Menu

equipamentos de foto e vídeo que nós usamos

No mínimo uma vez por semana eu recebo alguma mensagem ou e-mail perguntando que máquinas a gente usa para as nossas fotos e vídeos

Eu nunca fiz um post sobre isso porque, afinal de contas, nosso equipamento é velho e comum, não tem nada de mais. 

Mas, como nossos leitores queridos ficam perguntando, resolvi escrever logo e mostrar tudo, senão fica parecendo até má vontade, ou que a gente está querendo "esconder o jogo", quando na verdade não temos nada de interessante para contar hehehehe...

Abaixo vocês vão encontrar 3 fotografias com todo o equipamento que nós levamos nas viagens, tudo bem detalhadinho e explicadinho, inclusive com informações sobre as situações em que a gente usa cada máquina, e fotografias que servem de "exemplo" do tipo de imagens que se pode obter com cada uma

Espero que não tenhamos esquecido de nada, e que esse post sirva para ajudar os mais amadores do que nós a se organizarem para registrar as próximas aventuras mundo afora! 




Câmera D5000

1. Corpo da Nikon D5000 + Lente AF-S Nikkor 28-300mm

2. Lente AF-S Nikkor 18-55mm (temos também outra 55-200mm que não aparece na foto)

3. Tripé pequeno Vanguard (23cm/30cm)

4. Carregador de bateria Quick Charger MH-23 + cabo

5. 3 cartões de memória SD 16Gb

6. Tripé grande Targus (50cm/115cm)



Esta é a nossa querida Nikon D5000. Nossas melhores fotos, aquelas que parecem "profis", são tiradas com ela (veja fotos tiradas com esta máquina lá no fim deste post). 

Ela permite 1001 truques, desfocar fundo, desfocar a imagem próxima, mas a gente não sabe usar nem metade do que ela oferece. É o tipo de máquina que, para ser bem aproveitada, a gente precisaria sentar um mês e estudar o manual, ou fazer um curso de fotografia profissional, senão ela fica meio subutilizada, como é o caso da nossa. 

Compramos esta máquina na B&H Photo Video em New York, nos EUA, em setembro de 2009, como eu contei aqui. Na época, pagamos U$ 1000 e ela veio com um kit de 2 lentes, uma 18-55mm e outra 55-200mm. Normalmente a máquina não vem com 2 lentes, preste atenção quando for comprar! 

Em 2011, numa viagem a Bangkok, compramos a lente 28-300mm, pagando, na época, U$ 900

Para ter uma máquina destas, você precisa investir nestas lentes extras, senão não tem graça. Se você quiser ter uma idéia dos preços atuais de qualquer equipamento destes, sugiro que faça uma pequena pesquisa no site da B&H Photo Video ou da Amazon

Aliás, tenho que dizer que esta máquina já está suuuuuuper ultrapassada, pois a Nikon já lançou a D7100 e a D4S! Nós não temos intenção de trocá-la tão cedo, já que é uma máquina super boa e que a gente nem usa tudo o que ela oferece!

Episódio marcante: na nossa viagem ao Laos, conseguimos derrubar a máquina no chão e quebrou a tela de cristal líquido! Ficamos desnorteados kkkkk, mas chegando em Bangkok fomos na assistência técnica autorizada da Nikon e eles consertaram para nós, trocando a tela por míseros U$ 100 - ufa!!!!

O único "complemento" que nos falta neste kit é uma bateria extra.  

O tripé Targus foi comprado aqui nos free shops de Rio Banco, Uruguai, e o tripé Vanguard também foi comprado na B&H Photo Video.

Ela é uma máquina pesada e trambolhenta, principalmente quando estamos usando a lente 28-300mm, então não é muito prática para usar a todo momento, mesmo porque não pode ser carregada "de qualquer jeito" - você precisará ter uma mochila adequada para ela. 

A nossa mochila é a Lowepro SlingShot 202AW, que é especial para câmeras digitais profissionais.

Se fôssemos comprar uma nova, compraríamos este modelo, que é maior e mais confortável: Lowepro Pro Runner 450 AW Backpack





GO PRO HERO 3 Black Edition

1. Go Pro Head Strap (suporte de cabeça)

2. Caixa estanque + GoPro Floaty Back Door (para boiar na água)

3. Ventosa (para fixar em vidros)

4. Carregador de bateria Quick Charger MH-23 + cabo

5. Timer + Adesivo plano para fixação da câmera (para Time-Lapse)

6. Prolongador articulado

7. Roll Bar Mount (para fixar em barras como de bicicletas)

8. Wrist housing (caixa estanque que se fixa ao pulso)

9. 4 Baterias 1675mAh/6.2Wh

10. 3 Cartões de memória Micro SD 32Gb / Classe 10

11. Quick Clip

12. Bastão retrátil

13. Controle WIFI

14. Adaptador de bastão

15. Frame Mount (armação para filmagem captando o som)

16. Câmera GoPro Hero 3

17. Inversor de força (12v → 220v/50Hz). Conecta no isqueiro do carro e suporta uma conexão USB + uma de 220v.

18. Adaptador de força. Conecta no isqueiro do carro e suporta duas entradas USB.

19. Suporte para conectar nos adesivos

20. Seguranças

21. Samsung Galaxy S3 + GoPro App


Já escrevemos 2 super posts sobre esta máquina, e não vou repetir tudo aqui. 

Para ler, clique nos links abaixo, onde a gente explica tuuuuudo sobre o funcionamento da GoPro Hero e para quais tipos de fotos e situações esta máquina é útil. 

Veja fotos tiradas com esta máquina lá no fim deste post.

GoPro Hero 3 Black Edition: testamos e aprovamos

GoPro Hero: 15 perguntas e respostas e a nossa última engenhoca



Outras câmeras

1. Câmera Sony NEX-5R

2. Carregador de baterias

3. Câmera Sony DSC-TX100V

4. 3 Baterias Sony NP-BN1 (mais uma na máquina=total: 4 baterias)

5. Carregador de baterias

6. Mini Tripé

7. Filmadora JVC Everio GZ-HD40U (com 120Gb de memória interna)

8. Carregador de bateria (JVC)


Filmadora JVC Everio GZ-HD40U


Como nós explicamos exaustivamente nos posts sobre a GoPro, ela é uma máquina excelente para filmagens rápidas, de cenas próximas, ou debaixo d`água, mas não é adequada para filmar cenas noturnas, com pouca luz ou de paisagens distantes. Você jamais poderá usar a GoPro para filmar a apresentação do seu filho na escola, por exemplo, pois o vídeo ficará péssimo, hehehe... 

Para tanto, é fundamental que você tenha uma filmadora "familiar", que é como chamamos a nossa JVC Everio GZ-HD40U, que tem 120Gb de memória interna.

Compramos esta filmadora também na B&H Photo Video em New York, nos EUA, em setembro de 2009, na mesma oportunidade em que compramos a Nikon D5000 - filho recém nascido, queríamos registrar tuuuuudo, kkkkkk...

Nós já tínhamos tido outras antes dela, sempre da marca JVC, que gostamos muito, e trocamos para ter mais memória interna - claro que, hoje em dia, já existem modelos muito mais modernos e, quanto mais memória interna, melhor!

Se você quer uma filmadora para registrar os bons momentos da sua família, é este tipo de câmera que deve adquirir. 

Para ver muitos videoclipes com imagens feitas exclusivamente com a JVC Everio GZ-HD40U, dê uma conferida no nosso canal no YouTubeSe você se inscrever no nosso canal, vai receber todos os novos vídeos que a gente postar por e-mail :)


Celular Samsung Note 2

Não está na foto acima, mas outra câmera que eu uso muito é a do meu celular Samsung Note 2, cujas fotografias ficam ótimas. 

Além disso, acho muito prático fotografar com o celular durante as viagens, e praticamente 90% das fotos que eu posto nas nossas redes sociais DURANTE as viagens são as que eu tiro com o celular. 

Se você olhar o meu Instagram, por exemplo, verá que quase todas as fotos postadas lá foram tiradas com o meu telefone - algumas poucas são da GoPro, que também é prático passar para o celular pelo App GoPro via wifi entre os 2 equipamentos, não sendo necessária conexão de internet para isso.   

Sem contar que sempre é divertido tirar fotos com o celular e poder "brincar" com elas usando os filtros do Instagram!



Câmera Sony NEX-5R

câmera Sony NEX-5R nós usamos bem pouco, por enquanto. Ela também já é bem antiguinha: foi comprada numa loja da Sony num outlet, não me recordo bem se foi em Atlantic City ou em Jersey Gardens, em 2012. Como estava abandonada, sem uso, na casa do meu pai, nós a "resgatamos" recentemente hehehehe...

Ela é uma máquina ótima, um "meio-termo" entre a Nikon D5000 que, como eu descrevi acima, é "profi" mas trambolhenta, e a minha Sony DSC-TX100V, que é uma snapshot super prática, pequenininha, que cabe no bolso, mas não tem tantos recursos. 

Acho que, se fosse para termos apenas uma máquina, teria que ser esta, que fica entre uma quase profissional (Nikon D5000) e uma super básica (Sony DSC-TX100V)

Ela, assim como as DSLR (Nikon D5000), admite que você troque as lentes (lentes intercambiáveis), permitindo 1001 possibilidades, desfocagens, etc. Também é uma máquina que exige um certo "estudo" para você aproveitar todas as suas potencialidades!

Em resumo, é uma máquina compacta que permite o uso de lentes e, portanto, lhe oferece muitas possibilidades, que a aproximam de uma máquina profissional. 


Fotos feitas com a Sony NEX-5R



Câmera Sony DSC-TX100V

Por último, não posso deixar de mencionar a minha máquina do coração, aquela que anda sempre na minha bolsa, que cabe no bolso de qualquer calça jeans, que liga/desliga rapidamente, permitindo que eu tire fotos de uma placa que passamos na estrada, por exemplo.

Essa máquina tem uma longa história, e já é a terceira idêntica que eu compro, como eu contei no post épico sobre os nossos perrengues

Contei mais sobre ela neste post que eu escrevi logo que comprei a primeira delas: nossa máquina fotográfica nova é um colosso!

Recomendo veementemente que você leve uma destas maquininhas nas suas viagens: é super prática, pequenininha, compacta...o tipo de equipamento para ser usado a todo momento, especialmente em ocasiões em que você não queira carregar uma máquina trambolhenta, grande, pesada, como numa trilha, por exemplo. 

Nós usamos muito esta máquina na Disney, onde é praticamente impossível fazer muitas poses ou usar um tripé. Usamos ela sempre que queremos tirar uma foto rápida da família na beira da estrada, como esta abaixo, em Meteora, na Grécia. 

Para fazer estas fotos familiares rápidas, quando a gente não está com paciência ou tempo para montar o tripé grande e usar a Nikon D5000, ela é ideal, pois pode ser usada com o mini tripé que você visualiza no item 6 da foto dos equipamentos

Eu tenho 4 (exagerada!!!) baterias para ela, para não correr o risco de ficar sem bateria, e vários cartões de memória! 

Também comprei o carregador de baterias que você visualiza no item 5 da foto dos equipamentos, pois ele não vem com a máquina (se você não tem esse carregador separado, para carregar a bateria, a própria máquina terá que ficar na tomada). 

Ela também é muito boa para fotos noturnas - veja que boa a qualidade desta foto abaixo, que eu tirei em Zagreb

Em resumo, é uma câmera bem simples, que você usa sem ter grande necessidade de conhecimentos técnicos, com foco automático e zoom, mas que sempre nos surpreende pela boa qualidade e colorido das fotos que conseguimos com ela. 

Fotos feitas com a Sony DSC-TX100V



Fotos feitas com a Nikon D5000







Fotos feitas com a Go Pro Hero 3 Black Edition





E aí, conseguimos ajudar você a escolher o equipamento ideal para a sua família?

Conte pra gente que câmeras você usa!

Veja mais fotografias das nossas viagens no Instagram, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Você também nos encontra aqui:


Share

Marlon Sandri Pegoraro

Comente este Post:

8 comentários:

  1. Post maravilhoso!! Eu comprei a GOPRO, mas ainda preciso comprar alguns acessórios e o que mais tenho dúvida é sobre a capacidade do cartão de memória. Como sou uma viajante de viagens curtas e uma fotógrafa muito amadora, será que o cartão de 32 G me atenderia bem? Vocês têm ideia de quantas fotografias cabem num cartão de 32 G?? É que acho o de 64 muito caro. Sou meio pão-dura....rsss.... Um abraço para vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana. Um cartão de 32Gb, dependendo da configuração da câmera, pode armazenar mais de 6 mil fotos. Leve em consideração que você irá filmar também, e isso ocupa bastante memória, principalmente porque trata-se de uma câmera de alta definição. Como suas viagens são "tiro curto", penso que um cartão de 32Gb pode sim, ser suficiente. Há, não esqueça que deve ser um cartão de CLASSE 10. ;)

      Excluir
  2. Marlon e Claudia,
    Muito legal este post (e o blog todo). :) Eu babo muito em todas as fotos e viagens que já fizeram. Quando tiver um filho, quero ter tantas fotos legais com ele, quanto vocês têm com o fofo do Felipe. :) Parabéns pela família linda! Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Caramba Claudia! Parabéns. Eu nunca conseguiria me acertar com tanta coisa Temos uma Sony HX100V e o iPhone5. Estamos pensando em fazer um upgrade da Sony para alguma câmera com formato RAW e lentes, claro. Já cogitei uma GoPro, mas só de pensar em tudo mais que tem que levar... Já o iPhone 5 acho que tem uma câmera super bacana, para ser câmera de celular e muitas das fotos das viagens estão sendo com ele!

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma sony Nex F3 e gosto muito. Apesar da própria Sony já ter uma outra (ou quem sabe outras) versões mais atualizadas, tb não penso em trocar a minha. A própria câmera já tem os recursos de desfoque de fundo ou de primeiro plano, panôrama em milhões de direções e até 3D (apesar de nunca ter usado). A parte ruim é que as lentes Sony são absurdamente mais caras que as Nikon e Canon, então a alternativa é comprar lentes dessas duas marcas e comprar um adaptador pra elas no ebay. Maria.

    ResponderExcluir