Menu

Peak 2 Peak Gondola: da Montanha Whistler à Blackcomb na maior gôndola do mundo

Bariloche tem o Cerro Catedral, Villa La Angostura tem o Cerro Bayo, San Martin tem Chapelco...mas Whistler não poderia se contentar com uma única montanha e com uma estação de esqui - lá, são 2 montanhas e 2 estações de esqui - Whistler e Blackcomb

Mais, os canadenses não podiam se contentar com 2 montanhas e 2 estações de esqui, eles precisavam UNIR as 2, criando, assim, o maior lugar "esquiável" do mundo: Whistler Blackcomb Ski Resort

E qual a melhor maneira de unir as 2 montanhas? Ora, descer de uma e ir até a base da outra, certo??? Não! Errado, erradíssimo! 

A maneira que eles encontraram de juntar as 2 montanhas foi pendurar um cabo de aço no topo de uma e amarrar a outra ponta no topo da outra! Nesse cabo de aço, penduraram lindas gôndolas vermelhas, que ficam pra lá e pra cá o dia todo, carregando turistas, snowboarders e esquiadores do topo de uma montanha ao topo da outra - é a famosa Peak 2 Peak Gondola, que nós fomos lá conhecer e agora vamos mostrar a vocês neste post cheio de fotografias, porque as fotos que tiramos mostram como é esta maravilha da engenharia melhor do que os meus relatos poderiam contar!

Porque escolher UMA montanha para esquiar, se você pode esquiar nas DUAS, não é?!?





Peak 2 Peak Gondola

Não é por nada que o slogan deles é "not your average gondola ride" - com certeza, não se trata de "mais uma" gôndola como tantas outras que nós andamos na nossa viagem ao Canadá. A Peak 2 Peak é, nada mais, nada menos, que a mais alta (436 metros) e mais longa (4,4Km) gôndola do mundo!

Satisfeitos com os dados técnicos? Pois tem mais: a velocidade máxima é de 7,5 metros por segundo, e levamos 11 minutos, pendurados num cabo de aço estendido sobre um abismo, dentro de uma caixinha vermelha, para chegar ao outro lado. 

Como nós também não nos satisfazemos com pouco, achamos que cruzar o vale entre as Montanhas  Whistler e Blackcomb uma vez só era pouco, e então ficamos prá lá e prá cá, já que o ingresso permite isso! 

Como uma gôndola parte a cada 49 segundos, levando 28 passageiros (4.100 pessoas por hora), nem precisa esperar muito para ficar pendurado no ar :) 

 deu até para tirar um cochilo!

 a incrível gôndola prateada com piso de vidro!



Querem ver como foi o nosso passeio por lá?

Chegando em Whistler Village, no primeiro horário da manhã, fomos direto para a Whistler Village Gondola, para subir a Whistler Mountain

Faça deste o seu primeiro passeio do dia, pois ele pode durar até o dia inteiro de tanto que há para ver e fazer lá, e algumas atrações nas montanhas fecham cedo - se chegar tarde, você perde!  



O trajeto mais recomendado é subir a Whistler Mountain, atravessar o vale entre as 2 montanhas usando a Peak 2 Peak e depois descer a Blackcomb Mountain

Veja na ilustração abaixo para entender melhor:


Você pode comprar os ingressos lá na hora, na bilheteria que fica na base da montanha, mas é recomendável comprar online com antecedência mínima de 5 dias, para ganhar um bom desconto! Lá no final do post eu explico isso melhor. 

Whistler Mountain

Dura 35 minutos a subida e é uma gôndola fechada, que te leva até o Roundhouse Lodge





Lá em cima tem um zilhão de atrações, todas incluídas no valor do seu ingresso: 

* você pode aprender melhor sobre o funcionamento desse feito da engenharia na Peak 2 Peak Gallery

* pode participar de tours gratuitos de orientação alpina que acontecem diariamente às 11:15AM e 1:15PM; 

* pode assistir filmes inspiradores no Samsung Alpine Theatre

* ver a exposição sobre os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, etc.

 Roundhouse Lodge

no topo da Montanha Whistler

 cineminha muito bom!


exposição sobre as Olimpíadas - quem resiste a esta foto???

Lá no pico, são mais de 50Km de trilhas para caminhadas no auge do verão, então imagina só a infinidade de possibilidades???

Vocês ainda vão encontrar banheiros, lojas, restaurante com vistas fenomenais, lanchonete, muitos mirantes, exposição de equipamentos (snowcat, máquina de fazer neve, etc) e até um pódio nos anéis das Olimpíadas, onde todo mundo "precisa" fazer uma foto, né???

Claro que a parte preferida do Lipe foi a área de jogos Nintendo (grátis) :)

Uma das atrações mais concorridas no topo da Whistler Mountain é a caminhada e o teleférico aberto de 15min chamado Peak Express que, combinados, te levam ao Nestle Summit Snack Shack, em Whistler Mountain Summit.    

Como essa caminhada é meio puxada (45 minutos só de ida) e nós ainda tínhamos o dia todo pela frente, achamos melhor poupar o Lipe desta! Se você estiver com um pequeno viajante a tiracolo, não recomendo essa trilha, porque ainda há muito pela frente!







 máquinas de "produzir" neve



 loja de souvenirs

 área de jogos Nintendo para crianças

 banheiros impecáveis

 isso é o que eu chamo de restaurante com vista!

 lancheria

dá até pra tirar uma foto fake com um urso, kkkkk...

caminhada puxada até o summit

Para mim, a vista mais bonita do dia foi a que tivemos do mirante do Inuksuk

Esse é o nome dado a esse tipo de estrutura de pedras da fotografia abaixo, criada pelos povos nativos do norte do Canadá, também chamados Inuit

Estas "esculturas" são usadas ainda hoje como pontos de referência para rotas de viagem, áreas de caça e pesca, acampamentos, locais de culto, ou ainda para marcar estoques de alimentos - vocês verão Inuksuks em muitos lugares em uma viagem pelo norte do Canadá, e até no Alaska!

Não deixe de tirar uma foto clássica ali! Num dia claro, você vê a cidade inteira e os lagos lá embaixo ;)



Infelizmente, o dia em que estivemos lá não estava ensolarado, ou as nossas fotos seriam bemmm mais bonitas!

Depois de desbravar tudo o que nos interessava no topo da Whistler Mountain, pegamos a Peak 2 Peak Gondola e seguimos para Blackcomb Mountain


Blackcomb Mountain

Fomos com a gôndola vermelha, que estava totalmente vazia :)

Foi uma baita diversão lá dentro, com a gôndola inteirinha só para nós 3! Deu até pra tirar um cochilo, hahaha...

 Lipe encantado com as gôndolas





Chegando em Blackcomb Mountain, no Snack Kiosk, imediatamente pegamos o ônibus de transporte gratuito para fazer a 7th Heaven Bus Route até a base do teleférico 7th Heaven Express, que leva até o Horstman Glacier, onde vimos uma cena incrível: um monte de gente esquiando! 

Num glaciar!! 

No auge do verão (era fim de julho!)!!! 

Veja neste vídeo a cena surreal do povo esquiando no glaciar em pleno verão. 

Isso sem falar que ver neve é sempre uma grande diversão - para nós e, mais ainda, para o Lipe! E um glaciar, assim, de brinde??? Show de bola!

 subindo de teleférico ao glaciar

 você quer brincar na neve?

  olha lá o povo esquiando!






O ônibus, que é incluído no valor do ingresso, sai de tempos em tempos, quando lota, e leva e trás os turistas até a base do teleférico, que leva 15 minutos para subir até o glaciar.  

O horário de funcionamento da maioria das gôndolas e teleféricos é até as 5PM (verifique os horários de cada um nos folhetos que eles distribuem por lá), então é importante anotar que, excepcionalmente, esse ônibus até o glaciar só funciona até as 2:45PM, e o último ônibus de volta é as 3:45PM.

Lembre-se, você está subindo até um GLACIAR, no topo de uma montanha altíssima, acima da linha das árvores, e as temperaturas são congelantes lá! Vista-se de acordo ;) 

#quemavisaamigoé



  um frio do cão nesse teleférico maldito!

 se tem neve e gelo, é porque tá frio...

 olha lá o ônibus já nos esperando com calefação :)

o glaciar fica bem acima da linha das árvores, tá vendo?

É importante lembrar também que dá para subir nos teleféricos até os picos das duas montanhas quantas vezes você quiser durante o dia, assim como ficar pra lá e pra cá na Peak 2 Peak Gondola quantas vezes quiser também - só não pode descer para a base, que aí termina a validade do seu passe. Entendeu o esquema como funciona?

No topo da Blackcomb Mountain você também vai encontrar mirantes, banheiros e lanchonete com mesas de piquenique - é uma boa idéia levar um lanche na mochila para comer lá em cima!


num dia ensolarado cabe um piquenique, né?

A nossa idéia inicial era fazer o trajeto sugerido, subindo a Whistler Mountain e descendo a Blackcomb. Mas o tempo estava bem fechado para os lados da Blackcomb Mountain Gondola, e queríamos muito cruzar o vale de novo na Peak 2 Peak, desta vez na gôndola prateada com piso de vidro, então resolvemos voltar para a Whistler Mountain e descer de lá direto para a base. 

A gôndola com piso de vidro não é tão frequente quanto as vermelhas, então tivemos que esperar um pouquinho, e ela estava lotada, mas valeu a pena, porque a sensação é fantástica! 

Dá uma olhada nas fotos, chega a dar vertigem! Não é para os fracos...




Foi uma decisão super acertada, pois, além da chance de passearmos novamente na Peak 2 Peak, ainda evitamos a descida da Blackcomb Mountain que, como eu descobri depois, só tem teleféricos abertos (o Solar Coaster e o Wizard Express, ambos de 15min), e o frio estava de doer! 

Se tivéssemos descido 30 minutos de teleférico aberto, teríamos literalmente congelado! Isso sem contar que, com crianças, as gôndolas fechadas são sempre bem mais seguras e confortáveis!


A única desvantagem foi que, se você desce a Blackcomb, vai encontrar, direto na sua base, a Family Adventure Zone, que era o próximo local aonde queríamos ir, e tivemos que ir caminhando até lá, pois acabamos desembarcando na Whistler Village :(

Uma dica importante, em qualquer passeio que envolva subir montanhas, é levar sempre um bom casaco, mesmo que haja sol e calor, porque o tempo muda muito rapidamente nas montanhas e, no topo, a temperatura é sempre vários graus mais baixa do que na base!

Se vimos animais selvagens? Claro que simmmmm! Primeiro, vimos um urso preto "pastando", e depois, um mini elk, ambos nas encostas da Montanha Whistler

Veja as fotos:




Mas os "animais" mais selvagens que nós vimos foram os adolescentes malucos descendo as montanhas de mountan bike

Haviam centenas de bikers espalhados pela cidade e pelas montanhas, e só então eu fiquei sabendo que, se no inverno Whistler é a meca do esqui, no verão a cidade é a meca dos ciclistas

Todas as trilhas que no inverno são usadas para os esquiadores descerem as montanhas, no verão são utilizadas pelos mountain bikers para despencarem das encostas! É uma loucura, dá uma aflição assistir aquelas "crianças" fazendo tanta "arte"!

Além deles estarem construindo rampas imensas para uma competição de mountain bike que ocorreria alguns dias depois (Crankworx), no final da semana em que estivemos lá aconteceria a etapa do IronMan Canada em Whistler, e a vila estava lotada de atletas. 


Ingressos

A bilheteria na Blackcomb Base funciona das 10AM-4PM. Na Whistler Village, das 9AM-5PM.

Preços:

* Adulto (19-64 anos) CAD$ 49.95 com antecedência - CAD$ 54.95 no balcão;

* Idoso/Jovem (65+/13-18 anos) CAD$ 42.95 com antecedência - CAD$ 47.95 no balcão; 

* Criança (7-12 anos) CAD$ 24.95 com antecedência - CAD$ 27.95 no balcão; 

* Até 6 anos: grátis.



É um passeio bem carinho, né? Mas quem é que vai ir até uma estação de esqui e não subir a montanha??? No caso de Whistler, AS MONTANHAS! E, considerando todas as atrações que eles oferecem incluídas no valor do ingresso, até que não é tão ruim assim...

Para comprar online com antecedência mínima de 5 dias e ganhar o desconto, clique aqui

E, só para que fique beeeem claro, não ganhamos nada com venda de ingressos aqui no blog, viu? Só coloco o link para facilitar a vida de vocês, e só indico esse passeio porque gostamos tanto que eu gostaria que todos vocês pudessem ter a oportunidade de ir lá e sentir a sensação que nós sentimos ;) 

Como eles dizem por lá, é a sua chance única de "subir nos ombros de gigantes"!

Boa viagem!

esperando pela cabine com piso de vidro (a fila é separada!)

lagos muito verdes no alto da montanha


Peak 2 Peak atravessando o vale entre as 2 montanhas


Observações importantes

Todas as informações que pus no post são relativas ao mês de julho de 2015, quando estivemos lá.

Na época, a cotação do dólar canadense era de R$ 2,49 = CAD$ 1.

No próximo post, continuamos viagem com o nosso diário de bordo - não saia daí! 

Você já esteve em Whistler? Conheceu a Peak 2 Peak Gondola??? Conte para a gente, deixe a sua dica na nossa caixa de comentários!

Durante esta viagem, nós usamos as seguintes hashtags nas nossas redes sociais Facebook / Twitter / Instagram - é só clicar na # e ver tudo o que postamos sobre cada lugar:

Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - tem muitas dicas desta viagem por lá!

* Agradecemos aos órgãos oficiais de turismo de Banff & Lake LouiseJasperWhistlerVancouverVictoriaPort TownsendSeattleBC Ferries e Parks Canada pelos ingressos cortesia, passes, passagens, diárias de campings e todo apoio na organização da nossa viagem.

* Visitamos a Peak to Peak Gondola a convite do Tourism Whistler


E aí, pronto para reservar a sua estadia em Whistler

Nós nos hospedamos no Riverside Resort - leia o post que escrevi sobre ele clicando aqui

Clique abaixo para conferir os preços na data da sua viagem e fazer a sua reserva:

 

Nós recomendamos a Rentalcars para aluguel de carros:



Dicas gerais, planejamento e organização da viagem


Montanhas Rochosas

Todos os posts sobre o Canadá.

Todos os posts sobre esta viagem estão em Pacific NorthWest, como é conhecida essa região do mundo!


Mais fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

4 comentários:

  1. Eu AMEI ter ido na peak2peak!! Era uma das atrações que eu mais esperava fazer!! Mas gente, que engraçado, a nossa experiencia foi muito diferente, pq a gente já pegou o final da temporada... Muitas coisas que vcs fizeram nem tava mais funcionando! Primeiro que qdo fomos só tava rolando a subida lá pra cima durante os finais de semana, durante a semana já tava fechado. E o dia que passamos por lá foi uma quarta feira! Bom, aproveitamos na quarta pra fazer outras coisas (OI ZIPLINE, obrigaaaada pela dica!!!) e já que no sábado ainda estaríamos em Vancouver, resolvemos que valia a pena voltar pra Whistler pra fazer a peak2peak.
    No dia que fomos a cidade tava cheia tb, tava rolando um evento muito legal chamado Muddlerella, só mulheres participando, muito engraçado... E a galera da bike tb, muita gente! Pegamos a gondola (vimos mamãe ursa e ursinho no caminho da gondola <3) e lá em cima tava suuper nevado, as trilhas tavam complicadas de fazer... Mas um solzão lindo!! E a paisagem com neve que é demais, né? Pegamos a peak2peak (esperamos pela cinza, com o chão de vidro!), fomos lá pra Blackcomb mas lá já tava tudo meio fechado, o lodge tava em reforma e não tinha como descer por ali, tinha que voltar mesmo pra Whistler montain e fazer a mesma decida por onde subimos. Com certeza por causa do frio, né? Deve ser lindo descer na gondola aberta no verão mas no frio e com neve.... hahahah
    Eu adorei Whistler, achei a cidade bem fofa e a estação de esqui é gigante, né? A galera deve se divertir muito no inverno... E eu achei bem legal o esquema de montain bike que eles fazem no período do verão, eles conseguem fazer a cidade movimentar o ano todo, não só no inverno, como na maioria das estações. Passeio super aprovado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, pois é, Marcela, por isso que eu já tenho frisado bem nos posts que as informações são relativas ao mês de julho - é só passar a alta temporada que eles fecham boa parte das atrações para se preparar para a temporada de inverno, né?
      Que bom que vcs curtiram o zipline, nós amamos, tô escrevendo o post de lá!
      Aliás, fiquei louca para voltar a Whistler para esquiar no inverno, um dia...
      Vem cá, e o post sobre a tua viagem, sai ou não???
      Bjokas

      Excluir
    2. Eu to pensando em te mandar um roteirinho do que fizemos no Oregon... O que vc acha?? Eu sou muito relapsa, nem me organizar pra postar foto o insta eu consigo... hahaha Mas voltei achando o Oregon um lugar tão incrível e é uma chance de as pessoas conhecerem um pouquinho, né? Aí se curtir, vc publica... ahhahaha

      :)

      Beijo!

      Excluir
    3. Com certeza! Vou adorar! Oregon ainda é sonho de consumo, Crater Lake, aquelas praias selvagens...acabei de publicar o roteiro da Joana na Escandinávia! Adoro as viagens dos amigos hehehehe...

      Excluir