Menu

você sabe o que é o "batik"?


Batik é um tecido feito com uma técnica que usa a cera para criar estampas. O batik mais tradicional é o feito na Ilha de Java, embora a técnica seja muito usada em toda a Indonésia (estas fotos foram feitas em Ubud, na Ilha de Bali), e também na África.


A cidade mais famosa pelos seus batiks, em Java, é Yogyakarta (perto de onde ficam também os maravilhosos templos de Prambanan!) - lá se pode comprar batik em qualquer esquina, ou mesmo acompanhar a sua fabricação.


É muito interessante quando a gente aprende a distinguir as estampas mais comuns, e que algumas delas são típicas de determinados clãs, ou só podem ser usadas por membros da nobreza. Durante certas cerimônias religiosas, como uma cremação real que presenciamos em Bali, é possível saber quem é quem pelo tecido que a pessoa está usando. Algumas estampas são específicas para noivas, e outras para funerais.
As estampas mais comuns são flores, animais, temas da natureza, do folclore ou pessoas, e os batiks são utilizados não apenas na confecção de roupas, mas também em enfeites, acabamentos, quadros, sofás, toalhas de mesa...


Dependendo da qualidade do trabalho artístico e do tecido, o batik pode custar desde alguns poucos dólares (como os que compramos!), até alguns milhares de dólares - os mais chiques, que têm ambos os lados do tecido ornamentados, podem levar vários meses para serem feitos (batik tulis halus).

O uso mais comum do batik, contudo, é na forma de sarong, amarrado ao redor do corpo, com 2,25m, como nós mesmos tivemos que usar várias vezes para entrar em templos - em lugares considerados sagrados, ele é obrigatório. As crianças também são carregadas penduradas em slings feitos com batik pelas mães, e o tradicional tecido também é usado para fazer chapéus.


Em alguns rituais, o batik tem um papel central, como é o caso da cerimônia da "primeira gravidez" - a futura mamãe é enrolada em 7 camadas de batik, para trazer coisas boas à mãe e ao bebê.


Para saber mais:

It would be impossible to visit or live in Indonesia and not be exposed to one of the country's most highly developed art forms, batik. On your first visit to a batik store or factory you will undoubtedly experience an overwhelming stimulation of the senses - due to the many colors, patterns and the actual smell of batik. Only through repeated visits and a bit of study will the types of designs and their origins become apparent.

The word batik is thought to be derived from the word 'ambatik' which translated means 'a cloth with little dots'. The suffix 'tik' means little dot, drop, point or to make dots. Batik may also originate from the Javanese word 'tritik' which describes a resist process for dying where the patterns are reserved on the textiles by tying and sewing areas prior to dying, similar to tie dye techniques. Another Javanese phase for the mystical experience of making batik is “mbatik manah” which means “drawing a batik design on the heart”.

Fonte: Expat

Batique (ou batik) é uma técnica de tingimento em tecido artesanal. Esta técnica é originária da ilha de Java, na Indonésia.

No batique javanês, o efeito final é produzido por sucessivos tingimentos no tecido, protegido por máscaras de cera, onde somente as partes não vedadas pela cera são tingidas. As máscaras são aplicadas sobre a seda com pincel ou "tjanting", uma ferramenta de metal própria para dispensar pingos de cera derretida.

A Indonésia foi o berço do Batik, forma de expressão artística que consiste em desenhar com cera quente sobre o tecido e em seguida tingi-lo com cores variadas, que lhe conferem uma impressionante beleza. A técnica do Batik tem como característica singular o efeito da cera, que se parte em alguns lugares deixando um craquelê no desenho, o que acrescenta um toque especial no trabalho dos artistas.

Por se tratar de uma arte milenar, o Batik se mantém fiel, sem sofrer mudanças na forma de construir as telas, dentro de um processo que exige uma grande concentração e capacidade de imaginar na abstração do olhar a beleza que cada trabalho revela ao ser finalizado.

Nos tempos das colonizações, a técnica do Batik embarcou nos navios holandeses e viajou pelo mundo. Com o Batik, pode-se fazer quadros, cangas, lenços, enfim, tudo que tenha como suporte o tecido, e além dele, papel, couro e casca de ovo. Cada trabalho de Batik é original e feito à mão.

Fonte: Wikipedia


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: