Menu

Trogir, uma jóia na Costa da Dalmácia - Croácia

Depois de conhecer Zadar e Sibenik, seguimos viagem para Trogir, uma jóia na Costa da Dalmácia

Como são todas cidadezinhas muito charmosas e pequeninhas, é possível visitá-las em daytrips a partir de Zadar ou de Split, em um único dia. Vimos muitos grupos de turistas, principalmente japoneses, fazendo isso. 

Dá tranquilamente para sair de Zadar e ir a Sibenik e Trogir, voltando para Zadar, num dia bem longo; ou então, sair de Split e ir até Trogir e depois Sibenik, voltando depois para Split. 

Quem vai de Zadar/Sibenik em direção a Trogir, tem vistas lindas da estrada, da cidade inteirinha, avistando Trogir de cima. Não sei se as vistas são bonitas assim para quem vai até lá desde Split...



vindo de Zadar, a vista de Trogir da estrada

Distâncias

De Zadar até Sibenik são 90Km; 

De Sibenik até Trogir são 46Km; e

De Trogir até Split são 28Km.

Como eu já contei nos respectivos postsZadar tem atrações incríveis e Sibenik dá aquela sensação de que dscobrimos um lugar ainda inalcançado pelo turismo de massas, mas, das 3, a minha preferida é Trogir, que foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1997:)



A cidade está situada em uma pequena ilha, no Mar Adriático, ligada ao continente por uma pequena ponte. 


pontezinha que liga a ilha onde fica Togir ao resto do continente

Como eu já havia contado sobre Sibenik, em Trogir a rodoviária também fica bem pertinho da entrada da Cidade Velha, facilitando muito a vida dos turistas!

Estacionamento

Nós estacionamos na porta de entrada da cidade velha, pagando 20 kunas por hora. 

O preço lá é bem mais alto do que as usuais 5 kunas/hora que pagávamos na maioria das cidades croatas, mas achei excelente poder estacionar o motorhome bem na porta de entrada do centro histórico - foram 60 Kunas muito bem empregadas! 



porta de entrada da Cidade Velha 


Falando nisso, assim como em Sibenik, em Trogir também são suficientes 3 horas para dar uma boa volta pela cidade inteira. 

Mas não se engane: você terá vontade de ficar  dias lá! 

Pontos turísticos

Na Old Town, os principais pontos turísticos são a Fortaleza Kamerlengo, construída pelos venezianos no extremo oeste da ilha, e a Catedral de São Lourenço.





Na Catedral, nós pagamos 25 kunas por pessoa, e o Lipe entrou de graça, com direito a subir na torre do sino da igreja, de 47 metros, para vistas incríveis da cidade e arredores!

Essa é, definitivamente, a atração imperdível da cidade. 



frio na barriga no alto da torre do sino da Catedral 






 vertigem






todo cuidado é pouco com os pequenos viajantes nesta escadaria!


Eu fiquei en-can-ta-da com o portal, construído em 1240, um dos primeiros exemplos de nudismo em esculturas na Dalmácia. 





Mas, como sempre, o que eu mais curti em Trogir foi passear por aquelas ruelas labirínticas, me perdendo a cada esquina. 

É o tipo de lugar onde você realmente não precisa de um mapa - a graça é justamente andar a esmo, pela ilha que é toda fortificada, dentro de muralhas medievais, com tudo branco, inclusive o calçamento! 









No caminho, você certamente encontrará inúmeros cafés aconchegantes, prédios históricos, arquitetura incrível e as infindáveis lojinhas de souvenirs...

Cada bequinho mais charmoso...lindo! E uma larga avenida à beira-mar para completar o cenário, que parece ter sido pensado e criado justamente para atrair hordas de turistas, há séculos atrás...o tipo de lugar onde você fica sonhando em morar quando se aposentar, sabe??? 







Você conheceu Trogir? Mande uma foto pra gente pelo Facebook!! 

No próximo postSplit, um dos lugares imperdíveis na Costa da Dalmácia - fique ligado!
roteiro de 34 dias pelos Bálcãs 

videoclipes da nossa viagem pela Eslovênia

Todos os posts sobre a Croácia

Todos os posts sobre a Eslovênia 

Todas as nossas postagens sobre viagens de motorhome.  

Postagens sobre os Bálcãs.















Veja mais fotografias desta viagem no Instagram @claudiarodriguespegoraro, nas hashtags #FelipenosBalcas ou #Felipeopequenoviajante

No Twitter, procure por @pequenoviajante. No Google+, você nos adiciona aqui.

Não esqueça também de curtir a fan page do Felipe, o pequeno viajante no Facebook para acompanhar as nossas aventuras! 

Assista todos os minifilmes desta viagem de motorhome pelos Bálcãs no Facebook. Os nossos vídeos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal! 

Você também nos encontra aqui:

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: