Menu

Planejando uma viagem de motorhome pelo Leste Europeu #FelipenosBalcas

Quando se fala em Leste Europeu, logo as pessoas pensam na Rússia (Moscou, São Petersburgo), Polônia (Cracóvia, Varsóvia), República Tcheca (Praga), Hungria (Budapeste), ou mesmo Eslováquia (Bratislava) ou Estônia (Tallin). 

Dificilmente lembram da Sérvia, Kosovo, Macedônia, Albânia, Montenegro, Bósnia & Herzegovina, Eslovênia ou mesmo da Croácia, que aos pouquinhos está ficando mais conhecida por estas bandas. 

Eu também pensava um pouco assim - tanto que conheci todos os países do primeiro parágrafo, e ainda devia a mim mesma todos do segundo. 

Pois é, há muito tempo que eu sonho conhecer a região dos Bálcãs, antiga Iugoslávia, situada no Leste Europeu, onde ficam todos esses lugares sobre os quais a maioria das informações que nós temos são dos conflitos da década de 90

Algumas das regiões mais desconhecidas do mundo, para nós, ainda são a América Central, a Ásia Central, a África e os Bálcãs, tudo isso na nossa #wishlist. E é para lá que nós vamos! \o/



Como se deslocar na região?

Como eu disse, essa viagem vem sendo sonhada e planejada há muito tempo. 

Inicialmente, as nossas dúvidas principais eram se seria bom ir de motorhome ou de carro; se seria possível passar tantas fronteiras com um mesmo veículo; e se daria tempo de fazer a volta completa na região no tempo de que dispúnhamos...

Mas, depois da nossa última viagem de motorhome, pelos Estados Unidos, ficamos tãoooo, mas tãooooo apaixonados, que, assim que a minha amiga Paloma Varón, que mora na Eslovênia, confirmou para mim que sim, era possível cruzar todas as fronteiras de motorhome, deixamos todas as outras dúvidas de lado e tomamos a nossa decisão: iríamos de motorhome, custasse o que custasse!

Nós já viajamos em todos os meios de transporte possível, até em lombo de camelo, inclusive com o Lipe, e, a caminho da nossa terceira grande aventura de motorhome pelo mundo, não temos nenhuma dúvida de que não há nada mais legal, na vida, do que viajar assim com a família!

Jamais pensei em usar transporte público nessa viagem pelos Bálcãs. O meu sonho é com uma viagem pelo interior, conhecendo o miolo dos países, o povo, a gente, a comida, os cheiros, os lugares e paisagens que o turista "regular" não conhece. Quero parar a cada quilômetro, para curtir aquelas paisagens maravilhosas que eu vejo nas fotografias de lá. E não dá para fazer uma viagem assim usando trem ou ônibus. 

A nossa outra opção seria alugar um carro - mas isso sim seria complicado, já que, aparentemente, as locadoras de automóveis complicam a sua vida se você quiser ir para a Albânia, Kosovo ou Sérvia com carros alugados. 


Update: se você quer saber como é viajar pela Europa de motorhome, leia este postAdria Holidays: alugando um motorhome na Europa - perguntas e respostas.

Roteiro: 

Tomada a decisão peremptória de fazer a viagem de motorhome, precisávamos definir um roteiro e, depois de muito estudar e ler tudo o que encontrei sobre a região, acabamos montando um planejamento em que, com muita dor no coração, deixamos a Bulgária e a Romênia para uma outra viagem, e incluímos o Kosovo e a Sérvia, por onde voltaremos para a Croácia.

Será um bom motivo para voltarmos logo à região, já que Sofia, o Monastério Rila e Veliko Tarnovo seguem na nossa lista búlgara, enquanto que, na Romênia, eu vou continuar sonhando com Bucareste, Brasov, Sibiu e Sighisoara :( 

Serão 35 dias viajando por 8 países

Se quiséssemos apenas colocar um pé em cada país da região e riscarmos as capitais da nossa listinha, seria tempo suficiente. Mas, como não é isso o que queremos, e inclusive nem visitaremos algumas capitais, os 35 dias acabaram se revelando pouco, muito pouco tempo, como sempre! :( 

No roteiro, estão, pela ordem: Eslovênia, Croácia, Bósnia & Herzegovina, Montenegro, Albânia, Macedônia, Kosovo e Sérvia. 

Se você visualizar no mapa, faremos um círculo, começando e terminando em Zagreb, capital da Croácia. 

No próximo post, vou detalhar todo o roteiro que planejamos para esta viagem, mas a ideia, nesta primeira postagem da série #FelipenosBalcas, é contar um pouco do nosso planejamento, para tentar ajudar quem pretende fazer uma viagem de motorhome pelos Bálcãs. 



Voos: TAP Air Portugal (compramos pela Decolar)

Na época em que decidimos comprar as nossas passagens aéreas, a Qatar Airways estava fazendo uma promoção, mas os preços estavam praticamente iguais aos da TAP, só que com horários e conexões muito piores. 

Tem que ter cuidado com essas promoções - tem gente que se empolga e esquece de checar a concorrência! 

Achei o preço salgadíssimo, mas, depois de muito esperar por uma boa promoção, foi o melhor que encontramos - infelizmente, saindo de Porto Alegre, os preços encarecem muito :-(


Ida:           

Porto Alegre 20:40 - 11:25 Lisboa
Lisboa 14:30 - 18:10 Zurique - pena que não podia fazer stopover 😏
Zurique 20:05 - 21:25 Zagreb

Volta:          


Zagreb 11:30 - 13:55 Lisboa
Lisboa 10:30 - 17:45 Porto Alegre


Milhas: 

O programa de milhagem da TAP é o Victoria, que faz parte da Star Alliance


Hotéis:

Como nós chegaremos em Zagreb, capital da Croácia, de noite, e só pegaremos o motorhome em Novo Mesto, na Eslovênia, no dia seguinte, precisávamos conseguir um lugar BBB para ficar em Zagreb. 

Na hora de voltar, a mesma coisa - devolveremos o motorhome em Novo Mesto (cidadezinha eslovena quase na fronteira com a Croácia, a meio caminho entre Ljubljana e Zagreb) e voltaremos para Zagreb, para ficar mais 2 dias na capital croata. 

Então, precisávamos de uma hospedagem BBB em Zagreb para 3 noites - e encontramos exatamente o que queríamos: The Brit Hostel, um albergue com uma cara ótima, localizado bem no centro da cidade!!!

Em Portugal, a mesma coisa: como vocês já viram, nosso voo de volta tem uma "paradinha" (stopover) gratuita em Lisboa, e optamos, é claro, por passar uma noite lá, porque passar um dia passeando pelas ruas de Lisboa é sempre uma delícia. 

Já fiz isso outras vezes, e foi assim que acabei conhecendo super bem a capital portuguesa, só nessas várias paradinhas gratuitas que a TAP permite :-)

Desta vez, a intenção é visitarmos o Oceanário de Lisboa, que todo mundo garante ser fenomenal e nós ainda não conhecemos! 



Sendo assim, precisávamos de outra hospedagem BBB, desta vez em Lisboa, e também encontramos um albergue que parece perfeito, super bem localizado, a poucos metros da Praça Marquês de Pombal: o Lisboa Central Hostel


Eles vão nos dar a hospedagem como cortesia e na volta nós contaremos a vocês tudo sobre esses hostels, que parecem ser lugares ideais (e baratíssimos!) para se hospedar em Lisboa e em Zagreb! 

Eu estou super empolgada, porque ADORO ficar em hostels!!!

A quem nunca se hospedou em albergue, #ficaadica: é um tipo de hospedagem bem diferente, divertida, conhecemos um monte de gente do mundo todo, batemos papo, trocamos dicas, confraternizamos, fazemos refeições juntos, sempre tem alguma programação interessante rolando, o pessoal que se hospeda em albergues socializa muito...enfim, é uma experiência completamente diferente da de se hospedar em um hotel! 

Recomendo, experimente!


Motorhome: Adria Holidays

A dica da Adria Holidays foi da minha amiga Paloma Varón. Depois de pesquisar um pouco, vi que não tinha mesmo outra opção: a Adria Holidays é, até onde eu entendi, a equivalente da Cruise America nos Bálcãs - a maior empresa de aluguel de motorhomes na região, e a mais confiável e com preços mais competitivos. 

Depois de muito indagar (quanto mais a gente aprende sobre o negócio, mais cricri ficamos!), acabamos fechando negócio, e o melhor de tudo: ganhamos um bom desconto em troca de contar tudo aqui para vocês! Bacana, né? 

Isso significa que vocês verão muito a hashtag #ap nas fotografias desta viagem no Instagram, no Twitter e na nossa fan page no Facebook - quer dizer que a nossa viagem foi "apoiada" pela Adria Holidays

Chique, hein, hein?!?!

O modelo que nós alugamos é o menor e mais econômico, veja todos os detalhes aqui. Serão 30 dias e noites de muitas aventuras pelos Bálcãs, e queremos que vocês nos acompanhem! Vamos??



Vistos: 

Não são necessários para nenhum dos países que pretendemos visitar. O único país que até pouco tempo atrás ainda exigia visto para brasileiros era a Sérvia, mas lá também já foram abolidos os vistos, veja aqui. Leia mais aqui

Se você tiver algum problema na Sérvia em função do visto, o telefone da Embaixada do Brasil em Belgrado é +381 65 323 9787.



Guia para roteiro: Lonely Planet Eastern Europe

Preços combustíveis: veja em Fuel Prices Europe.


Temperaturas: (maio) veja outras médias aqui.

Dubrovnik: entre 11 e 21, média de 16C
Tirana: entre 13 e 23, média de 18C
Ljubljana: entre 8 e 20, média de 14C
Belgrado (junho): entre 14 e 24, média de 19C


Seguro: VISA


Cotações/moedas:

Albânia: 1 Euro=140.19Lekë

Bósnia: 1 Euro=1.96KM (Marco)

Croácia: 1 Euro=7.60KN (Kuna)

Macedônia: 1 Euro=61.27MKD (Denar)

Sérvia: 1 Euro=112.03DIN (Dinar)

Eslovênia, Kosovo e Montenegro: Euro

1 Euro = U$ 1.38


Barcos na Croácia:





Blogs que eu recomendo: 

Balcanicas
Africatrip2011
Andarilhos do Mundo
Descobrimento da América
Saí por aí
Viaje Aqui
Uma brasileira na Eslovênia
Jonas Schwertner
Dri Everywhere
ABC de férias
Viaje Tati e Fede
 (esse detalha uma viagem de motorhome de um casal, com um roteiro muito parecido com o nosso, muito bom!)

Free campings: (todos surrupiados do blog Viaje Tati e Fede)


Sibenik, Croácia - estacionamento a 5 min do centro: N43º44´34 E15º53´06"

Trogir, Croácia - estacionamento: N 43º 31´03" E 16º 14"36"

Stari Grad, em Hvar, Croácia: N43º11´13" E16º 35´13"

Mostar, Bósnia: estacionamento do hospital, a 10 min de caminhada do centro

Dubrovnik: estacionamento do porto a 3Km do centro

Berat: rua no centro com vista das "1000 janelas"

Belgrado, Sérvia: Praça da República ou "al lado del centro comercial Home Center y en su parte más visible hay un cartel que pone Gorenje, se pasa al lado de una vía férrea y casi bajo un puente por donde pasa el tren. Hay un cartel diminuto de algo que se asemeja a una autocaravana. Pregunte al seguridad y el me ha dicho que sin problemas, que más adentro hay una especie de centro con muchas tiendas diseminadas, pero que estamos tan seguros dentro como fuera, que aquí no se paga y es un sitio vigilado por el guarda del centro. Al lado está la estación donde paran los autobuses y el 35 o 23 te deja en el mismo centro de Belgrado, los tickets se compran en los carrillos de revistas." N 44º47'51'' - E 20º26'32''


Agradecimentos:

Agradeço as dicas dos amigos viajantes Henrique Bente, Paloma Varón, Camila Laclau, Adriana Miller...desculpem se esqueci alguém e, principalmente, aos acima citados pela imensa apurrinhação! Beijos pra vocês!

Você já esteve nos Bálcãs? Tem alguma dica especial para nós? Deixe aqui a sua recomendação! 

Então...vamos para os Bálcãs??? No próximo post, o nosso roteiro bem detalhadinho, para que vocês possam viajar com a gente, dia a dia 😃



Veja fotografias desta viagem no Instagram @claudiarodriguespegoraro em  #FelipenosBalcas ou em #Felipeopequenoviajante.

No Twitter, procure por @pequenoviajante.

Não esqueça também de curtir a fan page do Felipe, o pequeno viajante no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os minifilmes desta nossa viagem de motorhome pelos Bálcãs no Facebook. Os videoclipes você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal!

Para ler mais, todas as nossas postagens sobre viagens de motorhome estão organizadas aqui. As postagens sobre os Bálcãs estão organizadas aqui

Você também nos encontra aqui:



Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

14 comentários:

  1. Claudia, ainda dá tempo de recomendar um blog? rs O Thiago é brasileiro mas mora na Sérvia e escreve um blog muito bom, cheeeio de dicas. http://www.bemvindoaservia.com/

    ResponderExcluir
  2. Vixe!!!!!!!!
    Muita informação, fiquei tonto! Mas vou perguntando a cada dia mais um pouquinho, se assim me permitires.

    Quantos Km vcs irão percorrer? Como ficou o seguro do motorhome? O MH de vcs será um Twiin 640? O contato com eles foi por email?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evanio,

      Dá uma olhadinha neste link, todas as informações sobre essa viagem estão aqui nestes posts, tudo bem detalhadinho :)

      http://felipeopequenoviajante.blogspot.com.br/search/label/B%C3%A1lc%C3%A3s

      O seguro é incluído no valor do aluguel, e o contato foi por e-mail.

      Excluir
  3. Uau, Claudia! Fico admirada com tanta organização! Acho que eu não saberia nem por onde começar!
    Nunca estive nos Bálcãs, mas já fui ao oceanário de Lisboa e achei muito legal. Queria voltar lá com o Theo!
    E depois ainda comi um bacalhau delicioso no shopping (!) que fica ali pertinho.

    Bjs! Boa viagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karlinhaaaa, lembrei de ti! Comi um bacalhau delicioso no shopping tb! Será que era o "teu"?

      Excluir
  4. Ahhh queria tanto q meu marido se empolgasse e embarcasse em uma dessas comigo, planejamento etc e tal. Ele até gosta de viajar, mas tem q ser tudo mastigadinho sabe? Aí desanima... acompanhei toda a viagem de vcs, aliás, vc ja deve saber sou fã da sua família! Beijos no pequeno viajante!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não desanima, Gerliane! Aqui em casa a "roteirista" tb sou eu, tudo mastigadinho para "eles" kkkkk

      Excluir
  5. Gente...to aqui ate emocionada... Sou Tatiana, que escrevi num blog que voces recomendaram: viaje tati e fede!!!!! Ja viajamos muito por europa, normalemnte escrevo no blog em "portunhol", porque sou aqui do sul do brasil e meu marido eh argentino. Mas a 11 anos vivemos em Mallorca, na Espanha....Se algum dia necessitam algo, aqui estamos!!!! Fico feliz em poder ajudar um pouquinho na viaje de voces... Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati, tu ajudou muitíssimo na nossa viagem, eu li todo o teu blog!!!!
      Quando formos para a Escandinávia de motorhome vou te procurar de novo!
      Bjos

      Excluir
  6. Claudia, estou encantada com o relato minuncioso de tudo. A Eslovênia será meu próximo destino na primavera. Como teremos uma pequena viajante conosco (nossa filha de 1 ano e meio, Helena), preciso de dicas de alimentação por lá e lugares para comer que atendam a fofucha. Você pode me ajudar? Vou fazer exatamente o mesmo roteiro que você fez, sendo que em Bohinj vou visitar a slap savica. Minha idéia é alugar um carro na capital Ljubljana e fazer tudo de carro a partir dali.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Carolina! Vocês não vão ter nenhum problema em encontrar comidinhas para a pequena nos restaurantes da Eslovênia! É tudo muito europeu, muita comida italiana, sempre tem um bifinho, uma massinha, purê de batatas...tu viu nos posts da Eslovênia as refeições que nós fizemos por lá? Comida bem comum...e ademais, vocês sempre podem ir nos hipermercados (coloquei o nome das melhores redes num dos posts) e comprar bolachinhas, frutas...vai ser demais, que lugar linnnnndo que é a Eslovênia!
      Beijos

      Excluir
  7. Olá gente, tudo bem? Preciso de uma força, pois gostaria de alugar um motorhome na Rússia no período da Copa do Mundo - o que pode indicar para a gente? O meu email é o gb_marques@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei de empresas na Rússia - talvez a McRent, que é bem grande na Europa, tenha filiais lá. Também podes olhar a possibilidade de alugar em outro país ali perto, como Polônia, por exemplo. Boa sorte!

      Excluir