Menu

Pacific Coast Highway: de Monterey até Carmel pela 17 Mile Drive

Nos últimos posts sobre a nossa viagem à Califórnia, contei sobre o que fizemos em Los Angeles e também relatei como foi a nossa viagem pela Pacific Coast Highway, de Santa Barbara até San Luis Obispo e Big Sur: roteiro, dicas e passeios

Ainda saiu a coletânea dos nossos melhores momentos em São Francisco - o videoclipe.

Agora, chegou a hora de contar do segundo trecho da nossa viagem pela lendária Highway 1: de Monterey até Carmel pela 17 Mile Drive. 


Se você quiser acompanhar toda a nossa viagem pela Califórnia, é só clicar aqui.  

Como comentei no post anterior, quando expliquei como é a viagem de Santa Barbara até Big Sur, passando por San Luis Obispo, nós fizemos esta viagem pelo litoral da Califórnia no sentido sul -> norte, ao contrário do que as pessoas normalmente recomendam.

Se você quiser saber a nossa opinião sobre esse assunto (se é melhor descer ou subir a costa, no trecho entre Los Angeles e São Francisco), dê uma olhada neste link, onde eu explico tudo bem direitinho. 

Veja também este videozinho que mostra bem direitinho como é essa famosa estrada costeira.

17 Mile Drive

O único trecho da viagem em que nós descemos do norte para o sul foi justamente na 17 Mile Drive

Explico: na nossa terceira noite na região, decidimos seguir direto até Monterey, onde queríamos passar o Ano Novo, pela estrada "de dentro", passando reto por Carmel, para então voltar até lá no dia seguinte, com calma, pela 17 Mile Drive e, depois, subir novamente até Monterey -> São Francisco pela estrada "de dentro", que é uma highway em que você leva poucos minutos para ir de uma cidade à outra, enquanto que, pela 17 Mile Drive, contornando o litoral, você pode levar HORAS curtindo as paisagens lindíssimas. 

Deu para entender?  


campos de golfe à beira mar na 17 Mile Drive

Roteiro

Já coloquei no último post como foi o nosso roteiro na região, mas não custa repetir para quem ainda não leu lá: 

Los Angeles - Santa Monica - Malibu Beach - Oxnard - Ventura Beach - Santa Barbara (1º dia/noite) - Montecito - Santa Ynez - Solvang - Guadalupe - Pismo Beach - San Luis Obispo (2º dia/noite) - Morro Bay - Cambria - Hearst Castle (San Simeon) - Point Piedras Blancas - Big Sur - Monterey (3º dia/noite) - Carmel - São Francisco (4º dia/noite). 

Veja também aqui o mapa do nosso roteiro no Roadtrippers



Monterey

Vindos de Big Sur, chegamos em Monterey à noite, em plena véspera de Ano Novo, super cansados, depois de passear o dia todo por paisagens fenomenais. 

Foi difícil encontrar um lugar para jantar, porque os poucos lugares que estavam abertos para o Ano Novo estavam lotados e precisava reserva. 

Acabamos encontrando o Chilli's, e tava muito bom: o Peg comeu fajitas e eu um salmão delicioso! U$ 48, com gorjeta.





Depois, a meta seguinte era encontrar um camping, pois queríamos tomar um banho decente para passar a virada do ano "limpinhos" kkkk...

Perguntando aqui e ali, descobrimos que havia um bom camping, o Marina Dunes RV Park, poucas milhas ao norte de Monterey, quase na Highway 1, na praia de Marina Beach. Banho ótimo e internet boa.

Pena que estava lotado e não conseguimos vaga com água e eletricidade, então nos enfiamos numa vaga de barracas kkkkk...como foi "late arrival", ninguém nos impediu!!! U$ 36 - achei caro para ser sem eletricidade...

Ficamos até 1 da manhã na sala de convivência os 3, o Lipe dormindo no sofá e a gente tomando café - assim foi nosso ano novo!!!



Saímos no 1º dia de 2014 direto para o playground do Dennis, o Pimentinha (The Menace, em inglês), que fica em Monterey. Achei meio fraco :(

Claro que o Lipe curtiu, mas o playground em si não tem nada demais, achei até que os brinquedos estavam um pouco decadentes, estragados, sei lá...eu esperava mais, acho...

Recomendo a visita, até porque é de graça, mas não vá esperando grande coisa, que aí você não se decepciona ;)





Depois fomos na Old Fisherman's Wharf e no Path of History

Almoçamos um ótimo clam chowder por lá mesmo - os chowders de Monterey são famosos, porque os frutos do mar lá são fresquíssimos! 



E o pier de Old Fisherman's Wharf também é super bonito, com muitos restaurantes, cafés, passeios para avistar baleias e algumas lojinhas:









Seguimos então para Cannery Row, onde ficam as antigas fábricas de peixes enlatados. 

É um lugar bem peculiar, que vale a pena conhecer, com aquelas passarelas sobre a rua:






Bem pertinho de Cannery Row fica o Monterey Bay Aquarium.

Para ver o aquário, você precisa de, no mínimo dos mínimos, 2hs. É um aquário imenso, reconhecido internacionalmente e super child friendly, cheio de áreas especiais para crianças, principalmente na Splash Zone

Dá para tocar em arraias, ouriços e outros animais e algas. A área que eu mais gostei foi Jellies - dá pra ficar horas assistindo o balé daquelas águas vivas incríveis! 

Tem loja, livraria, restaurante, banheiros e free wifi!

Como a gente tem dezenas de fotos incríveis de lá, vou deixar para dar mais dicas e contar todos os detalhes da nossa visita ao aquário no próximo post

17 Mile Drive

Saímos do aquário e fomos direto para a 17 Mile Drive, uma estrada dentro de um condomínio fechado cheio de campos de golfe que contorna o litoral, onde moram os ricos e famosos da região, na Pebble Beach.

Entramos pelo portão de Pacific Grove, pertinho de Monterey, mas também é possível entrar pelo portão de Carmel, e fazer o trecho no sentido contrário.



Como existem várias estradinhas dentro do condomínio, e não uma só, preste atenção para circular sempre pela 17 Mile Drive, que é a estrada bonita, que vai costeando o mar, onde ficam as atrações - eles entregam um mapinha na guarita da entrada, onde estão devidamente identificados os pontos turísticos da estrada!

Custa U$ 9,75, e é engraçado ver como os milionários deram um jeito de fazer com que nós, turistas, pagássemos as contas do condomínio e a manutenção dos campos de golfe deles!!!

É muito fácil de parar e estacionar em qualquer parte da estrada, e existem inúmeros mirantes com estacionamento. 

A atração mais interessante do caminho todo, na minha opinião, é o Cipreste Solitário, que está aguentando o tranco num promontório rochoso há mais de 250 anos!






Carmel

Chegando em Carmel, no final da 17 Mile Drive (ou no começo, se você optar por fazer o passeio saindo de lá!), estacionamos no centro e fui caminhar pela cidade toda, porque esse é o único jeito de conhecê-la...em 2hs!

Acho que é o lugar mais charmoso dos EUA, uma mistura de Toscana com o sul da França, com menos alguns séculos de idade, é claro!



A praia da cidade é a mais bonita de todas as que eu vi na região; a vegetação, cheia de ciprestes, é linda; as casinhas, não muito grandes, são de um bom gosto e refinamento raros de ver nos EUA; os restaurantes e lojinhas são aconchegantes...enfim, não há nada que pudesse ser melhorado, o lugar é um cenário, perfeito.

Na praia, eu (e a torcida do Flamengo, que estava toda lá) vi baleias - bem pertinho da areia! Não sei se eram as baleias cinza ou humpback, porque não sou conhecedora, mas sei que era uma dessas espécies porque são essas as que costumam dar as caras por aqui...



O único senão são os bandos de turistas :-( (como nós!). Pela quantidade, japoneses, chineses, americanos, brasileiros, argentinos, alemães e franceses.

Para caminhar pela cidade toda, sem correria, planeje passar pelo menos 2hs na cidade. Se tiver tempo, fique um mês, kkkkkk...

De Carmel, seguimos direto para São Francisco, passando reto por Monterey desta vez - mas isso já é outra história...que eu vou seguir contando nos próximos posts!!









Quantos dias?

Também já comentei no outro post que, na nossa opinião, o ideal para fazer essa viagem, incluindo LA e SFo, é no mínimo 10 dias

No nosso caso, foram 4 dias inteiros entre Los Angeles e São Francisco, só na estrada, mais 2 dias inteiros em Los Angeles e 3 dias inteirinhos em São Francisco - e isso porque eu já tinha estado 2 vezes em Los Angeles e 1 vez em São Francisco e já conhecia muitos dos lugares no nosso caminho, senão eu teria ficado ainda mais tempo nessa região. 

Você já viajou pela Pacific Coast Highway? Foi até Monterey e Carmel?? Tem alguma dica especial para os nossos leitores? Deixe aqui a sua recomendação! 

Próximas paradas: Hearst Castle, Monterey Bay Aquarium e São Francisco - fique por aí!!

Old Fisherman's Wharf 

Leia também

Os posts sobre a nossa viagem de motorhome pelo Sudoeste Americano (Nevada, Utah e Arizona), com muitos parques nacionais no caminho, estão aqui

As nossas postagens sobre viagens de motorhome estão organizadas aqui.

Disneyland e Disney California Adventure: como visitar os parques da Disney na Califórnia

Post sobre o parque Disney Califórnia Adventure - roteiro e melhores atrações

Post sobre o parque Disneyland - roteiro e melhores atrações

Para ler todos os nossos posts sobre a Disney, veja aqui


17 Mile Drive

Assista todos os minifilmes desta nossa aventura de motorhome pelos EUA no Facebook. Os videoclipes você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal!

Veja mais fotografias desta viagem no Instagram @claudiarodriguespegoraro, nas hashtags #Lipenamotorhometrip ou #felipeopequenoviajante.

No Twitter, procure por @pequenoviajante. No Google+, você nos adiciona aqui

Não esqueça também de curtir a fan page do Felipe, o pequeno viajante no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Você também nos encontra aqui:


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: