Menu

quantos países existem no mundo? (você sabia?)

Todo mundo uma hora acaba se perguntando quantos países existem no mundo. Não é uma pergunta simples, com uma resposta fácil, única e exata. Dependendo de quem conta, o número pode variar de 191 até 207.

No início do século 20, havia apenas 57 nações. Após a 1ª Guerra Mundial (1914-1918), o fim dos impérios austro-húngaro, na Europa, e turco-otomano, no Oriente Médio, fez com que surgissem novos países, como a Áustria e o Iraque. Décadas depois, a independência de ex-colônias da Ásia e da África dividiu mais o mapa. Nessa época surgiram Índia e Paquistão (1947) e Moçambique (1975), entre outros países. Na década de 1990, com o fim da União Soviética, o mundo ganhou outra leva de nações, como a Ucrânia e o Uzbequistão. E novas divisões ainda são traçadas em zonas de conflito. A Caxemira, na fronteira entre a Índia e o Paquistão, e a Chechênia, na Rússia, reivindicam a independência atualmente.

Muitas vezes, determinados territórios e colônias são chamados, de forma equivocada, de "países", mas não contam como tal. Existem muitos lugares que são comumente confundidos com países, como Porto Rico e a Palestina. Também existem Irlanda, Escócia, Inglaterra e País de Gales, que são, na verdade, um único país, o Reino Unido.

Para que um lugar seja de fato considerado um país, é necessário que haja território definido, governo, moeda própria e população permanente, além da soberania.

Segundo a Organização das Nações Unidas, existem 193 países. Mas há muitas ausências nessa lista. As 3 mais famosas são Taiwan, cuja independência não é reconhecida pela China, Kosovo e o Vaticano, que, apesar de ficar de fora do cadastro da ONU, é "observador permanente" da entidade, status que dá direito a voto nas conferências.

Além desses 3, a ONU não contabiliza possessões e territórios. A Groenlândia, por exemplo, fica de fora porque é território da Dinamarca. Para ganhar a carteirinha de sócio, o país deve ter fronteiras definidas, sustentação econômica - uma moeda ajuda bastante - e soberania nacional. E ainda deve ser reconhecido pelos outros integrantes do clube.

Mas a lista da ONU não é a única. Algumas associações esportivas também têm as suas. É o caso do Comitê Olímpico Internacional, com 202 membros, e da Fifa, que tem 205. Territórios como Aruba e Ilhas Cayman, não reconhecidos pela ONU porque pertencem, respectivamente, à Holanda e à Inglaterra, integram as 2 entidades.

O Departamento de Estado dos EUA reconhece 195 países em todo o mundo.

O país mais recente do mundo é o Sudão do Sul, que se tornou independente em julho de 2011.


o pequeno viajante Felipe com 10 meses, em abril de 2010, muito interessado nos países do mundo!

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

10 comentários:

  1. Bem informativa essa matéria, me ajudou numa pesquisa.

    ResponderExcluir
  2. nossa bem legal essas informações suas , eu queria ter uma base ,o interressante é que eu vi numa revista que as testemunhas de Jeová pregam em 232 países ou terras e nenhuma fonte menciona esse numero , mas eles tem uma lista dos nomes de todos os paises deste globo, deve ser por causa desses conflitos de reconhecimento politico que esses numeros oficiais não condizem com realidade.Além de que tribos indigenas ou remotas não configuram países , mas mesmo assim são periodicamente visitadas pelas testemhunhas nos mais reconditos lugares da terra para pregar Jeová.vcs resumiram bem a minha pesquisa , grata e parabens pela familia aventureira e feliz com esse garotão tão lindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao sei nada sobre isso mas sei de uma coisa eu tenho uma lista de países que quero visitar e na minha lista consta com 195 países isso se eu nao arrendondar para 200 esse povo da ONU precisa estudar mais e entrar em acordo

      Excluir
  3. Amigos,
    atualmente, são 218 países.
    Att,
    JUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito imterressante e bem imformativo me ajudou muito ne um trabalho

      Excluir
  4. legal isso ajuda no meu tabalho de geografia valeu felipeo pequeno viajante bjs

    ResponderExcluir