave, Chula Vista

17º dia

SAN DIEGO: Sea World

Nosso pequeno viajante acordou bem cedo, e não é que o Papai Noel acertou e deixou o presente no motorhome? Foi uma alegria!!!

Depois do café da manhã, e de montar o Lego que o Papai Noel trouxe, fomos ao Sea World, onde chegamos por volta do meio dia.



No nosso roteiro inicial, conheceríamos San Diego no primeiro dia lá, mas achamos corrido fazer o parque e os pontos turísticos no mesmo dia.

Algo que sempre sigo à risca é não transformar uma viagem em maratona, então o que não deu para fazer ou ver fica para a próxima!

Outro dia lindo, o parque estava bem cheio, mas foi um dia legal, assistimos vários shows, e fomos a alguns brinquedos. Pagamos $ 21 pelo estacionamento. Voltamos para o camping, mas antes passamos no Walmart. Jantamos no motorhome.

Endereços:

SeaWorld San Diego, 500 Sea World Dr, San Diego
San Diego Metro KOA - 111 North 2nd Ave Chula Vista

18º dia 

SAN DIEGO Legoland

Acordamos tarde e chegamos na Legoland depois das 10h30min.

A Legoland  fica em Carlsbad, nós somos fãs deste parque!

Era sábado e o parque estava cheio, mas nada que atrapalhasse nossa diversão. Pagamos pelo estacionamento 20 dólares.

Nosso roteiro:

Lego Technic Coaster
The Dragon
Royal Just
Almoçamos no Castle Burguer
Miniland USA
Lego Stars Wars Miniland
Driving School
Área do Christmas
 The Big Shop

Neste dia esfriou demais e fomos embora ao entardecer.

Foi um dia muito legal! Jantamos no motorhome.

Endereço:

LEGOLAND California, 1 Legoland Dr, Carlsbad


19º dia 

SAN DIEGO → LAS VEGAS

Saímos 10h30min de San Diego rumo a Las Vegas. Estacionamos no Tanger outlet e almoçamos no motorhome

Depois aproveitamos para dar uma volta rápida no outlet. Ele é pequeno, mas tem umas lojas bem legais.

Quando voltamos para a estrada, o trânsito estava terrível, praticamente parado, dos dois lados da rodovia, acho que porque era domingo. Conclusão: não conseguimos conhecer a cidade Calico Ghost Town.

Chegamos bem tarde em Las Vegas, mas, como tinha reservado, o pessoal do Las Vegas KOA estava nos esperando.

Jantamos no motorhome e arrumamos as malas, pois entregaríamos o RV de manhã. Como só pernoitamos, optamos pelo Las Vegas KOA at Sam's Town pelo preço.

Endereços:

Tanger Outlet Barstow, Tanger Way #100, Barstow
Las Vegas KOA at Sam's Town, 5225 Boulder Highway, Las Vegas

20º dia 

LAS VEGAS: RETURN RV (antes das 11AM)

Era dia de faxina no motorhome para a entrega, para não pagar a housekeeping fee. Acordamos bem cedo, tomamos café da manhã, terminamos de ajeitar nossos pertences, fizemos a faxina,  fomos abastecer o motorhome e colocar gás propano.

Saímos do campground e rodamos muito atrás de propano, paramos em 5 postos e ninguém tinha propano para completarmos o tanque. Desistimos e fomos devolver o RV, já preparados para pagar a tal da taxa.

Chegando perto da Cruise America, passamos por um  posto (901 W Sunset Rd, Henderson, NV), vi o tanque, retornamos e abastecemos de propano. Ainda bem, pois pagaríamos 35 dólares se não entregássemos o tanque de propano cheio.

A Cruise America estava bem cheia, e fizeram a vistoria de maneira bem rápida.

Não gostei do atendimento na hora do pagamento, pois o atendente foi extremamente grosseiro quando tentei fazer algumas perguntas. Bem diferente do atendimento no pick up.

Fomos para o hotel  The LINQ, em Las Vegas, e o shuttle cobrou 40 dólares. Dividimos o carro com um casal da Suíça, que também devolvera o motorhome

Fizemos o check in, deixamos as malas no quarto, e fomos a pé almoçar no The Cheesecake Factory, que fica no The Forum Shops no Hotel Caesars para comemoramos a nossa viagem!!!

Almoçamos, passeamos pelo The Forum Shops e, quando saímos, já era noite, então voltamos para o hotel.

Terminamos de arrumar as malas e, apesar de ter adorado o motorhome, estávamos com saudades de um bom banho e de uma caminha bem confortável de hotel!

Endereços:

Cruise America RV Rental, North Gibson Road, Henderson
The LINQ - 3535 Las Vegas Blvd South Suite 1, Las Vegas
The Cheesecake Factory, The Forum Shops at Caesars, 3500 S Las Vegas Blvd, Las Vegas

21º dia

LAS VEGAS → ATLANTA → BRASIL

Dia de ir embora...tomamos café da manhã, fizemos o check out, pegamos o táxi para o aeroporto (U$ 15 dólares) e bye, bye EUA!!

Só que não, pois nossos vôos atrasaram tanto em Las Vegas quanto em Atlanta, só para dar um pouco de emoção no final, mas deu tudo certo!

No dia seguinte, chegamos ao Brasil com a maior riqueza que podemos ter na vida, momentos únicos em família!!

Amamos viajar juntos!

O que eu faria diferente? Acrescentaria mais uns 2 dias no roteiro, para imprevistos, como a chuva.

Se valeu a pena viajar de motorhome? Sim!!!!


Finalizo nosso post com algumas frases do escritor John Muir, conhecido por seus livros sobre a natureza, em especial sobre a Califórnia, defensor das florestas dos Estados Unidos, que contribuiu para a criação de vários parques, inclusive o incrível Parque Yosemite.

O parque Muir Woods National Monument em San Francisco, recebeu esse nome em sua homenagem.

“I only went out for a walk and finally concluded to stay out till sundown, for going out, I found, was really going in.” 

“In every walk with Nature one receives far more than he seeks.”


Para saber sobre a nossa experiência de viajar de motorhome pelos EUA e Canadá, veja estes vídeos:






As nossas postagens sobre viagens de motorhome estão todas organizadas aqui.

Para ler todos os nossos posts sobre a Disney, veja aqui

Veja fotografias da nossa viagem de motorhome pelos EUA no Instagram, nas hashtags #Lipenamotorhometrip ou #felipeopequenoviajante.

Você também fez uma viagem de motorhome? Mande seu relato para publicarmos!


Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras! 

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube ou no Vimeo - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

16 comentários:

  1. Adorei o relato de voces! Super organizado, vai nos ajudar bastante na organização. Parabéns! Uma pergunta, como foi dirigir o motorhome com neve? Abs.
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda,
      Não sei quanto à Maria Beatriz, mas para nós não houve problema nenhum de dirigir na neve o motorhome, e pegamos bastante neve no Arizona, nos arredores do Grand Canyon e em Flagstaff, olha aqui: http://www.felipeopequenoviajante.com/2014/02/flagstaff-arizona-e-arredores-roteiro.html

      Excluir
    2. Oi Fernanda, fico feliz com o seu comentário!Quanto a dirigir com a neve, foi tranquilo, acionamos o freio de motor ( botão Tow/Haul) , e não tivemos nenhum problema!

      Excluir
  2. Olá, Cláudia!
    Meu nome é Ademar. Acompanho vcs no instagram (viagemlira).
    Antes quero parabenizar a família pelo EXCELENTE blog e pela riqueza do conteúdo informativo acerca de viagem de RV.
    Li todas as edições e os relatos das pessoas que fizeram a "road trip".
    Não vejo a hora de realizar a minha viagem, que com as bençãos de Deus, está programada para o dia 14 de dezembro de 2016 à 21 de janeiro de 2017.
    Passagens compradas, RV alugado.......
    Gostaria de saber como poderei entrar em contato em caso dúvidas ou sugestões para a viagem.
    Atte,

    Ademar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ademar,
      Pode perguntar aqui mesmo, ou no Face, ou no Instagram...onde quiser :)
      Que legal conseguir planejar com bastante antecedência assim, dá pra pesquisar bastante!
      Abraço

      Excluir
  3. Olá, Claudia! Com certeza da para planejar muito. Gostaria de saber se o pedagio da golden gate é em ambos sentidos ou em qual sentido. Tipo sausalito x SF ou contrario.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigos! Estamos indo para Vegas/Los Angeles no dia 17/04/16 ! Já estou afinando nosso roteiro com essas brilhantes informações. Não iremos de RV, mas as dicas são preciosas, pois fazem 10 anos que estive na região. Alguém por lá nesses dias? abçs a todos e parabéns!!

    ResponderExcluir
  5. Olá amigos. Que post FANTÁSTICO. Vocês escrevem muito bem e super detalhado, parabéns. Eu e a família iremos alugar um RV pela CA em Setembro/17. Tenho algumas dúvidas, mas irei por partes. Você disse que após comer em Las Vegas no In 'n Out Burguer, "COMPLETARAM O TANQUE DO RV". O RV não é entregue com o tanque cheio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guto, quando retiramos o RV o tanque não estava cheio, ela marcam no check list aonde o ponteiro do combustível está , no nosso caso marcava meio tanque e na volta você entrega o RV com a mesma marcação do combustível.

      Excluir
  6. Boa noite, esse roteiro esta muito parecido comigo.
    Porem estou com algumas duvidas, vocês ficaram no golden gate e atravessavam a ponte todos os dias com o RV?
    A pergunta se repete para los angeles, com o camping em Malibu, todos os dias retiravam o RV e iam até Los angeles? E estacionamento?
    E em San diego? Também com camping no Koa e indo sempre até o centro de san diego?
    Muitas perguntas, eu sei, desculpe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayra, tu já leu nossos posts sobre San Francisco, Los Angeles e San Diego?? Tá tudo bem explicadinho lá. Sim, nós andávamos o tempo todo de RV, por todos os lugares, como faríamos se estivéssemos de carro. Não tem nenhuma diferença.

      Excluir
  7. Adorei seu relato Maria Beatriz !!! Mais dicas que já coloquei no meu roteiro !!! Obrigada por compartilhar !!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Parabéns pelo Blog! Muito útil mesmo!
    Estamos pensando em alugar um carro e um RV. Vocês sabem informar se é permitido estacionar ambos nos campings de RV?
    Obrigada! :)

    ResponderExcluir