Roteiro e orçamento para uma viagem de carro de 28 dias ao Atacama e Norte da Argentina, com passagens pelo Uruguai e Bolívia

Atacama e Norte da Argentina
Chegamos há poucos dias da nossa viagem de férias. Foi uma verdadeira 'roadtrip', com direito a pneu furado no fim do mundo, ficar sem bateria no meio de uma vinícola e muitos e muitos Kms de rípio e poeira.

Foram, no total, 8.808Km em 28 dias, passando por 4 países (Uruguai, Argentina, Chile e Bolívia): 4 dias estivemos no Uruguai, 22 na Argentina, 6 no Chile e 1 dia na Bolívia.

Como é óbvio, em alguns dias estivemos em 2 países.

Dicas para uma roadtrip ao Atacama e Norte da Argentina

Saímos de casa com o odômetro marcando 48.392Km e voltamos com 57.200.

A média diária foi de 315Km/dia (dividindo 8.808Km por 28 dias).

Inicialmente, o planejado eram 30 dias de viagem, mas, com o convite para participar do programa 'Encontro', da Fátima Bernardes, na TV Globo, acabamos encurtando a nossa viagem em 2 dias (para chegar a tempo da gravação no Rio de Janeiro), e com isso tivemos que cortar um dia a mais que ficaríamos em Córdoba. Por essa razão, não deu tempo de ir a 2 lugares que eu queria muito conhecer nas 'sierras', Jesús María e Alta Gracia.

É possível fazer o mesmo roteiro que fizemos em 28 dias em menos tempo (e ver tudo o que vimos) - no mínimo em 25 dias - mas aviso que, com crianças, fica puxado e desgastante.

Para os nossos padrões, o que fizemos foi ok, e embora as grandes quilometragens em alguns dias, não tinha como dividir melhor. Mas estamos acostumados a viagens "puxadas" - para quem não está acostumado, é melhor não tentar fazer em menos tempo, que a sua viagem de férias pode virar uma correria intolerável.

Para fazer em 25 dias, aconselho ficar um dia a menos em Salta, um dia a menos em Tilcara e um dia a menos no Atacama.

Para quem tem mais tempo (uns 35 dias), e quer seguir viagem, não custa lembrar que Buenos Aires fica a 710Km de Córdoba, e Santiago do Chile fica a apenas 340Km a sudoeste de Mendoza pelo Paso Los Libertadores

Também vale lembrar que essa viagem é ótima para quem mora 'de São Paulo para baixo'. Vimos pencas de paulistas viajando nos seus próprios carros pelo norte da Argentina e Chile.

Para quem mora acima de SP pode ficar mais difícil - pelo menos é certo que precisa de um pouco mais de tempo e que tem que adaptar o nosso roteiro de modo a aproveitar as atrações que existem dentro do Brasil no caminho.

A parte "beleza natural" da viagem é a melhor, claro (na minha opinião), mas você precisa estar disposto a comer muita poeira, então não recomendo cortar Mendoza e Córdoba do roteiro, porque a parte "urbana" da viagem também foi bem legal, e foi bacana dar uma "variada" no trajeto, sair um pouco do circuito paisagens-de-beleza-indescritível e voltar à civilização-vinícolas-museus-prédios-históricos.

Roteiro Atacama e Norte da Argentina

Vamos ao roteiro então??? (lembrando que, obviamente, nos próximos posts vou detalhar e esmiuçar cada dia do roteiro, fiquem calmos!)

1. Dia 12/12 (sábado) Jaguarão - Salto (Uruguai): 511Km, 7hs no Google Maps - Hotel Village

Atacama e Norte da Argentina

2. Dia 13/12 (domingo) Salto (parque aquático Acuamanía) - Hotel Village

3. Dia 14/12 (2ª) Salto, Uruguai - FRONTEIRA - Presidência Roque Sáenz Peña (Chaco argentino): 700Km, 8hs no Google Maps - Hotel Atrium Gualok, San Martin 1198

4. Dia 15/12 (3ª) Presidência - Salta 1187 metros de altitude (Argentina): 650Km, 7h20min no Google Maps - Hotel Alejandro I

Atacama e Norte da Argentina

5. Dia 16/12 (4ª) Salta - Hotel Alejandro I
* Passeios na cidade de Salta

6. Dia 17/12 (5ª) Salta - Hotel Alejandro I

7. Dia 18/12 (6ª) Salta - Quebrada de Escoipe - Cuesta del Obispo (mirante na Capilla San Rafael, perto do ponto mais alto da estrada (3348 metros) - Parque Nacional Los Cardones - Reta de Tin Tin, uma estrada perfeitamente reta de 19km de extensão construída pelos incas e que corta o parque - Valles Calchaquíes - Payogasta - Cachi: 168Km, 3hs no Google Maps - Hotel La Merced del Alto
* Praça de Cachi, com pracinha para brincar, igreja, museu, lojinhas, mercados, restaurantes aconchegantes, cafeterias, sorveterias...

8. Dia 19/12 (sábado) Cachi - Salta: 168Km, 3hs no Google Maps Hotel Alejandro I

9. Dia 20/12 (domingo) Salta - Jujuy - Quebrada de Humahuaca - Purmamarca (desvio de 3Km a oeste na estrada principal) 25Km até Tilcara: 182Km, 3hs no Google Maps - Apartamento Lo de Lili
* Purmamarca - casas de adobe, igreja do século 17, mercado na praça, trilha Los Colorados, Mirante Porito num morrinho particular de frente para o Cerro das 7 cores
* 11Km ao sul de Tilcara: La Posta de Hornillos
* 8Km ao sul de Tilcara: Maimará - Paleta del Pintor

Atacama e Norte da Argentina

10. Dia 21/12 (2ª) Tilcara - Trópico de Capricórnio - Uquía - Humahuaca - Tilcara - Maimará - Purmamarca - Tilcara - Apartamento Lo de Lili
* 15Km ao norte de Tilcara: Trópico de Capricórnio
* Uquía - 2818m - igreja do século 17
* Humahuaca - casas coloniais e ruas de calçamento de pedra, Plaza Gómez (da prefeitura e da igreja) e Monumento a la Independencia
* 8Km ao sul de Tilcara: Maimará - Paleta del Pintor
* Purmamarca

11. Dia 22/12 (3ª) Tilcara - Apartamento Lo de Lili
* Pucará - sítio arqueológico
* Garganta del diablo - cachoeira e canyon
* Centrinho
* Peña de Chuspita e Peña de Carlitos, numa das esquinas da praça (estava fechada para as festas de fim de ano)

12. Dia 23/12 (4ª) Tilcara - Purmamarca - Cuesta de Lipan (4170m) - Salinas Grandes (3350m) pela Ruta 52 (ver animais) - Susques (igreja de 1598, almoço, gasolina, 133Km de Purmamarca) - Paso de Jama (4320m) - FRONTEIRA - San Pedro de Atacama: 436Km, 4h40 no Google Maps - Hostal Lackuntur

Atacama e Norte da Argentina

13. Dia 24/12 (5ª) Atacama - Hostal Lackuntur

14. Dia 25/12 (6ª) Atacama - Hostal Lackuntur

15. Dia 26/12 (sábado) Atacama - Hostal Lackuntur

16. Dia 27/12 (domingo) Atacama - Hostal Lackuntur

17. Dia 28/12 (2ª) Atacama - Socaire - Lagunas Miscanti e Miñiques - Salar de Talar - Piedras Rojas - Laguna Tuyajto - Paso Sico - FRONTEIRA - Olacapato (4090m) - La Polvorilla (viaduto fica 16Km a oeste de) San Antonio de Los Cobres (3775m): 343Km, 6h20min no Google Maps - Hotel de Las Nubes

Atacama e Norte da Argentina

18. Dia 29/12 (3ª) San Antonio de Los Cobres - Santa Rosa de Tastil pela Ruta Nacional 51 a 3110m - Quebrada de Cafayate (ou Quebrada das Conchas) - Cafayate pela Ruta Nacional 68: 316Km, 4hs no Google Maps - Munay Hotel

19. Dia 30/12 (4ª) Cafayate - Tafí del Valle - La Rioja, passando pelas Províncias de Salta, Tucumán, Catamarca e La Rioja - Gran Hotel Embajador

20. Dia 31/12 (5ª) La Rioja - Parque Nacional Talampaya (passeio de caminhão 3hs) - San Agustín de Valle Fertil - Hotel Rustico Cerro del Valle

21. Dia 1º/1 (6ª) San Agustín de Valle Fertil - Hotel Rustico Cerro del Valle

22. Dia 2/1 (sábado) Parque Provincial Ischigualasto (caravana de carros - 3h30min) - San Agustín de Valle Fertil - Hotel Rustico Cerro del Valle

23. Dia 3/1 (domingo) San Agustín de Valle Fertil - Mendoza: 377Km, 3h30 - La Casa de Amalia

24. Dia 4/1 (2ª) Mendoza - La Casa de Amalia

25. Dia 5/1 (3ª) Mendoza - La Casa de Amalia

26. Dia 6/1 (4ª) Mendoza - Villa Carlos Paz - Córdoba: 672Km, 7h40 no Google Maps - Interplaza Hotel

27. Dia 7/1 (5ª) Córdoba - Interplaza Hotel

28. Dia 8/1 (6ª) Córdoba - Jaguarão (casa): 1300Km

Orçamento viagem Argentina

Para trocar reais por pesos argentinos, o melhor negócio é quase sempre no Uruguai, em Punta del Este (quase sempre conseguimos cotação melhor lá do que em qualquer cidade argentina!).

Trocamos com a cotação de R$ 1,00 por 3,804 pesos argentinos, e foi um bom negócio. É sempre útil indagar em pelo menos 2 ou 3 casas de câmbio e trocar naquela que fizer a melhor cotação. Se você for trocar um valor grande, avise: as vezes eles fazem uma cotação melhor por uma quantidade maior 😏

Em outros casos, eles podem não ter disponível um valor grande em caixa.

Atacama e Norte da Argentina

Na primeira casa de câmbio que entrei (na Gorlero, em Punta), me ofereceram 3,5 pesos por 1 real; na segunda, 3,65 e, na terceira, 3,804 - por isso que eu sempre recomendo perguntar em várias antes de trocar. Parece pouca diferença, mas se você for trocar uma quantidade grande de dinheiro, pode dar uma bela economia!

Para quem tem mais dificuldade de fazer cálculos de conversão de moeda, um exemplo: se você trocar mil reais, eles vão te pagar 3.804 pesos argentinos.

Trocamos no Cambio 18, que fica na Calle Gorlero 953, em Punta del Este.

Atacama e Norte da Argentina

Levamos 49.457 pesos argentinos.

Sobraram 2.750 pesos argentinos (que vamos trocar por pesos uruguaios em Punta del Este). Se tivéssemos ficado mais um dia em Córdoba, como havíamos planejado, o dinheiro teria dado bem certinho - isso é o que eu chamo de saber planejar os gastos de uma viagem, hein, hein? E não usamos o cartão de crédito nem uma vez! :)

Gastamos no total (incluindo tudo, desde gasolina até gorjetas) 46.707 pesos argentinos = R$ 12.280,00 nos 22 dias que estivemos na Argentina, o que dá uma média de R$ 558,00/dia ou U$ 151/dia para 3 pessoas

Como viajamos na alta temporada e só ficamos em hotéis bons, comendo em restaurantes todos os dias, sem fazer grandes economias, considero bem razoável o custo da viagem. Ainda mais que não tivemos qualquer outro custo, como por exemplo passagens aéreas ou aluguel de carro.

Se tivéssemos ido para o Japão, como era nossa idéia inicial, teríamos gastado mais de R$ 12.000,00 apenas nas passagens aéreas, o que demonstra que viajar de carro próprio pela América do Sul, embora não seja "baratinho", é um ótimo negócio hoje em dia!

Atacama e Norte da Argentina

Orçamento viagem Chile (inclui Bolívia)

Trocamos dólares por pesos chilenos numa agência de passeios em San Pedro de Atacama, que estava com a cotação melhor do que nas casas de câmbio: U$ 1 = 705 pesos chilenos

Chama-se "Expediciones Estrella del Sur" e fica na rua Caracoles.

Atacama e Norte da Argentina

Trocamos U$ 700 e esse dinheiro, mais U$ 114 que gastamos em dólares, foi suficiente para os 6 dias/5 noites que passamos no Chile/Bolívia, incluindo todos os nossos gastos - até hotel - para um casal e uma criança de 6 anos, sem muita economia nem muitos luxos.

A média foi de U$ 135/dia para nós 3. Para um destino reconhecidamente super inflacionado, em pleno período de festas de fim de ano, foi uma pechincha!

Para onde mais vocês acham que nós poderíamos viajar nessa época do ano gastando U$ 135/dia para uma família de 3 pessoas com tudo incluído, inclusive transporte???

Mas lembre que isso só foi possível porque fizemos todos os passeios por conta própria, no nosso próprio carro - esse orçamento é impossível para quem faz os passeios por agências, como é a regra em SPA, pois cada passeio custa bem caro!

Orçamento viagem Uruguai

Trocamos reais por pesos uruguaios em Rio Branco, Uruguai - é sempre o melhor negócio. Trocar reais em Punta del Este ou Montevidéu, por exemplo, é sempre um mau negócio.

O real é sempre mais valorizado em cidades fronteiriças, como Jaguarão - Rio Branco (onde moramos) e Chuí.

Trocamos com a cotação de R$ 1,00 por 8,15 pesos, e foi um bom negócio. É sempre bom indagar em pelo menos 2 casas de câmbio (tem algumas ali pelos free shops) e trocar naquela que fizer a melhor cotação.

Se você for trocar um valor grande, avise: as vezes eles fazem uma cotação melhor por uma quantidade maior 💪

Atacama e Norte da Argentina

Para quem tem mais dificuldade de fazer cálculos de conversão de moeda, um exemplo: se você trocar mil reais, eles vão te pagar 8.150 pesos.

Gastamos 8 mil pesos uruguaios (=R$ 980,00) nas 2 noites/4 dias que passamos no Uruguai.

Gastos com gasolina

300 pesos arg = 14l = 20,90 pesos/l
550 pesos arg = 35,5l = 15,50 pesos/l

Atacama e Norte da Argentina

Você já esteve no Atacama? Fez um roteiro parecido pelo Norte da Argentina? Conte para a gente, deixe a sua dica na nossa caixa de comentários!

Veja como foi nosso passeio:

Todos os posts sobre esta viagem estão em Atacama e Norte da Argentina - se você quiser ler todos em sequência (do último para o primeiro), é só clicar!

Não foi a nossa primeira vez em nenhum destes países - já conhecíamos inclusive o Atacama e a Bolívia - então, se você quiser saber sobre as nossas viagens anteriores a estes países, é só clicar em UruguaiArgentinaChile Bolívia

Veja nosso roteiro de um mochilão de 30 dias pelo Peru, Bolívia e Chile

Veja também outra opção de roteiro de viagem de carro de 21 dias até o Norte da Argentina e Deserto do Atacama, no Chile, com orçamento incluído

Também fizemos uma viagem incrível pelas Patagônias argentina e chilena

Leia sobre mal da montanha ou soroche

Sobre a internet na Argentina, expliquei tudo em detalhes aqui: como usar um chip de celular com internet pre-paga na Argentina

Durante esta viagem, nós usamos as seguintes hashtags nas redes sociais Facebook / Twitter / Instagram - é só procurar as ## e ver tudo o que postamos sobre cada lugar:

#‎LipenoUruguai
#LipenaArgentina
#LipenoChile
#LipenaBolivia

Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - tem muitas dicas desta viagem por lá!

Se você quiser reservar um hotel ou pousada e ter a garantia do menor preço, nós indicamos o Booking, que é o site de reservas de hospedagem que nós usamos a vida inteira.

Mais fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!