Menu

Bohinj, o lago "selvagem" da Eslovênia (e todas as comparações com Bled)

Quando estávamos planejando nossa viagem pela Eslovênia, sempre com tempo curto demais para ver tudo o que queríamos (oh, vida ingrata!), entre os 2 famosos lagos, escolhi Bled

Mas, lendo aqui e ali, só encontrava coisas maravilhosas sobre Bohinj, muiiiiita gente dizendo que era ainda mais lindo lá do que em Bled (pois é, como a velha disputa Gramado X Canela) e, olhando no mapa, percebi que Bohinj ficava apenas 23km a oeste de Bled!

Claro que não resistimos, né?!? Ainda bem! Eu não vou meter a minha colher na disputa de beleza Bled X Bohinj, mas, neste post, vou mostrar a vocês COMO É Bohinj, com muitas fotos e as nossas dicas de viagem. 



Como o Lago Bohinj fica num "beco sem saída", encravado no meio das lindas montanhas dos Alpes Julianos, é obrigatoriamente uma viagem de ida e outra de volta. De lá não dá para continuar viagem para lugar nenhum e, no caminho até lá, fica Bled. Então, é realmente muito prático visitar os 2 destinos de uma vez mesmo!


A única coisa que eu realmente não recomendo é fazer tudo em um único dia, numa daytrip a partir de Ljubljana, como muita gente faz, porque daí você não vai ver nada direito, vai ser uma correria só e você vai ficar frustrado, com vontade de voltar no dia seguinte!

Se você não tem muito tempo para uma volta maior pela Eslovênia (o que eu recomendo veementemente!), pelo menos programe dormir uma noite em Bled e seguir para Bohinj no dia seguinte. Depois de visitar Bohinj, então você poderá seguir viagem de volta para a capital.   

Saiba mais sobre Ljubljana nestes posts aqui:

Ljubljana: roteiro de 1 dia e os passeios imperdíveis na capital da Eslovênia





Para ler tudo o que nós escrevemos sobre Bled, clique nos links abaixo:



Camping Bled: hospedagem 5 estrelas num cenário de conto de fadas

de Ljubljana a Bled, conhecendo Skofja Loca e Radovljica no caminho





Agora que você já leu tudo sobre Bled, vamos falar um pouco de Bohinj? 

caminho entre Bled e Bohinj já é lindo, e dá pra ter uma ideia do que nos espera. 

Nos 23Km que separam um lago do outro, você vai percorrendo um vale glacial que é uma atração por si só, com inúmeras aldeias fofinhas no caminho!






Mas afinal, qual o lago mais bonito? Essa pergunta eu não vou responder: ambos são muito diferentes e complementares, tem que conhecer os 2!

Assim, ó: como você viu nos posts anteriores, Bled é aquela coisinha meiga, mega romântica, estilo cenário, tudo perfeitinho, a igrejinha na ilhota no meio do lago, o Castelo pendurado num penhasco acima do lago, os patinhos nadando...óinnnnn, dá pra morrer de fofura lá! 

Bohinj é mais "selvagem". Ok, não chega a ser selvagem, porque a Eslovênia é civilizada demais, primeiro mundo demais, para ser classificada como "selvagem", mas o Lago em Bohinj não tem construções ao redor, é todo completamente cercado de montanhas com os picos nevados e bosques, bosques muito verdes!




A água dos 2 lagos (tanto em Bled quanto em Bohinj) é completamente cristalina, daquele tom verde esmeralda que só os lagos e rios eslovenos têm!



Além disso, achei Bohinj um lugar mais "relax" (ainda) do que Bled. 

Explico: enquanto Bled tem uma cidade ao redor, restaurantes, lojinhas, atrações, muitos hotéis, além dos "imperdíveis" passeios ao Castelo, à igreja na ilha, etc, Bohinj não tem nenhuma atividade "obrigatória". É um lugar para chegar, sentar na margem do lago e babar. 



Aliás, para não dizer que não existe nenhum passeio, tem sim: a trilha até a Cachoeira Savica! Mas tanto não é "obrigatório" que nós não sentimos nenhuma obrigação de ir até lá, hehehhe...claro que é uma cachoeira linda, pelo que eu vi nas fotografias, mas é só mais uma cachoeira, e o lago é tão maravilhoso que eu preferi gastar o tempo disponível babando nas margens do lago do que fazendo uma trilha de 4Km pelo mato com 2 crianças a tiracolo. 

Se nós tivéssemos mais tempo e fôlego (já havíamos feito uma longa caminhada pelo Lago de Bled naquela manhã!), teríamos ido. Quando voltarmos à Eslovênia, iremos. Mas não é "imperdível", na minha opinião. 

Agora, se você quer mais atividades, a gente encontra: este site tem uma lista de 100 maneiras de curtir Bohinj, com infinitas opções, que vão de teleféricos a bungee jump, de trilhas e escaladas a visitas a aldeias. Atividade é o que não falta! (mas nenhuma delas é melhor do que sentar e babar no lago)





O que é imperdível em Bohinj, isso sim, é dar um passeio pela pequena vila Ribcev Laz, a pé ou de bike (o Fê, que estava conosco, alugou uma bike e curtiu muito o passeio), atravessar a linda ponte que vai até a igrejinha e, de novo, babar (não esqueça o babeiro!). 

A Igreja de São João Batista é super fotogênica, e fica ao norte da ponte de pedra, cruzando o rio Sava Bohinjka.

É possível alugar bike com cadeirinha para crianças. 






Estacionamento: € 2,20 para motorhome e € 1,50 para carros no parquímetro, por hora, com instruções em inglês :) 



Se você quer dicas de hotel e restaurante, vou deixar aqui o que eu havia pesquisado, mas não posso indicar um ou outro porque acabamos nem dormindo nem comendo lá, então não saberia dizer:

Hotel Jezero (mais caro)

Apartments Alpik (super bem recomendado)

Camping: Autokamp Zlatorog (endereço: Ukanc 2)

Restaurante: Gostilna Rupa (endereço: Srednja Vas 87)



A nossa única frustração foi não ter conseguido alugar um caiaque para dar umas remadas pelo lago, coisa que eu teria adorado fazer! 

Dizem que no verão é muito fácil e que os caiaques lotam o lago e chegam a se bater, mas em maio, quando estivemos lá, não foi nada fácil, nem em Bled, nem em Bohinj - os caiaques estavam todos guardados, fora d'água :(

Depois de muito passearmos pra lá e prá cá, molharmos os pés na água gélida do lago e tudo, e tirarmos 366 fotografias, era hora de dar tchauzinho, e foi com um grande aperto no coração que nos despedimos de Bohinj e voltamos até Bled, antes de seguirmos viagem para Kranjska Gora, 40km a noroeste de Bled




Você já esteve em Bohinj? Mande uma foto para gente pelo Facebook!!

No próximo post, nossa viagem de Kranjska Gora até Postojna, um colírio para os olhos - fique por aí!!

Leia mais


videoclipe da nossa viagem pela Eslovênia você assiste aqui

Ficou com vontade de saber mais sobre a Eslovênia? É só clicar aqui.  

Nosso roteiro de 34 dias pelos Bálcãs: aqui.  

Para saber como é e quanto custa viajar de motorhome pelo Leste Europeu, clique aqui.

Nosso "manual" de perguntas e respostas sobre aluguel de motorhome na Eslovênia/Croácia está aqui

Dicas para planejar uma viagem pelos Bálcãsaqui

Todas as nossas postagens sobre viagens de motorhome estão organizadas aqui

As postagens sobre os Bálcãs estão aqui.




Veja mais fotografias desta viagem no Instagram @claudiarodriguespegoraro, nas hashtags #FelipenosBalcas ou #Felipeopequenoviajante

No Twitter, procure por @pequenoviajante. No Google+, você nos adiciona aqui.

Não esqueça também de curtir a fan page do Felipe, o pequeno viajante no Facebook para acompanhar as nossas aventuras! 

Assista todos os minifilmes desta viagem de motorhome pelos Bálcãs no Facebook. Os nossos vídeos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal! 

Você também nos encontra aqui:

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

4 comentários:

  1. não quiseram subir no teleférico Vogel para ter uma vista da cidade? quando eu fui infelizmente estava chovendo demais, mas num dia de sol deve ser muito bonito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca dá tempo pra tudo, né Felipe?!? Minha maior frustração foi não ter dado uma "chegadinha" na Áustria!

      Excluir
  2. Estamos nessa de "pé na estrada" há uns 9 anos. Procuro montar o roteiro final da próxima viagem, após incansáveis incursões nos muuuuitos blogs ao nosso dispor. Confesso que não os conhecia, mas valeu tê-los conhecido. Seus comentários são bem pormenorizados o que, para quem está na fase de montagem, torna-se essencial os detalhes. Faço dessas viagens meu hobby. E na verdade, começo a viajar, já nesta fase (elaboração do roteiro e destino). Depois vem a viagem propriamente dita e ao cabo desta, inicio a fase de edição dos vários filmes realizados durante o período, fazendo com que a viagem feita, continue a circular por mais algum tempo na vêia... kkk. Depois é só por à disposição da Família e dos amigos interessados em assistir e assim, poder conhecer locais que, quem sabe possa despertar neles o interesse. Pretendemos fazer no roteiro de 30 dias (+/-); a Eslovenia, Austria, Hungria e Croácia nessa sequencia, voltando à Itália (Veneza) nosso ponto inicial. Dito isso pergunto; como vocês chegaram à Eslovênia? Foi tb via Itália (Roma)/Veneza/Trieste e desta de carro até Liubliana? Se foi diferente, nos conte, tá? Um abração a vocês e parabéns pelo bom gosto e conhecimento nas fotos dentre outras coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie,
      Voamos para Zagreb, pegamos um transfer até a cidadezinha eslovena onde alugamos o motorhome e de lá seguimos viagem de motorhome pela Eslovênia. Estivemos também em Trieste, contei todos os detalhes em posts aqui no blog, vai dando uma olhada que tu encontras tudo aqui! Abraço

      Excluir