Menu

Buraco das Araras - você já visitou uma "dolina"?

Foi unânime: o passeio que mais nos surpreendeu na nossa viagem a Bonito em março/2014 foi a visitação ao Buraco das Araras que, na verdade, não fica em Bonito, mas sim em Jardim MS, cidade vizinha. 

Sabe aquelas atrações sobre as quais você ouve todo mundo falar bem mas fica pensando "que chatice deve ser isso"? Pois é, estávamos nessa. 

A nossa programação naquele dia era irmos de manhã cedo ao Buraco das Araras e, de lá, seguirmos para a flutuação no Rio da Prata, que é bem ali pertinho, passeio esse sim para o qual estávamos super empolgados - mas...se empolgar para ir ver umas araras num buraco?



Perdoem a nossa ignorância, mas eu nunca tinha ouvido falar na expressão "dolina" e, araras por araras, já tínhamos visto muitas, inclusive numa viagem há não muito tempo para Foz do Iguaçu, quando fomos ao Parque das Aves, veja aqui

Fomos mais por insistência do pessoal da H2O Ecoturismo, nossa agência de viagens em Bonito, que fez o roteiro para nós e garantiu que não os arrependeríamos deste passeio. 

E não é que eles estavam certíssimos??? 

Foi a melhor surpresa da viagem! Ficamos en-can-ta-dos com a visitação ao Buraco das Araras! Essa dolina, que é a segunda maior do mundo, é uma visita obrigatória para quem vai a Bonito (e todo brasileiro deveria ir lá uma vez na vida, pelo menos!).

Quer saber porque, afinal, gostamos tanto deste lugar???

Já explico!

Primeiro, vou te contar como chegar lá:

É muito fácil, na verdade. 

O Buraco das Araras fica a 54km de Bonito, no Município de Jardim. A estrada está sendo asfaltada, mas mais da metade ainda é de terra (em março de 2014). Vão se alternando trechos de terra e outros asfaltados. O ideal é sair com pelo menos 1 hora de antecedência - eles recomendam 1h30min.



É só seguir a linha vermelha no mapa do Henrique (o mapa perfeito de Bonito que a H2O Ecoturismo nos forneceu), saindo da cidade passando pela praça principal. 

Você vai rodar 45Km até chegar numa rotatória (trevo), quando vai dobrar à esquerda e seguir por mais 7Km. No Km 52 você entra à direita e chegará, depois de mais 2Km, ao Buraco.  

Tudo muito bem sinalizado e fácil de encontrar - não se preocupe, não tem erro!



Para o mesmo lado do Buraco das Araras, ficam a Lagoa Misteriosa e o Rio da Prata - então o ideal é conciliar pelo menos 2 desses passeios no mesmo dia, talvez até os 3, se você tiver energia para tanto!



Nós fizemos o Buraco das Araras e a flutuação do Rio da Prata no mesmo dia e foi perfeito, super tranquilo, recomendo muito!



Eu não saberia dizer se é possível fazer os 3 passeios no mesmo dia, em função do tempo. Infelizmente, a Lagoa Misteriosa é um passeio sazonal, o único atrativo de Bonito que fecha em uma determinada época do ano em função da reprodução de algas, e ela estava fechada bem quando estivemos lá - foi a maior frustração da nossa viagem e eu jurei a mim mesma que volto a Bonito logo, logo, nem que seja só pra mergulhar na lagoa!


Nosso horário era as 8h30min (e a flutuação no Rio da Prata era as 11hs). O recomendado era sairmos de Bonito as 7hs, mas esticamos o café da manhã e acabamos saindo quase 7h30min. Foi tranquilo e pouco antes das 8h30min chegamos lá. 

Logo na chegada na sede, 2 enormes estátuas de araras apelam pra gente tirar uma foto daquelas bem turistona!

 é CLARO que nós não resistimos à foto jacu com as araronas fake na entrada, né?!?!

#quemresiste?

E ainda tem redário, bar, lojinha, banheiros limpos, internet - tudo de bom nesse passeio que, além de tudo, é dos mais baratos de Bonito! Confira o preço aqui

Além de tudo isso, vários painéis explicativos:




monitor/guia já estava a postos nos esperando quando chegamos, super atencioso, as meninas que trabalham lá na recepção também. Recomendaram que a gente passasse bastante repelente e um pouco de protetor solar

Além disso, nos ofereceram chapéus de palha emprestados, já que não tínhamos levado boné - gostei tanto do chapelão que quase fui embora com um deles na cabeça kkkkkkk #mico

Também é uma boa ideia levar uma garrafa grande de água mineral, já que é uma boa caminhadinha para chegar aos mirantes e pode fazer bastante calor!






Você pode deixar tudo o que não vai precisar levar na trilha dentro do carro no estacionamento, que é bem seguro - nós só levamos água e máquinas fotográficas!



Normalmente, na alta temporada, os grupos são um pouco maiores, mas neste dia éramos só nós dois com o monitor, e lá fomos nós mato adentro num tour VIP até o primeiro mirante da dolina. 



Mas, afinal, o que é uma "dolina"??? A expressão significa poço, sumidouro, buraco - veja mais explicações geológicas aqui






Muitos e muitos casais de ararinhas vermelhas chamam essa dolina de sua, então, além de conhecer a famosa dolina (o buraco em si), você ainda vai enlouquecer com a quantidade de araras e tucanos que vai ver lá!

E porque nós nos surpreendemos tanto com o passeio? 

Primeiro, porque eu achava que veria um buraco cheio de araras - ora, não é um simples buraco, é uma formação geológica incrível, diferente de tudo que eu já vi na vida, um troço que eu nem imaginava que existia. 



As paredes de arenito, onde as araras gostam de fazer seus ninhos, têm cerca de 100 metros de altura (essa é a profundidade da dolina de Jardim) e o diâmetro do buraco chega a 160 metros!!! 



Segundo, porque ver os animais voando soltos, livres, na natureza, é completamente diferente de vê-los num parque, ou num zoológico.  

Nós vimos mais de 30 araras e muitoooooooos tucanos!

Eu nem sabia que tucanos voavam assim!!! A gente sempre os vê em zoológicos e nem lembra que eles voam como passarinhos, mesmo com aquele bico que parece tão pesadão e nada aerodinâmico!!!

E os gritos?? Até os sons que os animais emitem, quando livres, são completamente diferentes dos que a gente ouve em zoológicos! É emocionante...





O nosso monitor, cujo nome eu infelizmente esqueci, era sensacional, um cara tão apaixonado pelo trabalho que faz e pelos pássaros que acho que ele tirou mais fotografias dos animais do que nós - muito legal!

Depois de dezenas de fotos e muitos "ahhhhhs" e "oooooohs", a gente continua pela trilha até o segundo mirante, onde fazemos uma nova parada e o guia explica tuuuuuuudo sobre os pássaros e sobre a história da dolina e da fazenda onde ela se localiza, que hoje é uma RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural.  


Durante a caminhada, o guia também vai explicando tudo o que vemos pelo caminho, apontando árvores nativas, frutas exóticas, animais da região...






O passeio dura mais ou menos 1 hora e a caminhada contorna toda a dolina, como expliquei, com paradas nos 2 mirantes e tempo suficiente para muitas fotos, contemplação e encantamento com os rasantes das aves!




Infelizmente, não é um passeio para crianças pequenas: a idade mínima é 7 anos.

O que levar nesse passeio: tênis, repelente, protetor solar, dinheiro, máquina fotográfica, roupa leve, água mineral e boné. 

Para saber mais sobre o Buraco das Araras, leia aqui

Você conhece o Buraco das Araras? Ficou tão maravilhado quanto nós?? Conte pra gente!


* Visitamos o Buraco das Araras a convite da empresa e da agência de viagens H2O, que foi nossa parceira nesta viagem. 


Se você se interessou por este passeio e quer saber mais detalhes, e o preço dele, clique aqui.

Como já expliquei em detalhes no primeiro post desta série sobre Bonito, os preços são tabelados e você só pode fazer os passeios através de uma agência de viagens, que emitirá o seu voucher digital. Nós recomendamos muito a H2O Ecoturismo, que apoiou a nossa viagem e nos prestou um ótimo serviço :-)
Veja aqui mais alguns vídeos de nossas aventuras por Bonito:
https://www.youtube.com/watch?v=DnJU4UZe5Q4
https://www.youtube.com/watch?v=cUqK_NLlYps



Confira as tarifas reserve sua estadia em Bonito:



Leia também:



Para ler mais, todas as nossas postagens sobre Bonito estão organizadas aqui.

Veja as nossas fotografias desta viagem no Instagram @claudiarodriguespegoraro, nas hashtags #PVemBonito ou #felipeopequenoviajante.

Assista todos os minifilmes das nossas aventuras no Facebook. Os videoclipes você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal!

No Twitter, procure por @pequenoviajante. No Google+, você nos adiciona aqui. Não esqueça também de curtir a nossa fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Você também nos encontra aqui:


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

2 comentários:

  1. É lindo mesmo! Fomos no final da tarde, horário em que elas estão voltando para a colina, e conseguimos ver uma revoada de araras. Coisa linda!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiane, eu li que o melhor horário para ir lá é no final da tarde mesmo, até insisti com a agência sobre isso, mas demos sorte e vimos muitas de manhã cedo também! É um espetáculo, né???

      Excluir