Menu

San Diego Zoo (cobertura completa!) e as praias da cidade - o roteiro do terceiro dia

No nosso terceiro dia em San Diego (dia 25/12), o programa era o San Diego Zoo - queríamos muito ver as atrações especiais que eles estavam tendo por causa do Natal, o chamado "Jungle Bells" do zoo, que ia de 14 de dezembro até 5 de janeiro

Se você ainda não leu, dê uma olhada nos posts anteriores, com os roteiros dos nossos primeiro e segundo dias em San Diego, aqui e aqui.  

Mas, como já íamos embora no dia seguinte de San Diego (e o zoo ficava aberto das 9 até às 20hs aquele dia), resolvemos aproveitar a manhã para fazer um outro passeio diferente, que estava faltando no nosso roteiro. 

Então, depois que o Lipe abriu os presentes que o Papai Noel deixou para ele no motorhome, e brincou bastante na pracinha do camping, fomos dar uma volta em Ocean Beach, a praia dos surfistas e hippies de San Diego.





Vimos a Dog Beach, que estava lotada de cachorros (dia 25/12, todo mundo aproveitou para passear com os cachorros!), muitos surfistas quarentões em furgões adaptados, atravessamos o Sunset Cliffs Boulevard até o parque na beira dos penhascos e voltamos passando por Point Loma, cheio de casas lindas, chiques, iates nas marinas, bem diferente do clima praiano de Ocean Beach, que fica logo ali do outro lado da península.




O dia estava lindo, tinha muita gente aproveitando o feriado nas praias e parques, a região é lindíssima, e o passeio valeu muito a pena. 

De lá, voltamos direto para o Balboa Park, onde fica o San Diego Zoo. Chegamos por volta das 13hs e saímos às 19hs, cansadérrimos.

A nossa visita ao zoo foi perfeita!!! ♡♡♡



Os ingressos combinados valem muito a pena!

Nós ganhamos ingressos cortesia para conhecer o parque e depois contar a vocês todos os detalhes - obrigada San Diego Zoo! - mas, se fôssemos comprar, certamente aproveitaríamos a promoção multi-park tickets, em que a gente pode comprar ingressos para o San Diego Zoo combinados com ingressos para a Disneyland e os Universal Studios, por um preço promocional muito melhor do que o ingresso único!


Achamos o zoo de San Diego excelente. 

Nós já estivemos em muitos zoos famosos mundo afora (o do Bronx em NYC, o de Singapore, o de Sydney, o de Beijing, o de Christchurch na Nova Zelândia...), mas eu nunca tinha visto um zoológico que tivesse até escadas rolantes no meio do mato para facilitar a nossa vida!!!!! #surreal


Eles têm uma "live cam" no website (aqui) para ver os animais ao vivo, se você se interessar.


Você também pode ver um monte de fotos "natalinas" do San Diego Zoo na hashtag #junglebells

De noite, o parque se iluminou todo com a decoração de Natal e ficou parecendo um sonho com todas aquelas luzinhas...



Adoramos o fato de que o estacionamento é gratuito :-) no San Diego Zoo!

Em todos os outros parques custa bem caro (Sea World, Legoland, Disney...), e no Zoo é completamente free!


Também adoramos um "guided bus tour" que eles disponibilizam, que dura 35min e cobre 70% da área do zoo - incluído no preço do ingresso normal - sente na parte de cima (segundo andar), do lado direito do bus, porque a maioria dos animais aparece deste lado!

É uma ótima maneira de começar o seu passeio no parque - você tem uma visão geral de tudo e depois volta apenas naqueles lugares/animais que quer muito ver! 

Dá para ver os animais super bem lá de cima do ônibus - parecia até um verdadeiro safári kkkkkk... 






O parque é imenso, nem chegando na abertura e saindo no fechamento você não consegue caminhar o parque inteiro, então vale muito a pena aproveitar essas "facilidades" que eles proporcionam! (sem contar que tem muito sobe e desce lá dentro, e o passeio se torna muiiiiito cansativo!)





Almoçamos no Safari Kitchen e achei o preço meio caro, pela comida oferecida: U$ 26.

Refri é caro (mais de U$ 5 pelo copo!), mas você pode passar todo o dia depois tomando refill por U$ 1,07, então vale a pena! #ficaadica



Também curtimos o "Skyfari" - um teleférico que cruza por cima de todo o zoo, incluído no valor do ingresso normal.

Você pode pegar na parte "de baixo" do parque (Discovery Outpost) para ir até a parte "de cima", do outro lado do zoo (Northern Frontier), e vice-versa!




A única atividade paga à parte que nós realmente não resistimos foi o cinema 4D da Era do Gelo, que custou U$ 15 (para nós 3): "Um Natal Mamute" - sensacional!!!

Também havia um outro filminho 4D do Rio, mas o Lipe escolheu assistir às aventuras do Diego e do Sid!




O que eu não gostei foi da fila para ver os ursos pandas, as grandes estrelas do parque, no Panda Trek - 40min!!!! 

Já tínhamos nos encantado com os pandas no zoo de Beijing, na China, mas mesmo assim achei que valeu a pena a fila enorme, porque são uns bichos muito mimosos!!! Coalas, golfinhos e pandas, quem há de resistir?!?

Na fila, o Lipe, que já havia aprendido a mergulhar em San Diego, na jacuzzi do camping, aprendeu um outro truque, com uma menina indiana: a pular com um pé só! 

Parecia o Saci Pererê, pulando num pé só para lá e para cá!

Mesmo tendo detestado perder 40min naquela fila enorme, tenho que admitir que o troço é muito bem organizado: são milhares de pessoas querendo ver os ursos, então é incrível que eles conseguiram organizar a coisa de um jeito que flui e todo mundo consegue vê-los e tirar muitas fotos, sem ninguém precisar ficar se acotovelando...eles tinham que encontrar uma maneira, e fizeram muito bem!



Pelo que eu já li por aí, existem poucos pandas em zoológicos no mundo. 

Primeiro que o governo chinês não vende, doa ou cede os animais - eles continuam sendo propriedade chinesa, mesmo estando "emprestados" ao zoo de San Diego. 

Segundo que, ao que parece, o custo para manter um panda é imenso. Eles só comem um bamboo especial que vem de uma determinada região da China - bichinho metido, né?!? 

Então, não é para menos que eles fazem um baita marketing do zoo em cima dos pandas, e tem até lojinha vendendo produtos "panda"! Tem que fazer render, né???



O zoo estava com várias atrações noturnas especiais de Natal, e nós conseguimos aproveitar várias delas:

Jingle Brass (show de músicas de Natal em ritmo de jazz)

"Light up the night" Light Experience (show de luzes e som na árvore de Natal do zoo)

Dr. Zoolittle's: "Twas the night before Christmas" (show teatral - tem que falar bem inglês para achar graça)

Aussie Dickens (show de músicas natalinas com um sotaque australiano)

"Carol of the Jungle Bells" Light Experience (show de luzes e som na Koalafornia Boardwalk)

Santa's Igloo (iglu do Papai Noel)





Nunca tínhamos estado em um zoo de noite, e ficamos encantados, pois muitos animais ficam mais ativos nessa hora, depois que o sol se vai! 

Conseguimos ver vários animais que, durante o dia, ficam entocados!


O Felipe nunca foi muito de zoológicos, mas o San Diego Zoo, que é super child friendly, tem uma área especialmente destinada às crianças, que ele amou: o Children's Zoo, onde fica o playground da Fisher-Price - é daqueles lugares que tem que deixar para ir no final do dia, depois que vocês já viram tudo aquilo que realmente queriam ver, porque as crianças, depois que chegam, não querem mais sair de lá!



Essa área do zoo, que fica no Discovery Outpost, estava super iluminada com a decoração de Natal, um encanto!



Além do Discovery Outpost, que fica no sudoeste do parque, o San Diego Zoo também tem diversas outras áreas temáticas, divididas assim: 

Lost Forest

Northern Frontier

Panda Canyon

Asian Passage

Urban Jungle

Outback

Africa Rocks

Elephant Odyssey





Além da divisão por áreas temáticas, o San Diego Zoo também tem várias trilhas que você pode fazer a pé - é uma forma "organizada" de ver o parque e ajuda você a não se perder e a não sair caminhando desatinado que nem um louco sem destino pelo parque kkkkk...

Nós não fizemos todas as trilhas (são 12!!!), mas recomendamos especialmente as seguintes, se você estiver com crianças, por serem as mais fáceis e acessíveis:

Front Street - terreno fácil, 20 minutos

Easy Street - terreno fácil, 7 minutos

Big Cat - terreno fácil, 15 minutos

Monkey Trail - terreno fácil, 15 minutos

Orangutan Trail - terreno fácil, 15 minutos

Sun Bear - terreno fácil, 10 minutos





Dicas especiais do pequeno viajante para a sua visita ao San Diego Zoo:

O parque é super bem dividido em áreas temáticas, como deu para ver, e tri bem sinalizado. Dificilmente você se perderá lá dentro. 

Às vezes, em algumas áreas com muito mato ao redor, você pode ficar um pouco desorientado, mas logo encontrará um mapa ou uma placa com informações indicando qual é o local onde você se encontra. 

Não esqueça de pegar um mapa do parque logo na entrada. Eles ficam em expositores como este da foto abaixo - na parte de trás do mapa existem muitas informações importantes para você planejar o seu dia no zoo: horários dos tours, das atrações, shows, palestras dos tratadores, eventos especiais, informações sobre restaurantes, horários das interações com animais e muito mais!




Além do guided bus tour sobre o qual eu falei lá no início do post, existe um outro serviço, também oferecido gratuitamente pelo zoo, que é muito útil para você se deslocar entre as diferentes áreas do parque. 

É o Kangaroo Express Bus. Ônibus iguais àqueles do tour guiado, de 2 andares, fazem diferentes rotas dentro do parque, como se fossem ônibus coletivos numa cidade, parando em 5 pontos pre-determinados em diferentes áreas, numeradas de 1 a 5. 

Você pode subir e descer nas paradas que quiser, quantas vezes quiser, o que facilita um horror o deslocamento dentro do zoo!!!


Tente participar de pelo menos uma "Keeper Talk" - são pequenas "palestras", de 15min, ministradas pelos tratadores dos animais do zoo ao longo do dia, em que eles contam tudo sobre determinados animais - as informações e curiosidades são interessantíssimas, e você pode perguntar tudo o que quiser!

No dia em que estivemos lá, haviam 3 Keeper Talks acontecendo: Maned Wolves, Pangolin Presentation e Lions or Jaguars


O zoo é cheio de lojinhas que vendem coisas super fofas, desde bichos de pelúcia no formato de animais do parque e jogos temáticos, até camisetas e canecas. 

O lado ruim é que, se você entra numa dessas lojas com seu filho, é muito difícil sair de mãos abanando - negocie com ele antes de entrar! O lado positivo é que, comprando alguma coisa nessas lojas, você ajuda a manter o zoo :-)  


Em resumo, ir a San Diego e não visitar o zoo é como ir a Paris e não ver a Torre Eiffel, um crime! Imperdível!!!

Se você gosta de zoológicos tanto quanto nós, veja mais aqui

Neste dia, lavamos a nossa roupa suja (literalmente, kkkkkk) na lavanderia do camping: uma trouxa imensa, U$ 7.

Também teve novo banho de piscina aquecida e jacuzzi no KOA Campground de Chula Vista, região sul da grande San Diego, como já contei aqui - ótimo presente de Natal!

Você já esteve em San Diego? Visitou o famoso Zoo?? Tem alguma dica especial para os nossos leitores? Deixe aqui a sua recomendação! 



Próximas paradas: Legoland California e Disneyland - fique por aí!!

Assista todos os minifilmes desta nossa aventura de motorhome pelos EUA no Facebook (aqui). Os filminhos maiores você assiste no YouTube (aqui) - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal!

Veja mais fotografias desta viagem no Instagram @claudiarodriguespegoraro, nas hashtags #Lipenamotorhometrip ou #felipeopequenoviajante.

Para ler mais, todas as nossas postagens sobre viagens de motorhome estão organizadas aqui.

No Twitter, procure por @pequenoviajante. No Google+, você nos adiciona aqui

Não esqueça também de curtir a fan page do Felipe, o pequeno viajante no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Você também nos encontra aqui:



Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

4 comentários:

  1. Boa noite,acompanho o blog de vcs, parabéns êh ótimo . Estou indo fazer uma viagem bem parecida com a de vcs,alugamos o mesmo RV ,vamos sair de los angeles,estamos com um bebe de 6 meses,vamos agora dia 29 de março, estamos um pouco preocupados quanto a andar com o RV dentro das cidades, vcs acharam tranquilo ? E quanto aos rvs park ,preciso faze reservas antes? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie

      Que legal! Não tem maiores dificuldades de andar com o RV dentro das cidades - todo mundo pergunta isso, tem essa preocupação, mas não tem razão de ser, porque é bem tranquilo! As ruas são largas, bem sinalizadas, a única dificuldade maior é achar lugar para estacionar, mas é só cuidar a sinalização, conferir bem direitinho se não é proibido estacionar ali, e não terão problemas!

      Acho que é o melhor jeito de viajar com um bebê!

      Nós sempre encontramos vaga em todos os RV parks que quisemos parar...mas era baixíssima estação, embora os feriadões de fim de ano...mas, mesmo que não tenha vaga em um, sempre tem em outro, e eu não faria reservas, para não estragar a melhor parte da roadtrip, que é justamente não ter compromissos, poder parar onde quiser, a hora que quiser...

      Boa viagem! Voltem para contar depois como foi, mandem fotos! Bjokas

      Excluir
  2. Boa noite claudia.
    Sabe me informar se consigo comprar o multi ticket para o zoo, disneyland e universal pela internet ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que sim, Mayra! Lembro de ver uma vez no site da CityPASS algo assim. Era um CityPASS South California, se não me engano, que oferecia esse combo. Tu já olhou no site do zoo se não vende o ingresso combinado?

      Excluir