Menu

uma "roadtrip" pela serra e litoral do Estado do Rio de Janeiro com crianças

Como eu já contei neste post aqui, o roteiro da nossa viagem pela serra e litoral fluminense incluiu Petrópolis, Teresópolis, Paraty, Trindade, Angra dos Reis, Ilha Grande (Vila do Abraão), Saquarema, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Búzios, Niterói e Rio de Janeiro, além de tudo mais que encontramos nos nossos caminhos entre cada um destes lugares!

Ficamos 1 noite em Petrópolis, 3 em Paraty, 3 na Ilha Grande (Abraão), 1 em São Pedro da Aldeia, 3 em Búzios e 1 no Rio de Janeiro - para ver os nossos hotéis em cada cidade, olhe este post aqui.

Para ver nosso roteiro e as atrações de cada lugar, clique aqui e aqui.

Claro que, como sempre, mudamos o roteiro durante a viagem, e não deu tempo de ir a Rio das Ostras e Arraial do Cabo (bom motivo para voltar!) - fiquei com pena, mas é que nos últimos 2 dias pegamos tempo feio, e daí não valia a pena ir até Arraial do Cabo com chuva, né?!? Fica para a próxima! (o Papa esqueceu de combinar a visita com São Pedro!)

De um modo geral, até que tivemos bastante sorte com o clima: bastante sol, calor, céu azul e a água não estava fria! 

na Lagoa Azul da Ilha Grande não precisa snorkel para ver peixinhos!

O que mais fugiu às nossas expectativas foi o tempo gasto nas estradas nos deslocamentos entre as cidades do roteiro. Nos 12 dias da viagem, rodamos exatos 1500km (do Galeão ao Galeão), e passamos mais tempo na estrada do que pretendíamos, porque as estradas, no Estado do Rio, são cheias de radares (no sul chamamos de "pardais") e de lombadas ("quebra-molas") - só na estrada que chega e entra em Búzios contamos umas 30 lombadas, é de matar!!! 

No geral, achamos nosso roteiro muito bom para 12 dias de viagem. Claro que foi corrido, mas com poucos dias de férias e querendo conhecer muitos lugares, foi o melhor que deu para fazer, e faríamos de novo exatamente do mesmo jeito. 

 
patrimônio cultural de Paraty

O que mais gostamos? De tudo, longe, o que mais amamos foi Paraty - Trindade! A gente gosta de misturar praias com passeios de aventura e culturais, e Paraty tem tudo isso em abundância! Trindade, em especial, é a nossa cara - eu adoraria voltar lá para passar um mês kkkkk... 

Quero agradecer muito toda a turma que nos acompanhou nesta viagem pelo Facebook, pela nossa FanPage, Instagram ou Twitter

Basta procurar as hashtags #felipeopequenoviajante e #operaçãoRio2013 nas redes sociais para ver todas as fotografias que postamos durante a viagem. 

Foi muito legal receber dicas de todos vocês em "tempo real", enriqueceu demais a nossa experiência - valeu galera!!! ★★★

esperando a barca para Angra dos Reis

Agora, depois de toda esta "introdução", vamos então aos posts detalhando cada lugar - pretendo fazer pelo menos 4 (para isso, só dependo que o dia tenha 30 horas!!!):

1. Petrópolis e Teresópolis com crianças - passeios e dicas de viagem

2. Paraty e Trindade com crianças - passeios e dicas de viagem

3. Ilha Grande com crianças - passeios e dicas de viagem

4. Búzios e Cabo Frio com crianças - passeios e dicas de viagem


Então vamos às cenas dos próximos capítulos - siga viajando conosco!

o "Dedo de Deus", em Teresópolis

Você conhece algum destes lugares? Quer compartilhar suas dicas e fotografias conosco e com os nossos leitores?? 

Então escreva na caixa de "comentários" abaixo ou nas nossas redes sociais, e não esqueça de mandar sua fotografia para a Fan Page do Felipe, o pequeno viajante no Facebook!

muito entretenimento na famosa Rua das Pedras, em Búzios


Procure aqui sua pousada ou hotel no Rio de Janeiro:




1. um roteiro pelo litoral e serra fluminenses (compilação das melhores dicas)
2. as nossas pousadas em Petrópolis, Paraty, Ilha Grande e Búzios (e mais!)

3. Niterói, Rio das Ostras, Búzios e Petrópolis por quem conhece: estrelando, Mariana Arantes Moreira
4. dicas da serra & litoral do Rio de Janeiro das amigas viajadas e do pequeno Pedro
5. e quando viajar vira vício?



o fantástico pôr do sol de Saquarema


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

6 comentários:

  1. Adorei ler o post. Acompanhei a viagem via Instagram. E concordo contigo sobre Paraty. É um paraíso aquele pedaço do RJ. Fizemos com as 'nossas crianças' uma viagem de carro, em 2005, de Pelotas a Brasília. Na volta, passamos por MG (incluindo Ouro Preto, Mariana, Tiradentes), depois RJ ( e amamos Paraty), e o litoral Paulista, por fim. Nossas crianças estavam, à época, com 10 e 14 anos. Levamos trinta dias viajando. Uma delícia. Bj

    ResponderExcluir
  2. Ana Cláudia, essa viagem deve ter sido maravilhosa! Conhecer Paraty e o comecinho da Estrada Real só fez aumentar a nossa vontade de conhecer as cidades históricas de Minas!
    Bjos, Claudia

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post Cláudia!! Nunca fizemos uma roadtrip e lendo aqui pensei que esse seria um bom destino para uma primeira vez pra nós que moramos no interior de SP.
    Já conheci Paraty e Trindade mas há muuuuuitos anos atrás, eu era solteira ainda... e realmente esse lugar é encantador!!!
    Pegarei todas as dicas por aqui com certeza!!!
    Beijos,
    Dani (www.maedaloly.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, é uma ótima primeira vez mesmo! Boas estradas, sem muito trânsito (pelo menos para nós foi super tranquilo!), perto de casa...
      Logo, logo saem os posts de Paraty, Ilha Grande e Búzios!
      Bjokas, Claudia @pequenoviajante

      Excluir
  4. Adorei o post, adorei também acompanhar as fotos da viagem !! Gosto muito do blog de vcs! Estou criando vergonha porque não conheço Paraty , e agora fiquei morrendo de vontade, bj e sucesso sempre! Andreia L Mannarino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréia, obrigada, querida!
      É muito legal quando o pessoal viaja junto com a gente, acompanha as fotos, dando dicas e tal...tu mora aí por perto, guria!! TEM QUE conhecer Paraty mesmo, é uma delícia de lugar!
      Bjokas e obrigada por nos acompanhar por aqui!
      Claudia

      Excluir